Tópico das Casas

muito têm falado do cozinhar, isso em si para mim é o menos.....
eu não gosto é durante a refeição/confraternização estar eu, família e convidados a vislumbrar a bagunça que fica sempre na cozinha, desde tachos no fogão e em bancadas a somar a loiças sujas à espera de ser despejada de restos para ir para a maquina ou ser lavada.

para mim é uma visão quase desoladora do "trabalho" que ai vem, a menos que a vossa casa seja tipo restaurante com uma "sopeira" sempre a limpar e lavar tudo à medida que seja utilizado e mesmo no caso de um restaurante não me agrada a visão de ver todo o tipo de tachos e loiça suja a retornar, ser despejado para um caixote e lavado/passado por agua para ir para a máquina.

Eis uma coisa que acho muito bem e aplico, as crianças comerem na cozinha, nas festas.

Bom para não chatearem.

Aliás sou absolutamente contra todos os previlégios actualmente muito comuns das crianças. Na minha opinião devem esperar, comer na cozinha e sem grandes fru-fru e gaitinhas.

Nos restaurantes nunca pedirem nada sem antes pedir autorização.

Primeiro os adultos, depois os cães e por fim as crianças [:p]

antigamente fechavam o familiar deficiente numa divisão e raramente saia à rua para "não incomodar".....
normalmente para as crianças não chatearem numa refeição familiar aconselho a recorrer a vasectomia ou laqueação.
[8b][s)]:sh)

Eis uma coisa que acho muito bem e aplico, as crianças comerem na cozinha, nas festas.

Bom para não chatearem.

Aliás sou absolutamente contra todos os previlégios actualmente muito comuns das crianças. Na minha opinião devem esperar, comer na cozinha e sem grandes fru-fru e gaitinhas.

Nos restaurantes nunca pedirem nada sem antes pedir autorização.

Primeiro os adultos, depois os cães e por fim as crianças [:p]

As crianças comem numa mesa à parte, até é mais divertido para elas.

Os cães comem no mesmo sitio de todos os dias... "pensão estrela"

As crianças comem numa mesa à parte, até é mais divertido para elas.

Os cães comem no mesmo sitio de todos os dias... "pensão estrela"

normalmente isso acontece mais por falta de lugares para todos à mesa e recorre-se a outra mesa onde se junta essa faixa etária ou outro tipo de afinidades.
mesmo em mesa para todos (ainda ontem me aconteceu num restaurante) os jovens na casa dos 18 anos juntaram-se todos num canto e as crianças a rondar os 8 ficaram noutro mas mais perto de uma das mães, o que é normal........dai a trata-los quase como cães a ficarem noutra divisão e esperar:confused:[:D]

normalmente isso acontece mais por falta de lugares para todos à mesa e recorre-se a outra mesa onde se junta essa faixa etária ou outro tipo de afinidades.
mesmo em mesa para todos (ainda ontem me aconteceu num restaurante) os jovens na casa dos 18 anos juntaram-se todos num canto e as crianças a rondar os 8 ficaram noutro mas mais perto de uma das mães, o que é normal........dai a trata-los quase como cães a ficarem noutra divisão e esperar:confused:[:D]
Quando lês o V7, tens que descontar 50% e dividir por 10. 😂.

• Like
Reactions: DMA
Cheiro a comida?! [:)][:)]

Here we go again.... adoram fechar a mulher bem fechadinha na cozinha enquanto vêem o preço certo na sala... [:)][:)]

Piada do sec passado.

Em minha casa sou eu responsável pela cozinha, portanto no limite é ela que está na sala a ver o preço certo! O que não acontece, provavelmente está a fazer uma outra qualquer tarefa doméstica ou com os miúdos.
Quando não há nada para fazer, está comigo na cozinha a ajudar.
Eu detesto cozinhas abertas, mas aceito quem as adore, agora, os cheiros não há comparação possível nem exaustor possível, fazes um assado e até podes deixar a porta da cozinha aberta, colocas um casaco na cozinha e outro na sala e depois compara o cheiro dos 2. Eu sou adepto porque cozinho praticamente todas as refeições em casa, mesmo as que levo para o trabalho. Quem gosta do open space, não pode descartar o argumento dos cheiros.
Compreendo a coisa das visitas enquanto se cozinha, a forma como resolvo isso quando isso acontece, que é raramente, porque normalmente as coisas estão preparadas em antecedência e os preparativos finais são rápidos, é as visitas na cozinha com a cerveja na mão.

os cheiros não há comparação possível nem exaustor possível, fazes um assado e até podes deixar a porta da cozinha aberta, colocas um casaco na cozinha e outro na sala e depois compara o cheiro dos 2.

Esta parte é bem verdade. No Natal estive na cozinha de uns familiares por umas 2 horas, havia lá um cabrito a assar, e o meu casaco foi para a lavandaria nos dias a seguir. Imagino a mesma coisa em uma sala open space de dimensões não muito grandes. As pessoas saem do jantar "perfumadas".

Os miúdos ou são muito educados e quase não abrem a boca ou muitas vezes tornam-se cansativos à mesa.

Nos restaurantes sim, tipicamente é como referes.

Não tenho paciência para miúdos mimados, acho que serem tratados com alguma austeridade ajuda a forjar-lhes o carácter.

