Tópico da Língua Portuguesa

Boas pessoal,

Tenho aqui uma dúvida, que apesar se parecer pouco importante dentro do contexto actual pode valer muito dinheiro.

Qual é a forma correcta da frase:

Fui ao supermercado e comprei: frutas, legumes, carne, etc..

Fui ao supermercado e comprei: frutas, legumes, carne, etc.

A diferença está no 1 ou 2 pontos!

Algum destes 3 exemplos está correcto?

O Dr., saíu.

Onde está o Dr.?

É o Dr..

Há algum sítio fidedigno online onde possa consultar as regras de pontuação quando se trata de abreviaturas?

Gracias
Acho que a segunda forma!

Mas há um erro nessa frase!! Fui ao supermercado e comprei frutas, legumes (...)
Não leva 2 pontos (:).

[;)]

Boas pessoal,

Tenho aqui uma dúvida, que apesar se parecer pouco importante dentro do contexto actual pode valer muito dinheiro.

O Dr., saíu.

Onde está o Dr.?

É o Dr..

Há algum sítio fidedigno online onde possa consultar as regras de pontuação quando se trata de abreviaturas?

Gracias

Acho que a forma correcta, é com os 2 pontos.
Um termina a abreviatura, o outro termina a frase.

Boas pessoal,

O Dr., saíu.

Onde está o Dr.?

É o Dr..

Gracias

Entao mas não é igual?:sh)

etc.. (dois pontos finais)

etc. (um ponto final)[;)]

É essa a dúvida!

Não existem dois pontos finais, só e apenas UM ponto final ou três pontos finais, as famosas reticências.

Em relação ao DR.?, considero que é uma abreviatura, por isso terá que levar o ponto antes do ponto de interrogação. Esclarecido(s)? [;)]

Não existem dois pontos finais, só e apenas UM ponto final ou três pontos finais, as famosas reticências.

Em relação ao DR.?, considero que é uma abreviatura, por isso terá que levar o ponto antes do ponto de interrogação. Esclarecido(s)? [;)]

Então segundo o teu raciocínio:

- Quem é?
- É o Dr..

Certo?

E etc. não é uma abreviatura?

Malta, ando aqui com umas dúvidas em coisas que vejo escritas...

Assim, ora vejam lá o que pensam, visto que tenho observado um uso indiscriminado de ambas as hipóteses:

- demais ou de mais? (A resposta veio daqui)

- Mais bem ou melhor? (A resposta está aqui também)

Pronto, afinal não são dúvidas, passou a esclarecimentos. [:D] [:D]

Malta, ando aqui com umas dúvidas em coisas que vejo escritas...

Assim, ora vejam lá o que pensam, visto que tenho observado um uso indiscriminado de ambas as hipóteses:

- demais ou de mais? (A resposta veio daqui)

- Mais bem ou melhor? (A resposta está aqui também)

Pronto, afinal não são dúvidas, passou a esclarecimentos. [:D] [:D]

Em relação à primeira parte, por defeito escrevo sempre DEMAIS. A segunda, apesar de ser minimamente simples, pode complicar-se com os adjectivos começados por BEM. [;)]

Erro Muito Comum, Desta Vrz Visível Para Todos!

Erro Muito Comum, Desta Vrz Visível Para Todos!

ninguem diz nada ao pessoal que coloca anúncios nos carros, carrinhas e carrõ... camiões? :confused:
DSC03743.JPG

A grafia de indústria e industrial

[Pergunta] Queria saber a razão de a palavra "indústria" ser acentuada, e "industrial" não.
Ayrton Nogueira Domingos :: :: Brasil

[Resposta] A palavra indústria é esdrúxula ou proparoxítona visto que tem o acento tó[ô]nico na antepenúltima sílaba. Como as palavras da língua portuguesa são, na maioria, graves, devemos marcar as esdrúxulas para que não haja possíveis dificuldades de leitura.
Exemplo: «O professor industria bem os seus alunos.»
Neste caso, a palavra industria é grave e, por isso, não carece de acento gráfico.
Industrial é uma palavra aguda. As palavras terminadas em al são, normalmente, agudas e, por isso, não são acentuadas graficamente.
Setúbal e Tentúgal, por serem excepções, devem ter acento gráfico.

Voltar
Superior