Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

Dia perdido por causa das peliculas homologadas. Excesso de zelo ou nem por isso?

Dia perdido por causa das peliculas homologadas. Excesso de zelo ou nem por isso?

Hoje foi um dia para esquecer e ainda estou com a inspecção das peliculas atravessadas na garganta.

Meti peliculas homologadas atrás do pilar B, em Fevereiro e já que agora é possivel ir à inspecção para homologá-las no livrete, marquei a inspecção por telefone para hoje, às 9:30H, num centro ControlAuto.

Tal como combinado, cheguei lá às 9:30 e, ainda estava eu na fila de espera para inscrição e pagamento, aparece-me um inspector à porta da sala de espera a perguntar: "Quem é o Sr. que tem peliculas para homologar?". Eu respondi que era eu e ele pediu-me para ir ver o carro, porque queria ver a gravação das peliculas. Eu fui mostrar-lhe o carro e a gravação das peliculas. Afinal a maquineta que eles deveriam ter para medir a opacidade das peliculas, é uma tabela emitida pelo IMTT com a referência e marca das peliculas homologadas em Portugal. Esqueçam as maquietas para medir a opacidade das peliculas porque isso não existe...

Depois de este Sr. ter verificado que as peliculas que eu tinha no vidro estavam conforme a legislação, deu-me autorização para poder formalizar a inscrição e proceder ao pagamento... quanto a pagamentos... 95 euros por uma inspecção de homologação de peliculas... aqueles tipos cobram 95 euros para chegarem com uma tabela emitida pelo IMTT e confirmarem se a referência que está na gravação da pelicula coincide com a referência que eles têm na tabela... o meu carro foi importado e a inspecção para atribuição de matricula portuguesa, que requereu uma inspecção geral a tudo e mais alguma, inclusivé ligar a máquinas para medir o CO2 e mais não sei o quê, custou menos de 70 euros, mas para homologar peliculas, que é simplesmente olhar para uma tabela numa folha de papel e uma referência num vidro, já deve implicar um esforço suplementar que exija 95 euros...

Continuando... dá-se inicio à inspecção propriamente dita, luzes, travões, suspensões, fossa, ... até ao poder por o carro na rua...

No fim da inspecção feita, chega o inspector ao pé de mim e diz que o carro não passava por causa de 2 situações:

1º- Os pneus da frente eram diferentes. A marca e rasto eram iguais mas um era 205/65 R15 94H e o outro era 205/65 R15 94V... o problema estava nas letras e teria que substituir um dos pneus por isso... o carro tinha sido inspeccionado num centro de categoria B (quando veio para Portugal), exactamente com os mesmos pneus, há meio ano atrás e passou. No livrete está escrito a dimensão dos pneus 205/65 R15 e não especifica depois se devem ser o 94 ou outro número qualquer e o tipo de letra que devem ter.

2º ... e este é que não compreendi ... é que as peliculas estavam a ocultar o terceiro STOP e isso é um defeito tipo 2... ou seja, quando o travão não está accionado, o terceiro STOP não se vê, efectivamente MAS quando o travão é accionado, a luz vê-se perfeitamente a partir do exterior. Disse-me que isto era uma anomalia de tipo 2 e que teria que chumbar-me o carro por isso. Para aprovar o carro, eu teria que cortar a pelicula em frente ao terceiro STOP.

Outro pormenor que não entendi, foi o favor que o Sr. Inspector me fez em dar-me a possibilidade de corrigir estas anomalias, porque senão eu teria que pagar mais 95 euros de uma nova inspecção...

Ora bem... estes 95 euros foram pagos para verificar o estado e a conformidade de instalação de umas peliculas, onde se verificou que estava tudo OK. Se o carro tivesse que chumbar na inspecção, era por causa dos pneus da frente serem "diferentes" e pelo mau funcionamento, falta de visibilidade ou até mesmo ausência de terceiro STOP, que não tinha nada a ver com o facto de o carro ter peliculas, ou não. Se estava tudo bem com as peliculas, porque raio uma nova inspecção para verificar pneus e terceiro STOP deveria custar mais 95 euros?

O problema do pneu foi resolvido com facilidade porque o pneu suplente era um 94H

O problema do terceiro STOP foi resolvido com um buraco na pelicula, a contornar o terceiro STOP. Ficou uma m**** porque o vidro todo preto ficava mais bonito, mas pelo menos aprovaram-me o carro.

Para terminar, o carro marcava 77880 km e o Sr. Inspector comeu-me 5000 km na folha de inspecção... só vi esta porcaria dos km já quando cheguei a casa, que fica a mais de 50 km do centro de inspecções, ou seja, longe demais para voltar lá e reclamar por causa disto... definitivamente o homem deve andar com problemas de visão...

O que é que vocês acham? Houve excesso de zelo por parte do inspector ou é impressão minha?

