Tópico da Numismática

E para venda?
Tenho muitas moedas (antigas) para venda, mas acho que nas casas de nomismatica vou ser sempre levado por lorpa.
Tenho um livro que diz qual o valor de cada uma delas dependendo do estado e vou tendo (+/-) uma ideia de quanto valem

Last edited:
E para venda?
Tenho muitas moedas (antigas) para venda, mas acho que nas casas de nomismatica vou ser sempre levado por lorpa.
Tenho um livro que diz qual o valor de cada uma delas dependendo do estado e vou tendo (+/-) uma ideia de quanto valem

Tens sempre de ver que numa casa ou revendedor, eles querem a margem deles.
Depois os livros valem o que valem. Por exemplo do livro de 2016 para 2017 houve aumentos absurdos em algumas moedas... Penso que por pressão de alguns vendedores. [;)]

E para selos?
Um site fidedigno, por acaso tenho alguma curiosidade com alguns selos que tenho guardados.
Também tenho "algumas" séries de selos Portugueses guardados. Comecei a fazer coleção, mas a certa altura achei que os slos lançados eram demasiado "comerciais" e que perdiam o factor "coleção", motivo pelo qual a abandonei.
Ao melhor ainda os "despacho"...

Novas aquisições. Um set da Síria e outro de Israel, algumas da época da guerra do Yon-Kuppur:
c99df9ea5019465289641115943e53f2.jpg
7cc88a7ed2c84ee171ff32e5db038f4a.jpg
d507d9d3b23addb4e63cd9f98413afb2.jpg

Não vi que era do museu.

Em França há muito disso, mas nunca liguei muito.

acho que a minha filha tem para ali uma do Mont St. Michel, se não estou em erro.

Muito, muito fixe. Ainda melhor por serem de locais que visitaram ;)
É uma colecção engraçada de se fazer e já existem algumas portuguesas.
Quando casei, visitei esses castelos do vale do Loire mas ainda não havia o euro.

Ninguém reparou na suástica mesmo ao centro de uma nota russa de 1917?

É apenas uma curiosidade, nesse ano, após terem executado o czar e praticamente todos os herdeiros da família Romanov. Estava no poder o governo provisório, que lançou estas notas já sem o símbolo do czar (a águia de duas cabeças com coroa e ceptro) e apenas a águia ao centro com uma suástica por trás inclinada a 45° acompanhada por mais duas por detrás dos números do valor facial.

A simbologia da suástica neste caso, representa a unidade e o equilíbrio.
Não tendo nada a ver com o partido nazi alemão, que só começou a usar esse símbolo 3 anos mais tarde.
Há quem acredite que estas notas serviram como inspiração do desenho alemão e de facto existem muitas semelhanças com a nota de 100 reichmarks de 1935 com estas notas russas.
95529e44adee989a28a4359af0ac5fa6.jpg
3747d7f3024d294ee04cc8e250868466.jpg
1bc1cc8e08eb1374280015b61adb95a9.jpg
ca8de46ece14e2164ee8c341c92f6493.jpg

Como tem andado a tua colecção.

Eu tenho feito algumas compras de notas.

Para já tenho um objectivo primário, ter uma nota de cada país do mundo.
Já vou a uns 70% da colecção

As notas nunca mais comprei nada, o pessoal que vai para fora arranja-me mas circuladas.
Mas já tive para mandar vir um conjunto de 100 notas de vários países por 20 e tal €.

Falta de tempo, tenho uma data de moedas para catalogar e arquivar

As notas nunca mais comprei nada, o pessoal que vai para fora arranja-me mas circuladas.
Mas já tive para mandar vir um conjunto de 100 notas de vários países por 20 e tal €.

Falta de tempo, tenho uma data de moedas para catalogar e arquivar

Eu comprei um desses packs. E é interessante mas tem muita coisa "repetida" do mesmo país. E acabam por se focar em 20 ou 30 países das notas mais "baratas".

500.000 unidades... Hão-de aparecer nos trocos. Mesmo as comemorativas de 100.000 aparecem, no entanto já está encomendada junto com a deste ano da Presidência do Conselho Europeu

Back