Tópico das Casas

É rara a pessoa que se contenta só com 1800 líquidos para a vida inteira.

Nós podemos fazer os exercícios teóricos que quisermos, mas da minha experiência a maioria adapta logo as despesas aos rendimentos, portanto vai-se queixar quando tiver 2 apartamentos vazios durante muito tempo.[:D]

Aceito, mas em PT é ainda mais raro a pessoa que ganha 1800€ líquidos.

E com os apartamentos ocupados iria ser +/- 2500 líquidos

Certíssimo, mas aqui a questão é viver com 1M sem fazer nada e eu estou apenas a tentar demonstrar que é perfeitamente fazível.

Aliás mesmo quem ganha 1800 líquidos ou mais quanto não tem que trabalhar todos os meses?

Obedecer a chefes, levantar cedo, deixar muitas vezes de estar com os filhos porque está fora.

E depois se for preciso com 50 anos e 20 de empresa leva um chuto no c…

E já não pode recuperar os anos que passaram, os filhos estão grandes, a libido sexual já foi por água abaixo, está gordo e careca e desempregado.

Realmente é melhor trabalhar do que ter os 6 apartamentos arrendados e nos meses maus só ter 2/3 ocupados. 😁

E mesmo os que lerem isto e tiverem uma vida melhor do que a aqui descrita, lembrem-se que são uma minoria e não a maioria. 😉

Como e que e?? [:D]

Isso e para os desleixados, por aqui com 50 anos ainda nao sei o k e isso...

Entre SP500 e imobiliário, prefiro o imobiliário. O rendimento é o mesmo e ainda tens a valorização dos imóveis.

1M a 4% dá pouco mais de 2K limpos por mês. E pouco para um casal que queira viver razoavelmente bem, mesmo prescindindo de grandes luxos.​

Casal não, eu falei numa pessoa.

Claro que se for o casal + 2 filhos já está apertado.

Ela que trabalhe, então não é igualdade de direitos??? 😂😂😂

Não acredito que 1M seja suficiente para um jovem na casa dos 30/40 seja suficiente para deixar de trabalhar. Os salários em Portugal são tão maus que um amigo que é engenheiro num da das maiores empresas de telecomunicações do país, com cerca de 10 anos de experiência disse-me que o sonho dele é ganhar 2k ao mês e que mais do que isso seria esbanjamento

O que é que justifica 700€ /mês de condomínio?

Quais são as valências?

O Mais caro é teres uma pessoa 24 horas, que acaba por ser uma segurança tanto no que se refere a security como a safety. Essa pessoa tanto te chama um táxi como te ajuda a levar compras, etc. é claramente um luxo bom.

Em relação a um convencional porteiro ou à também comum segurança 24 horas, têm um fato mais elegante, falam fluentemente inglês e têm 1,90 de altura [:D]

O Mais caro é teres uma pessoa 24 horas, que acaba por ser uma segurança tanto no que se refere a security como a safety. Essa pessoa tanto te chama um táxi como te ajuda a levar compras, etc. é claramente um luxo bom.

Em relação a um convencional porteiro ou à também comum segurança 24 horas, têm um fato mais elegante, falam fluentemente inglês e têm 1,90 de altura [:D]

Ou seja, um bom complemento à equipa feminina da limpeza como apresentada na página anterior, mas neste caso para agradar ao público alvo que joga na outra equipa [:D]

O AL implica muito mais trabalho.

Aqui o foco é o dolce far niente.

MEsmo em arrendamento normal, nunca tens o dolce far niente. E podes mesmo ter grandes chatices como caloteiros que não querem sair e que quando saem te partem a casa toda. Apanha-se de tudo. A justiça portuguesa ser miserável também afecta o mercado de arrendamento. Muitas casas estão vazias porque os proprietários têm medo de arrendar.

Agora os porteiros recebem ao centímetro. [:D]

Se contratassem o Yao Ming não chegavam €1000/mês para o condomínio.

