Com base nos depoimentos, sentimentos, cenários pintados que vejo aqui, pergunto.
Para quem comprou casa à 1,2,3..5 6 anos, se não o tivesse feito se equacionava faze-lo agora no ano de 2023?
vou dar apenas a minha opinião pessoal
os cenários catastróficos são iguais agora ou há 20 anos atrás, assustam, mas esta realidade ultrapassa gerações
a desgraça de uns é a oportunidade de outros, nunca ouviste dizer ?
haverá pessoas a venderem casas com mais descontos
há 20 anos atrás era o escudo, e eram juros acima de 10%, spreads de 2%
sempre as casas foram caras, sempre foi um grande investimento
mas ao contrário dos outros investimentos, este nunca perdes e sempre valoriza
é por isso que vale sempre a pena, em qualquer altura e em qualquer época e em qualquer cenário
desde que :
- tenhas capital próprio para suportar escrituras, impostos, comissões
- tenhas uma boa entrada para dar e não pedir tudo ao banco
- e que consigas aguentar a prestação
tenho 53 anos
quando tinha 40 anos, portanto há 13 anos atrás, tinha uma casa aqui numa rua atrás onde estou agora, era um T3, último andar, garagem privativa grande, arrecadação
tinha uns WC bem pequenos, tanto suite como comum, quartos sem armários das roupas
faltava pagar na altura 65 000 euros, ou seja agora tudo estava pago, não devia nada a ninguém
mas vi uma urbanização mesmo em frente acabada de construir, apartamentos com terraço, enormes WC, enormes áreas, painéis solares...tudo moderno
disse à minha mulher :
temos 40 anos, se queremos algo melhor é agora ou nunca
e assim foi, arrisquei e não me arrependo
há 13 anos custou 195.000, no Forte da Casa, a 20km de Lisboa, perto de tudo
agora não a vendo por menos de 300.000, até vale mais
devo agora 93.000
não me arrependo de nada, é um património que valoriza sempre, algo que podemos deixar aos nossos filhos
mas como disse tens que fazer tudo com cabeça, não é ganhares 800 euros e querer comprar logo uma vivenda, mas podes começar com algo mais modesto e vender e aplicar as mais valias em algo melhor
construir um património aos poucos