Tópico das Casas

Partilhando algumas características do barraco que vou escriturar, este tem 128m2 brutos

Ano 2006

Sala 33
Cozinha 19 equipada
Suíte 17+4 c/ poliban
Quarto 17,5
Wc 5 c/ banheira hidromassagem
Hall 7
Varanda 5
Varanda 3
Estacionamento
Arrecadação

AC
Lareira c/ recuperador
Paredes parcialmente, aquecidas interiormente

Construção com paredes duplas (interiores e exteriores) 35cm com caixa de ar e com isolamento térmico e acustico, vidro duplo oscilo/batente

Eu então começo a descobrir a outra face das areas grandes; a casa torna-se mais fria.
Mas também, ainda não está completamente arranjada. Só fiz alguma coisa no Sábado e Domingo. Faltam colocar cortinados, tapetes, montar o movél de TV e outras coisas minimas.
A casa também esteve uns dias desabitada, e isso faz-se notar.

Tenho neste momento (ainda em planta)
Sala 30m2
Sala jantar 11m2
Cozinha 16m2
Quarto 11.8
Quarto 11.8
Quarto 12m2 + wc 5m2 (+closet)
WC 7m2
Wc (serviço) 2.6m2
Lavandaria 5.44m2

Apesar de os quartos já terem roupeiro, penso que vou ver se consigo aumentá-los um bocadinho.

O WC do quarto, fica com acesso pelo closet. Dá para disfarçar heeh

Parece que compraste a minha casa [:D]

Os quartos da minha têm ~11 m2 (3x3,65). Acho-os pequenos, principalmente porque actualmente tenho um com o dobro. Mas parece-me o mínimo admissível... Agregado ao meu novo quarto tenho um (mini) "closet" com 5 m2 e WC do quarto com outros 5m2. Também tenho o acesso ao WC pelo closet. Provavelmente vou colocar uma porta de "correr" para evitar a passagem de humidades.

A minha sala e cozinha do R/C tem cerca de 40 m2, e a sala do primeiro andar (escritório e cantinho de chill out com recuperador de calor) cerca de 20 m2.

Eu então começo a descobrir a outra face das areas grandes; a casa torna-se mais fria.
Mas também, ainda não está completamente arranjada. Só fiz alguma coisa no Sábado e Domingo. Faltam colocar cortinados, tapetes, montar o movél de TV e outras coisas minimas.
A casa também esteve uns dias desabitada, e isso faz-se notar.

É esse o problema, torna-se menos acolhedora.

Outra situação que gostava e agora dispenso é Hall´s para tudo e mais alguma coisa, são espaços mortos e que apesar de atestarem mais o espaço tornam-se terríveis em tudo o resto.
Já morei numa casa muito grande, e o que notei é que apesar de maior sensação de espaço, torna-se pior em tudo o resto.
A nível de aquecimento então, tornam-se desconfortáveis e muito caras de manter devidamente climatizadas. E se formos ao cerne da questão, na grande maioria dos casos NUNCA chega a fazer falta o espaço que está a mais.

É um pouco como quando aparece a primeira criança, haver a necessidade de uma carrinha grande [:D], vejo dessa forma mais ou menos...

Isso reflecte-se depois no nosso quotidiano, e, no nosso estilo de vida.
Pois acaba por se gastar milhares de € que fazem falta para viver, em coisas que NUNCA nos vão fazer falta.

O exemplo dos meus pais, até eu ter os meus 10 anos vivamos numa casa pequena, género T2, fui criado assim, nunca os ouvi queixarem-se de dinheiro nem coisa que o valha.
Nos áureos anos 2000 e com a facilidades de financiamento decidiram realizar o sonho, uma bruta casa com quase 400m2, etc etc... Passados 7/8 anos de ela estar construída eu saí de casa para seguir com a minha vida, ele continua fora mais de metade do mês (ainda depende de rendimentos mais altos para cumprir com as obrigações), e está lá a minha mãe sozinha. :sh)

Vale a pena o sacrifício?

Pior ainda é o pessoal que faz quartos que nunca usa e duas cozinhas e duas salas numa moradia. Umas para usar e outras para "inglês ver".

Conheço salas de jantar de familiares com décadas que nunca foram usadas para uma refeição. :sh)[:D]

Por isso a minha futura não terá hall nem a dita sala de jantar para visitas.

Entra-se diretamente para a sala de estar e ao fundo está a parte de jantar juntamente com a cozinha.

O apartamento que comprei por acaso tem 3 casas de banho e 2 hall.

Digo-te daqui a 5 anos o que penso.

Eu neste momento tenho um T3 e uso o quarto mais pequeno:sh)

Pessoalmente gosto de cozinha com ligacao a sala mas sao gostos.

O que passei a gostar foi de 1 sala com 40 ou 50m2. Especialmente com 1 cinema em casa. Mas isto depende se gostos ou preferencias.

Boas a todos

Para quem não se lembra do meu caso e só para fazer uma pequena retrospectiva, estava indeciso entre uma moradia T2 (mas na verdade está legalizada como T5 por causa do aproveitamento de sotão) sem garagem de 2002 e uma T4 com garagem com mais espaço exterior mas de 1993 a precisar de inúmeras obras.

