Tópico das Casas

Estás te a esquecer que quem comprar uma casa de 400k não tem as poupanças a 0.

Eu para comprar a fração que postei aqui do projecto Altear no Alto do Lumiar, só até ao dia da escritura vou ter de dar 25% + impostos obrigatoriamente.

Para além disso ainda irei dar mais 10% de capitais próprios e o crédito à habitação será apenas de 65%.

É óbvio que se eu e a minha mulher não tivéssemos quase 1 década de esforço de poupança, não conseguíamos comprar a casa e se conseguíssemos comprar em vez de ter uma prestação mensal de 600 euros, devíamos ter o dobro ou triplo e tudo era muito mais difícil se por acaso acontecesse algum desastre profissional.
É como eu disse: acessível a muito pouca gente.

Deve ser tomado com uma pitada de sal mas até o Michael Burry escreve sobre isto e faz um paralelismo com o que se passou na Alemanha na República de Weimar:

https://twitter.com/michaeljburry/status/1363226460979228673

e95a01bb12eebc5ba62d2e5eec1bfe48.jpg

Pois imagino.
Ora, numa prestação de 210 euros aquilo se ficar em máximos dos ultimos 20 anos, chega a 500 euros :sh)
Daí na última crise, em pessoal que já andava nos limites, a subida da euribor colocou literalmente a corda na garganta a muitos. Com vendas de casas para irem para mais baratas...

Das duas uma. Convém comprar dentro das possibilidades, e ter margem para uma pequena poupança para períodos mais negros. Ou comprar bem abaixo das possibilidades para garantir que nenhum tremor de terra mete a casa abaixo.

Daí na última crise, em pessoal que já andava nos limites, a subida da euribor colocou literalmente a corda na garganta a muitos. Com vendas de casas para irem para mais baratas...

Das duas uma. Convém comprar dentro das possibilidades, e ter margem para uma pequena poupança para períodos mais negros. Ou comprar bem abaixo das possibilidades para garantir que nenhum tremor de terra mete a casa abaixo.

Nesses cenários ninguém compraria nada, ou deixam imensa oportunidade em cima da mesa.

Se eu fosse pensar que amanhã posso estar despedido, o mercado bolsista pode cair 60% e a Euribor pode passar para o dobro, nunca teria comprado nada. Claro que esse cenário existe, é um risco, e se acontecer, entrego a casa ao banco porque mais que provavelmente não tenho forma de a pagar, mas se vamos viver nessa base de medo...

Haja responsabilidade financeira, o que é muito diferente de viver com medo de coisas muito pouco realistas. É de perspectivar que a Euribor vai continuar assim baixa (com as suas subidas e descidas pontuais) durante pelo menos mais 5 anos, e NINGUÉM, absolutamente ninguém, faz ideia do que virá depois disso!

Se fosse um irresponsável, podia ter comprado uma casa ao dobro do preço que comprei mas ficava com as calças na mão se algo acontecesse. Se fosse um medricas não tinha comprado nada, porque no cenário acima posso perder tudo. Há um espaço muito grande entre esses 2 extremos [;)]

li não sei onde que só para 2027 ou 2028 é que as taxas EURIBOR podem mexer (aka subir) a sério, mas não sei a validade disto

Nesses cenários ninguém compraria nada, ou deixam imensa oportunidade em cima da mesa.

Se eu fosse pensar que amanhã posso estar despedido, o mercado bolsista pode cair 60% e a Euribor pode passar para o dobro, nunca teria comprado nada. Claro que esse cenário existe, é um risco, e se acontecer, entrego a casa ao banco porque mais que provavelmente não tenho forma de a pagar, mas se vamos viver nessa base de medo...

Haja responsabilidade financeira, o que é muito diferente de viver com medo de coisas muito pouco realistas. É de perspectivar que a Euribor vai continuar assim baixa (com as suas subidas e descidas pontuais) durante pelo menos mais 5 anos, e NINGUÉM, absolutamente ninguém, faz ideia do que virá depois disso!

Se fosse um irresponsável, podia ter comprado uma casa ao dobro do preço que comprei mas ficava com as calças na mão se algo acontecesse. Se fosse um medricas não tinha comprado nada, porque no cenário acima posso perder tudo. Há um espaço muito grande entre esses 2 extremos [;)]
Estás a falar no cenário de não comprar nada. Eu estou a falar no cenário de comprar abaixo das possibilidades. É necessário algum equilíbrio. Não é por se poder gastar 500k que se deve avançar logo nessa solução sem pensar. Metade do valor implica metade do esforço e já dá para aceder a casas interessantes, por exemplo.

Estás a falar no cenário de não comprar nada. Eu estou a falar no cenário de comprar abaixo das possibilidades. É necessário algum equilíbrio. Não é por se poder gastar 500k que se deve avançar logo nessa solução sem pensar. Metade do valor implica metade do esforço e já dá para aceder a casas interessantes, por exemplo.

Estou a falar em ser esperto e usar o risco para maximizar a compra. Podes comprar um T2 em VFX por 200 e ficares folgado ou, dentro de uma perspectiva de esforço responsável, arriscar num T3 nas Olaias por 300 (são exemplos, nem sei se existem). Daqui a 10 anos, qual achas que pode valorizar mais? Um na periferia com menos risco, ou um dentro da cidade com mais risco?

