Tópico das Casas

As cozinhas tradicionais eram grandes, tinham fogões a lenha e grandes mesas para uma dúzia de pessoas ou mais e todos conviviam nessa grande divisão, chamem-lhe o que quiserem

Open space à antiga [:D][:D]

Até havia mais, havia a cozinha onde se cozinhava e se estava, e a cozinha que nunca se usava e era só para estar pristina... raio de modas [:)][:)]

Era isso, e os enxovais que não se usavam "para não estragar" ....

Mas vocês quando têm visitas só vão cozinhar quando elas chegam?

Pelo menos comigo, quando as visitas chegam, 80 ou 90% das coisas estão prontas ou encaminhadas.

Não é apenas uma questão de ser ou não open space, é também o facto de que não faz sentido estarem todos a olhar e eu + esposa a cozinhar, ainda que estejamos no mesmo espaço. A não ser que eu fosse um chef de renome. Assim já faria sentido uma sessão de "showcooking" [:D]

Pelo menos em minha casa, as visitas chegam, nós acabamos de preparar as coisas em meia hora ou algo do género, levamos para a sala, e ficamos por lá...

Depois disso é ir à cozinha de vez em quando só para aquecer qualquer coisa, ir buscar a sobremesa, etc... mas nada que demore mais de 2-3 minutos. Sinceramente não vejo muita diferença entre ser ou não openspace, no meu caso particular. E prefiro fechada por causa dos motivos já mencionados por outros.

Isto é assim tão diferente com vocês?

Os meus pais têm uma casa em muito mau estado na terra onde nasceram e estão a ponderar fazer obras de reabilitação.

A casa localiza-se no Norte, a sul do Douro, numa encosta voltada a poente. Temos cerca de 6x11m e a ideia seria fazer 2 quartos.
Por baixo deste piso há um antigo lagar que talvez possa vir a ser usado para mais um quarto. Vamos também explorar a possibilidade de acesso pelo interior.

A ideia é algo simples e barato para ser usado como casa de fim-de-semana/férias.
As melhores frentes são a direita e superior (noroeste e sudoeste)

Não sou arquiteto (nota-se :D) mas peguei nas premissas e fiz os seguintes "desenhos".
Já andei às voltas mas não vejo grandes alternativas para organizar os espaços.

​​

O que têm a dizer?

Critiquem à vontade 😂

Uma ideia

FXCjpsl.jpeg

Pelo menos comigo, quando as visitas chegam, 80 ou 90% das coisas estão prontas ou encaminhadas.

Não é apenas uma questão de ser ou não open space, é também o facto de que não faz sentido estarem todos a olhar e eu + esposa a cozinhar, ainda que estejamos no mesmo espaço. A não ser que eu fosse um chef de renome. Assim já faria sentido uma sessão de "showcooking" [:D]

Pelo menos em minha casa, as visitas chegam, nós acabamos de preparar as coisas em meia hora ou algo do género, levamos para a sala, e ficamos por lá...

Depois disso é ir à cozinha de vez em quando só para aquecer qualquer coisa, ir buscar a sobremesa, etc... mas nada que demore mais de 2-3 minutos. Sinceramente não vejo muita diferença entre ser ou não openspace, no meu caso particular. E prefiro fechada por causa dos motivos já mencionados por outros.

Não raras vezes, as minhas visitas já cá estão há horas em casa.

Numa casa "tão" pequena, eu dispensava a casa de banho da suíte e teria uma ligeiramente maior e eventualmente com banheira.

Faria sim a suíte no piso inferior.

Se prevês ou pensas fazer acesso pelo interior, onde pensas fazer a escada?

Claro que não se vai só cozinhar quando as pessoas chegam.
Mas há sempre coisas a fazer a a terminar.

E até porque como gosto de estar com pessoas costumo marcar antes das horas (almoço ou jantar) precisamente para não ser chegar e sentar à mesa.

Há sempre algo já no forno, acompanhamentos a aquecer, vinho para abrir etc etc.
Istoi aliado a estar na altura de todos termos miúdos pequenos que por norma almoçam primeiro, há que ver quantas sopas, quantos pratos, que comem, tirar para eles etc etc.

Há sempre ali 30/45min de ultimações e preparações. E a malta vai-se dividindo entre a cozinha e a sala.
Pior ainda quando há um terraço, jardim ou varanda boa, ficam todos lá fora e os donos da casa fechados na cozinha a acabar as coisas. Não tem lógica.

Depois por norma muitas refeições arrastam-se, há que preparar sobremesas, cafés, etc etc, e depois os lanches das crianças, e eventualmente o jantar que já estaria meio pensado, mas terá de ser feito...
Ou seja com amigos acaba por passar muito tempo na cozinha sim.

A resposta é, depende!