A decisão acabou por recair na T5 a qual fui ver e está realmente muito boa e a um preço fantástico aqui a 50mts de casa[:D]

Agora vem a parte pior o crédito, até agora o melhor que consegui foi um spread de 1,25% se for acima dos 150k ( que tenho duvidas que aconteça porque quero negociar com o comprador e dar alguma entrada) ou 1,5% abaixo dos 150k. O banco é o Bankinter e a proposta foi a mais vantajosa e como posso vir a ser um novo cliente dão juros de 5% brutos na conta à ordem até ao limite de 5k € de depositos.

O apartamento que comprei por acaso tem 3 casas de banho e 2 hall.

Digo-te daqui a 5 anos o que penso.

Eu neste momento tenho um T3 e uso o quarto mais pequeno:sh)

Pessoalmente gosto de cozinha com ligacao a sala mas sao gostos.

O que passei a gostar foi de 1 sala com 40 ou 50m2. Especialmente com 1 cinema em casa. Mas isto depende se gostos ou preferencias.
A minha sala tem 30m e tenho cinema. Isso já é para ter mesa de snooker.

É esse o problema, torna-se menos acolhedora.

Outra situação que gostava e agora dispenso é Hall´s para tudo e mais alguma coisa, são espaços mortos e que apesar de atestarem mais o espaço tornam-se terríveis em tudo o resto.
Já morei numa casa muito grande, e o que notei é que apesar de maior sensação de espaço, torna-se pior em tudo o resto.
A nível de aquecimento então, tornam-se desconfortáveis e muito caras de manter devidamente climatizadas. E se formos ao cerne da questão, na grande maioria dos casos NUNCA chega a fazer falta o espaço que está a mais.

É um pouco como quando aparece a primeira criança, haver a necessidade de uma carrinha grande [:D], vejo dessa forma mais ou menos...

Isso reflecte-se depois no nosso quotidiano, e, no nosso estilo de vida.
Pois acaba por se gastar milhares de € que fazem falta para viver, em coisas que NUNCA nos vão fazer falta.

O exemplo dos meus pais, até eu ter os meus 10 anos vivamos numa casa pequena, género T2, fui criado assim, nunca os ouvi queixarem-se de dinheiro nem coisa que o valha.
Nos áureos anos 2000 e com a facilidades de financiamento decidiram realizar o sonho, uma bruta casa com quase 400m2, etc etc... Passados 7/8 anos de ela estar construída eu saí de casa para seguir com a minha vida, ele continua fora mais de metade do mês (ainda depende de rendimentos mais altos para cumprir com as obrigações), e está lá a minha mãe sozinha. :sh)

Vale a pena o sacrifício?

A minha tem 375m2 e uso-os todos!

Mas claro que são contextos diferentes.

Somos 3 e em breve vamos ser 4![:D]

Boas a todos

Para quem não se lembra do meu caso e só para fazer uma pequena retrospectiva, estava indeciso entre uma moradia T2 (mas na verdade está legalizada como T5 por causa do aproveitamento de sotão) sem garagem de 2002 e uma T4 com garagem com mais espaço exterior mas de 1993 a precisar de inúmeras obras.

A decisão acabou por recair na T5 a qual fui ver e está realmente muito boa e a um preço fantástico aqui a 50mts de casa[:D]

Agora vem a parte pior o crédito, até agora o melhor que consegui foi um spread de 1,25% se for acima dos 150k ( que tenho duvidas que aconteça porque quero negociar com o comprador e dar alguma entrada) ou 1,5% abaixo dos 150k. O banco é o Bankinter e a proposta foi a mais vantajosa e como posso vir a ser um novo cliente dão juros de 5% brutos na conta à ordem até ao limite de 5k € de depositos.

Desculpem perguntar mas e pergunta seria. E que so ouco falar de spread e fico sem saber qual a taxa final.

Um spread de 1.5% da que taxa final?

Sim é isso. As taxas já estão adicionadas assim como as bonificações. Estes até não são muito exigentes, as coisas normais, seguro de vida, casa multiriscos,
c. crédito (sem ser necessário usar a crédito), domiciliação de um ordenado e um débito direto

Sim é isso. As taxas já estão adicionadas assim como as bonificações. Estes até não são muito exigentes, as coisas normais, seguro de vida, casa multiriscos,
c. crédito (sem ser necessário usar a crédito), domiciliação de um ordenado e um débito direto

Faz bem as contas todas [;)]

O santander faz mais barato, mas depois do filme que passei não os posso recomendar a ninguém

Se há coisa que aprendi ao longo da vida foi que nem sempre o mais barato é o melhor, das que tenho esta foi a mais favorável ainda que o seguro de vida seja mais caro que outros no final este é mais barato.

Quando contratei crédito habitação escolhi o terceiro banco mais barato. E foi exclusivamente porque foi o que me pareceu mais simples e fácil de trabalhar.

Voltar
Superior