Tópico das Casas

Se as obras decorrem ao fds e te incomodam, é chamar a GNR.

Regulamento Geral do Ruído

Artigo 16.º
Obras no interior de edifícios
1 - As obras de recuperação, remodelação ou conservação realizadas no interior de edifícios destinados a habitação, comércio ou serviços que constituam fonte de ruído apenas podem ser realizadas em dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, não se encontrando sujeitas à emissão de licença especial de ruído.​

É "comum" conseguir-se fazer uma segunda hipoteca à casa? Tal como nos States?

Digo isto pelo seguinte: Vamos imaginar que uma pessoa tem uma casa que vale 400k. O crédito habitação vai a meio. Quer comprar uma nova casa de 500k sem ter esse dinheiro no banco. Como faz?

O caminho "normal" seria pedir uma segunda hipoteca, embolsar 400k, e depois com mais umas poupanças comprava a nova a 500k.
Quando fizesse a mudança, metia a casa velha a venda, e quando vendesse amortizava as duas hipotecas da casa velha, e fazia um novo CH para a casa nova (seria quase uma transferencia de crédito apenas).

Isso é possível?

Digo isto pelo seguinte: Vamos imaginar que uma pessoa tem uma casa que vale 400k. O crédito habitação vai a meio. Quer comprar uma nova casa de 500k sem ter esse dinheiro no banco. Como faz?

O caminho "normal" seria pedir uma segunda hipoteca, embolsar 400k, e depois com mais umas poupanças comprava a nova a 500k.
Quando fizesse a mudança, metia a casa velha a venda, e quando vendesse amortizava as duas hipotecas da casa velha, e fazia um novo CH para a casa nova (seria quase uma transferencia de crédito apenas).

Isso é possível?

Mete a velha à venda por 400k, e quando o fizeres o banco do comprador vai utilizar o valor em questão para amortizar o remanescente do teu crédito. O que sobrar podes dar para entrada da nova.

Mete a velha à venda por 400k, e quando o fizeres o banco do comprador vai utilizar o valor em questão para amortizar o remanescente do teu crédito. O que sobrar podes dar para entrada da nova.

Na teoria quando mudas e vendes na mesma semana.....
E quando compras em construção? Ficas à espera da chave na mão, e só vendes eventualmente semanas depois.... como é nesse caso (o mais comum)???

E não estou a falar em vender logo, e ir arrendar uma casa temporariamente.....

Na teoria quando mudas e vendes na mesma semana.....
E quando compras em construção? Ficas à espera da chave na mão, e só vendes eventualmente semanas depois.... como é nesse caso (o mais comum)???

E não estou a falar em vender logo, e ir arrendar uma casa temporariamente.....
Esquece o que eu disse é numa lógica de residência secundária.

Habitação própria é mais complexo.

A título de curiosidade, quanto é que se consegue de taxas mistas hoje em Portugal?

Dei uma olhadela pelos Reddits e alguns simuladores e algo me está a escapar ou então algo se passa.

Em Espanha, centrei-me em dois bancos (que nem são o meu banco nem têm histórico), o BBVA e a Ibercaja, e fiz apenas simulações online e duas aproximações por telefone, sendo que ainda dá para apertar um pouco mais ao vivo.
Consigo TIN a rondar os 1.80% a 2% e TAE a rondar os 3%, nos primeiros 10 anos do crédito, de aí para a frente é o típico Euribor + 1% de Spread.
Em Portugal, só online, vejo TAN a roçar os 3% e a TAEG a ultrapassar os 4%, e o meu banco (Activo) só fixa a 3 anos.
O pior ainda são as bonificações exigidas, no caso de Espanha consegui a domicílio só a partir do 120º mês e os seguros com eles no primeiro ano.
Em Portugal, o Activo está a pedir domiciliação ordenada, cartão de crédito, crédito pessoal, seguros, domiciliação de pagamentos e seguros. :sh)

Mas o que é isto? Está-me a escapar alguma coisa?

Um tema que não queria levantar, mas que é pertinente, é que em ambos os bancos qualificam como Rentas Altas quando insiro o meu vencimento, este tipo de segmentação diz-me zero porque em Portugal também há os Selects e os Prestige desta vida que sempre liguei zero a isso, mas é que aqui vê-se efetivamente a taxa bonificada, tanto em misto como e fixa, em Portugal existe este tipo de bonificação? Ou a bonificação é contrair créditos ao consumo? [:vm)]

image.png

Será que uma proposta de 190.000€ dentro do envelope seria considerada insultuosa?
Imagino que devam aparecer várias propostas acima do valor pedido, mas também há a hipótese de não aparecerem... digo eu.

já existe resposta ? foi vendida ?

A título de curiosidade, quanto é que se consegue de taxas mistas hoje em Portugal?

Dei uma olhadela pelos Reddits e alguns simuladores e algo me está a escapar ou então algo se passa.

