Tópico das Casas

Não me parece que te safes dessa comissão, os bancos estão livres para não a cobrarem mas do que tenho visto todos incluem isso nas cláusulas contratuais.

Uma pequena correção sobre o que referiste: são 0.5% sobre o montante liquidado e não sobre o capital pedido ou o capital em dívida. Se, por exemplo, liquidares 5000€, pagas 25€ de comissão. Seria uma festa (para o banco) se fosse sobre o capital em dívida :)

Tens a certeza?

Portanto, se tiver pedido 200k a 20 anos ao banco e até hoje ter liquidado 50k em 5 anos, pago só 0.5% de 50k, portanto 250€?

Tens a certeza?

Portanto, se tiver pedido 200k a 20 anos ao banco e até hoje ter liquidado 50k em 5 anos, pago só 0.5% de 50k, portanto 250€?

É sobre o montante a liquidar.

A língua portuguesa por vezes dá azo a estes equívocos. A frase ali a negrito dá para interpretar das duas forma.

Para mim o calor no interior é do mais insuportável que existe. O ser ou não cidade não me parece ser o factor determinante. Nas cidades localizadas no litoral o calor é muito suavizado pela proximidade do mar.

Para mim o calor no interior é do mais insuportável que existe. O ser ou não cidade não me parece ser o factor determinante. Nas cidades localizadas no litoral o calor é muito suavizado pela proximidade do mar.

Este tema (estranhamente) dá sempre pano para mangas. Há sempre alguém que acha que 40º C não são iguais em todo o lado, ou que arranja uma tabela de equivalência conforme a humidade.

40ºC são 40ºC... não é nada fácil. A questão é que no litoral nunca estão 40ºC...

Páh... depende do interior... se não houver sombras é chato. Na cidade sempre há prédios e, como já foi dito, a prateleira dos iogurtes... [:D][:D]

E há mais poluição. [:vm)]

Não há nada como o ar do campo. [:D] [;)]

Pessoal, alguém já pediu uma planta na CM Lisboa? Preciso muito urgentemente de uma de uma fração de um prédio dos anos 1990 e não tinham digitalizada. Tive que fazer um requerimento e deve demorar 10 dias, mas preciso dela "para ontem". [8b]

Voces andam a passar na parte antiga.

Passem pelo lado da Piscina/Camara Municipal e vao ver gente.

Se atracessam pelo lado antigo nao existe ninguem.

Se aquilo estivesse assim tão parado o Intermarche não faturava tanto. ( Nao esquecer que a rede rodoviaria esta muito boa para o que era e com a A23 fazem Idanha - Fundao - Covilha num tirinho )

Tudo verdade.

Mas uma coisa é certa. Só vai a Idanha quem tem as redondezas como destino porque fica a meio caminho de nada. Quem vem de Castelo Branco ou da Covilhã tem de fazer um desvio e quem for a Espanha nem precisa de passar em Idanha.

Duas coisas que têm alavancado o concelho é a escola superior e a várzea da Idanha. Uma puxa pessoas para a vila, a outra é uma das zonas mais ricas para a agricultura muito por causa do regadio da barragem.

Mas não desenvolve mais por estar precisamente fora de zona de passagem e por estar relativamente perto de pólos mais importantes como Castelo Branco ou mesmo o Fundão e a Covilhã. Aliás isso nota-se inclusivamente nas aldeias do concelho. Quem for a um Ladoeiro, mais próximo de Castelo Branco ou Idanha, vê uma aldeia completamente diferente de por exemplo um Rosmaninhal ou uma Segura, mais afastadas.

Tenho raízes familiares na região. É um escape para quando encho o saco da capital. Adorava fazer vida por lá, mas para já está fora de questão.

Tens a certeza?

Lamento se não fui claro: 0.5% sobre o montante liquidado na transação, isto é, independentemente do que já tenhas liquidado anteriormente, a comissão aplica-se sobre o valor que vais liquidar no momento, senão a cada amortização antecipada irias pagar cada vez mais de comissão porque estarias a acumular as anteriores.

Podes também pensar como referiste: somas todas as amortizações antecipadas que fizeste e aplicas-lhe 0.5%: esse vai ser o total que terás pago de comissões.

Com o meu recente regresso (infelizmente não por minha causa) a Portugal, continuo à procura de soluções na zona da Grande Lisboa e as perspectivas são péssimas.

Procuro um T0/T1 nos arredores (dispenso o centro), em qualquer zona, desde que não seja no 6 de Maio, a única exigência é garagem ou no próprio prédio ou nas redondezas. :confused:

O mais barato são 700€... :sh)

Margem Sul não vejo oferta decente e vejo pedir 600€/700€ por T1s no concelho de Almada.

É suposto isto? :sh)

Com o meu recente regresso (infelizmente não por minha causa) a Portugal, continuo à procura de soluções na zona da Grande Lisboa e as perspectivas são péssimas.

Procuro um T0/T1 nos arredores (dispenso o centro), em qualquer zona, desde que não seja no 6 de Maio, a única exigência é garagem ou no próprio prédio ou nas redondezas. :confused:

O mais barato são 700€... :sh)

Margem Sul não vejo oferta decente e vejo pedir 600€/700€ por T1s no concelho de Almada.

É suposto isto? :sh)
Não vivo em Lisboa nem sequer na região mas.. porque Almada e não uma terrinha qualquer a 20 km daí por exemplo como vejo após passar a Vasco da Gama ou 25 abril?

