Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

Em Portugal, modificar-mos um bem que é nosso é ilegal [8b]

Qualquer dia, como isto anda, até mudar a correia de distribuição é considerada uma alteração e leva a bela da multa [8b][8b]

Há uma semana atrás um colega meu pagou 60€ de multa por não ter as letras a dizer o modelo e motorização do veículo, quando essas mesmas letras foram roubadas durante a noite, mas o moina nao quis saber e multou na mesma, se bem que o meu colega vai pedir recurso claro.

Até porque alguns carros vêm de origem sem letras nenhumas.

Enfim, é uma tristeza.

Em Portugal, modificar-mos um bem que é nosso é ilegal [8b]

(...)

Enfim, é uma tristeza.

Tristeza é a malta querer viver numa anarquia! As leis são claras, se a malta não as cumpre sujeita-se. Portugal isto, Portugal aquilo, noutros países passa-se exactamente o mesmo e em Inglaterra por exemplo, num acidente em que o carro tenha película acima de 30% (é algo assim) a seguradora não se responsabiliza.

Era o mesmo que eu meter uma lamina de 10cm na frente do meu carro a fazer de limpa neves, já viste, a modificar algo que é meu e é ilegal [:D] Porra, quero andar em sentido contrário e estes palhaços do governo dizem que é ilegal! [:D]

Há uma semana atrás um colega meu pagou 60€ de multa por não ter as letras a dizer o modelo e motorização do veículo, quando essas mesmas letras foram roubadas durante a noite, mas o moina nao quis saber e multou na mesma, se bem que o meu colega vai pedir recurso claro.

Até porque alguns carros vêm de origem sem letras nenhumas.

Enfim, é uma tristeza.

Oh ! Não inventemos !
Foi multado por estacionamento ilegal, foi ?

Tristeza é a malta querer viver numa anarquia! As leis são claras, se a malta não as cumpre sujeita-se. Portugal isto, Portugal aquilo, noutros países passa-se exactamente o mesmo e em Inglaterra por exemplo, num acidente em que o carro tenha película acima de 30% (é algo assim) a seguradora não se responsabiliza.

Era o mesmo que eu meter uma lamina de 10cm na frente do meu carro a fazer de limpa neves, já viste, a modificar algo que é meu e é ilegal [:D] Porra, quero andar em sentido contrário e estes palhaços do governo dizem que é ilegal! [:D]

Atenção que eu não estou de maneira alguma a querer "apoiar" quem anda contra a lei. Mas só queria mais bom senso nesta matéria das modificações aos carros. Para já, ainda não existe uma legislação especifica para este assunto e IPO's e autoridades não chegam a um acordo, logo multa-se à vontade.

Por exemplo, filtro de ar conico desde que não faça o carro exceder os niveis de "barulho" legais e nao altere emissoes é legal, logo passa na IPO, muito bem. Mas numa operação STOP se o senhor agente lhe de na cabeça para imbirrar com o filtro chega lá e aplica-nos uma multa de 120€, acham que isto é certo? Assim estão a, sei lá, desautorizar as IPO's.

E não percebo sinceramente algumas proibições, como rebaixar (amortecedores e molas, nada de molas cortadas e assim) o carro, sendo um trabalho bem feito e com material de qualidade aumenta substancialmente a segurança do carro, mas continua a ser ilegal.

Até mudar o punho da alavanca das mudanças é ilegal.

Porra, acho que tem de haver bom senso.

A minha opinião é que na IPO, deveriam ser testadas as alterações feitas aos carros e se se comprovar que estão bem feitas e não interferem em nada (até beneficiam) as caracteristicas e segurança do carro então seriam aprovadas e isso viria explicito na folha da IPO, para assim sempre que fosse preciso um "encontro" com as autoridades, estar nesse papel todas modificações indicadas e testadas dizendo que está tudo ok e pronto, não haveriam problemas.

