Tópico das Casas

Acho que a avaliação depende de vários pequenos detalhes.

Ac encastrados são raros de encontrar, são muito mais caros e até mais caros de operar no dia a dia.
A questão das janelas de abrir foi o que já falamos atrás. São melhores em termos de vedação, mas depois roubam imenso espaço. Não vejo lógica em optar por isso em vez de uma janela de correr boa.

A cozinha, depende, eu dispenso espaço de refeições na cozinha. Por isso, não ficava preocupado.
Os gavetões ou gavetas não é directamente ligado com poupança, é mais o design de quem fez, gavetões grandes são bastante caros e hoje em dia tem-se optado muito mais por isso do que por gavetas pequenas.

Os quartos têm sido os espaços mais sacrificados sim. Eu prefiro ter uma sala maior e quartos mais pequenos. Mas sim há limites.

Não sei qual a zona, mas 268.000€ nem me parece descabido, como ela diz, agora vai ser acima de 300k de certeza absoluta.

Pela descrição os 268 mil euros até me parecem um bom preço. AC's encastrados nunca vi em casas desta gama de preços, só segmento alto.

As rampas das garagens é das coisas mais absurdas que há, são quase todas demasiado elevadas sem qualquer necessidade, quem tem carros baixos como eu (Model 3) tem de ter imenso cuidado e mesmo assim muitas vezes raspa mesmo tendo todo o cuidado do mundo.

O Model 3 por acaso tem umas protecções plasticas para proteger as longarinas, as minhas já estão quase a sair tal são as vezes que raspam nessas rampas.

As rampas das garagens é das coisas mais absurdas que há, são quase todas demasiado elevadas sem qualquer necessidade, quem tem carros baixos como eu (Model 3) tem de ter imenso cuidado e mesmo assim muitas vezes raspa mesmo tendo todo o cuidado do mundo.

O Model 3 por acaso tem umas protecções plasticas para proteger as longarinas, as minhas já estão quase a sair tal são as vezes que raspam nessas rampas.

são as rampas e os espaços de manobra em algumas garagens

tenho vizinhos que até desistem de meter lá os carros, dada a quantidade de manobras que têm de fazer

Sou só eu que odeia isso?! :confused::confused:

São melhores em termos de estética. Sendo que também podem fazer ventilação central. Há um sem número de opções.

Mas são mais caros, alguns obrigam a instalação trifásica e são por norma mais dispendiosos no dia a dia.

Há regras para as rampas em quase todos os municípios. Por isso se estão legais, estão de acordo com as regras.
E não entendo porque dizes que são inclinadas sem razão... Ninguém faz uma rampa inclinada sem razão. [:D] Se houver espaço, faz-se o que for preciso.

O problema não é só nas casas de valor elevado.

Estamos a receber uma vaga de emigrantes nunca antes vista, o ano de 2022 foi o ano que se registou mais contratos de arrendamento, nunca se tinha registado tantos.

Nós não estamos preparados para receber tanta gente, os nossos serviços públicos não estão dinensionados e isso veio agravar tudo em especial na periferia do Porto Lisboa, queres ir às finanças tratar de qualquer coisa são filas intermináveis, nas conservatórias idem, nos centros de saúde tens de ir de madrugada gardar vez, no hospital meses por uma consulta, etc...

Nas zonas premium, deixámos de conseguir competir com os estrangeiros, mas nas zonas pobres está igual, não conseguimos competir.

Estamos a receber emigrantes de todos os estratos sociais e não estamos preparados para tal.

Não há habitação, saúde, escolas que resistam, estávamos dimensionados para outra realidade.

Por mim podem vir todos os Brasileiros desde que não venham os bandidos. Eu prefiro a mentalidade do Brasileiro médio em relação ao Português médio, o Brasileiro é mais empreendedor, mais alegre, menos depressivo, tem mais iniciativa. Também vem muito lulista que gosta de proteger a bandidagem e os parasitas, mas esses parecem ser uma minoria, agora há cada vez mais gente com dinheiro, do Sul, do Brasil Europeu e de Direita, e esses são do melhor que há.

São melhores em termos de estética. Sendo que também podem fazer ventilação central. Há um sem número de opções.

Mas são mais caros, alguns obrigam a instalação trifásica e são por norma mais dispendiosos no dia a dia.

E na minha opinião, fica muito mais feio. Não vejo uma única vantagem nisso. Sem pensar na dificuldade que é limpar os filtros todos os 6 meses.