Uma questão que me faz alguma confusão que por vezes pergunto a malta daí e não sabem realmente responder.

Com a actual crise Italiana há fortes indícios de haver uma nova crise no imobiliário em toda a Europa já em 2019.
Todos os bancos da Europa estão fortemente expostos à divida pública Italiana (14 vezes maior que o PIB Português). O BCP afundou ontem 7% à custa da crise Italiana e a Euribor subiu para máximos de 6 meses em poucas horas.

Por outras palavras, a confirmar-se uma grave crise em Itália, esta apesar de ter epicentro em Roma, tem um efeito tsunami e atinge todos os bancos em Portugal, bem como a Euribor, podendo forçar os bancos a cortarem completamente o crédito habitação para valores próximos do tempo da Troika.
Mesmo que a economia Portuguesa em geral passe ao lado da crise Italiana, os bancos não escapam.

O governo em Espanha deve cair já na sexta-feira e há fortes possibilidades de surgir um governo de coligação Podemos+Ciudadanos com maioria absoluta que fará os bancos em Portugal (muito expostos à divida espanhola) darem outro brutal trambolhão e cortarem ainda mais no crédito habitação.

Neste momento é tudo uma incógnita. Até pode não acontecer nada, mas eu diria que há 50% de probabilidades dos preços do imobiliário darem um trabalhão em 2019/2020. Eu neste momento não comprava casa. Esperava para ver o desfecho de toda esta situação.

Com a actual crise Italiana há fortes indícios de haver uma nova crise no imobiliário em toda a Europa já em 2019.
Todos os bancos da Europa estão fortemente expostos à divida pública Italiana (14 vezes maior que o PIB Português). O BCP afundou ontem 7% à custa da crise Italiana e a Euribor subiu para máximos de 6 meses em poucas horas.

Por outras palavras, a confirmar-se uma grave crise em Itália, esta apesar de ter epicentro em Roma, tem um efeito tsunami e atinge todos os bancos em Portugal, bem como a Euribor, podendo forçar os bancos a cortarem completamente o crédito habitação para valores próximos do tempo da Troika.
Mesmo que a economia Portuguesa em geral passe ao lado da crise Italiana, os bancos não escapam.

O governo em Espanha deve cair já na sexta-feira e há fortes possibilidades de surgir um governo de coligação Podemos+Ciudadanos com maioria absoluta que fará os bancos em Portugal (muito expostos à divida espanhola) darem outro brutal trambolhão e cortarem ainda mais no crédito habitação.

Neste momento é tudo uma incógnita. Até pode não acontecer nada, mas eu diria que há 50% de probabilidades dos preços do imobiliário darem um trabalhão em 2019/2020. Eu neste momento não comprava casa. Esperava para ver o desfecho de toda esta situação.

Concordo. Eu já comecei a antecipar uma eventual inversão de ciclo económico precisamente por esse dois países.
Mas não esperes quedas de 50% nunca... Mas sim, o risco em comprar agora para fazer lucro rápido é considerável. Porém, se for um compra de longo prazo ( 20 ou 30 anos) acho que se deve comprar na mesma.

A vida são 2 dias e temos de comprar quando precisamos das coisas. Ng nos garante que amanhã somos atropelados. Eu digo sempre isso meio a brincar mas é a pura da verdade...

Quedas de 50% não irão acontecer, naturalmente. Mas acredito em quedas de 30% num prazo de 2 a 3 anos após o inicio de uma grave crise Europeia (se acontecer; pode não acontecer nada, pois como disse é tudo uma incógnita neste momento).
Numa casa de 400k significa uma poupança de 100k, é dinheiro. Claro que há o reverso da medalha, que é precisares de crédito e os bancos mandarem-te passear.

Mais uma situação "curiosa":
Casal que tem um andar ali para as bandas da Ramada (concelho de Odivelas). Para quem conhece, são os célebres prédios "coloridos" em que esteve envolvido no desenho o Taveira...

Têm um bom T3 comprado há menos de 10 anos, mas estão fartos da casa e querem uma moradia até porque o condomínio é caríssimo (falou-me 150 euros/mês) e estão a ocorrer problemas graves de infiltrações no prédio...

Apareceu uma oportunidade de venda fantástica (praticamente o dobro do investimento inicial), mas eles têm dúvidas, sobretudo porque as vivendas que já foram ver são a preços bárbaros e não estão a falar de novas!

Com a recente situação de Itália, Espanha e UE no global é expetável que o mercado caia (os mercados não gostam de incerteza) será que vale a pena o risco de vender o andar deles, alugar algo e esperar que o mercado piore?

Como disse, há 50% de probabilidades de não acontecer nada em termos de queda de preços. Será sempre uma incógnita.

Mas independentemente disso, conheço imensa gente que vendeu a casa própria e não comprou imediatamente outra casa. Em vez disso, arrendou outra casa por uns meses, ou até mais de 1 ano. Enquanto viviam na casa arrendada, tinham o dinheiro da venda da casa antiga parado no banco e estavam atentos ao mercado à espera que aparecesse uma pechincha ou um achado. Por norma é uma estratégia que resulta. Mas é preciso uma paciência enorme e tens de andar atento ao mercado todos os dias. Conheci um casal que todos os dias, durante 1 ano davam voltas em várias rua de Lisboa para verem se havia placas novas a dizer "vende-se", pois como se sabem os achados são vendidos em menos de 24 horas após terem sido colocados à venda.

Voltar
Superior