Tópico da película para vidros - Legais desde Jan. 2008

À frente do pilar B é proibido que os vidros filtrem mais de 30% da luz. 30% é mais ou menos os normais vidros fumados presentes em todos os carros. O que o pessoal está a fazer é aplicar películas transparentes à frente do pilar B, homolgar o carro com a película transparente e depois colocar películas muito mais escuras. As autoridades não têm forma de autuar porque os vidros têm lá o selo da homolgação nas películas e não têm meios para poder medir a translucência do vidro (acho que é este o termo).
Por isso e como praticamente todos os carros já estão muito perto do limite da legislação por mim proibia-se a aplicação de películas nos vidros à frente do pilar B. Até estou disposto a assinar por isto.

Para trás do pilar B até podem por lá umas fotografias de Oliveira da Serra que quero lá saber.

Muitos carros trazem vidros escurecidos atras do pilar B, isso já não é "azeite" nem "parolo"? :sh) Vces fazem me lembrar aquela personas do gato fedorento, o "super d'órigem" ... tudo o que nao vem de fabrica é m----

Pagar quase 260€ só para meter no livrete essa alteração, quando lá fora basta usar peliculas com homologaçao? isso é justo?

nao faltam prai gente neste forum em que fazer uma alteração mínima ao carro é logo azeite é xunning e mais não sei que. pa como queiram, para alguns um carro é mais que um meio de transporte, é uma paixão, é normal querermos deixar o carro ao nosso gosto e nng tem nada a ver com isso.se ficam contentes por comer o que um nerd qualquer desenhou e andarem ai todos uns iguais aos outros com carro de fabrica, é la convosco...

nao faltam prai gente neste forum em que fazer uma alteração mínima ao carro é logo azeite é xunning e mais não sei que. pa como queiram, para alguns um carro é mais que um meio de transporte, é uma paixão, é normal querermos deixar o carro ao nosso gosto e nng tem nada a ver com isso.se ficam contentes por comer o que um nerd qualquer desenhou e andarem ai todos uns iguais aos outros com carro de fabrica, é la convosco...

Enquanto a lei for a que temos, não é bem assim.. [;)]

Eu já assinei.

Ainda não meti películas por causa do preço e trabalho da inspecção e livrete. É um verdadeiro roubo.

Ainda não entendi porque é que meter uma peça homologada dá direito a inspecção.

Se meter uns discos perfurados no carro tenho que ir a uma inspecção?

Lá fora as coisas funcionam de outra maneira e corre tudo bem. Aqui nem fazem nem deixam fazer, para não dizer uma expressão hardcore.

Sendo assim vou continuar a viajar com os cães a apanhar sol em cima e em breve com o puto a levar com ele também. Mas se colocar umas protecções de ventosa da Hello Kitty já não há problema nenhum.

Curiosamente, trata-se de uma petição para deixar as coisas como estão...

«(...) O nº. 1 do artigo 25º do referido Decreto-Lei considera a aplicação de
películas como uma transformação das características do veículo, (...)»

«(...) vem por este meio requerer a alteração do artigo 25º do Decreto-Lei
392/2007 de 27/12 no sentido de considerar as películas uma ALTERAÇÃO das
características do veículo, (...)»

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de transformação
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de alteração

«
transformação
(latim transformatio, -onis)
s. f.
1. Acto! ou efeito de transformar; metamorfose.
2. Alteração.
»

No dicionário da Lingua Portuguesa:

Transformação = Alteração

No dicionário do IMTT:

Transformação = 132,00€

Alteração = 30,00€

Percebem agora quanto custa uma palavra diferente?

No dicionário da Lingua Portuguesa:

Transformação = Alteração

No dicionário do IMTT:

Transformação = 132,00€

Alteração = 30,00€

Percebem agora quanto custa uma palavra diferente?

Paga-se à letra...
ALTEREM a petição para lhe chamar de MUDA...
E continuará a ser o mesmo. Essa petição não TRANSFORMARÁ nada.
[:)]

Pode até nem dar em nada mas pelo menos tentamos.

Não me estou a fazer entender.
A petição está "ferida de morte" por estar mal formulada.

