Tópico das Casas

Em moradias tudo o que é esgoto, é chutar para o exterior o mais possível. E pensem em futura manutenção e entupimentos.
Pode não ser estético, mas poupa muita chatice.
Tipo isto, certo?

3556E067-E850-4883-8565-8A6784029F51.jpg

Fotografia tirada por mim a uma moradia “igual” à minha.
O Dono de obra estava extremamente contente com a construção e o fiscal/ projetista também.
Na mesma viga, 5m mais atrás tem exatamente a mesma situação.
O projeto dele custou tanto como o meu, mas o fiscal dele é bem mais caro, por isso não foi por poupança de euros que o trabalho ficou assim.

Tipo isto, certo?

View attachment 154415

Fotografia tirada por mim a uma moradia “igual” à minha.
O Dono de obra estava extremamente contente com a construção e o fiscal/ projetista também.
Na mesma viga, 5m mais atrás tem exatamente a mesma situação.
O projeto dele custou tanto como o meu, mas o fiscal dele é bem mais caro, por isso não foi por poupança de euros que o trabalho ficou assim.

:confused:

Cortaram a viga???

Vá , deixaram ali um ferro para ajudar. [8b]

Pessoal, numa casa vou renovar a cozinha e casa de banho, colocando teto falso com as correspondentes luzes embutidas.

As divisões não são grandes.
A cozinha vai ficar em U, com janela no topo e o lavatório em frente à janela, e o espaço entre os armários superiores vai ser perto de 2 metros .

A minha questão para quem já fez e quer tenha experiência é que tipo de lâmpadas/tamanho de encaixes devo colocar?

Vale a pena meter daqueles encaixes gu qualquer coisa? É isso o normal nestes casos?
Ou outra coisa?

O que aconselham?

Como foi dito o mais normal é o GU10, pois é fácil de encontrar lâmpadas, que é aqui que muitas vezes se criam problemas, lâmpadas soldadas ao "candeeiro" que quando fundem tens de mudar e depois podes não encontrar o mesmo tamanho são de fugir, iluminarias com tipos de lâmpada fora dos encaixes mais normais também é de fugir, podes ter dificuldade em arranjar e preços superiores. tiras de LED também me parece boa opção

Se pretendes estética em detrimento a funcionalidade/manutenção, ignora o que escrevi anteriormente.

E não estou a encontrar as fotografias duma pequena piscina que o vizinho duns amigos estão a fazer.
Só quero estar lá quando for a inauguração.
Tubo PVC de esgoto a fazer de tubagem de impulsão da bomba.
Piscina elevada em blocos de cimento e um canto não tem Pilar nem existe cinta para amarrar tudo?
Se a piscina aguentar com a água, ao primeiro mergulho rebenta tudo.

O maus comum são de facto as GU10 em LED.
Mas hoje em dia há milhares de opções. E os buracos mudam consoante os modelos. Mesmo para GU10 variam entre os 70mm e os 90mm.

Depois hoje em dia há umas opções de "rasgos" que ficam bem.

Como foi dito o mais normal é o GU10, pois é fácil de encontrar lâmpadas, que é aqui que muitas vezes se criam problemas, lâmpadas soldadas ao "candeeiro" que quando fundem tens de mudar e depois podes não encontrar o mesmo tamanho são de fugir, iluminarias com tipos de lâmpada fora dos encaixes mais normais também é de fugir, podes ter dificuldade em arranjar e preços superiores. tiras de LED também me parece boa opção

Se pretendes estética em detrimento a funcionalidade/manutenção, ignora o que escrevi anteriormente.

Obrigado pelas opiniões.
Esse de rasgos já me parece ser muito à frente, já foi bom convencer o meu pai a colocar embutidas, para não ficar um candeeiro pendurado :)

Será para ficar uma coisa relativamente simples e funcional.

Também estávamos a pensar se dá para por de casquilho E27, aproveitando algumas lâmpadas que já se tem de led.
É também pela facilidade em se encontrarem se se estragarem, por exemplo.

As tipo GU10 também serão fáceis de trocar/encontrar. Serão as mais acessíveis, em termos de custo (das que ficam embutidas, à face do teto?)?

Last edited:
Acabei de ver isto no Linkedin:

1634195766354

Se o allstarfabio colocasse isto no fórum das casas como coloquei a minha, já teria fechado o tópico [:)]

Mas, fui a tempo de corrigir algumas coisas em construção, mas já houve arranjos posteriores de coisitas :sh)

Humidade na garagem que tive, "concertaram" e agora voltei a ter.

Desde fuga de água no tecto falso que "humificou" o tecto da sala, criando bolhas de água.

O piso exterior em ardósia tinha sempre um aspecto medonho, etc.

