Tópico das Casas

A CGD está tão a leste do paraíso que na ultima amortização extraordinária achou por bem tentar que o dinheiro fosse para um depósito a prazo [:D]

Um hiper mega super depósito de 3.25% não mobilizável por 1 ano.

Só espero que não haja tontos a cair na esparrela do gestor [:p].

Penso que é porque não compensa devido a ter CH até uma idade superior.
Paga mais juros mas dilui mensalidade no momento.

Mas posso estar enganado.

PS - altar facilmente fazes uma simulação na net.
Colocas a idade que te falta até aos 75.
Colocas o valor em dívida.
Colocas 3.5 que neste momento é o valor mais baixo a 2 anos.
Isto não demora mais de 5 minutos

Consegues perceber logo se a tua mensalidade baixava ou não.

Se vires que compensa então aí vais ao banco.

já lá vão uns meses que eu falei aqui que pedi renegociação do spread na CGD ( atualmente em 1.05 )

só burocracias absurdas, pediram :

- liquidação do IRS
- declaração IRS modelo 3
- últimos 3 recibos de vencimento de mim e da minha mulher
- declaração patronal do vínculo contratual, meu e da minha mulher
- fatura/recibo do seguro multiriscos habitação
- cópia da apólice multiriscos habitação ( pediram isto hoje )

como disse, pedi renegociação há meses

depois desta burocracia toda eu vou-me passar com uma resposta do tipo :

não é elegível !!! ou uma nega qualquer !!!

acho que me vou passar

Ainda não percebeste que vai ser sempre assim? é o que os bancos fazem, vão empatar sempre, o que vai acontecer naturalmente é que vais continuar com as mesmas condições e não vais mudar..

Real Estate Industry in Panic Mode: 45% Drop in Home Purchases – Bigger Than '08! Home sales are now down 31% in 2023. Without transactions, many jobs that are commission oriented are seeing huge declines in incomes. Real estate agents, mortgage brokers, title insurance, home inspectors. All of the various categories are entering a depressions from lack of transactions.

https://twitter.com/WallStreetSilv/status/1698794904338546711

São dados dos EUA?

Ontem vi uns dados - um bocado à pressa - e parece que no UK os dados YoY também estão feios.

E da última vez que andei a ver REITs ("fundos imobiliários") vários estavam com perdas significativas (embora alguns fossem mais virados para imóveis comerciais).

Real Estate Industry in Panic Mode: 45% Drop in Home Purchases – Bigger Than '08! Home sales are now down 31% in 2023. Without transactions, many jobs that are commission oriented are seeing huge declines in incomes. Real estate agents, mortgage brokers, title insurance, home inspectors. All of the various categories are entering a depressions from lack of transactions.

https://twitter.com/WallStreetSilv/status/1698794904338546711

Ainda não é suficiente…

China, states e Uk no lodo?

Mas aqui tudo bem, certo?

Siga, vamos aumentar ainda mais os juros [:)]

Mas a intenção do aumento das taxas de juros é mesmo esta. Comprimir as pressões inflacionistas, sobretudo nos mercados mais aquecidos, que é o caso evidente do mercado imobiliário. É bom ver que está a funcionar. Significa que os livros de economia afinal estão certos!

Em Portugal já se nota alguns empreendimentos a ter casas novas para escriturar no momento. E não vendas em planta ou em obra.

Mas também há ainda muitas vendas em empreendimentos tipo o "Campo Novo" que tem custos de 7000 a 8000€ por m2. :sh)

Em Portugal já se nota alguns empreendimentos a ter casas novas para escriturar no momento. E não vendas em planta ou em obra.

Mas também há ainda muitas vendas em empreendimentos tipo o "Campo Novo" que tem custos de 7000 a 8000€ por m2. :sh)

É de esperar que as vendas quebrem primeiro no segmento médio porque os efeitos começam sempre por surgir nos segmentos mais expostos ao crédito e portanto mais sensíveis às taxas de juros. Mas entretanto trasmite-se a todos os segmentos e a toda a cadeia, a montante e a jusante.
Pena é que isto também está a ter um grande impacto do lado do investimento porque num país com tanta falta de capital como o nosso tudo se faz com recurso a crédito, incluindo os empreendimentos imobiliários. Ou seja, a procura comprime, mas provavelmente a oferta também.

Mas a intenção do aumento das taxas de juros é mesmo esta. Comprimir as pressões inflacionistas, sobretudo nos mercados mais aquecidos, que é o caso evidente do mercado imobiliário. É bom ver que está a funcionar. Significa que os livros de economia afinal estão certos!

Sim. e os livros ensinam muita coisa, pena que os decisores e politicos (são a a mesma coisa, na verdade) sejam maus naquilo que fazem

Então no caso de PT e BCE, foi escandaloso. todos os sinais estavam ali, escarrapachados, mas diziam que era tudo temporário. depois agiram muito tarde e tem sido esta loucura.

têm de ler mais livros.

edit: fui ver t3 e T4 na minha zona para arrendar. há 6 t3, o mais barato são €1100 por 96m2

o que se "assemelha" mais ao meu T3 são 2K (mas muito mais velho, nao tem box, etc etc )

Por isso vai ficar tudo bem.:sh)

Última edição:
já lá vão uns meses que eu falei aqui que pedi renegociação do spread na CGD ( atualmente em 1.05 )

só burocracias absurdas, pediram :

- liquidação do IRS
- declaração IRS modelo 3
- últimos 3 recibos de vencimento de mim e da minha mulher
- declaração patronal do vínculo contratual, meu e da minha mulher
- fatura/recibo do seguro multiriscos habitação
- cópia da apólice multiriscos habitação ( pediram isto hoje )

como disse, pedi renegociação há meses

depois desta burocracia toda eu vou-me passar com uma resposta do tipo :

não é elegível !!! ou uma nega qualquer !!!

acho que me vou passar

Tu ainda estás à espera disso!!
A CGD já oferece Spread 0 (zero) até ao fim de 2024 e 0.9 a novos clientes.
Estão a contar com a tua preguiça.

​​​​​​

Por enquanto está tudo a correr de acordo com as previsões que li o ano passado.

O mercado está congelado, ninguém compra ou venda, levando a que todos os intermediários comecem a ter problemas porque não fazem dinheiro.

as casas acabam por não baixar porque não existe oferta suficiente.

um planalto é expectável nos próximos anos, com subidas de preço inferiores a inflação.

depois é apenas especulação, mas para 2030 nas áreas de pouca pressão demográfica os preços podem mesmo baixar significativa, continuando a pressão inflacionária nas zonas economicamente mais competitivas.

Ah pois estão, mas quem se lixa no final é sempre o mesmo.

E começa logo pelo remediado que do supermercado ao T1 em Massamá fica impedido de conseguir nem 1 nem outro.

Sim. e os livros ensinam muita coisa, pena que os decisores e politicos (são a a mesma coisa, na verdade) sejam maus naquilo que fazem

Então no caso de PT e BCE, foi escandaloso. todos os sinais estavam ali, escarrapachados, mas diziam que era tudo temporário. depois agiram muito tarde e tem sido esta loucura.

têm de ler mais livros.

edit: fui ver t3 e T4 na minha zona para arrendar. há 6 t3, o mais barato são €1100 por 96m2

o que se "assemelha" mais ao meu T3 são 2K (mas muito mais velho, nao tem box, etc etc )

Por isso vai ficar tudo bem.:sh)

O filho de um amigo entrou na Universidade este ano em Lisboa, alugaram um quarto por 800 euros para 2 putos com despesas incluídas, numa casa com 7 pessoas.

Voltar
Superior