Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

Isso da percentagem que se pode colocar à frente não vale de grande coisa, pois como não têm máquinas para verificar essa percentagem só permitem colocar Safety Film (por isso penso que legalmente não se consegue colocar peliculas escurecidas à frente).
serve, porque cada marca dá o seu nome e referencia à película e conforme a homologação eles na IPO tem lá as marcas e referencias onde podem comparar se as caracteristicas da pelicula (nomeadamente ao nivel da % de transparência) estão de acordo com a lei

Neste momento nao me interessa por nada no vidro da frente ate porque ja vem com aquela pelicula anti-encadeamento ou algo do genero!

mas pronto tenho ideia de por em todos MENOS no da frente..
aqui ja foi dito que nao poderia por nos a frente do pilar B como tambem ja foi dito que nao ha problema...
afinal como e?
e possivel por ou nao?
algum problema a nivel de visao nocturna?
como hoje estou mal disposto, e já disseste atrás que o que tinha dito não é bem verdade porque um amigo teu tinha não sei o quê... fica aqui para leres!

http://dre.pt/pdf1s/2007/12/24900/0906409074.pdf

Decreto-Lei n.º 392/2007
Artº 24
O factor de transmissão regular das amostras de vidro,
com película colorida afixada do lado interior, medido
de fora para dentro, não deve ser:
a) Inferior a 75 % para os pára -brisas;

b) Inferior a 70 %, no caso de vidros não destinados
a pára -brisas, à frente do pilar B​

agora fiquei confuso...
entao posso por no para-brisas 25% e nos da frente do pilar B ate 30%
e nos traseiros NAO HA LIMITE!!!

Última edição:
teoricamente podem reter 35% da luz para a frente do pilar B, e 30% para a frente do pilar A

P.S.- Safety film é uma designação de uma marca para uma pelicula

faço um mea culpa!
enganei-me na matemática[:D]

como se percebe no D.L. as percentagens correctas são 30% e 25% respectivamente

Estive agora com 1 mercedes de 1 amigo, que colocou peliculas legais, nos vidros todos. Quase que não se ve para dentro. Tem tudo legal com ipo.

Alguem tem conhecimento sobre isto? sempre ouvi dizer que so se pode colocar nos vidros traseiros, nos da frente é tão clara que parece que não tem nada.

Boas,

Estou com uma grande dúvida... Ajudem.

Tenho um Astra GTC comercial 2006. Queria por película nos vidros traseiros. Preciso de alguma legalização ou como é comercial é só colar?

Outra questão. Estive numa casa que diz que coloca as SUNTEK. No entanto, vi aplicar num carro e eles primeiro tiram o molde por fora e depois colam por dentro. É cortado no momento com um x-ato.

Dizem que são homolegadas e da SUNTEK. Mas as películas não tem nenuma inscrição. É normal?

Cumprimentos

Boas,

Tenho um Astra GTC comercial 2006. Queria por película nos vidros traseiros. Preciso de alguma legalização ou como é comercial é só colar?

Outra questão. Estive numa casa que diz que coloca as SUNTEK. No entanto, vi aplicar num carro e eles primeiro tiram o molde por fora e depois colam por dentro. É cortado no momento com um x-ato.

Dizem que são homolegadas e da SUNTEK. Mas as películas não tem nenuma inscrição. É normal?

Cumprimentos

Sendo o carro comercial podes colocar as películas à vontade nos vidros traseiros sem necesidade de averbamento no DUA.

Ok obrigado. Assim é mais simples ainda.

Mas as películas da SUNTEK não deveriam ter em algum sitio um logotipo ou inscrição da marca?

Outra questão, junto aos cantos fica sempre aquele "aro" branco? Ou seja, dá ideia que a película não aderiu bem?

Boas,

Cumprimentos

Tens de colocar pelicula, que não se veja para dentro. Não precisa de ser homolgada.

Antes de as peliculas serem legais é que era assim

A informação que tenho é que tem de ser opaca. Que não se pode ver para dentro.
... Incluindo os veículos Comerciais?

Os ligeiros de mercadorias da categoria N1 que tenham películas apostas apenas nos vidros atrás do pilar B não estão condicionados à aprovação em inspecção extraordinária a realizar num centro de inspecção técnica de veículos da categoria B, nem necessitam de ter essa indicação expressa no certificado de matrícula; Mas os que tenham películas apostas nos vidros à frente do pilar B estão condicionados à aprovação referida, necessitando de ter essa indicação expressa no certificado de matrícula.
in SOTERMICA AUTOMOTIVE - Legislação, Instalação Legal de Películas em Automóveis, Automóvel

E relativamente à aplicação... Alguém me sabe dizer se fica a notar-se uma parte branca, à volta do vidro?
não estou a perceber. mas por vezes, ao perto, nota-se qualquer coisa no "picotado preto" do vidro

Tava a referir-me precisamente a esse picotado preto... Ficam lá umas marcas, fica sempre ou só quando é mal posto?

Esse contorno branco não é defeito, é feitio....uma caracterisitca da aplicação, pois como a parte da serigrafia (picotado preto) é mais alta, acumula-se mais agua entre os pontos. No entanto, existem maneiras de minimizar ou mesmo retirar quase todo esse contorno. O problema é que a técnica é demasiada trabalhosa e pode ser arriscado dependendo do carro. Mas se for uma boa aplicação conjugada com uma boa pelicula, esse contoro branco fica linear e não chega a ficar "feio".

O molde e corte são mesmo assim![;)] As películas da Suntek(e outras) costumam vir com marcação a laser de X em X cm já de fábrica.

Boas,

Cumprimentos

Uma questão para quem sabe. Uma Mercedes Vito 6L, mista portanto homologada no DUA como ligeiro de mercadorias precisa ou não de inspecção B e averbamento das peliculas a serem colocadas apenas nos vidros para trás do condutor?

em zona de mercadoria pode ter peliculas sem homologacao, ainda ha dias fui parado numa operacao stop e só me perguntaram se o carro era comercial, porque tenho peliculas atrás

Voltar
Superior