Já que o Sr. Inspector foi tão picuinhas em relação a uma letra nos pneus e em relação ao terceiro STOP que se via bem, mas ele não via, eu deveria voltar ao Centro de Inspecções e exigir uma folha com os km corrigidos, ou nem por isso? O carro não é para vender e para mim registarem lá mais 5000km ou menos 5000 km é igual ao litro, mas já que eu achei que ele teve vontade de m*** por desporto eu não sei se deveria retribuir na mesma moeda ou não... o que acham?

Para terminar fica aqui o aviso. Se tiverem peliculas no vidro de trás, verifiquem se o terceiro stop está bem visivel e sem pelicula à frente...

Isso do pneu ele tem razão, não há dúvidas. Isso da pelicula ter sido inspeccionada e aprovada e posteriormente ter chumbado devido ao stop....epá :sh) que borregos!

Isso dever ser do pessoal da Controlauto, pois o meu chumbou por a lâmpada dos médios estar mal encaixada, devido a ter sido substituída há pouco tempo e ser difícil esta operação.

Não teve mais anomalias.

.... os critérios ....

.... os critérios ....

Boas.

Não venho falar exactamente sobre as películas (que já pensei colocar no meu Corsa C), mas fazer um pouco de offtopic e realçar a disparidade que existe nas inspecções de centro para centro.

Eu quando fiz a minha inspecção não tive o carro "olhado" com esse pormenor.... nem de perto nem de longe.
Esse pormenor da inscrição nos pneus não tinha conhecimento. Se no livrete apenas refere o tamanho do pneu e jante, era isso que eu pensaria que realmente importava... ainda bem que li isto.

Há pessoal que relata que viram as escovas, os "esguichos", medidas de pneu e outros pormenores (que talvez não influenciem directamente a segurança de condução) mas que mostra uma de duas coisas: que estão interessados em fazer um bom trabalho ou em arranjar alguma coisa, qualquer coisa, para o carro chumbar.

É impressionante.

Boas.

Não venho falar exactamente sobre as películas (que já pensei colocar no meu Corsa C), mas fazer um pouco de offtopic e realçar a disparidade que existe nas inspecções de centro para centro.

Eu quando fiz a minha inspecção não tive o carro "olhado" com esse pormenor.... nem de perto nem de longe.
Esse pormenor da inscrição nos pneus não tinha conhecimento. Se no livrete apenas refere o tamanho do pneu e jante, era isso que eu pensaria que realmente importava... ainda bem que li isto.

Há pessoal que relata que viram as escovas, os "esguichos", medidas de pneu e outros pormenores (que talvez não influenciem directamente a segurança de condução) mas que mostra uma de duas coisas: que estão interessados em fazer um bom trabalho ou em arranjar alguma coisa, qualquer coisa, para o carro chumbar.

É impressionante.
para mim, escolhia a segunda hipótese, sem dúvida.
O que eles (inspectores) querem é que nós lhes paguemos mais uma inspecção e de preferência sem passar recibo, ou seja, isto:
luvas.jpg
Não é por acaso que há bem pouco tempo, em Oeiras, fecharam um centro de inspecções por suspeita de fraude e corrupção.
Obviamente que não podemos colocar toda a gente no mesmo saco, mas que é revoltante, lá isso é.

Quanto aos pneus, ele teve razão, pois o livrete indica as medidas mas nós podemos sempre colocar pneus com indice de carga (ex: 94) ou velocidade (ex: H ou V) superiores à tara do veículo e velocidade máxima do mesmo. Mas é imperativo que sejam de caracteristicas iguais nos pneus do mesmo eixo.

Agora quanto às peliculas, se estas são de escurecimento, vão diminuir a visibilidade do 3º stop, mas isso já se sabe à partida!!! Ou o pessoal vai passar a escolher os carros para por pelicula pelo 3º stop estar na carroçaria e não dentro do vidro?

Por outro lado qual é o interesse de ter que se ver o 3º stop quando não está a funcionar? Acho que basta quando se carrega no pedal!!

Não entendo...[8b] [8b]

PS: E quanto ao E39?

O que eles (inspectores) querem é que nós lhes paguemos mais uma inspecção e de preferência sem passar recibo, ou seja, isto:
Ver anexo 28466
Não é por acaso que há bem pouco tempo, em Oeiras, fecharam um centro de inspecções por suspeita de fraude e corrupção.
Obviamente que não podemos colocar toda a gente no mesmo saco, mas que é revoltante, lá isso é.

95 euros para verificar uns pneus e terceiro STOP também era obra, já que com a instalação e homologação das peliculas estava tudo ok.

Mas o terceiro STOP com visibilidade mais reduzida (que é discutivel porque quando o travão é accionado a luz vê-se perfeitmente) é causa para anomalia tipo 2?

E em relação aos 5000 km a menos na folha de inspecções? Armo-me em rigoroso também e apresento reclamação ou nem por isso?

