Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Então como devo medir a velocidade wifi máxima de modo eficaz? Acham então que ainda não me devo contentar com os 80Mb e se não me ligo a velocidades superiores, a ZON/NOS é que terá que fazer alterações, como substituir o router (que tem 5 anos) ou dar mais potência ao sinal?

Não é eficaz... é real.

E já disse como: vendo as velocidades de sincronismo.
Não é com medidores que se vê isso. Medidores são treta. São bons para vender publicidade.

Um medidor indica sempre a largura de banda do maior bottleneck.
Ou seja, o local por onde passa o tráfego que tenha a menor largura de banda de todo
o percurso. Pode ser em qualquer lado, até fora de casa.

O que contam são as velocidades de sincronismo, e essas vêem-se ponto-a-ponto em
cada um dos aparelhos.

A velocidade a que estás ligado ao router vê-se no PC (se não tiveres ferramenta que
permita ver isso, procura uma que permita ver a velocidade a que está sincronizado o
WiFi). No OS X isso dá para ver fazendo ALT+CLICK no ícone do WiFi.

A velocidade a que o router está ligado à operadora vê-se no router.

Eu não pude esperar... instalei hoje o Linux Mint com MATE.

Aliás, foi a mesma que instalei há umas semanas no laptop do meu pai.
Estava sempre a telefonar-me a queixar-se do Windows... nunca mais me ligou.
Deve ser bom sinal.

Próxima vítima:
Laptop da minha mulher.
Acho que vai levar também com o Linux Mint 17 MATE. Parece-me estar bastante
estável. No laptop onde instalei hoje (e no do meu pai) funciona tudo, pelo que vi.

Uma ajudinha rápida.

Necessito comprar um disco externo para fazer backup do meu computador.

O que me aconselham em termos de "tipo" de disco, e quais os que têm a melhor relação preço/qualidade/capacidade?

PS: Se tiverem tropeçado nalguma promoção recentemente, chutem.

Obrigado [;)]

Uma ajudinha rápida.
O que me aconselham em termos de "tipo" de disco, e quais os que têm a melhor relação preço/qualidade/capacidade?
Obrigado [;)]

Comprei um há pouco tempo.
Slim 500GiB USB 3.0 da Seagate.
Parece-me que foi boa compra. Rápido, fino, leve, silencioso. Gostei.

Aliás, foi a mesma que instalei há umas semanas no laptop do meu pai.
Estava sempre a telefonar-me a queixar-se do Windows... nunca mais me ligou.
Deve ser bom sinal.

Próxima vítima:
Laptop da minha mulher.
Acho que vai levar também com o Linux Mint 17 MATE. Parece-me estar bastante
estável. No laptop onde instalei hoje (e no do meu pai) funciona tudo, pelo que vi.

Yep. Mas no meu portatil velhote tem de ser xfce...eu até gostava mesmo era do kde mas o minimo de 2gb required faz com que me sobre apenas 1gb para o resto...será que chega?
Ah e a questão do teclado cuja dica do audigy não resolveu no mate...

Last edited:
Uma ajudinha rápida.

Obrigado [;)]

Se é para ficar na secretária a maior parte do tempo compra um 3.5'', se é para transportares por aí compra um 2.5".

Ia para um Western Digital, não tenho tido muita sorte com o meu, mas é problemas no controlador/alimentação não do disco em si. Tenho outro Seagate que esta 5*, mas tem pouco uso.

Geralmente os WD tem melhor qualidade e durabilidade, mas o seagate são mais baratos. Existe a Hitachi, que em termos de durabilidade/fiabilidade supera os dois, mas acho que não há em discos externos.

19d8o32tg2hvxpng.jpg

123339d1403170708-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-19d8o32tg2hvxpng.jpg

Este gráfico acho que é sobre os discos usados em servidores, não há melhor teste para fazer nos discos que em servidores.

Last edited:
Se é para ficar na secretária a maior parte do tempo compra um 3.5'', se é para transportares por aí compra um 2.5".

Ia para um Western Digital, não tenho tido muita sorte com o meu, mas é problemas no controlador/alimentação não do disco em si. Tenho outro Seagate que esta 5*, mas tem pouco uso.

Geralmente os WD tem melhor qualidade e durabilidade, mas o seagate são mais baratos. Existe a Hitachi, que em termos de durabilidade/fiabilidade supera os dois, mas acho que não há em discos externos.

View attachment 123339

123339d1403170708-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-19d8o32tg2hvxpng.jpg

Este gráfico acho que é sobre os discos usados em servidores, não há melhor teste para fazer nos discos que em servidores.

Discos de servidores não têm rigorosamente nada a ver com discos
externos.
Há duas coisas a que os discos externos têm de sobreviver, e que os
discos dos servidores praticamente nem sentem:
- ciclos on/off
- vibrações em funcionamento
Qualquer uma destas duas estraga mais um disco do que 3 anos em
funcionamento contínuo a altas rotações. Portanto, a fiabilidade de um
disco de servidor não diz nada a respeito da fiabilidade enquanto disco
externo, de PC, ou de laptop.

Yep. Mas no meu portatil velhote tem de ser xfce...eu até gostava mesmo era do kde mas o minimo de 2gb required faz com que me sobre apenas 1gb para o resto...será que chega?
Ah e a questão do teclado cuja dica do audigy não resolveu no mate...

