Tópico das aranhas

hoje na vindima ferrou-me uma aranha num dedo da mão que dores que aquilo faz e uma ardencia no dedo e inchar um pouco a aranha tinha para ai 1cm ou um pouquinho mais de corpo fora as patas eu ao primeiro pensei que me tinha ferrado uma vespa mas depois via na teia morreu logo! sem antes fazer umas experiencias e claro!

No outro dia tinha esta maravilha dentro do meu jipe com uma teia gigante, que ocupava a traseira toda, por cima da chapeleira.

matchar.jpg

adiadem2.jpg

Retirei-a com todo o cuidado, e coloquei-a no chão, mas infelizmente tive de destruir a teia que era uma verdadeira obra de arte. Ela escolheu mal o sitio pra viver.

Ainda bem que a minha mulher n a viu, ela tem pavor, na mesma
proporção que eu tenho fascinio e a dmiração por tão "alien" bichinho.

É uma aranha diadema ou de jardim.
Já fui brindado com uma teia dessa aranha na cara e a coitada saltou para o chão assustada!! lol

Por acaso as aranhas não me metem impressão mas as teias sim. Não consigo tocar numa teia.

Para que conste, muitas pessoas fazem esta confusão, as aranhas não são insectos, são aracnídeos. Os insectos têm apenas 3 pares de "pernas".

Sim e as aranhas têm 4 pares.

hoje na vindima ferrou-me uma aranha num dedo da mão que dores que aquilo faz e uma ardencia no dedo e inchar um pouco a aranha tinha para ai 1cm ou um pouquinho mais de corpo fora as patas eu ao primeiro pensei que me tinha ferrado uma vespa mas depois via na teia morreu logo! sem antes fazer umas experiencias e claro!

Pode-se dizer que a aranha não queria que as uvas fossem arrancadas lool.

Isso é o quê, um escaravelho?

É um escaravelho ( Coleóptero), raro, protegido e é completamente inofensivo.
Na verdade os machos de Lucanus cervus só usam as pinças para levantar e não para morder, por isso não exercem quase força nenhuma.
As fêmeas menos vistosas, mais pequenas e com pinças pequenas mordem com muito mais força, pois afinal são elas que abrem a casca dos carvalhos para se alimentarem da seiva. Têm assim um papel muito importante pois permitem que os machos também se alimentem desta seiva açucarada assim como outros animais, que de outra forma não teriam acesso.
São animais que passam cerca de 6 anos como larva a comer e a reciclar madeira podre e quando se tornam adultos esperam que o inverno acabe para surgirem na primavera seguinte, prontos a voar com um único intuito: acasalar. Durante essa fase vulnerável apenas vivem cerca de 2 meses.
Já vi e examinei alguns no Norte do país, perto de Gaia.

Last edited:
F***-se até tenho pesadelos com esses bichos LOL

Pegava mais rápido numa cobra do que num bicho desses

Eu já peguei em cobras e em escaravelhos desses e a diferença é que a cobra quase sempre tenta morder enquanto tenta fugir, já o escaravelho só quer mesmo é sair.

Quem faz campismo deve estar habituado a elas eheh. A única coisa que tenho medo quando faço campismo é dos lacraus :(

No outro dia ia numa espécie de caminho de cobras e deparei foi com uma grande cobra mesmo atravessada no caminho [:D] Obrigou-me a desviar-me pelo mato [:D]

Os lacraus de cá, podem tornar-se grandinhos...
Já vi um com cerca de 8 cm na Serra de S. Mamede e na verdade até podem crescer um pouco mais (10cm+).
Vi-o debaixo de uma pedra e não o achei agressivo. Acho que estes animais são mais perigosos quando os pisamos por engano e descalços.
Quem é alérgico é que é mais vulnerável.

É um besouro/escaravelho ou como lhe quiseres chamar. Pelo que sei só os machos têm esta aparência e conseguem voar baixinho, menos de um minuto. Recordo-me de vê-lo a voar e quando "aterrou" na minha inocência fui dar uma espreitadela. Devia medir cerca de 4-5 cm mas podem ser maiores.

Podem mesmo ser maiores... O último macho que vi andava quase nos 10 cm.
Atenção que eles podem voar durante mais tempo e mais alto... Tudo depende da temperatura,humidade e do estado físico do insecto. Com mais calor conseguem voar mais.
O som do vôo é surpreendente.

O que deve causar o medo é mesmo a surpresa, o impacto, a forma como nos deparamos com o aracnideo. Estamos tranquilamente a pegar em algo, a desviar um objecto, e saí o bicho a correr desenfriado sabe-se lá para onde...daí o susto. Se nos deparamos com elas bem visivéis, não há tanto medo.
Eu pessoalmente não gosto delas..

Há alguns dias vi uma centopeia com mais de 15 cm, é nojento o animal, e rapidíssimo. Não gosto, mas tive de a matar, e olhem que não foi fácil, é extremamente resistente. Já vi cobras, lagartos, aranhas, mas isto mete mesmo nojo....

...medo...

...medo...

Tenho um anexo com um animal de estimação que está neste momento com 12cm de comprimento, adianto já que aranhas e afins, centopeias e etc. nem sequer existem pois apesar do tamanho é dos melhores "insecticidas" biológicos...

Osga.jpg

(Tarentola mauritanica), mais conhecida por osga.

Tenho um anexo com um animal de estimação que está neste momento com 12cm de comprimento, adianto já que aranhas e afins, centopeias e etc. nem sequer existem pois apesar do tamanho é dos melhores "insecticidas" biológicos...

Osga.jpg

(Tarentola mauritanica), mais conhecida por osga.
Isso é venenoso não é? Se morder tens de tratar com medicação não é?

Back