Tópico das Casas Modulares

BrunoTRF

Chefe de Equipa
Boas!

Pois é, o conceito de casa modular (construída, ou montada, em módulos) tem vindo a ganhar destaque cá no nosso país, e por isso mesmo gostaria que me dessem a vossa opinião sobre esta possibilidade, já que em vez de demorar anos a construir uma casa de raiz, por assim dizer, demoram-se poucos meses. O facto de se poder adicionar módulos à medida que a família aumenta e as finanças permitem também me parece um ponto interessante.

São casas de qualidade?
Com durabilidade prolongada?
Vantagens e desvantagens?

Aos entendidos na matéria, será que é de facto uma verdadeira alternativa à típica casa?

Obrigado.[;)]

Legos para empreiteiros? [:D][:D][:D]

Tenho visto algumas, e já estive dentro de uma de exposição. Fixe foi o vendedor dizer "se estiver farto da disposição, é só mudar os módulos!".

Acho que isso vai ser o futuro, pois é quase "drag-and-drop" e ligar água e luz. Parece-me é que o mercado ainda não está a aceitar muito isso.

EDIT:Acho que a que visitei era destes tipos: http://www.teketo.pt/index.php/pt/

Boas!

Pois é, o conceito de casa modular (construída, ou montada, em módulos) tem vindo a ganhar destaque cá no nosso país, e por isso mesmo gostaria que me dessem a vossa opinião sobre esta possibilidade, já que em vez de demorar anos a construir uma casa de raiz, por assim dizer, demoram-se poucos meses. O facto de se poder adicionar módulos à medida que a família aumenta e as finanças permitem também me parece um ponto interessante.

São casas de qualidade?
Com durabilidade prolongada?
Vantagens e desvantagens?

Aos entendidos na matéria, será que é de facto uma verdadeira alternativa à típica casa?

Obrigado.[;)]

Anos a construir casas de raiz? Se tiveres dinheiro constrois a casa que quiseres em 6 meses ou menos, falando de moradias é claro.
Casas modulares podem ser o futuro mas ainda têm muito que evoluir e como é obvio não é assim tão facil andar a "brincar" com os modulos e alterar a casa sempre que se quiser.

Uma das empresas portuguesas é esta

MIMA Housing

Acho que ganhou um prémio de arquitetura (acho?).

Por acaso pedi-lhes uma informação porque no site não aparece nada. Se por acaso é possível juntar módulos e a resposta é positiva.

É de facto um sistema interessante, pela simplicidade e flexiblidade de se poder ir acrescentando módulos à medida das necessidades. E durabilidade e resistência dos materiais?

Também tenho curiosidade relativamente aos preços que pode custar uma solução destas (T2 por exemplo).

Pois preços, por muito gerais que fossem, era bom para a discussão.
Quanto á durabilidade, aquelas de madeira são muito resistentes, estas com outros materiais também devem ser bastante.

No site que indiquei, no separador especificações tem depois com preço. Casa 57m2 a partir de 39.900€

Pois preços, por muito gerais que fossem, era bom para a discussão.
Quanto á durabilidade, aquelas de madeira são muito resistentes, estas com outros materiais também devem ser bastante.

Não sei preços certos ao cêntimo, mas conheço quem esteja em vias de construir uma que se não me engano seria uma moradia com 3 quartos e falou-me entre 70 e 80 mil euros dependendo dos materiais escolhidos..

Tenho que tentar confirmar esses valores.

Numa pesquisa rápida, encontrei um único resultado em relação a preços:
T2 a 60-75 mil e T3 a 100-120 mil. Isto em casas com 70-80 m2 e 100 m2, respectivamente.

Tenho curiosidade em conhecer este tipo de construção, no entanto existem alguns aspectos que me intrigam, nomeadamente:
- Isolamento térmico e acústico;
- Vida útil;
- Resistência ao fogo;
- Resistência a sismos;
- Resistência a intempéries.

Numa pesquisa rápida, encontrei um único resultado em relação a preços:
T2 a 60-75 mil e T3 a 100-120 mil. Isto em casas com 70-80 m2 e 100 m2, respectivamente.

Sem mobilias? A pergunta pode parecer estúpida, mas havia uma expresa espanhola que as vendia já mobiladas.

Parece-me muito caro.

Back