Experimenta o LUBUNTU.
Instalei isso à dias numa VM.
Parece-me bem ligeiro... mas aqui no Mac tudo parece ligeiro... [:D]

Discos de servidores não têm rigorosamente nada a ver com discos
externos.
Há duas coisas a que os discos externos têm de sobreviver, e que os
discos dos servidores praticamente nem sentem:
- ciclos on/off
- vibrações em funcionamento
Qualquer uma destas duas estraga mais um disco do que 3 anos em
funcionamento contínuo a altas rotações. Portanto, a fiabilidade de um
disco de servidor não diz nada a respeito da fiabilidade enquanto disco
externo, de PC, ou de laptop.

Sim tens razão, mas só com isto fica-se com uma ideia da fiabilidade dos disco domésticos desses fabricantes, se formos a vamos não assim tão diferentes.

Sim tens razão, mas só com isto fica-se com uma ideia da fiabilidade dos disco domésticos desses fabricantes, se formos a vamos não assim tão diferentes.

Neste caso é mesmo bastante diferente.
Nos servidores o problema são as temperaturas extremas, problema
esse que não afecta os discos externos USB.

Safe HDD Temperature Range to Avoid Hard Disk Failure

EDIT:
A menos que andes na rua em pleno Inverno a ligar o portátil e a
fazer cópias para um disco externo. Ou que no Verão com 40°
estejas na praia a fazer cópias para o disco em lugar de estar a
galar as gajas de bikini...

Last edited:
Já agora...

Tenho aqui um LACIE com muitos anos em cima (é do tempo em que 160GiB era muito bom,
acho que o portátil que eu tinha na altura tinha um disco de 80GiB), e continua a funcionar
muito bem.

Isto para dizer que, em termos de fiabilidade dos discos externos (e em portáteis), depende
MUITO MAIS do utilizador do que de qualquer outra coisa.

NUNCA:
- Remover o disco / desligar o computador sem antes fazer "safe remove"/"eject"
- Usar sem estar numa superfície estável
- Mexer no disco (muito menos dar pancadas) enquanto estiver ligado

Posto isto, se tratarmos bem o material, normalmente ele gosta de nós e terá prazer em nos
servir fielmente durante muitos anos.

EDIT:
Estive a ver, e parece-me que é de 2006. O máximo deste modelo eram mesmo os 160GiB.
https://www.lacie.com/support/support_manifest.htm?id=10165

Last edited:
É por isso que digo que se pode tirar uma ideia, o melhores testes é em situações extremas, se resistir a essas situações em servidores, não utilização comum...e bem estimado duram muito tempo.

Conheço quem tenha disco ditos domésticos a rodar 24h sobre 24h à bastantes anos e 0 problemas, isto porque como dizes não há ciclos on/off e não leva pancada, e tem um caixa boa para evitar vibrações em funcionamento, e tem um bom fluxo de refrigeração.

Por exemplo o meu seagate, está sempre numa secretária e nunca é mexido, já o WD ando sempre com ele de um lado e para o outro quando preciso dele. O WD de vez em quando dá problemas e o Seagate nunca deu.

Ainda tenho dois Hitachi em Raid 0 já desde 2005. Dois de 80Gb [:D] Com muitas horas e muitos ciclos em cima.

E lá continuam a funcionar.

Sempre estiveram numa Chieftec Big Tower, muito na moda por essa altura.

big-tower-pc-gehaeuse-12505d1244210069-pic_0018.jpg

Recentemente fiz upgrade para uma coisa destas, impecável.

fd_arc_midi_r2_24.JPG

Last edited:
Para fazer uma cópia de segurança do sistema quando há um problema no pc (aquela que o windows dá opção para fazer) pode-se usar uma pen usb? é que tentei um dvd e não deu:sh)

Comprei um há pouco tempo.
Slim 500GiB USB 3.0 da Seagate.
Parece-me que foi boa compra. Rápido, fino, leve, silencioso. Gostei.

View attachment 123339

Obrigado a ambos.

O disco será mesmo para estar sempre em casa (secretária), apenas para fazer backup de trabalho, fotos e outras tralhas que estão no computador. Aliás, a ideia é fazer o backup e mantê-lo desligado, só ligando quando for para atualizar o backup.

O disco de 3,5'' tem vantagens em relação ao de 2,5''?

Em relação ás marcas, sempre tive boa impressão e feedback dos WD, mas o certo é que comprei um de 2,5'' há uns 4 ou 5 anos para o mesmo efeito e tive problemas. Não arrancou durante muito tempo, ficando inutilizado. Há uns meses consegui que arrancasse e ficou a funcionar bem. No entanto, a jogar pelo seguro, está cheio de filmes e ligado á TV do quarto do meu filho. Perdi a confiança no disco, e se puder comprar de outra marca, prefiro.

Os 3,5 serve para estarem parados numa secretária, geralmente são mais rápidos que os 2,5.

A alimentação deles é ligada a corrente, enquanto os 2,5 não precisas vêem com uma USB para esse efeito, porque são feitos para transportar.

Eu cá ia pra WD, se fores a ver este mercado não existe muita concorrência para além da Seagate.
A uns tempos a WD teve pra compra a Seagate e ficava com o mercado todo.

Back