Tópico das Casas Modulares

Eu já vi anúncios de casas pré-fabricadas, em que o T3 era 60.000 €, não me lembro do preço das outras tipologias. Não sei se seria o tipo de casas que estamos aqui a falar, mas por este preço, era bem bom.

Penso seriamente nesta "brincadeira" sobretudo para casa de férias. Um dos problemas iniciais que não sei como se contorna é o arrendamento de terrenos que é praticamente inexistente...

Pois, terias provavelmente de comprar o terreno.

O que vai contra o espírito da coisa...para comprar e me fixar ao terreno, construo uma casa e pronto.
[:D]

Sei que para agricultura existe algum mercado de arrendamento, agora para este fim desconheço. E claro, não estou a referir-me a colocar uma casa destas num parque de campismo ou coisa que o valha. Se houvesse mercado, não se praticavam estes preços de aluguer do espaço (Como funciona) :sh)

Por acaso até conheço as fábricas onde se produzem essas casas em Portugal mas sãos produtos normalmente destinados a exportação pois não existe em Portugal um verdadeiro know how sobre essa matéria e os empreiteiros... Preferem construir casa de tijolo arranjando todo o tipo de argumento para impedir as pessoas de pensarem nesse tipo de solução.

Os PDM tb nem sempre são favoráveis a isso.

Se quiserem ver como é , sugiro a Nauticampo no próx mês. Costuma haver lá disso e empresas que orçamentam.

Por acaso até conheço as fábricas onde se produzem essas casas em Portugal mas sãos produtos normalmente destinados a exportação pois não existe em Portugal um verdadeiro know how sobre essa matéria e os empreiteiros... Preferem construir casa de tijolo arranjando todo o tipo de argumento para impedir as pessoas de pensarem nesse tipo de solução.

Os PDM tb nem sempre são favoráveis a isso.

Se quiserem ver como é , sugiro a Nauticampo no próx mês. Costuma haver lá disso e empresas que orçamentam.

Tenho um amigo que está pensar em comprar uma de madeira e, segundo me disse, há uma série de burocracias a menos relativamente às de alvenaria. Segundo ele não é necessário licença de construção e de habitabilidade, não paga IMI... Será isto verdade?

Tenho um amigo que está pensar em comprar uma de madeira e, segundo me disse, há uma série de burocracias a menos relativamente às de alvenaria. Segundo ele não é necessário licença de construção e de habitabilidade, não paga IMI... Será isto verdade?

Depende do município.
Há municípios que não deixam...
Depois é conforme a freguesia.

em caso de dúvida é ler o PDM do local em questão.

Pois, estes conceitos novos até são interessantes. As da huf haus são espectaculares, mas depois esbarram com uns trogloditas, aka câmaras municipais...
Além disso o empreiteiro tipo, se lhe falas em fazer algo que não seja tijolo ou cimento diz logo que é impossível e mais não sei o quê...

Pois, estes conceitos novos até são interessantes. As da huf haus são espectaculares, mas depois esbarram com uns trogloditas, aka câmaras municipais...
Além disso o empreiteiro tipo, se lhe falas em fazer algo que não seja tijolo ou cimento diz logo que é impossível e mais não sei o quê...

São bem giras no entanto há ali soluções pouco adaptáveis a Portugal, pelo menos na zona de onde sou, aquelas áreas vidradas seriam a morte do artista, literalmente... (calor).

Mas tem soluções bem interessantes.[;)]

Há cerca de 10 anos atrás um amigo meu quis fazer uma casa em madeira e desistiu porque os bancos não emprestavam para este tipo de construções e/ou os seguros não aceitavam fazer seguro. Mas ele diz que entretanto isto mudou.

Já uma vez me andei a informar de preços, e se bem me lembro rondava os 25.000€ por módulo, aproximadamente. Existem módulos que são uma suite, outros cozinha e casa de banho, outros salas e por aí fora. Para um T1 para casa de férias é boa ideia. Para casa grande fica perto de uma casa em alvenaria.

Outra coisa que deixa sempre de pé atrás é naqueles dias de temporal, estar dentro da casa e estar descansado. A maioria destas casas são fixas ao solo por estacas.

Já ouvi dizer por pessoal ligado à área que o isolamento acústico e térmico é superior às casas "normais", e com custos menores. O problema base é mesmo ter que comprar o terreno, mas tendo já um é uma solução com boa relação preço/design/qualidade/facilidade de "mudar de casa" [:D]

Tenho um terreno na terra dos meus pais e a ideia é construir uma casa de férias. Já andei a pesquisar um pouco sobre isto mas a informação é muito dispersa e pouco conclusiva.

Pessoalmente agrada-me e já vi algumas a ~50000€ que pareciam ter boas condições (prontas a habitar) mas é algo "novo" em Portugal e não sei se é uma boa aposta.

Voltar
Superior