Tópico das Casas

Parabéns pelo filho e pela casa! O resta são estórias
Que tudo corra pelo melhor ;)

Quando penso comprar casa em Pt para o ano e leio essas histórias até fico arrepiado... não sei se teria paciência!

Parabéns!

Obrigado, agora é seguir em frente.

O processo foi iniciado no dia 13 de Setembro e terminado a 2 de Novembro com a escritura. Não percebo como tudo isto demora mais de duas semanas... Não vejo razão para tal.

A última barreira foi quando no dia da escritura, após 7 semanas da entrega dos documentos do imóvel, quando o banco descobriu que estava a ser feito CH para aquisição de edifício com habitação e espaço comercial. Pelos vistos há várias interpretações da lei neste ponto. E, por azar, o solicitador designado tinha uma "adversa". No entanto acabou por fazê-lo após autorização escrita do banco.

Devemos ter tido muito azar com os hospedes então... Vimos um pouco de tudo, mas um grupo de 11 chineses (sim, 11 para um T2 tipico de alvalde) levaram a medalha de ouro, no que a incomodo diz respeito.

Antes de ser AL foi habitação para estudantes e nunca tivemos problemas de maior. Depois foi vendido e transformado em AL e houveram queixas desde os primeiros hospedes. Eram festas, chegavam de noitadas às tantas, chegaram a vomitar à minha porta e a baterem às 4h da manhã de uma segunda, um gajo que enfardou na namorada e deixo-a fechada na casa e ela ao gritos, os chineses partiram uma chave dentro da porta do prédio, jogavam o lixo pela janela, faziam um cagaçal enorme, deitavam-se em cima dos carros, bateram no cão da administradora do prédio (um cachorrinho de 3 meses que enfardou um valente pontapé na cabeça).

Cheguei eu mesmo a trocar-me de razoes com um holandês que achava graça em mijar entre os carros.

Todas as situações foram reportadas aos proprietários do apartamento, que nunca se dignaram sequer em responder. Ainda apertei os colarinhos ao rapazito que vinha cá deixar as pessoas, mas era apenas um intermediário. Nunca deram a cara. Mostra realmente que o dinheiro é o mais importante, ou então, sempre teve medo porque gente para lhe chegar ao canastro não faltava.

Foi uma batalha ingrata e acabámos por nos mudar. E o mais parvo disto tudo, é que a maria trabalha em alvalade, e o escritorio ficava a 300m. Com o aumento estapafurdio das rendas, estamos agora a 15kms, mas ao menos, conseguimos chegar a casa e descansar.

Curiosamente, tenho um colega de trabalho que comprou casa na Almirante Reis há 5 anos, e 3 dos apartamentos do prédio foram comprados e transformados o ano passado em AL. A experiencia dele também está a ser muito negativa, ao ponto de ter adiado a sua vida (ser pai) e mudar-se dali para fora. E assim se vai entregando uma cidade ao turismo e expulsando as pessoas do centro. Pessoas essas que depois passam a ter outros problemas para resolver, nomeadamente a deslocação.

Concluindo que sou completamente contra e no caso de existir, que os habitantes permanentes sejam diratamente recompensados por lei, pelos incomodos. Não há dinheiro que compre o descanso, mas nem dinheiro nem descanso, é caso para dar *****.
Mas eu estou totalmente de acordo contigo, no que respeita a Lisboa. E até com AL en prédios, no geral, porque há sempre repercussões e é raro o proprietário que se importa com elas. E aí devia haver medidas para meter os proprietários em sentido. Não digo estragar o negócio, mas haver castigos de monta para quem deixa a coisa descambar assim.

Bem depois de comprar a minha casa em finais de Março já tenho distanciamento suficiente para indicar o que correu bem e mal.
Não vou ser exaustivo.
De todo o modo fiquei abismado com a prestação paupérrima de certas empresas.
Assim os pontos positivos foram:
BCP
Empreiteiro/Vendedor
Águas de Coimbra
EDP.

Parte negativa:
Meo
Lusitânia Gás.
Alguns transitários de entregas de móveis
A parte do Gás foi particularmente ridícula (o Meo tb foi mas é mais para outro tópico.)
Primeiro queriam que eu fosse a Aveiro tratar daquilo dado que não havia escritórios na minha cidade.
Obviamente mandei-os passear e mandei por mail.
Passado algum tempo dizem-me que falta um documento: Planta de localização da minha casa.
Ou seja apesar da morada ser claríssima e não ser de todo num ermo não prescindiram de um mapa.
Lá arrazoei uma porcaria qualquer no Google maps e lá mandei.
Entre o pedido e a ligação foram mais de dois meses (e ainda me obrigaram a comprar um equipamento qq para fazer a ligação ao contador).