Repara:
Transformações

Não é uma questão do "nome dos bois".

O que a petição deveria fazer era solicitar a eliminação (e não a alteração) do
Artigo 25º, fornecer a devida fundamentação, etc.

Passar de TRANSFORMAÇÃO para ALTERAÇÃO não muda nada. Tal como não
muda nada alterar o ponto 2 do mesmo artigo para "não obrigatório", porque
ALTERAÇÃO = TRANSFORMAÇÃO (porque ocorre no âmbito do especificado no
link acima), e esse tipo de alterações (transformações) «(...) só podem ser
efectuadas mediante autorização prévia do IMTT (...)».

Além disso, concordo com a actual legislação.

Repara:
Não é só a qualidade das películas que está em causa, é também a qualidade
do TRABALHO DE APLICAÇÃO.
Ora, um trabalho mal feito (ou películas não conformes) num carro NOVO, iria
demorar 4 ANOS até ser detectado na IPO.

Para o IMTT é mesmo pelo "nome dos bois". Se a lei for alterada de transformação para alteração a taxa de averbamento no documento único passa automaticamente para 30,00€.

Para efeitos de IMTT a diferença da palavra traduz-se na diferença de valor.

Qual é diferença entre averbar uma medida diferente de pneumáticos ou o peso bruto rebocável e averbar umas películas?

Acha que faz sentido só porque a lei considera as películas uma transformação e não uma alteração haver uma diferença de valores assim tão grande?

Em relação à inspecção tem uma certa razão mas pela experiência sei que quem tem um carro novo só vai fazer a inspecção das películas quando for fazer a primeira inspecção, salvo raras excepções, claro.

Em relação aos trabalhos mal feitos se os funcionários dos centros de inspecção não receberam nenhum tipo de formação como vão saber se está bem ou mal feito? Não vão sujeitar-se a ter problemas futuros com isso.

O mesmo acontece com as falsificações das películas. Existem centros que sabem que as películas das portas da frente são transparentes (porque foram os instaladores que levaram as amostras) e aparece pessoal com as portas da frente completamente pretas e com carimbo. Se eles não têm o opacimetro para medir a intensidade de passagem da luz não se vão arriscar a chumbar o carro para depois o cliente ir com eles para tribunal.

A lei exige tantas burocracias mas na prática não funciona.

Estou de acordo com a lei.
Posso é não concordar com os preços a pagar mas também não faço ideia do custo das películas.

Até ao pilar B, só devem ser aplicadas películas homologadas até um certa opacidade, desde que permita a visualização do interior desde o exterior do veiculo.

Do pilar B para a frente, deve ser proibido qualquer colocação de películas.

Até ao pilar B, só devem ser aplicadas películas homologadas até um certa opacidade, desde que permita a visualização do interior desde o exterior do veiculo.

Do pilar B para a frente, deve ser proibido qualquer colocação de películas.

Nesse caso também não concorda com os carros que já trazem os vidros coloridos de origem em que se vê nada lá para dentro? Por exemplo toyota avensis e merdedes classe R

As películas permitidas legalmente à frente do pilar B sao transparentes e não dificultam a visibilidade e protegem em caso de quebra do vidro.

(...)
Qual é diferença entre averbar uma medida diferente de pneumáticos ou o peso bruto rebocável e averbar umas películas?

Acha que faz sentido só porque a lei considera as películas uma transformação e não uma alteração haver uma diferença de valores assim tão grande?
(...)

Pronto... já vi onde estás a fazer confusão...

Uma coisa é ALTERAR (averbar) o DUA.
Outra coisa é ALTERAR (TRANSFORMAR) o veículo!

«Considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado.»
Transformações

Tudo o que mexa nisto, necessita de Inspecção Técnica (tipo B).

Simples.

Essa petição é pura perda de tempo.

Nesse caso também não concorda com os carros que já trazem os vidros coloridos de origem em que se vê nada lá para dentro? Por exemplo toyota avensis e merdedes classe R

As películas permitidas legalmente à frente do pilar B sao transparentes e não dificultam a visibilidade e protegem em caso de quebra do vidro.

Isso pode ser muito ambíguo.