Em Espanha, centrei-me em dois bancos (que nem são o meu banco nem têm histórico), o BBVA e a Ibercaja, e fiz apenas simulações online e duas aproximações por telefone, sendo que ainda dá para apertar um pouco mais ao vivo.
Consigo TIN a rondar os 1.80% a 2% e TAE a rondar os 3%, nos primeiros 10 anos do crédito, de aí para a frente é o típico Euribor + 1% de Spread.
Em Portugal, só online, vejo TAN a roçar os 3% e a TAEG a ultrapassar os 4%, e o meu banco (Activo) só fixa a 3 anos.
O pior ainda são as bonificações exigidas, no caso de Espanha consegui a domicílio só a partir do 120º mês e os seguros com eles no primeiro ano.
Em Portugal, o Activo está a pedir domiciliação ordenada, cartão de crédito, crédito pessoal, seguros, domiciliação de pagamentos e seguros. :sh)

Um tema que não queria levantar, mas que é pertinente, é que em ambos os bancos qualificam como Rentas Altas quando insiro o meu vencimento, este tipo de segmentação diz-me zero porque em Portugal também há os Selects e os Prestige desta vida que sempre liguei zero a isso, mas é que aqui vê-se efetivamente a taxa bonificada, tanto em misto como e fixa, em Portugal existe este tipo de bonificação? Ou a bonificação é contrair créditos ao consumo? [:vm)]

Ve no site dos Bancos:

BPI 3 anos 2,55% , publicitam 5 e 10 anos mas não há info sobre valores

Bankinter tem várias opções conforme o prazo, tudo abaixo dos 3%

ed57aad4-e882-4596-8a68-6b2a2c9699ca
2,00%* durante o primeiro ano
2,89% durante os primeiros 10 anos

2,50% durante os primeiros 2 anos
2,89% durante os primeiros 15 anos

2,50%** durante os primeiros 3 anos
2,89% durante os primeiros 20 anos

2,69% durante os primeiros 4 anos
2,89% durante os primeiros 25 anos

2,69% durante os primeiros 5 anos
2,89% durante os primeiros 30 anos

Fonte: https://www.bankinter.pt/credito-habitacao/taxa-fixa-promocional

https://www.bancobpi.pt/particulares/credito/credito-habitacao/credito-habitacao-taxa-mista

Ainda depende de muita coisa.

Mas o BCP e penso que o Montepio "oferecem" o spread na taxa fixa a 2 anos, ou seja fica a 2.1% (se não estou em erro).
E depois consegues Euribor + 0.7 ou 0.65 ou até 0,6% de spread.

Ainda depende de muita coisa.

Mas o BCP e penso que o Montepio "oferecem" o spread na taxa fixa a 2 anos, ou seja fica a 2.1% (se não estou em erro).
E depois consegues Euribor + 0.7 ou 0.65 ou até 0,6% de spread.

Isso do "oferecer" é uma invenção.
Taxa fixa é taxa fixa. É taxa final ponto final.

Só existe spread em taxa variável

Isso é possível?

Sim. Isso faz-se. Se o CH ja for antigo ou a divida ja for muito abaixo do valor da casa, é simples.

A melhor forma até pode ser mudando de banco em que eles oferecem muitas vezes todos esses dossiers, avaliação do imovel, etc.

Uma cena que irrita me é a falta de um espaço para lavandaria nos apartamentos novos.
Sim eu entendo que área é dinheiro, mas fosgas, não me lixem. Pagar 600k+ euros por um T3 hoje em Lisboa novo em planta e depois para estender a roupa tem que ser no meio da sala ou então em varanda minúscula? E no Inverno?? Com os dias húmidos?

E pior são essas cozinhas em open space com a sala..... uma pessoa a relaxar no sofa a ver tv e o barulho das maquinas a lavar atrás :sh)

Isso é possível?

Chama-se a isso refinanciamento.

Vamos imaginar:
Tens uma casa actual que é avaliada em 400.000€.
O crédito habitação vai a meio, por exemplo, faltam 100.000€ para pagar.

Consegues pedir uma nova hipoteca, até 90% do valor da avaliação da casa actual dependendo da oferta dos bancos.
Assim sendo, fazendo as contas para 90% da avaliação, consegues pedir até ao montante total de 360.000€ - 100.000€ do crédito habitação actual = 260.000€.
Para comprar a casa de 500.000€, precisas de arranjar os restantes 240.000€ (acrescentando o montante necessário para impostos, escrituras, etc...)

Esta solução é muito utilizada na compra de imóveis (e não só) que não têm condições para ser comprados através de escritura (Imóveis provenientes de execuções bancárias, penhoras, insolvências, imóveis acabados mas sem licença de utilização, ou imóveis por acabar...).
Também é uma solução para adquirir outros bens em que os créditos têm taxas de juro muito elevadas (tipo o crédito automóvel...).

Nota: Assume-se que existem rendimentos suficientes para pedir CH de 400.000€....

Last edited:
depois para estender a roupa tem que ser no meio da sala ou então em varanda minúscula? E no Inverno?? Com os dias húmidos?

Isto por cá é um bocado a aldeia da roupa branca estendida a secar ao sol, muito natural e ecológico, mas noutros sítios usam máquinas de secar a roupa [:p]

Há mesmo prédios em que ninguém tem máquinas de lavar/secar roupa no apartamento, só há lavandaria comunitária.

Isto por cá é um bocado a aldeia da roupa branca estendida a secar ao sol, muito natural e ecológico, mas noutros sítios usam máquinas de secar a roupa [:p]

Há mesmo prédios em que ninguém tem máquinas de lavar/secar roupa no apartamento, só há lavandaria comunitária.

Sim, no The Big Bang Theory! [:D]

Mas agora a falar a sério, máquinas de secar não destroem a roupa? Pelo menos foi o que eu sempre ouvi, que isso diminuía a vida útil das roupas....

Mas agora a falar a sério, máquinas de secar não destroem a roupa? Pelo menos foi o que eu sempre ouvi, que isso diminuía a vida útil das roupas....
Sim, desgasta mais a roupa.

Nem sempre a opção dos outros é a melhor para nós. Em paises com menos horas de sol, faz sentido um recurso mais intensivo à maquina de secar. Por cá, numa boa parte do ano, não faz grande sentido, excepto em zonas mais poluidas ou por questoes arquitectónicas.

Aqui em casa usamos maquina se secar o ano todo e o máximo que conseguimos.
no entanto há roupa que não pode secar na máquina porque se o fizermos passa a ser roupa de criança. (Encolhe)

Back