Tópico das Casas

No porto há um empreendimento de Luxo que tem uma solução para as cozinhas abertas ou fechadas, Mas curiosamente não sei se resultou. Acho que se perde demasiado espaço.

image.png
Tem umas portas de vidro que abrem e permitem abrir a cozinha.
Mas optaram por uma ilha "design" xpto que não me parece resultar, em termos de espaço perdido.

image.png

image.png

Agora em termos de acabamentos pelo que tenho visto, este empreendimento é dos com mais qualidade que há. Muitos detalhes bons e acabamentos de luxo.
Claro que este T4 custa 2 milhões...

No outro dia falaram-me de um empreendimento em Carcavelos que quando foi lançado pesquisei, mas abandonei logo a ideia pelos preços particados.
Curiosamente pelo que tenho visto em Lisboa e Oeiras por norma o salto em preço é muito maior de um T3 para um T4 do que de um T2 para um T3. Por exemplo.
Há empreendimentos onde um T3 custa 600/700 e os T4 já passam o milhão.

Mas neste de carcavelos os T3 são estupidamente caros, o que acho que perde todo o sentido quando comparado com um T4.

Por exemplo este é um T3 de 1.2 milhões.
image.png
Um T3 "bom", 3 suites, uma sala simpática, uma varanda que não é enorme, mas é simpática. A cozinha é que é pequena, e tem aquele espaço "exterior" mas que tem lá o depósito por isso não serve de lavandaria. A suite 2 fica estranha com a porta da casa de banho em cima da cabeceira....

Depois temos o T4.

image.png

Ganha mais cozinha, uma boa lavandaria, um sala bem maior, mais 1 quarto, a Suite 3 é a mais manhosa (como a Suite 2 do T3), mas a Suite 2 até é boa, e a Maste Suite é que curiosamente é pior. Mas no corredor há um armário enormeeeeeeeeee, não falta arrumação.
A varanda também é bem maior.

O T4 custa 1.5 milhões. Ok 300.000€ é muito dinheiro. Mas quem dá 1,2 por um T3 Bom/normal, será que não dá 1.5 por um T4 fixe? ​

Essa separação da cozinha com vidro resolve o problema dos cheiros, mas não elimina a necessidade de se ter sempre a cozinha arrumada e capaz de se lamber.

No outro dia falaram-me de um empreendimento em Carcavelos que quando foi lançado pesquisei, mas abandonei logo a ideia pelos preços particados.
Curiosamente pelo que tenho visto em Lisboa e Oeiras por norma o salto em preço é muito maior de um T3 para um T4 do que de um T2 para um T3. Por exemplo.

Mas neste de carcavelos os T3 são estupidamente caros, o que acho que perde todo o sentido quando comparado com um T4.

Um T3 "bom", 3 suites, uma sala simpática, uma varanda que não é enorme, mas é simpática. A cozinha é que é pequena, e tem aquele espaço "exterior" mas que tem lá o depósito por isso não serve de lavandaria. A suite 2 fica estranha com a porta da casa de banho em cima da cabeceira....

Depois temos o T4.

Ganha mais cozinha, uma boa lavandaria, um sala bem maior, mais 1 quarto, a Suite 3 é a mais manhosa (como a Suite 2 do T3), mas a Suite 2 até é boa, e a Maste Suite é que curiosamente é pior. Mas no corredor há um armário enormeeeeeeeeee, não falta arrumação.

O T4 custa 1.5 milhões. Ok 300.000€ é muito dinheiro. Mas quem dá 1,2 por um T3 Bom/normal, será que não dá 1.5 por um T4 fixe? ​

Depende do orçamento de cada um. E do cliente alvo desse empreendimento.

XKCD de hoje [:p] : https://xkcd.com/2891
log_cabin.png

Faria algum sentido que um imposto que inflaciona o valor das rendas em 28%, aliado à existência dos impostos associados à aquisição de um imovel e à posse, fosse, no mínimo, parcialmente utilizado numa situação que ajuda a empolar.

Continuo a achar de loucos ninguém falar nos 28% com que o estado fica neste capítulo da habitação... Mas pronto, culpe-se os senhorios...

