Tópico das Casas

Com base nos depoimentos, sentimentos, cenários pintados que vejo aqui, pergunto.
Para quem comprou casa à 1,2,3..5 6 anos, se não o tivesse feito se equacionava faze-lo agora no ano de 2023?

Eu andaria atento e se aparecesse a casa que preenchesse os requisitos avançava, não acredito que os preços baixem, mas devem deixar de aumentar por uns tempos.

Com base nos depoimentos, sentimentos, cenários pintados que vejo aqui, pergunto.
Para quem comprou casa à 1,2,3..5 6 anos, se não o tivesse feito se equacionava faze-lo agora no ano de 2023?

vou dar apenas a minha opinião pessoal

os cenários catastróficos são iguais agora ou há 20 anos atrás, assustam, mas esta realidade ultrapassa gerações

a desgraça de uns é a oportunidade de outros, nunca ouviste dizer ?

haverá pessoas a venderem casas com mais descontos

há 20 anos atrás era o escudo, e eram juros acima de 10%, spreads de 2%

sempre as casas foram caras, sempre foi um grande investimento

mas ao contrário dos outros investimentos, este nunca perdes e sempre valoriza

é por isso que vale sempre a pena, em qualquer altura e em qualquer época e em qualquer cenário

desde que :

- tenhas capital próprio para suportar escrituras, impostos, comissões
- tenhas uma boa entrada para dar e não pedir tudo ao banco
- e que consigas aguentar a prestação

tenho 53 anos

quando tinha 40 anos, portanto há 13 anos atrás, tinha uma casa aqui numa rua atrás onde estou agora, era um T3, último andar, garagem privativa grande, arrecadação

tinha uns WC bem pequenos, tanto suite como comum, quartos sem armários das roupas

faltava pagar na altura 65 000 euros, ou seja agora tudo estava pago, não devia nada a ninguém

​mas vi uma urbanização mesmo em frente acabada de construir, apartamentos com terraço, enormes WC, enormes áreas, painéis solares...tudo moderno

disse à minha mulher :

temos 40 anos, se queremos algo melhor é agora ou nunca

e assim foi, arrisquei e não me arrependo

há 13 anos custou 195.000, no Forte da Casa, a 20km de Lisboa, perto de tudo

agora não a vendo por menos de 300.000, até vale mais

devo agora 93.000

não me arrependo de nada, é um património que valoriza sempre, algo que podemos deixar aos nossos filhos

mas como disse tens que fazer tudo com cabeça, não é ganhares 800 euros e querer comprar logo uma vivenda, mas podes começar com algo mais modesto e vender e aplicar as mais valias em algo melhor

construir um património aos poucos

Última edição:
vou dar apenas a minha opinião pessoal

os cenários catastróficos são iguais agora ou há 20 anos atrás, assustam, mas esta realidade ultrapassa gerações

a desgraça de uns é a oportunidade de outros, nunca ouviste dizer ?

haverá pessoas a venderem casas com mais descontos

há 20 anos atrás era o escudo, e eram juros acima de 10%, spreads de 2%

sempre as casas foram caras, sempre foi um grande investimento

mas ao contrário dos outros investimentos, este nunca perdes e sempre valoriza

é por isso que vale sempre a pena, em qualquer altura e em qualquer época e em qualquer cenário

desde que :

- tenhas capital próprio para suportar escrituras, impostos, comissões
- tenhas uma boa entrada para dar e não pedir tudo ao banco
- e que consigas aguentar a prestação

tenho 53 anos

quando tinha 40 anos, portanto há 13 anos atrás, tinha uma casa aqui numa rua atrás onde estou agora, era um T3, último andar, garagem privativa grande, arrecadação

tinha uns WC bem pequenos, tanto suite como comum, quartos sem armários das roupas

faltava pagar na altura 65 000 euros, ou seja agora tudo estava pago, não devia nada a ninguém

​mas vi uma urbanização mesmo em frente acabada de construir, apartamentos com terraço, enormes WC, enormes áreas, painéis solares...tudo moderno

disse à minha mulher :

temos 40 anos, se queremos algo melhor é agora ou nunca

e assim foi, arrisquei e não me arrependo

há 13 anos custou 195.000, no Forte da Casa, a 20km de Lisboa, perto de tudo

agora não a vendo por menos de 300.000, até vale mais

devo agora 93.000

não me arrependo de nada, é um património que valoriza sempre, algo que podemos deixar aos nossos filhos

mas como disse tens que fazer tudo com cabeça, não é ganhares 800 euros e querer comprar logo uma vivenda, mas podes começar com algo mais modesto e vender e aplicar as mais valias em algo melhor

construir um património aos poucos

Essas decisões são sempre difíceis sem se conhecer o futuro.

