Tópico das Casas

Também acho que nem tanto ao céu nem tanto à terra

Haverá algures um ponto de equilíbrio

Com o meu plafond construo a moradia que quero, num sítio que gosto.

Para fazer a mesma coisa, ou algo parecido, num sítio que gostasse ainda mais, gastava o dobro. E aí já não me sentia confortável.

Não é uma questão de extremos. É de estarmos confortáveis com as nossas opções. Podia construir uma moradia T5? Podia. Mas não quero uma casa enorme, para metade das divisões serem usadas quando o rei faz anos. Entre outras coisas. Se faço a festa com €750/mês (até porque também temos capital próprio, claro), porque haveria de querer subir aos €1000, para ter coisas que não valorizo de todo?

Muito bom post.

Já bati nesta tecla muitas muitas vezes, quer aqui, quer pessoalmente em conversas com amigos.

É impressionante a "leveza" com que se fala em cifras de meio milhao de € num país como Portugal. É grave, bastante grave.

Eu tenho 28 anos e cresci a ver um mercado imobiliário onde a média para se ter uma casa porreira eram uns 150k, e 200k/250k ja se falavam de casas com qualidades/áreas/localizaçao muito acima da média, 200k foram vendidas as últimas casas da zona onde vivem os meus pais em 2011, moradias T4 + 1 com garagem pra 2 carros. :sh)

A minha realidade profissional nao passa por PT, mas continuo a operar de perto com PT e continuo sem ver salários para acompanhar, mesmo em quadros qualificados (e alguns de gestao intermédia), em Lisboa, numa área fervilhante (IT)... Nao vamos entrar em cenários hipotéticos, mas aplicando aquela regra básica do valor da casa = 5 salarios brutos anuais, para um T2 de 350k, falamos de 70k anuais, aplicando a casais, isto dá 35k por cada membro do casal, anual, 2500 brutos mensais em 14 meses. É um salário relativamente alcançavel em Lx, até me passam salários bastantes superiores a isto à frente dos olhos, mas agora vem a pergunta: Como é q enches condominios, empreendimentos, prédios e mais prédios que há em Lx e arredores com casas > 350k por um T2? lol É que Lx tá CHEIA de coisas dessas, cada arrebalde tem n sei quantas urbanizanizaçoes do estilo com valores acima destas cifras, falo de colinas do cruzeiro, malvarosa, infantado e quinta do almirante em Loures, arrebaldes que nao primam por ser os mais "fancy" de Lx...
Já n vou entrar por expos, altas de lisboas, telheiras, etc porque isso entao é só ver as cifras a subir.

Que há gente bem carregada? Sem duvida
Que há casais que facilmente embolsam > 100k anuais brutos? Também
Estrangeirada? Às carradas.

Mas isto é suficiente para encher tanta fracçao suburbana que há no mercado acima de 350/400k e até 500k?

A mim faz-me 0 confusao que venha malta bem carregada e assuma fracçoes em avenidas novas, restelos, etc etc. O que me faz ALGUMA confusao tambem é quem é que rebenta 300/400/../600k em apartamentos nos arredores de Lisboa sem qlq tipo de "elan", e o que me faz MUITA confusao como é que há TANTO comprador pra casas desses valores nesse tipo de localizaçoes...

É uma boa reflexão, mas por cada apartamento de 500, 600, 700 que se vende, vendem-se 20 ou 30 de 120, 150, 200 mil.

Depois muitos dos que compram tiveram algum tipo de ajuda (herança, paitrocínio, ou simplesmente uma boa mais valia imobiliária) e ainda há bastante gente a ganhar muito bem, ainda há uns meses por razões que não vou revelar me passou pelas mãos um recibo de ordenado de um CEO de uma empresa de publicidade, área que pagava muito bem há 15, 20, 30 anos mas que atualmente já não é muito próspera e o Sr. ainda assim ganhava 14 mil euros de ordenado mensais (trabalhador dependente normalíssimo)

É uma questão de fixar a taxa, pagar 1450€ e retira essa preocupação. Mas sim, os 4k líquidos são curtos na minha opinião para este exercício

Compreendo, mas prefiro a taxa variável e guiar-me pelo caso mais gravoso da FINE.

Outra coisa que se pode fazer, e ainda não foi falado aqui, é adquirir um imóvel que possa ao mesmo tempo gerar uma entrada de capital. A minha casa tem um estabelecimento comercial em parte do RC, que em valores líquidos assegura 36% da prestação do CH.