Até noutros fóruns há gente a dizer que foi multada por esse motivo.

Não pode ser.

Pensando um pouco poderia, quando muito, ter acontecido por retirarem toda e qualquer identificação do veículo (não falo obviamente da matricula), incluindo o simbolo da marca, não permitindo a identificação do veículo (a marca) a não ser por quem conhecesse as suas linhas.
Agora só por não terem afixados os dizeres... 735i ou C220 CDI... não pode ser.

O que eu já ouvi falar foi, em tempos, da coima por retirarem a identificação dos valores da tara, peso bruto e lotação nos veículos comerciais. (agora já nem têm, pois não ?)

Última edição:
em espanha é MUITO comum os carros terem os vidros escurecidos!

eu não vejo mal nenhum nisso!e não percebo o preconceito de quem tem vidros escurecidos é porque é criminoso...:sh)

andre__pereira o problema não são os IPO's e as autoridades... As autoridades limitam-se a cumprir o que diz o código da estrada, as IPO's têm tabelas com o que passa e não passa e lá por passar no IPO não quer dizer que livre de multa. Caso dos pneus por exemplo, passa com uma anotação mas leva multa [;)]

Por um pagam todos, começaram a aparecer ai sapateiros a cortar molas, a fazer linhas de escape artesanais, a malta começou nas picardias por essa noite fora e agora olha, é xunning encosta, vai de multa e IPO B [;)] Durante muito tempo os preparadores deixaram isto andar, o negócio corria bem. Agora já andam casas a fechar, a malta já não adere ao tuning porque é proibido, já se criam associações e federações que entretanto acabam por ficar pelo caminho. Ora foi a APTAA, foi a FPT, agora é a Up Tuning... A malta continua a comprar e a dar dinheiro aos preparadores e eles deixam a lei andar, para eles é igual desde que continuem a facturar...

Depois o pessoal em vez de ser unido arma guerras entre eles... É o clube X que é melhor que o Y, é o carro do Z que dá ratada a todos... Eu organizei mais umas pessoas sobre o site da Sprint Total uma manifestação pacifica com marcha lenta e o objectivo era apresentar alguns pedidos a serem entregues para a legalização de algumas alterações, isto já lá vão uns bons anos, não apareceu quase ninguém com medo de serem multados ou porque iam para a concentração não sei onde...

Última edição:
Eu gosto de ver um carro todo escurinho, mas que deve ser muito má a visibilidade à noite e em dias de chuva tenho poucas dúvidas. E por isso
acho bem que seja ilegal um carro escurecido all around.

Ainda há pouco vi um golf 4 que não se via um boi lá para dentro a passar ao
bé da bp de alvalade e os polícias que lá estavam (no mac) nem se mexeram.

[;)] é verdade que sem leis isto é uma bandalhada.......

mas também é verdade que as leis em termos automoveis estão demasiado rigidas e por vezes revestidas de uma pura hipocrisia [;)]

progresso tecnologico

progresso tecnologico

Ultimamente tenho visto muitos carros com os vidros completamente escuros, como já ouvi dizer, "à la traficante" ou "à la mafioso". Não se vê "bolha" lá para dentro, estando com certeza toda a superfície interior do vidro coberta com uma película. E daquelas com pouca transparência.
Nos vidros laterais traseiros e traseiro ainda se compreende, mas no da frente? Tanta coisa com os faróis de xénon e depois escurecem o vidro?
Não será isto quase uma forma de dizer: "Multem-me. É que estou mesmo a pedir..."
E tanto é em grandes carros, como nos de gama mais baixa...

É um problema bicudo. Se por um lado temos o Exº Srº "funcionário publico" sentado à sua secretaria a magicar qual a Lei ou o decreto que deve "inventar", por outro lado temos o inventor a inventar.

Graças a Deus que felizmente, nem tudo é mau. Temos bons inventores a inventar e bons funcionarios publicos a fazer boas Leis. Nem tudo se perde, não é assim ?