Aos 40A, talvez tivesses podido dar uma entrada para um T1 de 90k, que hoje arrendarias por 650€ e que se pagava a ele próprio e ainda sobrava dinheiro, ao mesmo tempo que provavelmente terias o teu primeiro T3 já pago.

Ou poderias estar agora a dar aos filhos uma entrada para um apartamento.

Decidiste optar por dar maior conforto a ti e à tua família, o que também não me parece mal.

Isto não é um julgamento ou juízo de valor, é só para dizer que há um grande leque de decisões que se podem tomar em diferentes fases.

Uma curiosidade: ter mantido o primeiro T3 arrendado quando fizeste o upgrade não foi opção na altura?

Essas decisões são sempre difíceis sem se conhecer o futuro.

Aos 40A, talvez tivesses podido dar uma entrada para um T1 de 90k, que hoje arrendarias por 650€ e que se pagava a ele próprio e ainda sobrava dinheiro, ao mesmo tempo que provavelmente terias o teu primeiro T3 já pago.

Ou poderias estar agora a dar aos filhos uma entrada para um apartamento.

Decidiste optar por dar maior conforto a ti e à tua família, o que também não me parece mal.

Isto não é um julgamento ou juízo de valor, é só para dizer que há um grande leque de decisões que se podem tomar em diferentes fases.

Uma curiosidade: ter mantido o primeiro T3 arrendado quando fizeste o upgrade não foi opção na altura?

sem dúvida, há um grande leque de decisões

se voltasse atrás teria feito algo diferente ?! sim

acho que tomei más decisões no passado em termos de negócios/investimentos

eu tinha uma casa no centro de Lisboa, em Arroios

comprei-a e reconstruí

a casa ficou completamente nova por dentro, mas o prédio era velho, nem coluna de luz existia nas escadas do prédio, era um terceiro andar e de noite tinha que subir às escuras

a minha mulher estava grávida na altura e decidimos comprar fora de Lisboa, foi quando fomos para aquele T3 no Forte da Casa que referi atrás

vendi a de Lisboa, devia 4 mil contos das obras, arrependo-me

tinha 30 anos, queria comprar um carro dos meus sonhos, só pensava em casa nova e carro novo ( um VW Bora TDI ), motor fantástico que toda a gente falava, estava mesmo obcecado por aquele carro, modelo a sair em 1999

foi uma bela de uma burrice, poderia ter ficado com a casa e tê-la alugado

já esta do Forte que acabei também por vender, visto dever apenas 60 mil euros, se calhar também cometi um erro

mas eu tive medo de pedir tipo 180.000 ao banco pela casa nova

por isso sim, são estas belas decisões que temos de tomar ao longo da vida, a vida é feita de escolhas e depois temos que arcar com as consequências, a vida é feita de encruzilhadas

Última edição:

Fiz a escritura de um apt usado há precisamente um ano. (vim de casa dos pais)
Tal como já disse por aqui, optei por fixar a taxa a 1,4% durante 30 anos, o que representa uma taxa de esforço de ~16/17%.

Se não o tivesse feito há um ano, o mais provável seria aguarda alguma eventual correção dos preços (que poderá nunca ocorrer ou ser significativa).
Também seria pouco provável optar por fixar a taxa durante um período tão longo, porque certamente as condições seriam pouco atrativas face àquilo que será a média expectável da euribor para 30/40 anos.

De qualquer das formas é quase certo que, se não tivesse avançado em dez 2022 com aquelas condições, iria sempre pagar muito mais por uma casa "semelhante".

