Tópico das Casas

Essa casa dos 4M em Beja nunca na vida eu daria esse valor.
Deve ser engraçada nos primeiros tempos, mas depois com o calor e sol do Alentejo, e aquele amarelo/torrado todo em volta, deve tornar o dia a dia na casa uma grande seca (pralém de dar a impressão que estamos em Africa ou no meio de um outro deserto qualquer...)

Eu adoro escapadinhas no interior alentejano, em hoteis ou turismo rural.

Mas no caso dessa casa perto de Beja talvez viesse a nao gostar, visto que gosto por ex de sair de casa a pé e ter várias coisas ao pé, nem que seja numa pequena vila com meia duzia de coisas.
Pode ser a 100m, 200m ou 500m da casa, nao importa. Mas agora ali mm isolado n sei..

Pois que 1 coisa é 1 escapadinha, outra é viver lá.

E como dizes e bem, é mt agressivo aquele tempo no verão.

Como sou um bocado teimoso e irrita-me não dizerem onde é o local, fui à procura no maps [:D]

Ora, o "arredores de Beja" é literalmente no "cu de Judas", são cerca de 25km até à rotunda sul de Beja.

Para quem quiser localizar, fica algures a meio entre Vale de Rocins e Talica.
​​​​​​

Pelo Google Maps dá cerca de 30 minutos da casa até Beja :sh)

Mas dificilmente alguem compra aquilo para viver lá a tempo inteiro.
Mt menos a 4 milhoes.

Seja como for aquilo talvez possa ser usado pa gerar lucro? Com a zona agricola n sei

Como sou um bocado teimoso e irrita-me não dizerem onde é o local, fui à procura no maps [:D]

Ora, o "arredores de Beja" é literalmente no "cu de Judas", são cerca de 25km até à rotunda sul de Beja.

Para quem quiser localizar, fica algures a meio entre Vale de Rocins e Talica.
​​​​​​

Mais vale comprar o palheiro que fica um pouco ao lado aí por 100ou 200mil euros e gastar 500mil numa casa nova e poupar 3 milhões de euros!!
Umas das coisas que acho nestes valores, é se a pessoa tem 3 ou 4 milhões, então tem dinheiro para fazer uma coisa de raiz ao seu gosto. (o único inconveniente e que não está logo disponível e em cidade é mais difícil arranjar)

Numa cidade muitas vezes é mesmo preciso comprar o que existe, porque podem nem haver terrenos disponíveis.

Mas no meio do deserto? O que não falta é espaço e opções.

É claramente uma casa para um público alvo muito específico. Nesta parece existir até um pequeno estúdio (de pintura?), imagino facilmente um artista introvertido, quanse anti-social, aqui enfiado, maravilhado por estar isolado do mundo. Com visitas ocasionais de amigos, de algumas semanas, para alimentar a necessidade de socialização, e está feliz da vida.

Eu fiquei foi hospedado no hotel lamaçães.
É em lamaçães propriamente dito??

Gostei da zona envolvente do hotel, e estava no sopé da serra.

O hotel Lamaçães é no limite da freguesia, logo em frente e à esquerda (direção Meliá-Bom jesus) já é Nogueiró que é aldeia na cidade.
Lamacães é toda a zona à direita do hotel onde fica leroy Merlin, makro, continente, Media markt e a serra nas costa do hotel onde ficam as casas mais caras da cidade e onde mora (ou morava) a gente chique cá do burgo.
Braga era uma cidade relativamente barata na compra de habitação, subiu radicalmente nos últimos anos.
Em frente à Makro virado ao parque da rodovia um amigo comprou em 2014 (ou 2017) um T3 por 79 ou 89 mil euros. Hoje facilmente o vende por valores perto de 150mil. (nem há nenhum à venda na zona pelo menos no idealista.)

O hotel Lamaçães é no limite da freguesia, logo em frente e à esquerda (direção Meliá-Bom jesus) já é Nogueiró que é aldeia na cidade.
Lamacães é toda a zona à direita do hotel onde fica leroy Merlin, makro, continente, Media markt e a serra nas costa do hotel onde ficam as casas mais caras da cidade e onde mora (ou morava) a gente chique cá do burgo.
Braga era uma cidade relativamente barata na compra de habitação, subiu radicalmente nos últimos anos.
Em frente à Makro virado ao parque da rodovia um amigo comprou em 2014 (ou 2017) um T3 por 79 ou 89 mil euros. Hoje facilmente o vende por valores perto de 150mil. (nem há nenhum à venda na zona pelo menos no idealista.)

Nessa zona até diria que o teu amigo, se tiver paciência - e nem sei se será necessária muita - o vende por mais do que isso... independentemente do estado do apartamento em causa.