Há quem chegue e está tudo pronto, há quem fique cá a dormir e quem passe cá o fds, há quem venha para almoçar e fica para jantar, há quem venha jantar e beba demais e fica para pequeno almoço, enfim, depende!

E como é óbvio depende do prato, há uns pratos que são feitos com antecedência e são terminados no forno, ou o oposto, como um risotto, que só se faz qd já está tudo na mesa.

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Ainda na passagem de ano tive cá malta e era 19h estava cá tudo para ajudar no que fosse preciso, claro que não está toda a gente a cozinhar mas para mim é mais fixe estar tudo no mesmo espaço.
Para não falar no dia a dia, posso estar a cozinhar ou a minha mulher e não fica nem um nem outro de castigo sozinho na cozinha, ou na sala 😅

Como tenho atualmente penso ser uma solução que tem um bom compromisso entre fechado e aberto.
A cozinha é mesmo contígua à sala (parte de jantar), e a passagem entre ambas tem 1,5m de largura e normalmente está sempre aberta.
As duas portas de correr entram dentro da parede e em caso de necessidade fecho e pronto, menos ruídos ou cheiros.
Para mim é a melhor solução. Não tenho uma cozinha fechada isolada da sala, nem está completamente aberta exposta para dentro do salão.

Como tenho atualmente penso ser uma solução que tem um bom compromisso entre fechado e aberto.
A cozinha é mesmo contígua à sala (parte de jantar), e a passagem entre ambas tem 1,5m de largura e normalmente está sempre aberta.
As duas portas de correr entram dentro da parede e em caso de necessidade fecho e pronto, menos ruídos ou cheiros.
Para mim é a melhor solução. Não tenho uma cozinha fechada isolada da sala, nem está completamente aberta exposta para dentro do salão.

Eu já fiz essa solução uma vez e numa casa minha de raiz muito possivelmente faria o mesmo, mas teria de ser só um painel grande (2m pelo menos) e até ao tecto.

Boa noite,

Uma ajuda: 250 EUR é um valor justo para uma certificação energética de uma moradia V5 com área bruta de construção de 366 m2. Muito obrigado pela ajuda.

Comigo é igual. Relaxo muito mais tendo quase tudo feito. De preferência pratos de forno, preparados previamente. Depois desfruto da presença dos amigos, preparam-se umas bebidas, aperitivos, etc. Eu só vejo desvantagens num openspace. Excepto, por uma questão de espaço, em casa mais pequenas. Barulho, tachos, panelas, utensílios nas bancadas, cheiros, etc...A minha cozinha, onde também está a máquina da roupa, parece por vezes, uma zona de guerra :-)...não quero misturas com a sala [:D]

Boa noite,

Uma ajuda: 250 EUR é um valor justo para uma certificação energética de uma moradia V5 com área bruta de construção de 366 m2. Muito obrigado pela ajuda.
Em 2020 paguei 195€, com IVA e taxas da ADENE incluídas, +(45+IVA ) por não ter planta, pelo certificado de um T4.

Tal como achei os que paguei barato, também acho esses 250€ baratos. É um mercado com preços esmagados, em que a malta vive da quantidade.

Em 2020 paguei 195€, com IVA e taxas da ADENE incluídas, +(45+IVA ) por não ter planta, pelo certificado de um T4.

Tal como achei os que paguei barato, também acho esses 250€ baratos. É um mercado com preços esmagados, em que a malta vive da quantidade.

Obrigado. Também achei razoável.

Eu paguei por certificado energético e acústico 400 e tal.

Open space à antiga [:D][:D]

Até havia mais, havia a cozinha onde se cozinhava e se estava, e a cozinha que nunca se usava e era só para estar pristina... raio de modas [:)][:)]

Era isso, e os enxovais que não se usavam "para não estragar" ....

As tipologias das habitações e o modo como se organizam estão normalmente relacionadas com as necessidades das pessoas e a adaptação das mesmas ao espaço urbano onde se inserem.

Por essa razão, uma casa "típica" no Minho vai ser diferente de uma no Alentejo ou Algarve. Uma casa no Porto tem nuances que a tornam diferente de uma em Lisboa.
Os hábitos das pessoas também mudam de geração para geração, e por isso vemos também mudanças na abordagem aos espaços conforme temos estado hoje a falar, em que uns, pelas suas experiências e gosto preferem uma solução, e outros outra.