E já tenho uma primeira abordagem da planta para a construção.
Não é bem como tinha falado com o arquitecto, mas gosto!

Tenho um dos quartos a cerca de 12 metros do eixo de uma via onde ainda passam alguns carros. Acham que vale a pena ficar preocupado com possíveis ruidos? Ou com bom isolamento consegue-se silêncio no interior?

Segunda feira devo assinar a papelada referente ao crédito habitação com o BCP e devo fazer logo nos próximos dias a escritura... Não estava planeado comprar casa tão novo mas acho que foi uma boa decisão.

Tenho um dos quartos a cerca de 12 metros do eixo de uma via onde ainda passam alguns carros. Acham que vale a pena ficar preocupado com possíveis ruidos? Ou com bom isolamento consegue-se silêncio no interior?

Certamente com bom isolamento se consegue silêncio. Basta pensar nos hotéis. [;)]

Se a coisa ficar bem feita, consegues um mínimo de conforto (nas cidades, há quartos a centímetros da estrada, e as pessoas lá vão conseguindo dormir).
Isolamento estrutural (não faço ideia dos termos correctos) é que terás de ver bem. Não há milagres para as passagens de camiões, autocarros e outros veículos pesados; as vibrações propagam-se sempre.

Certamente com bom isolamento se consegue silêncio. Basta pensar nos hotéis. [;)]

Se a coisa ficar bem feita, consegues um mínimo de conforto (nas cidades, há quartos a centímetros da estrada, e as pessoas lá vão conseguindo dormir).
Isolamento estrutural (não faço ideia dos termos correctos) é que terás de ver bem. Não há milagres para as passagens de camiões, autocarros e outros veículos pesados; as vibrações propagam-se sempre.

É o que me teem dito. E espero que o muro também corte logo algum do ruído.

Alguém por dentro do crédito habitação que diga quais são os bancos que, neste momento estão com melhores propostas?

De entre as várias simulações que tenho feito, bancoCTT é sempre a melhor para qualquer valor de empréstimo, entrada e valor do imovel.
Estou contente com o Santander .
Cumps

Última edição:
2 quartos com 11.79m2 cada (+ roupeiros) e outro com 12.05m2+closet+wc 5.33m2 parecem pequenos?

Não são muito grandes, mas é suficiente.
Os meus têm 13/14 m2 e chegam perfeitamente.

Pessoalmente não gosto de areas muito grandes, acho desconfortável e demasiado despido/dispendioso.

Na minha opinião,
Salas 25/40m2
Cozinhas 12/20m2
Quartos 12/16m2

Há outra coisa que gosto/nao gosto...
Wc junto ao quarto, tem a sua piada...mas, acho que prefiro fora.
Já tive experiência com e sem e... estou na dúvida.[:D]

Não são muito grandes, mas é suficiente.
Os meus têm 13/14 m2 e chegam perfeitamente.

Pessoalmente não gosto de areas muito grandes, acho desconfortável e demasiado despido/dispendioso.

Na minha opinião,
Salas 25/40m2
Cozinhas 12/20m2
Quartos 12/16m2

Tenho neste momento (ainda em planta)
Sala 30m2
Sala jantar 11m2
Cozinha 16m2
Quarto 11.8
Quarto 11.8
Quarto 12m2 + wc 5m2 (+closet)
WC 7m2
Wc (serviço) 2.6m2
Lavandaria 5.44m2

Apesar de os quartos já terem roupeiro, penso que vou ver se consigo aumentá-los um bocadinho.

Há outra coisa que gosto/nao gosto...
Wc junto ao quarto, tem a sua piada...mas, acho que prefiro fora.
Já tive experiência com e sem e... estou na dúvida.[:D]

O WC do quarto, fica com acesso pelo closet. Dá para disfarçar heeh

Sala 30m2
Sala jantar 11m2
Cozinha 16m2
Quarto 11.8
Quarto 11.8
WC 7m2
Wc (serviço) 2.6m2
Lavandaria 5.44m2

Apesar de os quartos já terem roupeiro, penso que vou ver se consigo aumentá-los um bocadinho.

Acho essas areas suficientes. A não ser que querias um casarão, chega perfeitamente.[;)]

Pelo closet fica mais disfarçado[:D]

Sala 30m2
Sala jantar 11m2
Cozinha 16m2
Quarto 11.8
Quarto 11.8
WC 7m2
Wc (serviço) 2.6m2
Lavandaria 5.44m2

Parece-me bem, sinceramente. Muito semelhante à minha (tirando o closet), que considero ser uma casinha pequena mas confortável.

Agora, se conseguires aumentar os quartos sem aumentar o preço!...

Voltar
Superior