Muitas das invenções até aumentam defacto a segurança e o conforto e por terem dado tão bons resultados, foram adoptados pelos proprios fabricantes e aceites como estando dentro da legalidade.

Vamos a uns exemplos ? O citroen boca de sapo com os farois orientaveis e com a suspensão hidraulica, o citroen 2cv com a sua suspensão activa, os parachoques, o airbag, o abs, etc, etc ...

O que me quero referir é ao vidro da frente e aos laterais frontais.
Imaginemos que à noite vem alguém com uma bicicleta ou uma pessoa a atravessar a rua numa passadeira. Se a visibilidade exterior não for muito boa, não me acredito que quem tiver película em todos os vidros consiga detectar esses perigos a tempo de evitar o pior.
As razões pela qual as usam, sinceramente, não me interessam, pois não estou a ver justificação possível para a utilização das mesmas.

A segurança primeiro

A segurança primeiro

O que me quero referir é ao vidro da frente e aos laterais frontais.
Imaginemos que à noite vem alguém com uma bicicleta ou uma pessoa a atravessar a rua numa passadeira. Se a visibilidade exterior não for muito boa, não me acredito que quem tiver película em todos os vidros consiga detectar esses perigos a tempo de evitar o pior.
As razões pela qual as usam, sinceramente, não me interessam, pois não estou a ver justificação possível para a utilização das mesmas.

Por certo está a referir-se às situações de nevoeiro ou de chuva torrencial ... certo ? Nesse caso é preferivel pura e simplesmente parar. A segurança primeiro !

Nevoeiro, chuva torrencial, noite... E então se forem estes factores combinados, pior ainda.

Acho que para cada situação se deve adecuar a nossa condução, os vidros fumados, com pelicula ou não .... não tem nada a ver ...

Em primeiro lugar deve-se proceder com cautela ... piso molhado, chuva, lama, oleo, nevoeiro, gelo ...

para isso há também peneus de piso seco , piso misto , de chuva, de gelo (com pitons)

E principalmente o factor que está por detraz do volante é o mais importante

Acho que para cada situação se deve adecuar a nossa condução, os vidros fumados, com pelicula ou não .... não tem nada a ver ...

Em primeiro lugar deve-se proceder com cautela ... piso molhado, chuva, lama, oleo, nevoeiro, gelo ...

para isso há também peneus de piso seco , piso misto , de chuva, de gelo (com pitons)

E principalmente o factor que está por detraz do volante é o mais importante

Desculpa, mas que argumentos descabidos. Parece que estamos a falar de assuntos diferentes.
Não há pneus slicks para andar na via pública, porque se chover, lá se vai o controle do carro.
Isso quer dizer que se andasse com o carro com uma lâmina à frente, como já disse um user aqui, mas com cautela já não havia problema?
Se há regras, é para se cumprir.
Ou não me venham dizer que o pessoal tem película no vidro da frente porque só sai em dias de sol intenso...

Desculpa, mas que argumentos descabidos. Parece que estamos a falar de assuntos diferentes.
Não há pneus slicks para andar na via pública, porque se chover, lá se vai o controle do carro.
Isso quer dizer que se andasse com o carro com uma lâmina à frente, como já disse um user aqui, mas com cautela já não havia problema?
Se há regras, é para se cumprir.
Ou não me venham dizer que o pessoal tem película no vidro da frente porque só sai em dias de sol intenso...

então porque é que se poderia andar de "óculos escuros" quando há pouca visibilidade (mau tempo, de noite, etc.)?

Pq quem for bom da cabeça tira os óculos nessa ocasião. A operação demora 2 segundos. Não me digas que fazes o mesmo com a película ou com os pneus de chuva...

não percebeste bem o que quis dizer:

quando escrevi "óculos escuros" estava a referir-me precisamente às películas e ao facto de não se poderem retirar sempre que há pouca visibilidade...

Voltar
Superior