Tópico das Casas

Se há gente que eu admiro é essa, que se mete a fazer tudo do zero! Eu vejo me à rasca para escolher um microondas, estar a escolher tudo de raiz ia dar comigo em louco.

A tua mulher não trata disso por ti? Acho que a minha adorava essas coisas, desde escolher o soalho, as pedras, a arquitectura, tudo!

Respondendo de uma vez a todos:
Eu meti-me na construção de moradia pela tal suposta “poupança”, o poder fazer uma moradia por por exemplo 150 mil € a meu gosto. Cheguei a por aqui os 3D acredito que saia mais perto dos 200k do que dos 150, mas pronto logo se vê. Não contando com o terreno claro. Algo similar, para comprar nunca seria a baixo dos 400k.
Portanto mãos à obra, projecto e etc. Não tinha muitas queixas da câmara municipal, mas errarem 3 vezes numa simples declaração de destaque é dose! Agora imaginem isso em tempos de pandemia. O que deveria demorar 1 mês passa a 3. Tinha esperança de começar a obra em Março mas já estou a duvidar e muito.
Não há que chegue comprar feito, se por 250k conseguisse uma casa minimamente a meu gosto nem hesitava.

Eu perco anos de vida para escolher um móvel, está tudo dito. [:)]

Ando a mobilar praticamente do zero e só quero que isto acabe, a minha OCD está a ser testada ao infinitivo e começo a estar em sofrimento psicológico [:D] :sh)

Respondendo de uma vez a todos:
Eu meti-me na construção de moradia pela tal suposta “poupança”, o poder fazer uma moradia por por exemplo 150 mil € a meu gosto. Cheguei a por aqui os 3D acredito que saia mais perto dos 200k do que dos 150, mas pronto logo se vê. Não contando com o terreno claro. Algo similar, para comprar nunca seria a baixo dos 400k.
Portanto mãos à obra, projecto e etc. Não tinha muitas queixas da câmara municipal, mas errarem 3 vezes numa simples declaração de destaque é dose! Agora imaginem isso em tempos de pandemia. O que deveria demorar 1 mês passa a 3. Tinha esperança de começar a obra em Março mas já estou a duvidar e muito.
Não há que chegue comprar feito, se por 250k conseguisse uma casa minimamente a meu gosto nem hesitava.

Respira muito fundo. Estou numa aventura semelhante, curiosamente com plafonds semelhantes.
Chegamos a pensar vender o terreno, por falta de paciência com a primeira equipa de arquitectos. Trocaram-se os arquitectos, e a coisa está a avançar.
Curiosamente, acho que na autarquia onde vou construir, a pandemia acelerou os processos. Espero começar finalmente a construir em Abril, mas também envelheci muito.
Agora já bebi uns canecos e rejuvenesci.

E escolher tudo de raiz dá gosto à coisa.

Eu perco anos de vida para escolher um móvel, está tudo dito. [:)]

Ando a mobilar praticamente do zero e só quero que isto acabe, a minha OCD está a ser testada ao infinitivo e começo a estar em sofrimento psicológico [:D] :sh)
Contratei uma decoradora, disse o que gostava e ela tratou de tudo, senão ainda hoje andava a escolher cadeiras... Nada bate chave na mão!

Gosto de tudo o que ela fez? Não!

Eu fazia melhor? Nem pensar!

Contratei uma decoradora, disse o que gostava e ela tratou de tudo, senão ainda hoje andava a escolher cadeiras... Nada bate chave na mão!

Gosto de tudo o que ela fez? Não!

Eu fazia melhor? Nem pensar!

Quem me dera conseguir isso.

Mas conheço-me. Ia estar sempre insatisfeito e a acabar a ter praticamente o mesmo trabalho a corrigir/alterar.

(I can't let go. [:D])

Isso não faz qualquer sentido. Mais de 50% de taxa de esforço?

Não sei que contas faz a malta, mas eu e a minha mulher ganhamos, em conjunto, mais do esse valor líquido que referiste e, ao fazer contas para uma casa nova, nem nos passa pela cabeça sequer uma aproximação aos 1000 euros... o nosso limite anda ali nos 750, porque queremos continuar a viver normalmente... e isto porque não haverá sequer condomínios a pagar.

Também acho que nem tanto ao céu nem tanto à terra

Haverá algures um ponto de equilíbrio

Eu estou no estrangeiro. Emprestimo de 400K a 20 anos com taxa FIXA dá uma prestação 1860 euros por mês.
Vale o que vale. Feito em 2017. Hoje seria mais barato.
Taxa fixa não há surpresas. Aqui não fazem CH a taxa variavel.
E tens de estar abaixo do limite da taxa de esforço.
Por outro lado ninguem te vai avaliar a casa.
Vais ao banco e dizem até quanto podes gastar.
E tu vais procurar casas.

Isso é uma loucura.

1300/1400€ de prestaçao mensal tem de ser PELO MENOS uns 4000€ mês e eu só o faria se recebesse minimo uns 5000/5500€ mês.

Basta a Euribor respirar [:D] para esses 1300€ começarem a disparar para valores loucos.

A maior parte dos casais que conheço em Lx (ex-colegas, amigos, etc) têm rendimentos superiores a isso que comentas e nenhum vive em casas de 400k [:D] Inclusivamente conheço casais que só um membro do casal ganha acima disso e tampouco vivem em casas de 400k. Na realidade tenho um casal de amigos que já devem chegar a uns 6k mensais e acho que a casa nao custou 400k, mas vivem em Telheiras [:D]

Última edição:
A taxa fixa em Portugal não é nada atractiva.

Até a nível das amortizações acho que a maioria dos bancos cobra uma penalização absurda (2%?).

Sim, são 2%

Taxa de amortização à parte até acho que a taxa recentemente não está má.

No exercício referido anteriormente para 400k a prestação mensal altera 125 euros mês (menos até do que me referi acima)

Voltar
Superior