Tópico das Casas

Sendo que vou fazer escritura amanhã e precisava das guias do IMT e do IS, é normal aparecer o meu nome quando consulto a papelada no site das finanças com o meu NIF, e o da minha mulher quando se consulta com o dela?

O unico conselho que te posso dar, é: Braga é uma cidade que cresceu desmensuradamente para os suburbios. Hoje em dia há um excesso brutal de casas em Braga (daí serem tão baratas). Se vais comprar casa, concentra-te na zona azul escura:

650px-Braga_freguesias.png

Por vezes estes mapas são um bocado redutores.
Exemplo, freguesia de Celeirós, Esporões, Palmeira, Adaúfe a azul-"intermédio" estás a 5 minutos (fora das horas de ponta) do centro da cidade, tens acessos à via rápida "circular de Braga".

Por fim, quanto a impostos, ela só vem cá raramente e de férias, como deverá proceder com pagamentos de irs e afins?
Obrigado a todos desde já.

Se a residência não é em Portugal, então a taxa de IRS a aplicar aos rendimentos prediais neste momento é de 28%. É quase 1/3 da renda, tem que fazer bem as contas se é o tipo de investimento que lhe vai compensar.

Se a residência for em Portugal, então já pode englobar os rendimentos prediais, mas se tiver rendimentos do estranjeiro também tem que declarar, por isso ate pode ir para uma taxa maior.

Investir para alugar só se for mesmo num sitio muito procurado, tipo centro de Lisboa ou Porto. Antigamente era negócio garantido, agora é preciso pensar muito bem no assunto.

É, não é?

Essa zona é bastante simpática e tão perto de toda a confusão e ao mesmo tempo com uma pacatez típica de um bairro antigo. [br:)]

Uma questão.
Imaginemos que quero comprar a casa do meu sogro.
Ela vale X, meu sogro tem que declarar esse valor às finanças que recebeu!
Será que depois vai ter que pagar alguma coisa as finanças no irs?

Outra ideia que não sei se é possível, fazer uma doação e depois eu fazer uma hipoteca sobre a casa de um valor x para lhe dar.

Alguém pode explicar o que se pode fazer é não.

Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

Uma questão.

Outra ideia que não sei se é possível, fazer uma doação e depois eu fazer uma hipoteca sobre a casa de um valor x para lhe dar.

No primeiro caso,

Chama-se mais valias e se não apresentar prova de investimento do que vai ganhar com a venda da casa (p.e. na compra de outra) vai ter uma grande penalização no IRS.

Quanto à doações não estou por dentro da lei...

No primeiro caso,

Chama-se mais valias e se não apresentar prova de investimento do que vai ganhar com a venda da casa (p.e. na compra de outra) vai ter uma grande penalização no IRS.

Quanto à doações não estou por dentro da lei...
Pois. Esse seria o problema.
Doação seria o melhor. Mas também essa solução não é viável porque tem mais filhas.
Teria de pagar de alguma maneira.
Fazer depois uma hipoteca não sei se é solução ou se os bancos aceitam.

Se a residência não é em Portugal, então a taxa de IRS a aplicar aos rendimentos prediais neste momento é de 28%. É quase 1/3 da renda, tem que fazer bem as contas se é o tipo de investimento que lhe vai compensar.

Se a residência for em Portugal, então já pode englobar os rendimentos prediais, mas se tiver rendimentos do estranjeiro também tem que declarar, por isso ate pode ir para uma taxa maior.

Investir para alugar só se for mesmo num sitio muito procurado, tipo centro de Lisboa ou Porto. Antigamente era negócio garantido, agora é preciso pensar muito bem no assunto.

Muito obrigado.

Andei a pesquisar sobre isso e pelo que vi da para fazer por englobamento, o que provavelmente sendo os únicos rendimentos da pessoa em questão em Portugal deverá ser o mais vantajoso.
Entretanto também encontrei a hipótese da tributação na categoria B, tendo para isso apenas que entregar a declaração de início de actividade.

Qual a hipótese que consideram mais válida tendo em conta que as rendas serão inferiores a €10.000/ano?

Pois. Esse seria o problema.
Doação seria o melhor. Mas também essa solução não é viável porque tem mais filhas.
Teria de pagar de alguma maneira.
Fazer depois uma hipoteca não sei se é solução ou se os bancos aceitam.
se o homem tem a casa À mais de não sei quantos anos penso que não se aplica a história das mais valias.

No entanto, é possível estar isento de imposto em determinadas situações. Por exemplo, quando estão em causa mais-valias obtidas com a venda de imóveis que foram adquiridos antes de 1989 não há lugar à tributação destas operações, uma vez que estes imóveis estão isentos de imposto. Apesar disso, os contribuintes terão sempre de declarar estas operações, preenchendo para este efeito o Anexo G1, relativo às mais-valias não tributadas.
http://saldopositivo.cgd.pt/como-declarar-mais-valias-da-venda-de-uma-casa/

Uma questão.

depende de há quantos anos a casa é do teu sogro,
se tem outras filhas não pode vender (nem dar) sem o acordo delas
há muitos detalhes a considerar

Antigamente não se podia ir ao jardim do torel depois das 20h...

E como é actualmente? É uma zona segura actualmente? Eu vi muita xungaria a uns 700 metros do CMP, já mais para os lados da Almirante Reis, junto à morgue. Há lá umas fábricas abandonadas que são mesmo convidativas para os drogados irem tomar o calduço. A camara devia fazer algo ao respeito.

Voltar
Superior