Tópico das Casas

o que me faz impressão é a facilidade/ banalidade que se fala de 400k/500k ou mesmo 600k, não é crítica a ninguém, apenas uma constatação

há 15 anos falava-se de 250/300k como sendo muito dinheiro, hoje são os novos 400/500, mas não vejo ordenados para pagar isto... :sh)
Concordo também acho valores super puxados eu por exemplo só vejo casas até 200mil€ não dá mesmo para mais:sh)

Pessoal.

Há algum dado ou site que me confirme que o preço por m2 de um T2 é > ao preço por m2 do T3?

Já agora, em que proporção?

Um T3 no centro de uma cidade do Minho pedem 177k (tem 20 anos) e 130m2.

Um T2 nesse mesmo prédio e com 100m2, que valor deverá valer?

És engenheiro ? É que isso está longe de ser uma ciência exata e o teu raciocínio é um bocado de “engenheiro” [:D]

Se for muito do género, no mesmo andar e estado de conservação poderá “valer” 135/140.

Mas o que determina o preço é o mercado é um T2 pode ser mais caro por m2 ou o seu inverso consoante a procura nessa zona específica de ambas as tipologias

Isso dá para fazer em qualquer lado

Investes mais, recebes mais, investes menos, recebes menos. Mas na murrunhanha também consegues viver "à borla", investindo apenas na murrunhanha

Não, nem todas as casas com o mesmo valor comercial são rentabilizáveis em arrendamento. E muito dificilmente pelo mesmo preço.

Um T2 em Lisboa aluga-se facilmente e por bons valores. Uma moradia palácio na murrunhanha não se arrenda ponto.

Até para vender é muito mais complicado, é preciso o comprador certo.

Portanto as proposições de investimento são muito diferentes.

Não, nem todas as casas com o mesmo valor comercial são rentabilizáveis em arrendamento. E muito dificilmente pelo mesmo preço.

Um T2 em Lisboa aluga-se facilmente e por bons valores. Uma moradia palácio na murrunhanha não se arrenda ponto.

Até para vender é muito mais complicado, é preciso o comprador certo.

Portanto as proposições de investimento são muito diferentes.

Eu referia-me a viver na vivenda palácio da murrunhanha, com investimentos imobiliários na murrunhanha a cobrirem os custos. E isso é possível.

E quanto à vivenda na murrunhanha não se arrendar, olha que está um bocado equivocado. ainda recentemente vendi uma em que tive N pedidos para arrendar.

o que me faz impressão é a facilidade/ banalidade que se fala de 400k/500k ou mesmo 600k, não é crítica a ninguém, apenas uma constatação

há 15 anos falava-se de 250/300k como sendo muito dinheiro, hoje são os novos 400/500, mas não vejo ordenados para pagar isto... :sh)

exacto. no tempo dos contos, um apartamento de 50/60 mil contos já era para alguém bastante acima da média (casal de médicos, por exemplo). 100 mil contos já era a famosa "vivenda com piscina", algures numa zona chique.

Eu referia-me a viver na vivenda palácio da murrunhanha, com investimentos imobiliários na murrunhanha a cobrirem os custos. E isso é possível.

E quanto à vivenda na murrunhanha não se arrendar, olha que está um bocado equivocado. ainda recentemente vendi uma em que tive N pedidos para arrendar.

Ser possível claro que é possível.

A diferença está na probabilidade e facilidade em isso se efectivar.

Muito mais alta e rápida de se efetivar em Lisboa (se calhar até com yelds melhores), e isso reflete-se no valor final da casa.

Porque lá está, se olhares para o exemplo especifico do meu amigo, dificilmente o aluguer de VFX pagaria as prestações de ambas as casas.

Mas a de Lisboa paga.

Muito bom post.

Já bati nesta tecla muitas muitas vezes, quer aqui, quer pessoalmente em conversas com amigos.

É impressionante a "leveza" com que se fala em cifras de meio milhao de € num país como Portugal. É grave, bastante grave.