Perguntei ao banco acerca da possibilidade de mudar os seguros de vida e da casa que estão agregados ao crédito habitação. Responderam apenas que sim que posso mas que irei ter agravamento do spread. Sei de casos (não neste banco) onde foram mudados os seguros para outras entidades e onde se mantiveram as condições do CH
Agora a minha dúvida reside, como posso ou que argumentos posso usar na negociação para pressionar a fazer a mudança sem o agravamento do Spread? Alguma lei específica? Ameaças do gênero " se assim é vou transferir o credito habitação" !?

Perguntei ao banco acerca da possibilidade de mudar os seguros de vida e da casa que estão agregados ao crédito habitação. Responderam apenas que sim que posso mas que irei ter agravamento do spread. Sei de casos (não neste banco) onde foram mudados os seguros para outras entidades e onde se mantiveram as condições do CH
Agora a minha dúvida reside, como posso ou que argumentos posso usar na negociação para pressionar a fazer a mudança sem o agravamento do Spread? Alguma lei específica? Ameaças do gênero " se assim é vou transferir o credito habitação" !?
Provavelmente assinaste na FINE que terias bonificação do spread ao aderir aos seguros do banco. Logo não vejo nada que possas fazer.

Provavelmente assinaste na FINE que terias bonificação do spread ao aderir aos seguros do banco. Logo não vejo nada que possas fazer.

Deve ser por aí! É ler o contrato com detalhe que está lá tudo!

No meu está escrito algo como bonificação de 0,2 % de bonificação de spread que perco caso decida mudar os seguros...

Como dizia o outro que até era engenheiro e chegou a maioral das Nações Unidas: "é só fazer as contas"!!!

Na minha opinião não é com ameaças que vais lá. [;)]

Tal como nos contratos de telecomunicações, o melhor é ir bater à porta dos mais diversos bancos e pedir simulações para transferência de CH (com e sem seguros incluídos).

Depois disso é comparar não só o spread mas também TAEG e MTIC.
Obviamente deverás comparar o que é comparável, isto é, numa proposta sem seguros incluídos obviamente a TAEG e o MTIC serão inferiores porque falta essa componente.

Depois de analisados todos os cenários, se algum deles for melhor do que a tua situação atual (seja com seguros ou sem), é ir ao banco onde tens o CH questionar se acompanham a oferta.

A título de exemplo, este foi o quadro comparativo que a intermediária de crédito me remeteu há 1 ano.
Se tiveres tempo e paciência é uma questão de esquematizar as diversas propostas desta forma e comparar.
* neste caso os seguros estavam sempre nos bancos.

quadro comparativo.png

Só quem for louco ou com muita nota compra aos preços de agora ainda por cima com a taxa que está, que ainda não parou de subir

Bem, eu estou incluído nos "loucos".

Há anos que ando à procura de casa e há anos que dizem que vai baixar e rebentar, a verdade é que nunca encontrei o que gostava ao preço que podia pagar.
Até agora. Consegui chegar em 1º a um empreendimento novo e reservar uma casa que gostei. A verdade é que em 15 dia estava 75% reservado.
Como é construção nova.as taxas ainda não me preocupam muito. Porque o prazo são 24 a 36m para conclusão, e espero que até lá esteja mais estabilizado.
Em termos de preço, claro que estou "preocupado" o valor é elevado (se bem que para mim é dos melhores que encontrei no mercado para coisas similares) e se os preços começarem a descer, vão desvalorizar uma casa que ainda não tenho.
O que me preocupa mais é o empréstimo do construtor... Que também deverá estar a aumentar e muito. :sh)

A verdade é que ando há mais de 5/6 anos à procura e mesmo em casas de muitos milhares de euros, as melhores desaparecem em dias. Ficam as mais pequenas, ou as muito caras, ou a pior localizadas.

Mas já se nota que em prédios ou empreendimentos grandes (50... 100...150...200 apartamentos) que já não esgota tudo a 100% como antes. Vão ficando os tais apartamentos. Ou os muito caros, ou os piores que acabam por ser uma má relação preço qualidade.