Os 28% de imposto são uma barbaridade nisso toda a gente está de acordo. Mas não é o imposto que inflaciona o valor das rendas, o que inflaciona é o excesso de procura.

Mesmo que este ou outro qualquer outro governo erradicasse este imposto as rendas não baixariam. Quem disser o contrário está simplesmente a mentir.

Está a mentir pq? Quantos imóveis não estão fora do mercado devido a este imposto.

O que causa aumento de preços é o aumentado da procura mas tb a incapacidade de criar mais oferta.

Quem negar isto, está a mentir.

Está a mentir pq? Quantos imóveis não estão fora do mercado devido a este imposto.

O que causa aumento de preços é o aumentado da procura mas tb a incapacidade de criar mais oferta.

Achas que quem considera arrendar não o faz porque tem que pagar imposto ?

Os 28% podem ser menos consoante o prazo dos arrendamentos.

Mas se pagámos imposto pelos rendimentos do trabalho, não me choca que paguemos também por outros rendimentos, como as rendas.

Depois temos o T4.

O T4 tem melhor relação qualidade/preço, sem duvida.

Agora para um cliente que já esteja a dar tudo para dar 1.2 pode ser impossível chegar aos 1.5

É como comprar uma casa de 240 ou de 300, é muita diferença.

Por causa do imposto não está nenhum fora do mercado, já por causa da inacção da justiça acredito que estejam muitos.

Estas a dar-me razão, o que impera aqui é a lei da oferta e da procura.

O T4 tem melhor relação qualidade/preço, sem duvida.

Agora para um cliente que já esteja a dar tudo para dar 1.2 pode ser impossível chegar aos 1.5

É como comprar uma casa de 240 ou de 300, é muita diferença.

Sim claro que haverá inúmeros casos e situações diferentes.
E sim a diferença é de 25% mais.
Mas não acho que seja igual dar 1.200.000 ou 1.500.000 E 240.000 e 300.000, apesar de ser o mesmo aumento (25%) são situações diferentes.

Estão dezenas (ou até centenas???) de milhares de imóveis fora do mercado, porque as pessoas não estão para terem problemas que são autênticos filmes de terror, se apanharem um inquilino aldrabão e/ou problemático.
A relação risco/benefício muitas vezes não compensa.

E depois há o risco do estado lembrar-se e proibir actualizações (repetir o que fez com as rendas pré-NRAU por exemplo), tornar ainda mais draconianas as regras para despejo, etc.

Basicamente o estado pode fazer leis completamente ad-hoc e do nada alterar completamente a legislação do ramo. Isso gera uma insegurança que afasta muita gente que é conservadora e detesta o risco.

Last edited:
Mas não acho que seja igual dar 1.200.000 ou 1.500.000 E 240.000 e 300.000, apesar de ser o mesmo aumento (25%) são situações diferentes.

Percebo o que dizes. Normalmente em valores mais elevados as taxas de esforço são menores e há mais flexibilidade para acomodar diferenças.

Mas ..... conheço alguns casos de pessoal que esticou bastante a corda em valores já altinhos (mas ainda abaixo de 1M)

No porto há um empreendimento de Luxo que tem uma solução para as cozinhas abertas ou fechadas, Mas curiosamente não sei se resultou. Acho que se perde demasiado espaço.

Tem umas portas de vidro que abrem e permitem abrir a cozinha.
Mas optaram por uma ilha "design" xpto que não me parece resultar, em termos de espaço perdido.

Agora em termos de acabamentos pelo que tenho visto, este empreendimento é dos com mais qualidade que há. Muitos detalhes bons e acabamentos de luxo.
Claro que este T4 custa 2 milhões...

Esse empreendimento tem algumas habitações interessantes, e essa que colocaste até me parece ser das piores.
de notar que a casa é praticamente mono orientada (a sul), e tem nas costas a linha do norte, e supostamente no futuro a linha do TGV...

São vários tipos de habitações:
- um bloco no cimo e junto à linha com casas simples ou duplex
- duas filas de moradias individuais, em banda
- na linha mais abaixo algumas moradias

​​​​​​

Temos de ver pelo valor do metro quadrado. Já agora, em que zona fica o empreendimento?

Back