Tópico das Casas

ricardodsb não coloco em causa a estratégia de cada um, mais nao seja se usas credito a 0% para investir em poupança como fizeste.

Há diversos outros motivos, eu por ex ainda não paguei o resto do carro porque não ganharia nd de jeito e eventualmente até perderia visto que o seguro pela financeira fica mt mais barato e a diferença face a um cá fora era gritante.

Quanto à taxa fixa, no meu caso era um completo absurdo naquilo que simulei.
Como o empréstimo é pequeno, tb não tem grande crise o acrescimo da euribor. De qq forma mesmo com 0% juros eu prefiro sempre pagar tudo a pronto aliás só nao foi a casa porque não dava.

Há ainda outra questão, quem pode pagar a pronto consegue preços melhores e melhores negócios também.

Quanto menos dívidas melhor.

Pagar as coisas a prestações diminui-te o rendimento corrente, há pessoas que têm metade ou quase do seu ordenado logo cativado para pagar dívidas e por outro lado dá uma ilusão de que se tem coisas que na verdade até estarem realmente pagas não são verdadeiramente nossas.

Casas é uma quase inevitabilidade, mas tudo o resto, férias, móveis, carros, tecnologia, etc. prefiro o método de juntar primeiro e pagar depois. É um método old-school Mas eu sou um gajo antiquado. :sh)

Quanto menos dívidas melhor.

Pagar as coisas a prestações diminui-te o rendimento corrente, há pessoas que têm metade ou quase do seu ordenado logo cativado para pagar dívidas e por outro lado dá uma ilusão de que se tem coisas que na verdade até estarem realmente pagas não são verdadeiramente nossas.

Casas é uma quase inevitabilidade, mas tudo o resto, férias, móveis, carros, tecnologia, etc. prefiro o método de juntar primeiro e pagar depois. É um método old-school Mas eu sou um gajo antiquado. :sh)

Não acho que seja antiquado, acho que tens disciplina. Eu sou adepto disso.

E talvez por isso não te estejas a lamentar que o ordenado não chega e que é só prestações e afins.

Classe baixa que vai tudo para casa e supermercado eu percebo agora classe média só chora se quiser.

....mas tudo o resto, férias, móveis, carros, tecnologia, etc. prefiro o método de juntar primeiro e pagar depois....

eu também sou assim

mas também costumo por exemplo usar o cartão de crédito para pagar algum electrodoméstico, algum produto tecnológico

e só depois de pagar essa dívida do cartão é que o volto a usar, até lá não

e faço amortizações

Não acho que seja antiquado, acho que tens disciplina. Eu sou adepto disso.

E talvez por isso não te estejas a lamentar que o ordenado não chega e que é só prestações e afins.

Classe baixa que vai tudo para casa e supermercado eu percebo agora classe média só chora se quiser.

Esses são quem?

Dá aí um intervalo de valores. [:D]

Esses são quem?

Dá aí um intervalo de valores. [:D]

Imagina por ex alguém que liquidos ganhe, sei lá, 1500 liquidos por ex.

Se, e repito, SE tiver uma prestação de 300/400 euros, está em mt melhor situação que outras pessoas e portanto, só se mete com corda ao pescoço se quiser.

E depois claro, quem ganha 2 mil, 3 mil já consegue aguentar mesmo que com rendas mt caras face ao que era há uns anos.

Mal está quem tem prestação de 200 ou 300 e ganha 700...

Imagina por ex alguém que liquidos ganhe, sei lá, 1500 liquidos por ex.

Se, e repito, SE tiver uma prestação de 300/400 euros, está em mt melhor situação que outras pessoas e portanto, só se mete com corda ao pescoço se quiser.

E depois claro, quem ganha 2 mil, 3 mil já consegue aguentar mesmo que com rendas mt caras face ao que era há uns anos.

Mal está quem tem prestação de 200 ou 300 e ganha 700...

Ah, bom. Sendo assim tenho permissão para chorar.

Ah, bom. Sendo assim tenho permissão para chorar.

Repara, como é sabido, classe baixa n é só quem ganha 700/800 liq mas tambem 1000 ou mesmo 1200 embora aqui já haja um mundo de diferença.

