Tópico das Casas

Engenharia Aeroespacial é em Guimarães, não em Braga.

O que não altera o teu raciocínio, dado que os preços da habitação em ambas as cidades é muito semelhante.

Por acaso sabia que era em Guimarães, mas não conheço tão bem os preços por lá, e quis mais falar do que conhecia, mas tenho ideia que no geral até são mais baratos, embora a cidade de Guimarães seja diferente de Braga, o centro não é tão grande, tem mais vilas e arredores.

Enquanto profissional de uma grande empresa multinacional que já colaborou na selecção de seguramente umas 30 pessoas nos últimos 15/20 anos, lamento desiludir-te, mas a instituição onde a pessoa tirou a licentiatura/mestrado conta para o primeiro emprego, e nunca como primeiro critério. O candidato até pode vir da London Business School. Se não demonstrar energia, traquejo, eloquência e uma cultura geral generosa, não passa da entrevista.

Isto é o que acontece e o que deverá sempre acontecer, para bem das empresas.
​​​​​Mas, se o decisor for proveniente de uma católica, o elitismo (parolo) vem ao de cima. Já vi a acontecer várias vezes [:p]​​​​​​.

Para quem defende a solução: "Construa-se!"eu pergunto, construções em que depois o T1 vai custar 200k (quando não é mais), vão realmente contrubuir para resolver o problema da habitação? É que para haver construção suficiente para baixar os preços estilo efeito dominó, é preciso construir mesmo muito.. Tipo décadas de construção [:D]

Isso é impossível. Não existe mão de obra suficiente. Daqui a 10 a 15 anos vai ser caótico com a falta de know how dos trabalhadores.

Mas muita da malta de hoje em dia, veteranos da construção civil, pedreiros etc, aprenderam tudo em modo mão na massa, literalmente.
Nos que hoje começam aí, não dá pa fazer o mesmo?

Imagino que já precisem de um conhecimento base, alguma especie de formação básica, mais não seja nas questões de segurança ( ?? )

Na Madeira foram hoje apresentados dados sobre as casas a custos controlados.

https://observador.pt/2023/08/29/ma...asas-com-preco-30-abaixo-do-valor-de-mercado/

Casas 30% abaixo do preço de mercado. [:D]

Terreno privado... 0 custo, nem IMI's durante anos e anos.
Projecto publico, custo quase 0.
Taxas Camarárias 0.
Acesso a fundos bonificados e a um Iva reduzidos.

E no final o T1 vai custar 160.000€ [:)] Os T2 e T3 nem falaram de preço para não assustar.

E depois querem que os promotores comprem terrenos de milhões, paguem anos e anos de IMI dos terrenos e AIMI.
Façam a construção a pagar juros aos bancos, com Iva a 23% que não conseguem reaver.
Pagar projectos e estar anos e anos para os aprovar.
E no final deviam vender barato.

Quando o governo a oferecer metade das coisas, vai tentar reduzir 30%. [:D]

Um dos pontos que faz-me confusão não estar a ser discutido é se devemos ou não permitir mais andares de construção.

Eu percebo que é um assunto complicado e há muitos pontos contra. A parte estética, o estacionamento, etc.

Na minha cidade há vários abortos com mais de 10-12 andares, coisas horríveis feitas nos anos 70-90 (mais coisa menos coisa). Eu não defendo que se volte a permitir prédios assim.
Mas os mais recentes têm RC + 4 andares. Será que não passamos do 80 para o 8?
Rentabilizar terrenos caros ... mais o tempo que o capital está empatado com "poucos" apartamentos/metro quadrado de terreno, não deve ser uma equação fácil de resolver sem espetar a faca no cliente.

Um dos pontos que faz-me confusão não estar a ser discutido é se devemos ou não permitir mais andares de construção.

Eu percebo que é um assunto complicado e há muitos pontos contra. A parte estética, o estacionamento, etc.