É uma boa reflexão, mas por cada apartamento de 500, 600, 700 que se vende, vendem-se 20 ou 30 de 120, 150, 200 mil.

Depois muitos dos que compram tiveram algum tipo de ajuda (herança, paitrocínio, ou simplesmente uma boa mais valia imobiliária) e ainda há bastante gente a ganhar muito bem, ainda há uns meses por razões que não vou revelar me passou pelas mãos um recibo de ordenado de um CEO de uma empresa de publicidade, área que pagava muito bem há 15, 20, 30 anos mas que atualmente já não é muito próspera e o Sr. ainda assim ganhava 14 mil euros de ordenado mensais (trabalhador dependente normalíssimo)

Para essa ordem de valores, já convém dizer se estamos a falar de valores brutos ou líquidos. [;)]

Eu acho que o pessoal não conta que quem ganha valores altos de salário, não é só daí que vem o income. Acabam por comprar gaiolas para investimento, outro tipo de activos financeiros e há quase uma diversificação forçada do capital, que gera mais capital. Isto se forem conscientes e não viverem no chapa ganha chapa gasta, como é claro.

A mim faz-me 0 confusao que venha malta bem carregada e assuma fracçoes em avenidas novas, restelos, etc etc. O que me faz ALGUMA confusao tambem é quem é que rebenta 300/400/../600k em apartamentos nos arredores de Lisboa sem qlq tipo de "elan", e o que me faz MUITA confusao como é que há TANTO comprador pra casas desses valores nesse tipo de localizaçoes...

A casa que te custa 300/400/../600 mesmo nos arredores custaria muito mais em Lisboa para a mesma tipologia, é tudo uma questão de pouca e "má" oferta em Lisboa.

No centro de Lisboa, mesmo se fores para um segmento bem premium, as áreas são pequenas. Tens muito T2 a menos de 90m2 (vários nos 7x), T3 que mal passam os 110, isto para valores de ABP. São áreas próximas as que se faziam nos anos 60-70 e pré-CEE, a diferença é que agora são "disfarçadas" com os open-space e menos corredores.

Portanto, até uma boa classe média vê-se "obrigada" a ir para as colinas do cruzeiro desta vida para conseguir chegar a um T2 ou T3 "decente" em áreas e novo/recente. E que não seja (tão) um cubículo.

Agora haver capital para isto tudo dentro do comprador nacional, também a mim faz espécie/confusão mas admito que há um misto de esforço exagerado e a cultura de ajudas crónica dos pais tão comum em Portugal. Não sei. Por enquanto não as entregam ao banco pelo que se admite que numa situação de emprego estável conseguem pagar...

Com o meu plafond construo a moradia que quero, num sítio que gosto.

Para fazer a mesma coisa, ou algo parecido, num sítio que gostasse ainda mais, gastava o dobro. E aí já não me sentia confortável.

Não é uma questão de extremos. É de estarmos confortáveis com as nossas opções. Podia construir uma moradia T5? Podia. Mas não quero uma casa enorme, para metade das divisões serem usadas quando o rei faz anos. Entre outras coisas. Se faço a festa com €750/mês (até porque também temos capital próprio, claro), porque haveria de querer subir aos €1000, para ter coisas que não valorizo de todo?

Estamos a falar de coisas diferentes

Concordo em absoluto que o mais importante é sentirmo-nos confortáveis com as escolhas que fazemos e se não precisas de mais, não há que gastar mais, nada a dizer. Isto é o teu caso e estará logicamente correcto

O que eu me referia é ao limiar de esforço aceitável. Não acho que com os rendimentos a que te referes uma pessoa não se deva sentir confortável a passar a barreira dos 1000 euros.

Compreendo, mas prefiro a taxa variável e guiar-me pelo caso mais gravoso da FINE.

Outra coisa que se pode fazer, e ainda não foi falado aqui, é adquirir um imóvel que possa ao mesmo tempo gerar uma entrada de capital. A minha casa tem um estabelecimento comercial em parte do RC, que em valores líquidos assegura 36% da prestação do CH.

Eu também preferi pelo que te compreendo. Passei exactamente por isto há umas semanas e avancei com a variável quando estive vai não vai para a fixa.

Pode sair-me bem a jogada a médio prazo posso gastar mais dinheiro. A avaliar futuramente

O que eu gostava era de arranjar uma moradia que tivesse de pedir muito pouco dinheiro ao banco tipo uns 50mil€ já contando com o valor do meu apartamento mas moradias a 150mil€ nesta zona é para esquecer:sh)

Voltar
Superior