O que pode salvar também pode matar.
Em caso de acidente, o método mais rápido de abrir uma porta ou acudir alguém no interior de um veiculo é mesmo a quebra do vidro.
Agora imagina se o vidro tiver lá uma película que dificulte o salvamento?

Quanto á opacidade, dei apenas a minha ideia, não sei o que indica a legislação.

Pronto... já vi onde estás a fazer confusão...

Uma coisa é ALTERAR (averbar) o DUA.
Outra coisa é ALTERAR (TRANSFORMAR) o veículo!

«Considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado.»
Transformações

Tudo o que mexa nisto, necessita de Inspecção Técnica (tipo B).

Simples.

Essa petição é pura perda de tempo.

Então pela sua teoria colocação de películas é transformação mas alteração de medidas de pneumáticos e jantes já não é?

Isso pode ser muito ambíguo.

O que pode salvar também pode matar.
Em caso de acidente, o método mais rápido de abrir uma porta ou acudir alguém no interior de um veiculo é mesmo a quebra do vidro.
Agora imagina se o vidro tiver lá uma película que dificulte o salvamento?

Depois de partido o vidro consegue perfeitamente pegar nele e tirá-lo para fora ou empurrar para dentro da viatura com a diferença que os estilhaços ficam colados na película.

...

Quanto á opacidade, dei apenas a minha ideia, não sei o que indica a legislação.

Fui ver a legislação e o que se exige é que o factor de transmissão (medido de fora para dentro) não seja infeiror a 75% para os para brisas e a 70% para os vidro não destinados a pára brisas à frente do pilar B.

Tanto quanto sei os normais vidros fumados de série têm aproximadamente este factor de transmissão pelo que as películas aplicadas à frente do pilar B deveriam ser transparentes.

Não creio que pelo aspecto de segurança as películas possam ser um entrave significativo, ante pelo contrário na medida em que concentram os vidros em caso de quebra, mas isto é uma opinião pessoal sem qualquer base científica.

O que me transmite falta de segurança é chegar a um cruzamento com um carro desses e não saber se o condutor me viu, olhou para onde eu vinha, etc. Por esta razão defendo que deveria ser proibido colocar películas à frente do pilar B. Como já disse para trás não me aquece nem arrefece, cada um que coloque o carro como gosta.

Então pela sua teoria colocação de películas é transformação mas alteração de medidas de pneumáticos e jantes já não é?

1.
É suposto as pessoas saberem mudar uma roda, quando têm um furo.
Meter películas não.

2.
O fabricante (ou importador), quando faz a homologação de um veículo em
Portugal, inclui logo as medidas de pneumáticos possíveis para esse veículo.
Alterar de entre as medidas já averbadas não carece qualquer alteração do
DUA, nem Inspecção Técnica.

3.
Para averbar medidas diferentes das já constantes no DUA, é necessário que
o fabricante (ou importador) declare que o veículo é passível de circular em
segurança com as novas medidas solicitadas.
Essa declaração é apresentada ao IMTT no contexto do processo de
transformação, e poderá aceitar ou não, e/ou obrigar a Inspecção Técnica
ou não.

Repito, está aqui:
Transformações

Ou seja:
- Tanto as películas, como as medidas dos pneumáticos, são transformações.
- Ambas estão sujeitas a um processo junto do IMTT.
- O IMTT avalia o pedido, e solicita ou não novos procedimentos, e recusa
ou aprova o pedido.

Se o IMTT isentar as alterações das medidas dos pneumáticos de uma
inspecção técnica, por confiar no fabricante/importador, ou por verificar que
as medidas estão dentro de valores aceitáveis, isso já é outra história.

Até porque as películas incluem uma componente de aplicação das mesmas
que deve ser verificada, e as medidas dos pneumáticos já não têm essa
componente a validar.

Tanto quanto sei os normais vidros fumados de série têm aproximadamente este factor de transmissão pelo que as películas aplicadas à frente do pilar B deveriam ser transparentes.

As películas permitidas nos vidros à frente do pilar B São praticamente transparentes. Todas elas têm um factor de transmissão de luz superior ao exigido por lei. A mais "escura" tem 85,7% de transmissão.

Voltar
Superior