Na minha cidade há vários abortos com mais de 10-12 andares, coisas horríveis feitas nos anos 70-90 (mais coisa menos coisa). Eu não defendo que se volte a permitir prédios assim.
Rentabilizar terrenos caros ... mais o tempo que o capital está empatado com "poucos" apartamentos/metro quadrado de terreno, não deve ser uma equação fácil de resolver sem espetar a faca no cliente.

Como é óbvio depende da zona.

Mas as limitações em algumas das nossas cidades são absurdas.

Em Portugal há um medo de permitir algo que tenha mais do que 8 pisos.... Ficam logo todos nervosos, e com queixas de todos os lados.

Ainda agora em Oeiras há uma discussão de um prédio que iria ter 17 andares e claro que parte da população está toda contra.

Mas voltamos ao mesmo. As Câmaras ganham milhares e milhões com IMI e vendas de terrenos e projectos e alvarás e afins e se o PDM e a Câmara permitem construir, ninguém no seu perfeito juízo irá aceitar fazer menos.

Mas muita da malta de hoje em dia, veteranos da construção civil, pedreiros etc, aprenderam tudo em modo mão na massa, literalmente.
Nos que hoje começam aí, não dá pa fazer o mesmo?

Imagino que já precisem de um conhecimento base, alguma especie de formação básica, mais não seja nas questões de segurança ( ?? )
O pessoal de antigamente começava com 14 anos a ajudante, agora antes dos 18 ninguém está disponível para trabalhar, e depois com 18 anos ninguém quer ir para as obras para ajudante... Conheces alguém? Eu só conheço uns brasileiros que se sujeitam a isso...

O pessoal de antigamente começava com 14 anos a ajudante, agora antes dos 18 ninguém está disponível para trabalhar, e depois com 18 anos ninguém quer ir para as obras para ajudante... Conheces alguém? Eu só conheço uns brasileiros que se sujeitam a isso...

Sim, é daqueles trabalhos que ninguém quer. E já nem é propriamente bem pago.

É que por si só já é um trabalho muito duro ( imagino em dias quentes !! ) , e com muitos riscos associados. Mas o principal problema é saberem que vão trabalhar em sítios que não cumprem as condições....
Alguns lá no alto sem as cordas, porra !

Os terrenos valem pelo que lá podes construir. Se puderes fazer 4 pisos tem um valor. Se passar a 16 pisos o terreno valoriza.

Agora ao fim de 2 anos já se intitulam pedreiros e nem consentem que lhes tentem ensinar algo.[:D]

Os terrenos valem pelo que lá podes construir. Se puderes fazer 4 pisos tem um valor. Se passar a 16 pisos o terreno valoriza.

Não percebo porque é que há tantas regras quanto ao que se pode ou não construir. Nem tanto nessa questão dos pisos mas não entendo porque é que num terreno fora de uma reserva natural ou seja em 90% do território há tantas restrições a todos os níveis. Um terreno tem uma determinada área mas só se pode construir um máximo de m2 determinado por alguém segundo critérios que não se entendem e com tantas regras e na maioria nem é sequer possível construir o que quer que seja nem um pré fabricado.

Isso é outra das razões pelas quais as pessoas não avançam para a construção de casa própria o que retiraria pressão das cidades.

Last edited:
Na Madeira foram hoje apresentados dados sobre as casas a custos controlados.

https://observador.pt/2023/08/29/ma...asas-com-preco-30-abaixo-do-valor-de-mercado/

Casas 30% abaixo do preço de mercado. [:D]

Terreno privado... 0 custo, nem IMI's durante anos e anos.
Projecto publico, custo quase 0.
Taxas Camarárias 0.
Acesso a fundos bonificados e a um Iva reduzidos.

E no final o T1 vai custar 160.000€ [:)] Os T2 e T3 nem falaram de preço para não assustar.

E depois querem que os promotores comprem terrenos de milhões, paguem anos e anos de IMI dos terrenos e AIMI.
Façam a construção a pagar juros aos bancos, com Iva a 23% que não conseguem reaver.
Pagar projectos e estar anos e anos para os aprovar.
E no final deviam vender barato.

