Tópico da Língua Portuguesa

citação:Originalmente colocada por Mr_Freeze

citação:Originalmente colocada por Zizo

Obrigado pela explicação, jts.

Acho que faltei a essa aula de Geografia [8)]

Somos 2 :D:D:D
E vão três... Ou então estava distraído com alguma colega...:D

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Zizo

Obrigado pela explicação, jts.

Acho que faltei a essa aula de Geografia [8)]

Somos 2 :D:D:D
E vão três... Ou então estava distraído com alguma colega...:D

E nessa altura ainda n haviam telemóveis com câmera fotográfica :D:D:D

eu também devia estar ocupado a ler alguma coisa ou a mandar alguma boca porque não me lembro de nenhum hipocentro. Hipopótamos sei que os há e bem maus, agora hipocentros...

citação:Originalmente colocada por caditonuno

eu também devia estar ocupado a ler alguma coisa ou a mandar alguma boca porque não me lembro de nenhum hipocentro. Hipopótamos sei que os há e bem maus, agora hipocentros...

hipopótamos?? [}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Do que este gajo se foi lembrar :D:D:D

Tenho reparado num erro muito comum neste forum:
Escreve-se Bem-vindo!!!
Não bem vindo, como a maior parte escreve...

citação:Originalmente colocada por JGTB

Tenho reparado num erro muito comum, neste forum:
Escreve-se Bem-vindo!!!
Não bem vindo, como a maior parte escreve...

[^][^][^]

Exactamente. "Bem-vindo" e não "bem vindo" ou "Benvindo". Benvido é um nome próprio :)

Mais uma:

"Com certeza" e não "Concerteza". E porquê "Com certeza"? Porque é possível colocar palavras por entre estas duas.
Por exemplo: "Com toda a certeza". ;)

Outra situação:
- "Estivestes", "Passastes", "Comestes", etc, n existem.
- "Prontos" e "Portantos" também não. ;)

A situação que eu descrevi acontece com muita frequência aqui no forum, Talvez em 90% dos casos...

também não se diz "deves de ir", mas sim "deves ir" ou "deves de conseguir", mas sim "deves conseguir", entre outras expressões do mesmo género.

encontrei alguém que escreveu num tópico "mas deve de haver". está errado. deve ser escrito "ma deve haver", mais nada!

Mais uma:

"Com certeza" e não "Concerteza". E porquê "Com certeza"? Porque é possível colocar palavras por entre estas duas.

Outra situação:

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Esta é daquelas que quando oiço alguem dizer.. [8][8][8]

citação:Originalmente colocada por bizarro

Mais uma:

Outra situação:

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Esta é daquelas que quando oiço alguem dizer.. [8][8][8]

E o prontos?
Qdo workei na netrabo, o gajo q dava formação só dizia "Prontos" e "Portantos".
Sempre que ouvia estas palavras, dava-me uma coisinha má! :D:D

E "portanto" estará correcto? Seguindo a ordem de ideias dos Bem-vindo/benvindo e afins não será também "por tanto"? Realmente as vezes sinto que devia voltar à primária [xx(]

portanto é uma conjunção.

"daqui há pouco" é que me espanta!!! encontrei isto num tópico e fiquei alarmado. como é que este indivíduo, o João (nome fictício, ou estavam à espera que eu revelasse a sua verdadeira identidade???) consegue passar nos testes de Língua Portuguesa?

escreve-se "daqui A pouco". não tem nada a ver com o que ele escreveu!

já agora, tendo eu andado um bocado esquecido de forma consciente deste tópico, vou inaugurar uma secção. :)

:) sempre que eu puder e o cérebro assim o ordenar, colocarei aqui para maravilha dos vossos olhos algumas dúvidas que surgem no nosso dia-a-dia e das quais por vezes temos dúvidas se as mesmas estarão correctas. mesmo perguntando a muitas pessoas, poder-vos-ão levar a pensar erradamente que certa expressão ou palavra poderá estar a ser bem utilizada, no próprio caso erradamente e sem culpa das vossas pessoas. :(

como o comentário já vai longo e não sendo adequado colocar aqui dúvidas do foro sexual, (que pena! - dirão muitos dos caros frequentadores!) deixo-vos no comentário imediatamente seguinte uma dúvida sobre futebol que encontrei num site dedicado à língua derivada do Latim e na qual nós comunicamos neste cantinho à beira-mar plantado... boas noites para todos os forunistas da minha parte.

tenho dito. :D

Tema

O Porto é campeão pela 2.ª vez consecutiva?

Pergunta/Resposta

Há dias interroguei-me sobre esta expressão:
«O Porto é campeão pela 2.ª vez consecutiva.»
Será que o Porto:
a) já foi campeão, no ano anterior (1.ª vez consecutiva) e, logo, campeão há dois anos?
b) foi campeão há alguns anos, repetindo agora a mesma série de vitórias?

Miguel Belo
Portugal

O adje(c)tivo consecutiva significa «que se segue imediatamente; sucessiva; ininterrupta». Não se pode, portanto, falar nessa 1.ª vez como consecutiva, porque ela inicia uma série, não lhe dá sequência.
O FC Porto, após um período sem ganhar o campeonato, veio a sagrar-se campeão na época passada, proeza que repetiu neste ano, ou seja, é campeão duas vezes seguidas, e a 2.ª vez é consecutiva, o que vai de certa forma ao encontro da ideia veiculada na alínea a) da pergunta.
Mas – e perdoe-me se estiver errado – julgo que não era esta a dúvida que o feito do clube azul e branco terá suscitado no nosso estimado consulente. Não estará ela, a dúvida, relacionada antes com o epíteto bicampeão? Bicampeão significa «campeão duas vezes», mas essas vezes não têm de ser seguidas. Fazendo contas, o FC Porto, campeão nacional pela 20.ª vez, é bicampeão 10 vezes. O Benfica, que este ano terminou a prova em 2.º lugar, é, por força dos seus 30 títulos, bicampeão 15 vezes, tricampeão 10 vezes, pentacampeão 6 vezes, e por aí fora. Isto percebe-se melhor se nos lembrarmos de que o Brasil se sagrou pentacampeão mundial ao vencer esta última edição do Campeonato/Copa do Mundo, em 2002, depois de já ter vencido a prova em edições dispersas (1958, 1962, 1970 e 1994). Porém, vai-se enraizando essa ideia de que bicampeão = campeão duas vezes seguidas, tricampeão = campeão três vezes seguidas, etc.

R. G.
14/05/2004

Esta mania de faltar as aulas é no que dá

20053270950_foco_falha.gif

;)

Esqueci-me de passar por cá...

Isto dos tópico a sticky passam-me despercebidos [8)]

Não os vejo a afundar e depois esqueço-me que cá postei.

Como já disseram, e bem, epicentro é à superfície.

O que eles queriam dizer era hipocentro.

E agora uma dúvida:

Sempre me disseram que as aspas eram utilizadas para colocar uma citação, mas cada vez vejo mais gente a utilizá-las doutra maneira.

Exemplo:
citação:Hoje de manhã sentia-me perseguido, entre aspas
Normalmente até levantam os braços e esticam os dois dedinhos de cada mão quando dizem.

Não sei se me fiz entender [8)]

Back