Tópico das Casas

Neste momento, estou a renegociar transferência do crédito habitação.
Proposta Bankinter:
- Prazo 30 anos
- Taxa fixa 3,25%, nos primeiros 5 anos
- Após este período, taxa variável Euribor 12 meses + Spread 1,10%
- Inclui reembolso de custos de transferência

Condições:
- Domiciliação de ordenado ou transferência mensal de 700€
- Seguro Multi Riscos no Bankinter

Aguarda aprovação do seguro de vida fora do banco, sem aumento de spread.

Proposta negociada através de intermediário de crédito.

Tenho tudo isso com 2.45% fixa a 5 anos e seguros fora.
Estás atrasado 2 mesitos...

Neste momento não faz grande diferença para a tx variável a 3 meses, mas como as coisas estão, julgo que vai compensar bastante.

Tenho tudo isso com 2.45% fixa a 5 anos e seguros fora.
Estás atrasado 2 mesitos...

Neste momento não faz grande diferença para a tx variável a 3 meses, mas como as coisas estão, julgo que vai compensar bastante.

Eu sei que me atrasei. Apesar de esperar o aumento das taxas de juro, não esperava um completo desnorte das políticas do BCE.
Com aquele discurso do BCE e pela evolução da economia, não vejo as taxas de juro baixarem nos próximos 2/3 anos, até a inflação ficar controlada.
Por isso decidi fixar a taxa para os próximos 5 anos, mesmo que reconheça que agi tarde.

Actualmente, tenho CH de taxa variável com Euribor 12m + 0,95% spread na CGD. Na próxima renovação, já iria pagar quase 5% (comparando com os 1,802% na última renovação).

Felizmente, fiz algumas amortizações consideráveis no CH nos últimos anos, sendo que actualmente devo aprox. 40% do empréstimo inicial.
Com o plano de amortizações que tenho estipulado, acredito pagar a totalidade do empréstimo nos próximos 8 anos.

Eu sei que me atrasei. Apesar de esperar o aumento das taxas de juro, não esperava um completo desnorte das políticas do BCE.
Com aquele discurso do BCE e pela evolução da economia, não vejo as taxas de juro baixarem nos próximos 2/3 anos, até a inflação ficar controlada.
Por isso decidi fixar a taxa para os próximos 5 anos, mesmo que reconheça que agi tarde.

Actualmente, tenho CH de taxa variável com Euribor 12m + 0,95% spread na CGD. Na próxima renovação, já iria pagar quase 5% (comparando com os 1,802% na última renovação).

Felizmente, fiz algumas amortizações consideráveis no CH nos últimos anos, sendo que actualmente devo aprox. 40% do empréstimo inicial.
Com o plano de amortizações que tenho estipulado, acredito pagar a totalidade do empréstimo nos próximos 8 anos.

Agora não pode fazer amortizações nos próximos 5 anos.
Quer dizer, poder podes, mas não é financeiramente sensato, porque pagas 2% de comissão e lá se vai a vantagem.

É o que eles estavam a oferecer até ao final do ano que passou a quem lá fosse.
Na altura foi muito falado aqui. Eu mudei porque os "espertos" da CGD não aceitaram passar o meu spread para 0.9. Ainda bem que não.

Agora não pode fazer amortizações nos próximos 5 anos.
Quer dizer, poder podes, mas não é financeiramente sensato, porque pagas 2% de comissão e lá se vai a vantagem.

É uma questão de fazer contas, mas no meu caso, compensa e muito.
Todo o meu empréstimo está a ser amortizado, com entregas (mensais) extraordinárias...

Neste caso, ter uma comissão de amortização de 2% sobre o capital a amortizar, é bastante mais compensador que pagar uma taxa de juro anual 3,25% do capital em dívida, durante pelo menos 5 anos.

Mas cada caso é um caso...

É uma questão de fazer contas, mas no meu caso, compensa e muito.
Todo o meu empréstimo está a ser amortizado, com entregas (mensais) extraordinárias...

Neste caso, ter uma comissão de amortização de 2% sobre o capital a amortizar, é bastante mais compensador que pagar uma taxa de juro anual 3,25% do capital em dívida, durante pelo menos 5 anos.

Mas cada caso é um caso...

As contas não são assim directas de troco os 3.25% pelos 2%.
O melhor é ires a um simulador para perceberes o mtic final com os vários cenários somando claro está os 2% da penalização no caso da amortização.

As contas não são assim directas de troco os 3.25% pelos 2%.
O melhor é ires a um simulador para perceberes o mtic final com os vários cenários somando claro está os 2% da penalização no caso da amortização.

Sim, eu sei que as contas não são assim tão directas, mas a ideia está lá.
É preferível amortizar mesmo pagando a comissão de 2% do que pagar 3,25% de juro anual.