Quando comecei a desenvolver um projeto para uma casa de família que depois acabei por adquirir para o executar, fiz trabalho de investigação para melhor compreender o que tinha em mãos.
Assim, vim a perceber que uma das características particulares das casas desta região era a existência de um espaço que chamavam "entrecasa", que neste caso liga diretamente à rua, mas normalmente liga a uma espécie de pátio interior.
Essencialmente este era o espaço social da casa, onde normalmente ficava a mesa, uns bancos, cabides, e (neste caso) também a banca da cozinha quando a casa passou a ter água canalizada.
Ligado a este compartimento, um espaço de "copa" onde ficava a lareira e onde se colocava o fumeiro, sendo um espaço mais sujo e tosco, teto mais alto, etc.
Do espaço da "entrecasa" normalmente ligava a um 2o espaço que chamava "sala", que mais não era do que um espaço pequeno com a mesa de refeições (para os homens ou adultos, em "festas" as crianças comiam na cozinha). Neste caso esta sala era no piso inferior onde tinha também o acesso à adega, mas geralmente era deste espaço de "sala" que dava ligação aos quartos (sempre pequenos).
​​​​​​
Numa fase inicial, e uma vez que se pretendia manter muita coisa estrutural da casa existente, procurei manter este elemento +/- com as mesmas características, apenas tentando juntar os dois espaços de entrecasa/copa, que dividia com uma espécie de painel amovível.

Mais tarde, acabei por transformar isto de maneira mais radical passando o espaço da cozinha/sala de refeições para outro lado, e esse espaço de entrada manter a identidade, mas ficar também como a zona de estar da casa.
Ainda tenho algumas dúvidas sobre a "divisão" da sala ao meio com um elemento tão forte porque vão ficar uns espaços pequenos, não é propriamente uma sala com a dimensão a que se está habituado, mas foi também uma forma de preservar a identidade original adaptando-a às necessidades atuais.

Ficam aqui umas plantas:
- do existente/original
https://i.imgur.com/HjWuxmm.jpeg
- a primeira hipótese (manter muitos elementos)
https://i.imgur.com/XjLnq7W.jpeg
- a versão final que está a ser executada
https://i.imgur.com/ceohBvg.jpeg

Uma ideia

FXCjpsl.jpeg

Obrigado!

Já pensamos nessa solução mas à partida teria três inconvenientes face às anteriores:
  • WC numa das melhores frentes da casa;
  • Eventualmente maiores custos pela WC estar deslocada da outra.
  • O ideal seria o sofá virado para o lado oposto, para não estar de costas para a melhor vista (se bem que isto seria um pormenor)
A grande vantagem seria ter uma cozinha/sala mais interessante em termos de área e paredes disponíveis.

Numa casa "tão" pequena, eu dispensava a casa de banho da suíte e teria uma ligeiramente maior e eventualmente com banheira.

Faria sim a suíte no piso inferior.

Se prevês ou pensas fazer acesso pelo interior, onde pensas fazer a escada?

A banheira é totalmente dispensável. A ideia é ter uma base de duche o mais plana possível e tentar precaver já a entrada e saída de cadeiras de rodas no(s) WC.
O meu pai queria apenas 1 WC mas, sinceramente, acho a suíte uma mais valia. O objetivo não sera AL mas, nunca se sabe o futuro, e penso que vale o esforço/investimento de ter 1 suíte.

No piso inferior ainda não sei bem com o que contar em termos de área.
O cenário ideal seria uma espécie de T0 com WC e acesso direto pelo exterior, além de uma escada interior.
A ter piso inferior com escada interior, à partida seria na zona a vermelho.

2d.png

3d.png

Do espaço da "entrecasa" normalmente ligava a um 2o espaço que chamava "sala", que mais não era do que um espaço pequeno com a mesa de refeições (para os homens ou adultos, em "festas" as crianças comiam na cozinha).

Eis uma coisa que acho muito bem e aplico, as crianças comerem na cozinha, nas festas.

Bom para não chatearem.

Aliás sou absolutamente contra todos os previlégios actualmente muito comuns das crianças. Na minha opinião devem esperar, comer na cozinha e sem grandes fru-fru e gaitinhas.

Nos restaurantes nunca pedirem nada sem antes pedir autorização.

Primeiro os adultos, depois os cães e por fim as crianças [:p]

Comigo é igual. Relaxo muito mais tendo quase tudo feito. De preferência pratos de forno, preparados previamente. Depois desfruto da presença dos amigos, preparam-se umas bebidas, aperitivos, etc. Eu só vejo desvantagens num openspace. Excepto, por uma questão de espaço, em casa mais pequenas. Barulho, tachos, panelas, utensílios nas bancadas, cheiros, etc...A minha cozinha, onde também está a máquina da roupa, parece por vezes, uma zona de guerra :-)...não quero misturas com a sala [:D]

Por aqui também é assim. E no meu caso particular, não aprecio estar a cozinhar ou preparar coisas, e outras pessoas a olhar / conversar, independentemente de ser ou não openspace. A minha "Maria" é pior: detesta ser interrompida quando está na cozinha, até mesmo por mim. [:D]
Então para nós o openspace acabaria por fazer o efeito contrário ao esperado, e causaria stress.

Mas como já foi falado, cada um tem as suas preferências, e ainda bem que assim é.

Back