Quando o governo a oferecer metade das coisas, vai tentar reduzir 30%. [:D]

No texto fala no preço médio das casas e diz ainda outra coisa…

Eu não falei em habitação social...pelo menos nos modos que tantas vezes é ( bairros manhosos ).

Também podemos dizer se o estado teria logo de pagar um T2 a 300K para novos medicos.

Deixemo-nos de parvoíces ok? não era nada disso que eu estava a falar, mas se é para trollar também não vale a pena.

Entretanto deixemos os policias em camaratas com 900 brutos/mês.

Se pagarem aos médicos a preços de mercado minimamente competitivos, não há necessidade dessas patranhas.

Mas achas que era o facto de terem um quartinho oferecido pelo estado para dormirem quando saem de 24h de trabalho (uma coisa perfeitamente normal, por exemplo, em pilotos de aviões, camionistas e controladores de tráfego aéreo) que mudaria alguma coisa no êxodo de médicos do SNS e em particular da área metropolitana de Lisboa?

É preciso alguma falta de noção.

E eu é que sou o troll.

PS - Só para lembrar que os srs Magistrados têm 900€ por mês de suplemento para a casa. Livres de IRS.
Afinal a coisa resolvia-se com uma camarata.

Se pagarem aos médicos a preços de mercado minimamente competitivos, não há necessidade dessas patranhas.

Mas achas que era o facto de terem um quartinho oferecido pelo estado para dormirem quando saem de 24h de trabalho (uma coisa perfeitamente normal, por exemplo, em pilotos de aviões, camionistas e controladores de tráfego aéreo) que mudaria alguma coisa no êxodo de médicos do SNS e em particular da área metropolitana de Lisboa?

E eu é que sou o troll.

PS - Só para lembrar que os srs Magistrados têm 900€ por mês de suplemento para a casa. Livres de IRS.

E se for um casal a viver na mesma casa têm 900x2 😁

E eu é que sou o troll.

O PS não é burro.

Tem sabido levar bem os magistrados ao colo. Muito bem aliás. .. tudo o resto pode estar a arder. Aliás dia 1 há greve geral dos oficiais de justiça.

Viva

E eu é que sou o troll.

Como é que hei de explicar?
Tu não podes pôr políticos na cadeia de Évora.

Como é que hei de explicar?
Tu não podes pôr políticos na cadeia de Évora.

Nem ia por aí.

A magistratura pode ser bem paga em valores relativos pois a maior parte dos tugas são uns tesos devido aos baixos salários praticados.
Em valores absolutos, um ordenado de 3k brutos não é nada de especial.

Para além disso só há cerca de 2000 magistrados.

Quantos médicos existem?

Essa é uma discussão interessante. Aponta soluções.

Mas há outras. Eu aponto as formas de expansão das áreas metropolitanas.

​​​​Reparem que não é necessário sair assim tão longe da AML (por exemplo) para se chegar a uma certa abundância de espaço e até alguma ruralidade.

O que fez Paris foi criar uma rede de RER que liga radialmente ao centro da cidade com rapidez e frequência.

Fala-se da possibilidade de um Aeroporto em Santarém, uns dizem que é perto e outros que é longe, mas isso devia ser medido em minutos, não em kms.

Voltando à questão meramente habitacional, em termos de ferrovia, um extremo, o Entroncamento, tem apartamentos T3, deste século, boas áreas, bons acabamentos, a perto de 200k. O intercidades leva menos de 1h ao Oriente, a frequência não é grande. O que seria necessario ter toda esta linha desde o Entroncamento até ao Oriente mais perto de Lisboa? Menos minutos de viagem? Maior frequência?

Andamos a discutir o TGV há séculos, agora vão demolir n casas desde Lisboa ao Porto. Imaginem quando é que isso se fará. E que tal discutir estas ligações a Lisboa de forma a aliviar a pressão urbana e dar soluções às pessoas no dia a dia?

Se há falta de habitação na AML há que discutir as soluções, em altura é uma delas, em "largura" será outra.
​​​​

​​

Back