Exemplo:
Se amortizar 50.000€, pago no máximo uma comissão de 2% (1000€).
Se não amortizar esses 50.000€, pago 3,25% de juros anuais sobre esse montante (1625€)

Nota: Acho que estás a confundir comissão fixa de amortização de 2% (só se paga com uma amortização extraordinária), com o somatório de taxa de juro anual de 3,25% + essa comissão de amortização 2% = 5,25%.
Não é a mesma coisa...

Aliás, eu já disponibilizei um bom simulador aqui neste tópico (está nas páginas anteriores), que me calcula muito bem esses montantes.

Última edição:
Sim, eu sei que as contas não são assim tão directas, mas a ideia está lá.
É preferível amortizar mesmo pagando a comissão de 2% do que pagar 3,25% de juro anual.

Exemplo:
Se amortizar 50.000€, pago no máximo uma comissão de 2% (1000€).
Se não amortizar esses 50.000€, pago 3,25% de juros anuais sobre esse montante (1625€)

Nota: Acho que estás a confundir comissão fixa de amortização de 2% (só se paga com uma amortização extraordinária), com o somatório de taxa de juro anual de 3,25% + essa comissão de amortização 2% = 5,25%.
Não é a mesma coisa...

Aliás, eu já disponibilizei um bom simulador aqui neste tópico (está nas páginas anteriores), que me calcula muito bem esses montantes.

Faz muito mais sentido:

Investir os 50000€ num produto (tipo CA) em 5 anos, imaginando média de 2% dá uma poupança de 5000€
Amortizar ao final de 5 anos com uma comissão de 0.5% que dá uma poupança de 750 (comparada com os 2%)
Totalizando uma poupança direta de 5750€ a que se devem subtrair os juros pagos a mais nos 5 anos.

Faz muito mais sentido:

Investir os 50000€ num produto (tipo CA) em 5 anos, imaginando média de 2% dá uma poupança de 5000€
Amortizar ao final de 5 anos com uma comissão de 0.5% que dá uma poupança de 750 (comparada com os 2%)
Totalizando uma poupança direta de 5750€ a que se devem subtrair os juros pagos a mais nos 5 anos.

Se eu tivesse disponível os tais 50.000€ que tu falas para investir em CA, sabes o que faria sentido?
Era não ter de pedir emprestado ao banco a pagar 3,25% anuais... [;)]
Isso sim faria muito mais sentido...

Mas voltando às tuas contas:
Investindo 50000€ em Certificados de aforro com uma média de 2% anual para render 5000€ no final de 5 anos.

Ficar a dever 50000€ a pagar 3,25% durante 5 anos: 8125€

Não consigo perceber onde está a poupança...

Última edição:
Faz muito mais sentido:

Também não percebi as tuas contas !?

Podes explicar melhor.

Não te esqueças que as taxas ainda estão a aumentar, isto significa que os encargos com o CH ainda vão aumentar.

Actualmente nada me parece melhor do que amortizar.

Taxa fixa não quero. A 3 meses está a 2.68. Não acredito que chegue a 3.5. Para o ano caso seja necessário revejo. Agora só falta mudar o seguro da casa que aumentou 70 euros num ano. Mas isso só posso mais para o fim do ano…

Ficaste com o seguro da casa no Montepio? Porque é que não negoceias agora também o seguro da casa?
Relativamente ao seguro de vida tens no Montepio ou ficaram em seguradora independente?

Se eu tivesse disponível os tais 50.000€ que tu falas para investir em CA, sabes o que faria sentido?
Era não ter de pedir emprestado ao banco a pagar 3,25% anuais... [;)]
Isso sim faria muito mais sentido...

Mas voltando às tuas contas:
Investindo 50000€ em Certificados de aforro com uma média de 2% anual para render 5000€ no final de 5 anos.

Ficar a dever 50000€ a pagar 3,25% durante 5 anos: 8125€

Não consigo perceber onde está a poupança...

Eu só usei os teus números, tu é que falaste em 50000€.

Sobre ficar a dever 50000€ a 3.25% num Crédito habitação e pagar 8125€, só seria verdade se tiveres um crédito habitação a pagar a 5 anos! Não parece ser o caso pelo que escreveste atrás! Se for a várias décadas o valor de juros dos 50000€ em 5 anos é menor.
Mesmo esses 3000€ de juros são menores que os 5750€ de poupança do exemplo.
​​​
Mas, cada um faz como quiser com o seu dinheiro.

Última edição:
O user a quem respondi tem taxa fixa a 5 anos, logo irá pagar sempre o mesmo. Se amortizar paga 2% de comissão, se esperar pelo final dos 5 anos paga 0.5% de comissão. Entretanto nestes 5 anos põe o dinheiro da amortização a render.

Voltar
Superior