Eu tenho 28 anos e cresci a ver um mercado imobiliário onde a média para se ter uma casa porreira eram uns 150k, e 200k/250k ja se falavam de casas com qualidades/áreas/localizaçao muito acima da média, 200k foram vendidas as últimas casas da zona onde vivem os meus pais em 2011, moradias T4 + 1 com garagem pra 2 carros. :sh)

A minha realidade profissional nao passa por PT, mas continuo a operar de perto com PT e continuo sem ver salários para acompanhar, mesmo em quadros qualificados (e alguns de gestao intermédia), em Lisboa, numa área fervilhante (IT)... Nao vamos entrar em cenários hipotéticos, mas aplicando aquela regra básica do valor da casa = 5 salarios brutos anuais, para um T2 de 350k, falamos de 70k anuais, aplicando a casais, isto dá 35k por cada membro do casal, anual, 2500 brutos mensais em 14 meses. É um salário relativamente alcançavel em Lx, até me passam salários bastantes superiores a isto à frente dos olhos, mas agora vem a pergunta: Como é q enches condominios, empreendimentos, prédios e mais prédios que há em Lx e arredores com casas > 350k por um T2? lol É que Lx tá CHEIA de coisas dessas, cada arrebalde tem n sei quantas urbanizanizaçoes do estilo com valores acima destas cifras, falo de colinas do cruzeiro, malvarosa, infantado e quinta do almirante em Loures, arrebaldes que nao primam por ser os mais "fancy" de Lx...
Já n vou entrar por expos, altas de lisboas, telheiras, etc porque isso entao é só ver as cifras a subir.

Que há gente bem carregada? Sem duvida
Que há casais que facilmente embolsam > 100k anuais brutos? Também
Estrangeirada? Às carradas.

Mas isto é suficiente para encher tanta fracçao suburbana que há no mercado acima de 350/400k e até 500k?

A mim faz-me 0 confusao que venha malta bem carregada e assuma fracçoes em avenidas novas, restelos, etc etc. O que me faz ALGUMA confusao tambem é quem é que rebenta 300/400/../600k em apartamentos nos arredores de Lisboa sem qlq tipo de "elan", e o que me faz MUITA confusao como é que há TANTO comprador pra casas desses valores nesse tipo de localizaçoes...

Recentemente tenho tido muito mas muito contacto com os USA onde a realidade salarial é estupidamente incomparável com a nossa, e tive em contacto com 2 satélites: Plano/Frisco, nos arredores de Dallas, e Sunrise/Plantation, nos arredores de Miami. Falamos de salarios a começar nos 120k USD para qlq IT porreiro e casas (n falo de apt, falo de casas, tipica casa americana com jardim à porta e o carro estacionado em frente à garagem, nada de gaoilas em Massamá lol) a rondar os 500k. N falamos de capitais como Lisboa, nem sequer de zonas centricas? Certo, mas neste caso falamos de duas zonas q se equivalem a Loures em distancia, mas há q relembrar q nos USA os escritorios n ficam amontoados em Downtown nem sequer existe essa pancada do "centro da cidade", e estes 2 satélites q falei tao carregadinhos de empresas multinacionais com bons quadros e bons salarios, ja q no Texas e Florida os impostos sao tendencialmente baixos, especialmente no primeiro.

Ser possível claro que é possível.

A diferença está na probabilidade e facilidade em isso se efectivar.

Muito mais alta e rápida de se efetivar em Lisboa (se calhar até com yelds melhores), e isso reflete-se no valor final da casa.

Porque lá está, se olhares para o exemplo especifico do meu amigo, dificilmente o aluguer de VFX pagaria as prestações de ambas as casas.

Mas a de Lisboa paga.

Completamente de acordo, apenas pretendi afirmar que para o fazer não é preciso comprar um apartamento no centro da capital, e nalguns casos (não estratosféricos) nem recorrer a CH para esse investimento.