Dentro de uma perspectiva de gestão de risco e responsabilidade financeira, é tentar encontrar a melhor oportunidade, e o que importa é que se durma bem à noite com essa decisão!

com ou sem seguros?
no meu caso incluí seguros mensalmente dentro, negociei para não sair há uns 3 anos e baixaram uns 600€/ ano, altura ficava ela por ela com um valor da Tranquilidade que tinha.
pago à volta de 100€ mês seg hab + 2x seg vida (100% cap)

estive a ver melhor, empréstimo a 32 anos em 2015, e são 220.000€ pago 581€ + 100€ seguros, o spread penso ser 0,9% não encontro esse detalhe no homebanking Santander

Fui consultar o meu creditono home banking do santander e reparei que tem um visual diferente, com menos informação que anteriormente.
Agora só aparece a informação da Taxa de Juro que penso que seja a soma do spread + euribor.
Nomeu caso a Taxa de juro baixou recentemente de 1,2 para 0.87%.

Isto também pode depender dos horários de trabalho, eu moro a uns 8/9km´s do meu trabalho e são sempre uns 12min mas não ando com o trânsiyto os meus horários são sempre a entrar entre as 12 e as 16 e sair entre as 20 e as 24 logo não apanho trânsito[;)]

Tenho praticamente as mesmas condições que tu, horários desfasados da esmagadora maioria da população e que tal como tu, permite deslocações rápidas.

Mas, como sabemos, este tipo de horários não é a norma e nem todos os têem.

Conheço bem a realidade dos acessos de Lisboa e tal como em outros assuntos, há quem exagere nos tempos que apresenta.

Mas olha, já cheguei a perder tempo por causa de o IC19 estar cortado à noite, a horas que não lembra a ninguém, e não perdi mais porque conheço "resmas" de alternativas. [:D]

Eu não faço contas nenhumas, estou a comentar / questionar, mais nada.
Mas precisamente por isso eu digo que está ao alcance de poucos, pelo menos se contarmos com a taxa de esforço de 33% .

Ainda assim há quem tenha prestações a mais, mas os bancos tambem podem facilmente torcer o nariz.
Todos compram sem poupanças?
Sem vender outras casa e dar entrada para a próxima?
Ou arrendar a anterior, para pagar parte da nova.
Tantas hipóteses...

Claro que não são todos com a corda ao pescoço, nem todas compradas com as poupanças dos pais.

Nem 8 nem 80..

É fácil ver de fora.. mas só quem paga é que sabe como o faz..

Sent from my RMX1931 using Tapatalk

O que eu sei é que em 2010/2011 andamos à procura de casa para comprar e o valor estipulado por nós permitia comprar um T3 novo (excluindo zonas como foz).

Tínhamos disponível cerca de 50% do valor total para entrada.

Como estávamos em crise optamos pelo arrendamento.

Neste momento com o mesmo valor conseguimos um T2 e com sorte.

Para conseguirmos um T3 temos de colocar mais 50% do que tínhamos inicialmente previsto.

E falamos de um normal T3 sem qualquer luxo.

A diferença fundamental pode ser a perspectiva de amortizar ou não.

Acho lícito subir a fasquia/esforço se a ideia for amortizar antecipadamente, isto é, usar uma boa parte da poupança disponível para limitar a duração do empréstimo e/ou aliviar o esforço num curto prazo.

Se a ideia for ir deixar o empréstimo rolar pelo "mínimo", acho que tem que se ser mais conservador pois quanto mais tempo de empréstimo mais risco de haver flutuação na Euribor e poderes ter que viver um "pico".

A diferença fundamental pode ser a perspectiva de amortizar ou não.

Acho lícito subir a fasquia/esforço se a ideia for amortizar antecipadamente, isto é, usar uma boa parte da poupança disponível para limitar a duração do empréstimo e/ou aliviar o esforço num curto prazo.

Se a ideia for ir deixar o empréstimo rolar pelo "mínimo", acho que tem que se ser mais conservador pois quanto mais tempo de empréstimo mais risco de haver flutuação na Euribor e poderes ter que viver um "pico".

Exacto, mas como dizes, subir a fasquia implica conseguir poupar na mesma, para permitir essa amortização ou folga de reserva para eventualidades.

Tenho praticamente as mesmas condições que tu, horários desfasados da esmagadora maioria da população e que tal como tu, permite deslocações rápidas.

Mas, como sabemos, este tipo de horários não é a norma e nem todos os têem.

Conheço bem a realidade dos acessos de Lisboa e tal como em outros assuntos, há quem exagere nos tempos que apresenta.

Mas olha, já cheguei a perder tempo por causa de o IC19 estar cortado à noite, a horas que não lembra a ninguém, e não perdi mais porque conheço "resmas" de alternativas. [:D]
Sim somos uma minoria, isto de ter este tipo de horários às vezes também me faz confiar demasiado no tempo e por vezes saio muito à queima e posso ter um imprevisto, não apanho artérias principais o que tb ajuda vou dos arredores de Loures até ao aeroporto é sempre em estrada secundária.

Ainda bem que se falam neste tópico de casas de 300 400 500 e de M. Tinha algum jeito de falarmos de casas de 150k? Isso são gaiolas, não tem graça nenhuma [:D]

A vida que a maior parte das pessoas leva não é interessante, portanto mais vale sonhar com a daqueles que parece ser mais engraçada!

Continuem aí a meter super projetos que o tópico é bem mais engraçado, se formos a falar das nossas casas isto fica bem mais enfadonho!

Voltar
Superior