Há regras para as rampas em quase todos os municípios. Por isso se estão legais, estão de acordo com as regras.
E não entendo porque dizes que são inclinadas sem razão... Ninguém faz uma rampa inclinada sem razão. [:D] Se houver espaço, faz-se o que for preciso.

Há regras. Resta saber se estão todas legais ou se alguém "fechou" os olhos.

E na minha opinião, fica muito mais feio. Não vejo uma única vantagem nisso. Sem pensar na dificuldade que é limpar os filtros todos os 6 meses.

Supostamente só deverás ter um filtro central, onde está a máquina.

A ideia é ser algo assim na sala ou quartos.

image.png

Quase todas as construções não seguem os projectos ao milimetro... Há sempre alterações de cm. O pé direito pode ser uma, haver ali um ajuste de 5/10cm o que implicaria com uma rampa. Nestes casos nem considero fechar os olhos, será complicado numa fiscalização detectar. Mas sim claro há muitos abusos e muito fechar de olhos em diversas situações.

Sim, eu sei, e sinceramente não gosto nada disso. Dá-me sempre a ideia de ser muito mais sujo e intrusivo e muito menos eficiente do que isto (foto random roubada da net):

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	400.3 KB ID:	14252913

Last edited:

E a limpeza de condutas?

Em termos práticos essas soluções não se justificam para habitações, sendo o custo benefício melhor aplicado nos tradicionais.

Um sistema desses para ser bem mantido penso que terá de ter limpeza profissional frequente, pelo menos de três em três meses.

Haverá sempre alguma margem de erro, claro...

No entanto, a maior diferença prende-se com a "desatualização" dos dimensionamentos.
Basicamente, muitas das regras ainda se baseiam no RGEU que data de 1951, e desde aí até agora muita coisa mudou, principalmente na dimensão dos veículos e do espaço que precisam para executar as manobras.

Como o dinheiro não é ilimitado, é quase sempre uma dor de cabeça compatibilizar todos os interesses (lei/construtor/promotor/possíveis clientes), principalmente quando o terreno é complicado e o espaço pouco.
​​​​​​
por norma os interesses dos clientes são inversamente proporcionais aos interesses do construtor [:D]

Acho que a avaliação depende de vários pequenos detalhes.

Ac encastrados são raros de encontrar, são muito mais caros e até mais caros de operar no dia a dia.
A questão das janelas de abrir foi o que já falamos atrás. São melhores em termos de vedação, mas depois roubam imenso espaço. Não vejo lógica em optar por isso em vez de uma janela de correr boa.

A cozinha, depende, eu dispenso espaço de refeições na cozinha. Por isso, não ficava preocupado.
Os gavetões ou gavetas não é directamente ligado com poupança, é mais o design de quem fez, gavetões grandes são bastante caros e hoje em dia tem-se optado muito mais por isso do que por gavetas pequenas.

Os quartos têm sido os espaços mais sacrificados sim. Eu prefiro ter uma sala maior e quartos mais pequenos. Mas sim há limites.

Não sei qual a zona, mas 268.000€ nem me parece descabido, como ela diz, agora vai ser acima de 300k de certeza absoluta.

no caso dos gavetões convinha terem deixado o acessório da dupla gaveta interna, simplesmente não o adquiriram. Acho que não dá jeito nenhum apenas gavetões enormes, o útil é as duas coisas diria eu, de outra forma vais desperdiçar muito espaço vertical.

O que achei na suite é que é uma pena a organização criar um hall tão grande na entrada do quarto para depois limitar o espaço onde pode ficar a cama. Tens um quarto que é grande onde não interessa e pequeno onde interessa, por assim dizer.

Não tenho dúvidas que os AC não-encastrados têm várias vantagens mas é talvez o pormenor da casa que ela gosta menos. só existe tecto falso no Hall de entrada e isso talvez tenha influenciado a decisão de serem expostos. A localização também não é a melhor no caso dos quartos (ficam bastante longe da zona da cama e sabemos bem que a distribuição do calor dos AC não é a melhor).

eu globalmente acho que excepto o barulho do comboio, a casa é catita e um T2 onde uma pequena família viverá bem. Não estando espetacularmente bem situado porque ainda é preciso ir a pé uns bons minutos para quase tudo, dá para fazer uma vida relativamente independente do carro para serviços e o/ou acesso a Lisboa rápido por TP. E isso tem muito valor.

mas 268k não é pouco dinheiro, toda a gente hoje acha isto "normal" e até "barato" mas...bolas...são quase 300k. Aliás com os impostos quase roça isso...

Last edited:
Back