Ver anexo 28466

fecharam??? só no pensamento

todos as pessoas tem amigos, em todos os centros os inspectores tem amigos

95 euros para verificar uns pneus e terceiro STOP também era obra, já que com a instalação e homologação das peliculas estava tudo ok.

Mas o terceiro STOP com visibilidade mais reduzida (que é discutivel porque quando o travão é accionado a luz vê-se perfeitmente) é causa para anomalia tipo 2?

E em relação aos 5000 km a menos na folha de inspecções? Armo-me em rigoroso também e apresento reclamação ou nem por isso?
Se te cobrasse 95€ novamente, podias sempre pedir o livro de reclamações, pois uma coisa é a inspecção e outra coisa é a reinspecção. Os valores a cobrar por cada uma são diferentes.

Se tu fizeste uma inspecção especial para homologação das películas, não era suposto fazer uma inspecção geral ao carro, ou era?
Em todo o caso, a intensidade da luz de stop com e sem a película, tem de ser forçosamente diferente, e foi por isso que reprovou nesse item.

Fica ao teu critério ires lá reclamar ou não dos kms. Se ele tivesse posto kms a mais na folha, seria bem mais grave, pois se fosses mandado parar pela polícia ou numa próxima inspecção, poderias não apresentar no conta-kms tantos kms quanto os apresentados na folha de inspecção, o que seria suspeito de possível fraude. Como tens kms na folha a menos do que no conta-kms, não vejo problemas.

Boa Sorte!!!![;)]

Descobri este na net http://setubalcity.olx.pt/bmw-530d-pack-m-nacional-86-000-kms-reais-iid-8751194 mas 25000 notas custam a dar...

Fica qualquer dia para quando eu ganhar o Euromilhões... [:D]

Já apareceu um individuo que quis trocar o meu Clio pelo E39 dele. Era um 525 tds, nacional, de 1996, com 165000 km. O tipo queria 10000 euros pelo carro dele. O problema é que o carro dele era bordeaux e com os estofos cremes (quase brancos)... é uma combinação com que eu não engracei muito... bordeaux e branco... [:vm)]

Se te cobrasse 95€ novamente, podias sempre pedir o livro de reclamações, pois uma coisa é a inspecção e outra coisa é a reinspecção. Os valores a cobrar por cada uma são diferentes.

Se tu fizeste uma inspecção especial para homologação das películas, não era suposto fazer uma inspecção geral ao carro, ou era?

E o mais engraçado é que, na tabela de preços que está exposta, a inspecção às peliculas não consta lá. Por acaso eu já sabia o preço, porque vi no site da empresa que as instalou. Não fui apanhado desprevenido, mas isto são quase preços a olho e muito mal calculados.

Inspecção a peliculas - Requer confirmar se a gravação da pelicula coincide com a homologação registada em Portugal - 95 euros

Inspecção para atribuição de matriculas - Requer inspecção completa, detalhada e pormenorizada e medição de CO2 e mais não sei o quê - 60 e tal euros, quase 70 euros...

Fiz inspecção geral porque era o mês de a fazer também. Calhou...

E o mais engraçado é que, na tabela de preços que está exposta, a inspecção às peliculas não consta lá. Por acaso eu já sabia o preço, porque vi no site da empresa que as instalou. Não fui apanhado desprevenido, mas isto são quase preços a olho e muito mal calculados.

Inspecção a peliculas - Requer confirmar se a gravação da pelicula coincide com a homologação registada em Portugal - 95 euros

Inspecção para atribuição de matriculas - Requer inspecção completa, detalhada e pormenorizada e medição de CO2 e mais não sei o quê - 60 e tal euros, quase 70 euros...

Fiz inspecção geral porque era o mês de a fazer também. Calhou...
Ora bem... era aqui que eu queria chegar.
O carro chumbou em relação ao stop e em relação aos pneus no âmbito da Inspecção periódica, e não na especial. Portanto, em caso de reinspecção só terias a pagar +/- 7€.
Estou a ver que te calhou um granda cromo...[8b][8b] [;)]

Eu estava a ler o teu relato e a bater com a cabeça na parede.

Então estes caramelos levam 95eur por uma inspecção às peliculas?? Sim senhor, qual crise, qual défice, qual quê, isto anda tudo cheio de dinheiroapr:).

Depois, como se não bastasse o trauma anterior, ainda inspeccionam o carro todo.

Alguém acredita que aqueles gajos com o cú sentado na assembleia da républica façam alguma coisa de jeito? [:vm)]

Que desilusão, parecia que íamos andar para a frente mas afinal demos dois passos para trás. Eles de mansinho criam as inspecções B para queimar o pessoal e ainda fazem mais estas peripecias para uma simples verificação da instalação das peliculas.

P.........os pariu!

Voltar
Superior