Mas, se comprasse feito, não teria sido melhor (daquilo que vejo).

A malta (construtores) cortam até mais não.

Olhem o meu 1º post em 2015:

"Boa tarde.

Preciso de ajuda. Iniciei hoje a construção da casa. O empreiteiro ficou surpreendido pq em vez de as sapatas descerem 1metro, só encontraram terra firme aos 4metros e vão ter de usar bem mais betão do que esperavam :(..
Eu tinha avisado que quando chovia o terreno ficava péssimo (foi em tempo utilizado para agricultura).

A questão é: eles não têm de impermeabilizar as sapatas? ele diz que usa desvão sanitário, que a laje não está assente no terreno e fica tipo a 70cm do terreno. Isto resolve?

Obrigado"

"O engenheiro disse que na teoria deve-se impermeabilizar as sapatas; mas que nenhuma empresa faz isso. Sò em prédios e em casos muito específicos...
Eles vão colocar betão de limpeza e depois as sapatas; e a tela a acompanhar as sapatas em contacto com a terra.

E garantem-me que não haverá humidade e que com o desvão sanitário a casa não estará em contacto direto com a terra.. e que com o uso e o saneamento o terreno deixará de ser tão húmido.

O que é certo é que o terreno tem ótima exposição solar e andei por lá neste fds e a terre estava bem dura. Espero que não dê problemas. Eu hoje ou amanha tento colocar aqui fotos..

Obrigado desde já pelas respostas e ajudas"

Aguas pluviais evita-se sempre passar pelo interior, por motivos óbvios.
Se tiver mesmo que ser, o barulho pode ser eliminado (ou quase) com tubagem insonorizada e isolada.
Na minha casa apenas a ventilação dos esgotos (não passa àgua) será em PVC, o resto é tudo tubagem insonorizada.
E posso dizer que já estou arrependido de colocar PVC onde quer que seja.
Bem lembrado, no meu caso como se trata de uma casa em banda tenho pelo menos dois a passar pelo interior.
Amanhã passo pela obra para ver como estão e caso seja necessário reforçar a insonorização (lã rocha por exemplo?) à sua volta.

Bem lembrado, no meu caso como se trata de uma casa em banda tenho pelo menos dois a passar pelo interior.
Amanhã passo pela obra para ver como estão e caso seja necessário reforçar a insonorização (lã rocha por exemplo?) à sua volta.
Águas pluviais?
Se for, tens que colocar o isolamento mesmo muito justo ao tubo, para evitar condensação ( a la de rocha desaparece num instante.).

Olhem o meu 1º post em 2015:

"Boa tarde.

Preciso de ajuda. Iniciei hoje a construção da casa. O empreiteiro ficou surpreendido pq em vez de as sapatas descerem 1metro, só encontraram terra firme aos 4metros e vão ter de usar bem mais betão do que esperavam :(..
Eu tinha avisado que quando chovia o terreno ficava péssimo (foi em tempo utilizado para agricultura).

A questão é: eles não têm de impermeabilizar as sapatas? ele diz que usa desvão sanitário, que a laje não está assente no terreno e fica tipo a 70cm do terreno. Isto resolve?

Obrigado"
O mundo é mesmo pequeno!!
Eu sei onde moras![:D]
Na altura acompanhei o teu tópico fórum da casa.
Muito fixe a casa, mas muito dinheiro “mal” gasto na parte de arquitetura.

O mundo é mesmo pequeno!!
Eu sei onde moras![:D]
Na altura acompanhei o teu tópico fórum da casa.
Muito fixe a casa, mas muito dinheiro “mal” gasto na parte de arquitetura.

lol quando tivemos juntos presencialmente por acaso não sabíamos disso. Ficou o assunto a ser sobre carros.

o teu "vizinho" @mikepug também acompanhou (soube depois).

Safou-me ter construído em 2015, fosse hoje e seria 50% mais! Um colega meu com materiais normais, casa com 300m2 recebeu orçamentos > 600k.

Anda tudo tolo! (matérias primas com subidas vertiginosas).

lol quando tivemos juntos presencialmente por acaso não sabíamos disso. Ficou o assunto a ser sobre carros.

o teu "vizinho" @mikepug também acompanhou (soube depois).

Safou-me ter construído em 2015, fosse hoje e seria 50% mais! Um colega meu com materiais normais, casa com 300m2 recebeu orçamentos > 600k.

Anda tudo tolo! (matérias primas com subidas vertiginosas).

Vou meter as ideias na gaveta... [:D]:sh)

2k m2 para construção, mais terreno, mais projectos e licenças e o camandro e facilmente metemos a construção nos 3k m2. :sh)

Back