Revolta-me isto

que porcaria de medidas o governo tomou para salvaguardar as famílias ?!

obrigou apenas os bancos a renegociar em caso de taxa de esforço elevada, isentou de comissão as amortizações antecipadas

o que é isto ?! é nada, uma mão cheia de nada

pode-se poupar dezenas de euros por mês nos seguros de vida, depende também da idade, claro

deixam subir as comissões dos bancos a níveis absurdos, ainda agora vi uma notícia que o Novo Banco subiu para 6 euros e tal de comissão de manutenção de conta, sem bonificação

nestas coisas não mexem

no meu caso está também no contrato, sofria subida de spread, mas lá consegui renegociar com a Fidelidade, tive 20% de desconto

Bem, eu estou incluído nos "loucos".

Há anos que ando à procura de casa e há anos que dizem que vai baixar e rebentar, a verdade é que nunca encontrei o que gostava ao preço que podia pagar.
Até agora. Consegui chegar em 1º a um empreendimento novo e reservar uma casa que gostei. A verdade é que em 15 dia estava 75% reservado.
Como é construção nova.as taxas ainda não me preocupam muito. Porque o prazo são 24 a 36m para conclusão, e espero que até lá esteja mais estabilizado.
Em termos de preço, claro que estou "preocupado" o valor é elevado (se bem que para mim é dos melhores que encontrei no mercado para coisas similares) e se os preços começarem a descer, vão desvalorizar uma casa que ainda não tenho.
O que me preocupa mais é o empréstimo do construtor... Que também deverá estar a aumentar e muito. :sh)

A verdade é que ando há mais de 5/6 anos à procura e mesmo em casas de muitos milhares de euros, as melhores desaparecem em dias. Ficam as mais pequenas, ou as muito caras, ou a pior localizadas.

Mas já se nota que em prédios ou empreendimentos grandes (50... 100...150...200 apartamentos) que já não esgota tudo a 100% como antes. Vão ficando os tais apartamentos. Ou os muito caros, ou os piores que acabam por ser uma má relação preço qualidade.

Sempre ficaram alguns mas a estratégia de muitos construtores era ficarem com várias unidades e libertarem próximo ou na altura da entrega dos empreendimentos a preços mais altos num mercado que estava continuamente a crescer.

isto para dizer que as conversas que atiram aos potenciais compradores dos “já foi 75%”, “já está tudo praticamente vendido em poucos dias”, reservas fictícias e por aí fora…

…podem ter um nível de patranha que não é pequeno em vários casos ;)

A título de exemplo, este foi o quadro comparativo que a intermediária de crédito me remeteu há 1 ano.
Se tiveres tempo e paciência é uma questão de esquematizar as diversas propostas desta forma e comparar.
* neste caso os seguros estavam sempre nos bancos.

Muito bom... Isso sim é um trabalho bem feito por parte do profissional.
O único reparo que teria a fazer seria transformar aquele valor trimestral do Bankinter em mensal para tornar mais fácil a comparação, mas de resto tiro o meu chapéu ao profissional que lidou contigo...

Sempre ficaram alguns mas a estratégia de muitos construtores era ficarem com várias unidades e libertarem próximo ou na altura da entrega dos empreendimentos a preços mais altos num mercado que estava continuamente a crescer.

isto para dizer que as conversas que atiram aos potenciais compradores dos “já foi 75%”, “já está tudo praticamente vendido em poucos dias”, reservas fictícias e por aí fora…

…podem ter um nível de patranha que não é pequeno em vários casos ;)

Sim claro que há esquemas e unidades guardadas e afins.
E não temos toda a informação na mão.
Mas do pouco que me apercebi alguns destas empreendimentos estão de facto a ser bem vendidos e reservados.
Isto porque fiquei em Lista de espera em 2 que não tinham qualquer tipo de sobra. (ok talvez o promotor tenha 10/20% em carteira). Mas mesmo assim não sei se recusava reservas com base nisso...

Mas os maiores desse "esquema" é o SkyCity... Há anos que estão a 90%. Mas vão vendendo aos poucos e construindo muito devagar...
Nem sei quais as vendas verdadeiras.

Outro estranho é o Dream Living. Na altura questionei preços e unidades. Mas não gostei da zona nem do prédio. A construção também tem sido lenta e há pouca informação se há ou não apartamentos no mercado. Mas acho muitoooo estranho estar tudo vendido.

Última edição:
Voltar
Superior