Sou só eu a achar que não há falta de casas? Deixem passar uns 2/3 anos mais que vamos ver quantas casas há a mais.
Em 2011/2013 havia casas sem
compradores…
O dinheiro estava caro, a malta ajeitava-se.
Agora o dinheiro ficou barato, a malta ficou esquisita… deixou de se ajeitar.
Eu vejo muitas casas por aí, simplesmente não agradam… Agora este novo round de construção. A preços da lua… que algumas em planta já estavam vendidas, mas continuam á venda. Veremos…
Parece-me um problema de desvalorização de dinheiro.
Que saiba em Portugal ninguem sabe ao certo, a esquerda fala muito nos 6 milhoes de casas para 4 milhões de familias que existem, mas mesmo que estes numeros sejam verdade, o que interesa são os numeros por municipios/zonas, e tendo em atenção a tipologia (factor sempre ignorado).
A sociedade tem mudado, existe muito mais gente solteira, por exemplo é algo normal a maioria das cidades ter poucos T1 ou T0 para estas pessoas. Mas não existe um estudo sério sobre isto, para mim foi logo a primeira falha do plano do PS, começam a dar soluções sem saberem exactamente o estado do problema.
O aumento de preços de casas na ultima decada está muito conectada com a politica monetária expansionista, isso agora acabou (até ver..) por isso os aumentos malucos, também acabaram, neste momento tens um conjunto de factores a puxar os preços:
- O covid e trabalho remoto fez com que muita gente pudesse comprar casa em localizações mais isoladas, disparando os preços
- Empresas a parquear dinheiro em casas
- Pessoas com mais de 55 anos acham que casas é o melhor investimento do mundo, estão a comprar casas à maluca
- Jovens com mais de 30 anos agora é que têm condições para comprar casa
- Os jovens com mais de 20 anos como a economia agora está melhor, com a ajuda dos pais também estão a comprar casas.
Este ciclo não vai durar para sempre, apesar de toda a gente achar sempre que os ciclos são eternos e desta vez é "diferente".
Os preços completamente fora do alcance da população local, e alterações demográficas, juntando a percepção que casas já não é o supro sumo do investimento (não é dificil, o imobiliário comercial mostrou que as coisas mudam..), diria que quem comprou um apartamento em Viseu ou Bragança por exemplo a 400 mil euros, duvido que tenha uma boa surpresa em 2035. Lisboa Porto ou Algarve a população não deve descer até 2050 e portanto são investimentos muito mais protegidos.
Mas isto são fenomenos globais, enquanto não mexer nos USA ou europa, não pinga para Portugal, mas os valores to REIT e investimentos já mostram algumas mudanças, que ainda não chegou à economia real.