Tópico das Casas

A especulação imobiliária é terrível, tínhamos a cidade de Lisboa tão cheia de prédios decrépitos em ruina e agora andam a reabilitar tudo, não se faz!

1634328439405

1634328438840

Passei só por aqui para dizer que fico "estarrecido" com os preços do imobiliário!
No fds fui visitar uns amigos a Paço de Arcos e achei piada a um novo empreendimento que estão lá a fazer: prédios baixinhos, não muito longe da AE (35 cts de portagem até lx), vista agradável e como vi a publicidade decidi depois, com calma no pc, ir ter uma noção dos preços...
Ia-me dando uma coisinha má! Um singelo T3, sem nada de especial a custar meio milhão de euros?! Como é isto possível!?
Refiro-me a isto no Alto Paço de Arcos, promovido pela Marfer:
https://www.marfer.pt/empreendimento/alto-paco-d-arcos-oeiras/?emp=16249593

A razão dos preços estarem demasiado elevados é o desiquilibrio entre a oferta e a procura.

Existem cada vez mais estrangeiros a quererem viver cá e a oferta, ou seja, a construção não acompanha a procura.

Nos próximos anos a área metropolitana de Lisboa (e provavelmente a do Porto também) tornar-se-á numa metropole multicultural tal como as grandes cidades Anglo-Saxónicas e Francofonas como Sydney, Melbourne, Montreal, Seattle, Portland, Vancouver, etc..

O importante é quando são identificados focos de criminalidade em algumas zonas atuar rapidamente e não deixar andar como os democratas fazem nos EUA tornando certas cidades em ghettos gigantes.

Uma cidade multicultural não é uma coisa má, depende é como será organizada.

Esses no alto de Paço de Arcos com essas areas brutas e esses acabamentos/pormenores posso dizer que estão no preço e não fosse tão deserto teria um preço muito interessante para o que se vê.

Caro é isto https://www.ammediadores.pt/imovel/apartamento-t3-novo-em-vila-cha/17411844

T3 na Amadora novos, pequenos 128m2 por 440€ com uns acabamentos/pormenores feitos mesmo às 3 pancadas, sem gosto nem qualidade nenhuma, parecem apartamentos feitos por pato bravo com os restos de stock do armazém de materiais.

É aí que quero chegar!
Não basta serem espaçosos e estarem bem construídos e blá, blá! O que existe (ou não) à volta faz toda a diferença! Falta ali uma série de serviços básicos como escolas, restauração, farmácia, transportes decentes, nomeadamente ferroviários, a vista é mehhh...

Ou seja, andam loucamente a pedir fortunas, mas em muitos casos não há qualquer justificação para isso! Eu que não percebo nada da poda começo a pensar em especulação da grande e daí a bolha vai um pequeno passo e temo que existam muitas "Evergrande" por aí, mesmo que mais pequenas!

Esse Vila Chã ao menos é mais central, tem perto o comboio e mesmo o metro não é longe, além da oferta diversificada de serviços...

Última edição:
É aí que quero chegar!
Não basta serem espaçosos e estarem bem construídos e blá, blá! O que existe (ou não) à volta faz toda a diferença! Falta ali uma série de serviços básicos como escolas, restauração, farmácia, transportes decentes, nomeadamente ferroviários, a vista é mehhh...

Ou seja, andam loucamente a pedir fortunas, mas em muitos casos não há qualquer justificação para isso! Eu que não percebo nada da poda começo a pensar em especulação da grande e daí a bolha vai um pequeno passo e temo que existam muitas "Evergrande" por aí, mesmo que mais pequenas!

Esse Vila Chã ao menos é mais central, tem perto o comboio e mesmo o metro não é longe, além da oferta diversificada de serviços...
A localização faz toda a diferença, mas como está o mercado actualmente se estivessem junto a essses serviços numa zona mais central, estariam a custar mais 30 a 40%.

O mercado está puxado e não tem previsões de abrandar. Para o mercado médio/alto a procura é enorme, este é um mercado que resiste melhor às crises que por arrasto faz aumentar o preço de tudo o resto.

O meu irmão esta a fazer um restauro profundo de uma casa herdada dos nossos falecido avós.. O Empreiteiro deu-lhe mais 35k a mais de orçamento só pela matéria prima :sh)
Decidiu parar a obra até isto baixar, pq tem casa própria..
Tenho pena de quem esteja a fazer obras neste momento, com obras a meio e leve com estes aumentos todos.. :sh) Um absurdo

O meu irmão esta a fazer um restauro profundo de uma casa herdada dos nossos falecido avós.. O Empreiteiro deu-lhe mais 35k a mais de orçamento só pela matéria prima :sh)
Tenho pena de quem esteja a fazer obras neste momento, com obras a meio e leve com estes aumentos todos.. :sh) Um absurdo

sem dúvida. Tenho dito a muitos amigos, em boa altura fiz e acabei a moradia.

Tenho pessoas amigas ligadas à construção e há materiais que estão absurdamente mais caros.

Sabe-se que o ferro está caro, ok. Já é "assumido". Mas madeiras? Não há. Lacagem? Mais 20%. Pavimento Flutuante? Mais 40%. Marcenaria? Mais 40%. :sh)
Caixilhos, vidros e torneiras (vejam só) nem sabem quando entregam.

Também estive a analisar essas janelas varandas da velux. Mas muito caras e complexas. Irei optar por janelas de abertura total, colocadas à altura razoável para permitir o uso mais confortável. E não a típica colocação no tecto.

Voltar
Superior