No imovirtual se procurares por apartamentos em lamaçães e ordenares pelo mais barato começa num t1 por 134k (de 49 m2)...

aqui: https://www.imovirtual.com/comprar/...=3148877&search[order]=filter_float_price:asc

por 150k compras só agora um t3 usado nos arredores de Braga (ferreiros, gualtar, etc), ou nas zonas menos nobres da cidade.

Nessa zona até diria que o teu amigo, se tiver paciência - e nem sei se será necessária muita - o vende por mais do que isso... independentemente do estado do apartamento em causa.

No imovirtual se procurares por apartamentos em lamaçães e ordenares pelo mais barato começa num t1 por 134k (de 49 m2)...

aqui: https://www.imovirtual.com/comprar/...=3148877&search[order]=filter_float_price:asc

por 150k compras só agora um t3 usado nos arredores de Braga (ferreiros, gualtar, etc), ou nas zonas menos nobres da cidade.

É pá, não consigo deixar de me lembrar das conversas no café de Gualtar onde parava no final dos anos 90/início 2000, em que era relativamente comum algum pessoal indignar-se com os "capitalistas" que compravam apartamentos em Braga (na cidade, na altura a distinção da cidade para Gualtar era ainda um facto) de 80 ou 90 k€, uma exorbitância de dinheiro, quase gozar com a população "normal"😂

Inteligentes....
Ficam "presos" a um spread baixo apenas um par de anos, mas depois na maior parte do crédito faturam com o spread "normal".

Como a maioria da população só olha para as letras grandes, vai tudo a correr e nem dão grande importancia a qual será o spread após o período de bonificação.

Isto assusta-me um bocado para ser sincero. Foi exactamente isso que deu origem ao crédito subprime na América em 2007/08... O fim das taxas bonificadas...

É claramente uma casa para um público alvo muito específico. Nesta parece existir até um pequeno estúdio (de pintura?), imagino facilmente um artista introvertido, quanse anti-social, aqui enfiado, maravilhado por estar isolado do mundo. Com visitas ocasionais de amigos, de algumas semanas, para alimentar a necessidade de socialização, e está feliz da vida.

Olhaí que anti social nada tem a ver com essa descrição [:p]
Eu descobri isso recentemente e agr quando me chamam isso digo logo que n sou anti regras da sociedade hehehe

Bom, mas mais a sério, estive a ver melhor as fotos e aquilo tem terreno que parece cultivado, nomeadamente trigo? naquela fase em que já foi colhido.

A questão é saber se ali os 4 milhões não se referem precisamente também a essa questão, ainda que possa ser mt caro.

Relativamente a Créditos Habitação:
Alguém sabe responder se passado algum tempo os bancos para o cálculo do LTV usam apenas o valor de avaliação/mercado, ou usam sempre também o valor de aquisição (mesmo que a compra tenha sido efectuada já há 10 anos)??

Inteligentes....
Ficam "presos" a um spread baixo apenas um par de anos, mas depois na maior parte do crédito faturam com o spread "normal".

Como a maioria da população só olha para as letras grandes, vai tudo a correr e nem dão grande importancia a qual será o spread após o período de bonificação.

Isto assusta-me um bocado para ser sincero. Foi exactamente isso que deu origem ao crédito subprime na América em 2007/08... O fim das taxas bonificadas...

Mas eles devem avisar bem.
A FINE obriga a isso mesmo.
Se há quem nao leia a FINE, entao mais vale nem pedir CH.

Para voltar à realidade...

Lisboa, Avenidas Novas.

T2 de 100m2. 1 milhão.

Ok, este apartamento custar 1 milhão já quase torna justificável a casa de Beja custar 4...

Sim, já sei, a localização é tudo, mas bolas, é ridículo 1 milhão por este apartamento. A não ser que tenha alguma coisa muito fora do normal em termos construtivos, bom, é um apartamento... t2... de 100 m2.

Relativamente a Créditos Habitação:
Alguém sabe responder se passado algum tempo os bancos para o cálculo do LTV usam apenas o valor de avaliação/mercado, ou usam sempre também o valor de aquisição (mesmo que a compra tenha sido efectuada já há 10 anos)??

Penso que numa situação de reavaliação do LTV irão sempre fazer nova avaliação ao imóvel. E usar o valor de aquisição ou de avaliação será sempre pelo mais baixo, penso.

Para voltar à realidade...

Lisboa, Avenidas Novas.

T2 de 100m2. 1 milhão.

SilverArrow, eu quando atingi a maioridade, ou seja, quando cumpri os 18 anos de vida (em 1989) costumava comentar (e alguns amigos meus também) que se tivesse 200.000 contos/1 milhão de euros que me reformaria de imediato (ou seja, nesse caso nem iniciaria a vida de trabalhador) !!!

Presentemente, ou seja, em 2023 (após 34 anos decorridos) esses mesmos 200.000 contos/ 1 milhão de euros daria para comprar "somente" esse apartamento T2 de 100 m2 (mesmo sabendo que está bem situado em Lisboa) !!!

Como a vida mudou imenso !!!

Back