Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

"Portugal pode ser condenado por proibir películas nos automóveis

A advogada-geral do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias defendeu hoje a condenação de Portugal por proibir a afixação de películas coloridas nos vidros dos veículos automóveis.

"Essa proibição impede a comercialização em Portugal das películas coloridas legalmente fabricadas e/ou comercializadas num outro Estado Membro ou num Estado signatário do Acordo EEE (Espaço Económico Europeu)", lê-se nas conclusões de Verica Trstenjak.

A advogada-geral do tribunal sedeado no Luxemburgo propõe, assim, que Portugal seja condenado no pagamento das despesas do processo, não indicadas, sendo que o acórdão final deverá seguir as suas recomendações.

A causídica negou provimento às alegações portuguesas de segurança interna e rodoviária para manter a proibição de afixação de películas, considerando que Lisboa não conseguiu justificá-las com "elementos de informação adequados"."

Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=55&ContentId=229328

Sobre este assunto.

uuuhuuu!

Duas coisas a reter: são permitidas películas homologadas em outros estados-membros, e a sua instalação requer posterior inspecção extraordinária tipo B.

Portanto depois de se instalar temos que fazer uma inspecção B e um novo certificado de matricula! Alguem sabe o preço disso e se é muita chatice?

Já me está a parecer muita burocracia, e se aturar mecanicos é mau, aturar mecanicos funcionários publicos não pode ser melhor! [:)]

Estou no gozo... [;)]

Segundo o q eu percebi do q li é assim são permitidas peliculas em todos os vidros a visibilidade para o interior não pode ser inferior a 75 % para os pára -brisas nem inferior a 70 %, no caso de vidros não destinados
a pára -brisas, à frente do pilar B, para trás acho q não há restrições..
Tem q ser homologadas e tem q s fazer uma inspecção..
Assim de mais importante penso q seja isto..
cump

Sou um pouco leigo nisto das películas, mas por exemplo, vejo carros que têm os vidros escurecidos, até mesmo os das portas da frente, mas uns parecem mesmo fita cola escura [8b] mas também ve-se carros que têm o escurecimento muito bem feito, a minha pergunta é se é película ou se pintado??

Obrigado! Cumprimentos e boas curvas...

bem acabou de ser publicada esta lei e todas as condições.

http://dre.pt/pdf1sdip/2007/12/24900/0906409074.PDF

Falam, falam, mas não chegam a dizer nada!!!
Enrolam a conversa ao longo de 11 páginas de sopa de letras, já trocavam isso por miúdos. [:D]

"Resumo da Publicação:
- Só são aceites películas gravadas com nº de homologação de qualquer Estado membro da CE
- A gravação tem que estar visível, legível e indelével na película afixada nos vidros.
- Como a película é considerada uma transformação às características do veículo, tem que ser sujeita a uma inspecção extraordinária num centro de Insp. Técnica de veículos (CITV) de categoria B.
- Essa informação tem que constar no certificado de matrícula.
- Nas inspecções técnicas periódicas as películas são objecto de avaliação, verificando-se a existência de bolhas, descolagem ou outros defeitos que comprometam a visibilidade do condutor.
- O Factor de transmissão tem que ser igual ou superior a 75% no pára-brisas e 70% nos vidros à frente do pilar B.
- Tem que ser passado um certificado de Homologação CE (este certificado vai ser disponibilizado oportunamente).

Neste momento, os centros de Inspecção ainda não estão preparados para inspeccionarem, aguarda-se desenvolvimento neste sentido."

Voltar
Superior