Mas colocando a coisa na minha visão e creio eu do v7 tambem:

Se, após prestação da casa paga a pessoa consegue viver poupando algum por mês ( claro, após agua luz etc ) fará sentido meter-se logo em prestações ou juntar e depois comprar?
Não faz nem deixa de fazer, é o critério de cada um.

Por ex já vi malta a lamentar-se que nao consegue juntar para a entrada de uma casa mas que gasta a maior parte do ordenado em consumismo desnecessário. Nada criticável, é a vida de cada um, mas a continuar assim, a vida não lhes sorri.

Segundo a ocde, é classe media quem ganha entre 75% e 200% do rendimento liquido mediano.
realco o rendimento e nao vencimento e o liquido.

Em 2022, o rendimento liquido mediano foi de 918 euros

Repara, como é sabido, classe baixa n é só quem ganha 700/800 liq mas tambem 1000 ou mesmo 1200 embora aqui já haja um mundo de diferença.

Mas colocando a coisa na minha visão e creio eu do v7 tambem:

Se, após prestação da casa paga a pessoa consegue viver poupando algum por mês ( claro, após agua luz etc ) fará sentido meter-se logo em prestações ou juntar e depois comprar?
Não faz nem deixa de fazer, é o critério de cada um.

Por ex já vi malta a lamentar-se que nao consegue juntar para a entrada de uma casa mas que gasta a maior parte do ordenado em consumismo desnecessário. Nada criticável, é a vida de cada um, mas a continuar assim, a vida não lhes sorri.

Atualmente a diferença está muito na situação da casa, conheço casais a chegar aos 40 anos que ganham 2000 euros ( casal) mas compraram casa há 10 anos por 120K, e pagam 300 euros de prestação, e conseguem aguentar-se, agora um casal nos seus 28 anos a ganhar os mesmos 2000 euros não faz nada, não consegue encontrar casa para comprar, rendas serão 700-800 euros, estas novas gerações abaixo dos 30 anos ou são muito bons e ganham + de 2K cada ou está preso.

Atualmente a diferença está muito na situação da casa, conheço casais a chegar aos 40 anos que ganham 2000 euros ( casal) mas compraram casa há 10 anos por 120K, e pagam 300 euros de prestação, e conseguem aguentar-se, agora um casal nos seus 28 anos a ganhar os mesmos 2000 euros não faz nada, não consegue encontrar casa para comprar, rendas serão 700-800 euros, estas novas gerações abaixo dos 30 anos ou são muito bons e ganham + de 2K cada ou está preso.

Sim os mais novos estão mais entalados, a cena é que antes ia-se para VFX , Castanheira, Carregado, Azambuja, Mafra, etc etc.
Zonas boas mas com preços em conta. Um pouco mais afastadas que a linha de Sintra mas com muito mais qualidade no geral.

Por 70K, 90K, 110K.

Agora estas zonas é de 120K para cima e e.....

E claro rendas de 800/900, surreal.

Enfim, havia alternativas. Agora, chapéu, já há malta a comprar casa em Santarém, o que ir e vir todos os dias pa LX ainda é um bocado.

Deu na RTP3 uma reportagem de um deposito de munições nato ali para Fernão Ferro em que tem lá um bairro à volta e não seria suposto ter por ser zona perigosa, há sempre risco de explosão e não é recomendável e etc.

Mas aqui surge curiosidade minha.
É que a câmara não sabe quantas pessoas ali vivem.....não há censos...,. e a malta tinha ou comprava terrenos , portanto eram deles, mas constriuam ilegalmente.
Não têm electricidade nem água.

MAS...pagam IMI....então? para pagar está OK, mas para ter serviços básicos..chapéu..

Actualmente se não tens familia para ajudar (seja com a entrada de casa, fiadores, terrenos etc) muito poucos conseguem ir a lado algum.

Claro que isto tem consequências, começou já com o corte e aumentos de impostos para o AirBnb, com o fim do regime de residentes não habitual, quem felizmente está do lado que passa ao lado desta crise (por ter famílias com posses e/ou ter sucesso profissional) vai levar por tabela, um povo cada vez mais pobre e sem acesso ao básico vai fazer muita pressão para castigar os que estão bem.