Não acredito que 1M seja suficiente para um jovem na casa dos 30/40 seja suficiente para deixar de trabalhar. Os salários em Portugal são tão maus que um amigo que é engenheiro num da das maiores empresas de telecomunicações do país, com cerca de 10 anos de experiência disse-me que o sonho dele é ganhar 2k ao mês e que mais do que isso seria esbanjamento

Eu não me importo de ser a cobaia dessa experiência. 😁

Mesmo assim, ou são meia dúzia de apartamentos ou então têm de ter mais serviços para justificar 700€/mês de condomínio.

MEsmo em arrendamento normal, nunca tens o dolce far niente. E podes mesmo ter grandes chatices como caloteiros que não querem sair e que quando saem te partem a casa toda. Apanha-se de tudo. A justiça portuguesa ser miserável também afecta o mercado de arrendamento. Muitas casas estão vazias porque os proprietários têm medo de arrendar.

Claro, mas eu tinha de tentar rentabilizar o Milhão, ou então começava a gastar x por mês até o dinheiro acabar…

Claro, mas eu tinha de tentar rentabilizar o Milhão, ou então começava a gastar x por mês até o dinheiro acabar…

Sim. O imobiliário tem a vantagem de poderes gastar a renda enquanto os imóveis vão valorizando, ao contrário do dinheiro a juros.

Eu com 1 milhão investido em imobiliário conseguia viver sem trabalhar.

O melhor seria fazer avalancagem com 1 milhão e ir adquirindo apartamentos.

Como assim?

Comprar em vez de 6 apartamentos 12?

E pagar apenas 50% de cada e o resto ir pagando com as rendas?

É que se for isso, ainda seria mais difícil viver porque teria de descontar além dos impostos o valor do CH.

As rendas em Lisboa e noutras cidades por norma eram a volta de 100% do valor da mensalidade crédito, portanto mesmo descontado o valor dos impostos e do CH, seguramente conseguirias mais do que os valores acima apresentados.

Mas 12 apartamentos parece-me um exagerado.

Last edited:
O mercado ainda está louco.

em 2012 comprei apartamento por 100k, agora vale 200/250k.

em 2019 comecei um investimento, inicialmente previsto de 100k, que afinal em 2023 ainda não está concluído (falta pouco) e já foram quase 200k. Reuni hoje com um casal que andava a chatear um amigo de uma imobiliária, bateram até 750k pela casa. Quando perceberam que não vendia. Incrível.

Mesmo assim, ou são meia dúzia de apartamentos ou então têm de ter mais serviços para justificar 700€/mês de condomínio.

Se tiveres muito, muito interesse posso por aqui um recibo ou enviar-te por pm.

Não me lembro dos pormenores, mas tem o elevador da garagem, além dos outros, etc. Neste tipo de condomínios fazes uma reunião e compras um centro de mesa de flores de 150 ou 200 euros. Há toda uma proporcionalidade.

Se tiveres muito, muito interesse posso por aqui um recibo ou enviar-te por pm.

Não me lembro dos pormenores, mas tem o elevador da garagem, além dos outros, etc. Neste tipo de condomínios fazes uma reunião e compras um centro de mesa de flores de 150 ou 200 euros. Há toda uma proporcionalidade.

Em momento algum duvidei, normalmente parto do princípio que as pessoas não têm motivos para estar a aldrabar.

Tanto assim é que disse que ou eram poucos apartamentos para justificar um condomínio tão elevado ou então deveriam ter outros serviços para além do concierge.

Até porque como não conheço essa realidade é sempre interessante (para mim) saber esse tipo de curiosidades.

Entretanto se te lembrares de mais alguma coisa e se vires interesse partilhas.

As rendas em Lisboa e noutras cidades por norma eram a volta de 100% do valor da mensalidade crédito, portanto mesmo descontado o valor dos impostos e do CH, seguramente conseguirias mais do que os valores acima apresentados.

Mas 12 apartamentos parece-me um exagerado.

Eu sou por norma cauteloso, ou seja, mais facilmente pouparia do valor da renda para pedir empréstimo do que não pagaria na totalidade para comprar mais apartamentos.

Mas provavelmente tu é que tens razão.

Pois, mas começa logo por a palavra nem existir (a não ser que queiram dizer "atunzar" em inglês), e vai por aí fora ...

Back