Obviamente que estamos aqui a falar de investimentos a pagar prestações de CH, sem termos o valor dessas prestações. Portanto, na abstracção possível... [:D]

tenho um empréstimo de 225k e custa quase 700€ com seguros, é fazer as contas
ok, se fosse 400 K ficava em...1300 / 1400 por mês ?
Ou seja um casal teria de ter no minimo uns ...sei lá...2500 liquidos por mês?

De qualquer forma penso que a questão tem a ver com ser apenas acessível a uma pequena % da população.

Nos valores de 400 / 500 mil digo eu.

Não vou dizer que até 250K qualquer um consegue, porque não é verdade, mas fará certamente uma diferença para 400K.

E outra coisa, como é que um casal de jovens tem €€€ para dar de entrada+despesas num montante desses (400k 500k)??

Faç parte dos "jovens" que vivem o eterno problema de não ter poder de compra para comprar e sabem que o mercado de aluguer é um "engano". No entanto, vejo 'n' pessoas a fazer vidas muito folgadas. Coitadas das poupanças dos velhotes :sh)

De qualquer forma penso que a questão tem a ver com ser apenas acessível a uma pequena % da população.

Não vou dizer que até 250K qualquer um consegue, porque não é verdade, mas fará certamente uma diferença para 400K.
esquece isso!!!

precisavas, na minha opinião, de 5/6k liquidos e mesmo assim é curto.

Isso não faz qualquer sentido. Mais de 50% de taxa de esforço?

Não sei que contas faz a malta, mas eu e a minha mulher ganhamos, em conjunto, mais do esse valor líquido que referiste e, ao fazer contas para uma casa nova, nem nos passa pela cabeça sequer uma aproximação aos 1000 euros... o nosso limite anda ali nos 750, porque queremos continuar a viver normalmente... e isto porque não haverá sequer condomínios a pagar.

Diria que deves ter razão.
Até porque, seja desde a pessoa que ganha o SMN até à pessoa que ganha 5 K por mês, o discurso na compra de casa é sempre o mesmo : espaço e localização ( e claro preço, adequado à carteira de cada um ).

No meu caso o mais importante é estar em bom estado por dentro e por fora.
É bom é para quem sabe fazer obras por conta própria.
Assim, não paga demasiado, e consegue arranjar um apartamento e fazê-lo valorizar bueeee.

Eu se soubesse meter mãos à obra, comprava algo a 70 mil paus e depois arranjava.

( digo eu....é facil falar né, hehe ).

Eu penso que é nesse imóveis a precisar de obras que se conseguem bons negócios.

Por um lado tens um vendedor que não deve querer investir e quer despachar a coisa, e por outro tens compradores que querem tudo pronto a habitar e olham esses imóveis de lado.

Isso leva a uma dificuldade maior de venda, o que pressiona a valores mais baixos para que tiver disponibilidade (€) e paciência de andar uns tempos com obras.

Claro que dá trabalho e chatice. Mas entre gastar 100k num pronto a habitar ou gastar 50k + 25k de obras e poupar 25k, há espaço de "manobra".

esquece isso!!!

precisavas, na minha opinião, de 5/6k liquidos e mesmo assim é curto.

Também não vamos exagerar. Para 400k de financiamento a 30 anos, dá uns 1200 de prestação. Diria que rendimentos acima dos 4k líquidos já seriam confortáveis, não existindo mais compromissos financeiros.

E outra coisa, como é que um casal de jovens tem €€€ para dar de entrada+despesas num montante desses (400k 500k)??

Faç parte dos "jovens" que vivem o eterno problema de não ter poder de compra para comprar e sabem que o mercado de aluguer é um "engano". No entanto, vejo 'n' pessoas a fazer vidas muito folgadas. Coitadas das poupanças dos velhotes :sh)
Muitos é de emprestimos familiares, enfim, desde que depois paguem, não me choca, e desde que os velhotes não se quintem com a conta bancária.

Agora, verdade seja dita, que os jovens que o conseguem , seja de emprestimos familiares ou não, são muito poucos.

Voltar
Superior