Um casal médio em Portugal, sem ajuda familiar, pouco mais pode ambicionar do que um modesto apartamento alugado, e viver com o dinheiro contado para o básico, e se na loucura tiver um filho vai ser a contar tostões se está na classe média e não tem ajudas familiares. E quando se reformar ou o estado dá uma ajuda de subsistência ou acabam a não parar rendas porque não recebem para isso.

Por isso sim, pelo conjectura do pais, quem tem imóveis, prepare para pagar bem por eles, os aumentos vão ser brutais e o povo vai aplaudir. Principalmente para segunda habitação e casas vazias. Porque quando o estômago está vazio, deixamos de pensar racionalmente como resolver os problemas, e passamos a atacar quem está do outro lado da situação.

Por isso é que acredito que existe uma bolha imobiliária em Portugal, porque a pressão pelo parte do estado vai ser tão forte que vai destruir os valores intrinseco da propriedade, mas sem perda da receita fiscal.

Last edited:
Deu na RTP3 uma reportagem de um deposito de munições nato ali para Fernão Ferro em que tem lá um bairro à volta e não seria suposto ter por ser zona perigosa, há sempre risco de explosão e não é recomendável e etc.

É que a câmara não sabe quantas pessoas ali vivem.....não há censos...,. e a malta tinha ou comprava terrenos , portanto eram deles, mas constriuam ilegalmente.

MAS...pagam IMI....então? para pagar está OK, mas para ter serviços básicos..chapéu..

Qualquer “prédio” urbano ou rústico paga IMI ainda que diferentes.

A questão é no caso que referes que IMI pagam ?

Há "milhões" de imóveis nessa situação em Portugal.
Por serem construções já com muitas décadas e anteriores ao RGEU (1951), ou por terem sido construídas na época dos "patos bravos" (pós 25 abril até anos 90) onde o descontrolo era grande, ou por sofrerem alterações posteriores (ou até durante a obra) fora da licença que obtiveram, muitos imóveis estão ilegais em termos de Câmara Municipal, mas pagam IMI.
Até as ruínas pagam IMI, muitas vezes não é assim tão pouco... até porque as supostas áreas e parâmetros urbanísticos podem não estar corretos.

Volta e meia vão-me passando pelas mãos alguns casos destes, alguns difíceis de resolver porque as câmaras por vezes ligam o complicometro, outros simplesmente impossíveis de resolver.
O típico cidadão português com a sua tendência de "pato-bravo" acha sempre que é mais esperto que os outros, e quer sempre alterar coisas e fazer mais do que aquilo que pode. Depois às vezes dá mau resultado...

Vejam o caso do centro comercial stop, não é mais nem menos do que aconteceu com "milhões" de casas em Portugal, a diferença é que não é uma residência privada, mas sim um edifício aberto ao público.

Qualquer “prédio” urbano ou rústico paga IMI ainda que diferentes.

A questão é no caso que referes que IMI pagam ?

Pagam se tiverem inscritos na Conservatória (como deveria ser com todos), e quando os donos fazem a respectiva transferência de propriedade dos terreno quando compram ou quando herdam.

Na "minha aldeia" é bastante comum as pessoas não terem os terrenos corretamente registados no seu nome, muito na base do "deixa andar" e para não pagar o IMI desses terrenos, diga-se...

Os meus pais têm os terrenos todos corretamente registados, aquilo varia um bocado, uns pagam praí 20x mais por M2 do que outros (tenho de tentar perceber porquê), mas não é muito por ano.

Tenho um tio que há uns 40 anos ou mais herdou os terrenos dos pais e dos sogros, decidindo logo na altura vender tudo. Vendeu, e alguns proprietários não passaram de nome, continua a pagar o IMI desses terrenos, imagina [:D]. Como são uns cêntimos, deixa andar...

Há conta de as pessoas só terem os terrenos "registados" nas finanças, nos livros antigos, e a transitar nas relações de bens de herança em herança, é muito fácil de fazer macacadas como alterar áreas ou partes e eliminar alguns dos herdeiros de forma muito fácil e nem sequer deixar rasto de quem o fez.

Por isso cuidado! Quem tem terrenos, protejam-se.
Nem quero imaginar as macacadas que foram feitas agora com o levantamento de registos dos terrenos, zonas de monte... prospecção de lítio...😬

Back