Relativamente aos cães merecem ser bem tratados. Mas também têm que ser educados, claro !

A banheira é totalmente dispensável. A ideia é ter uma base de duche o mais plana possível e tentar precaver já a entrada e saída de cadeiras de rodas no(s) WC.
O meu pai queria apenas 1 WC mas, sinceramente, acho a suíte uma mais valia. O objetivo não sera AL mas, nunca se sabe o futuro, e penso que vale o esforço/investimento de ter 1 suíte.

No piso inferior ainda não sei bem com o que contar em termos de área.
O cenário ideal seria uma espécie de T0 com WC e acesso direto pelo exterior, além de uma escada interior.
A ter piso inferior com escada interior, à partida seria na zona a vermelho.

​​

Esquece a porta da WC para a sala. Estive em casa de amigos recentemente que têm essa configuração e é estranho quando, enquanto visita, vais à WC.

Sempre fui adepto das cozinhas fechadas.. para o dia em dia é uma mais valia para quando se cozinham coisas com cheiros mais intensos (peixe grelhado por exemplo).

Actualmente moro numa casa relativamente pequena com cozinha aberta e estou a perceber o encanto da coisa. No dia a dia aquela sensação de estar alguém de "castigo" na cozinha desaparece, quando há visitas a interação social é também maior e até funciona bastante bem.

Claro que no dia que se come peixe cá em casa é um fedor que não se pode na sala. 😀

Actualmente estou a fazer projecto para construir e estou a tentar arranjar um sistema misto. Cozinha aberta mas com painéis de correr que permitem fechar a cozinha quando necessário.

Por falar em cheiros na cozinha.. alguém com experiencia com um destes exaustores?

HNE8-CDA-800x530.jpg

Last edited:
Sempre fui adepto das cozinhas fechadas.. para o dia em dia é uma mais valia para quando se cozinham coisas com cheiros mais intensos (peixe grelhado por exemplo).

Actualmente moro numa casa relativamente pequena com cozinha aberta e estou a perceber o encanto da coisa. No dia a dia aquela sensação de estar alguém de "castigo" na cozinha desaparece, quando há visitas a interação social é também maior e até funciona bastante mais.

Claro que no dia que se come peixe cá em casa é um fedor que não se pode na sala. 😀

Actualmente estou a fazer projecto para construir e estou a tentar arranjar um sistema misto. Cozinha aberta mas com painéis de correr que permite fechar a cozinha.

Por falar em cheiros na cozinha.. alguém com experiencia com um destes exaustores?

Peixe grelhado cheira em boa parte da casa, mesmo com cozinha fechada.

Se estás a fazer projecto para construir, presumo que seja moradia, nada como prever uma zona no exterior para os fazer.

Peixe grelhado cheira em boa parte da casa, mesmo com cozinha fechada.

Se estás a fazer projecto para construir, presumo que seja moradia, nada como prever uma zona no exterior para os fazer.

Moradia.. a cozinha tem um acesso directo ao exterior onde estará a churrasqueira. 😎

Actualmente moro numa casa relativamente pequena com cozinha aberta e estou a perceber o encanto da coisa. No dia a dia aquela sensação de estar alguém de "castigo" na cozinha desaparece, quando há visitas a interação social é também maior e até funciona bastante bem.

Actualmente estou a fazer projecto para construir e estou a tentar arranjar um sistema misto. Cozinha aberta mas com painéis de correr que permitem fechar a cozinha quando necessário.

HNE8-CDA-800x530.jpg

Nunca poderão ser melhores que os outros. O vapor sobe.

A banheira é totalmente dispensável. A ideia é ter uma base de duche o mais plana possível e tentar precaver já a entrada e saída de cadeiras de rodas no(s) WC.
O meu pai queria apenas 1 WC mas, sinceramente, acho a suíte uma mais valia. O objetivo não sera AL mas, nunca se sabe o futuro, e penso que vale o esforço/investimento de ter 1 suíte.

No piso inferior ainda não sei bem com o que contar em termos de área.
O cenário ideal seria uma espécie de T0 com WC e acesso direto pelo exterior, além de uma escada interior.
A ter piso inferior com escada interior, à partida seria na zona a vermelho.

​​

Prolonga a base de duche até a parede, idealmente faz duche italiano e se tiveres um móvel parede ate à sanita, deixando sempre 75 cm para o trono entre o móvel e o vidro e acho que ficas com um layout bem funcional.

Prolonga a base de duche até a parede, idealmente faz duche italiano e se tiveres um móvel parede ate à sanita, deixando sempre 75 cm para o trono entre o móvel e o vidro e acho que ficas com um layout bem funcional.

E tentar aí os dois quartos e casas de banho em formato hotel com simetria. Permite as duas casa de banho com janela e uma sala com formato mais regular.

Esquece a porta da WC para a sala. Estive em casa de amigos recentemente que têm essa configuração e é estranho quando, enquanto visita, vais à WC.

Também preferia evitar mas, dadas as restrições, não temos grandes alternativas.

Prefiro isso em vez de sacrificar a área da sala/cozinha.

Sim, a ideia será aproveitar o espaço até à parede para a base do duche.

Só está assim no desenho para simplificar. 😁

Back