Tópico das Casas

O que é que a regulamentação diz acerca de inclinação e dimensões de rampas de acesso a garagens?

Admito que possa ser falta de jeito , mas é expectável que com o aumento das dimensões dos automóveis, existam curvas com ângulos totalmente retos que terminam num troço com apenas 3,15m de largura?

Isto claro, com um relevo à homem.

Ainda não coloquei lá o meu simples segmento C (embora com frente comprida) porque não estou preparado para passar a 2cm de uma aresta viva do meu lado esquerdo ou de lamber a parede do fundo com a frente direita como alguns dos meus vizinhos já fizeram.

filedata/fetch?id=14613346&d=1751964925

Na foto não parece, mas é inclinado.

Não entendo a regulamentação destas garagens. Um gajo se precisa de sair com alguma urgência deixa meia lateral do carro na parede…

onde moro agora eu tenho muita sorte porque é só entrar de frente e sair para trás, fica mesmo em frente ao portão de entrada ( e não tem rampa, é direito )

já alguns vizinhos têm que fazer tantas manobras que optam por deixar o carro fora

por exemplo um vizinho que tem a sua garagem no outro extremo oposto

ele podia entrar e sair como eu

mas o construtor optou por construir ali outra garagem "particular" onde poderia ser outra saída

esse vizinho para meter o carro tem que ser tipo um smart, ou tipo um citroen AMI, porque as manobras que tem que fazer...

no antigo prédio, o meu cunhado tinha mesmo um pilar em frente à garagem que lhe dificultava a entrada

pediu ao construtor que cortasse um bocado do pilar porque ele tinha pouca margem de manobra, mas fizeram

Creio que a esquina seja pilar de estrutura.

Tenho ideia de ter falado com o construtor sobre isso já na altura da compra.

É o mais provável... [s)]

Não terás grande solução. Diria que podes meter ali um protector de esquinas, roubas mais 2/3cm, mas pelo menos se alguém lá encostar não será chapa com esquina de betão.

onde moro agora eu tenho muita sorte porque é só entrar de frente e sair para trás, fica mesmo em frente ao portão de entrada ( e não tem rampa, é direito )

já alguns vizinhos têm que fazer tantas manobras que optam por deixar o carro fora

por exemplo um vizinho que tem a sua garagem no outro extremo oposto

ele podia entrar e sair como eu

mas o construtor optou por construir ali outra garagem "particular" onde poderia ser outra saída

esse vizinho para meter o carro tem que ser tipo um smart, ou tipo um citroen AMI, porque as manobras que tem que fazer...

no antigo prédio, o meu cunhado tinha mesmo um pilar em frente à garagem que lhe dificultava a entrada

pediu ao construtor que cortasse um bocado do pilar porque ele tinha pouca margem de manobra, mas fizeram

Bem isso não é só assim, "fazer outra saída"... Há regras, os loteamentos têm a indicação das entradas de saídas de garagens.

E essa de pedir para roçar o pilar e o construtor fazer... :sh)

Mas isto é certamente inépcia minha também.

Tenho vizinhos com Renault Talisman ST e Tesla Model Y que colocam lá os carros com frequência.

Confesso é que tenho alguns arrepios só de os ver sair. Acresce que sendo um elétrico e, portanto, automático, dói muito menos na alma fazer correções da trajetória, porque não se sente estar a mandar embraiagem ao lixo.

E essa de pedir para roçar o pilar e o construtor fazer... :sh)

verdade, a ver se consigo arranjar uma foto para veres

antigamente os carros não tinham câmeras, ele tinha um Seat Ibiza e quase que não tinha margem para entrar por causa daquele pilar ou coluna ( mestre )

o meu cunhado fez o pedido ao construtor porque lhe custava a fazer a manobra, e eles fizeram

deixou de fazer esquina ( angulo reto ) e arredondaram....o que lhe dava mais margem para entrar na garagem

foram simpáticos os construtores ou não ?

o meu cunhado fez o pedido ao construtor porque lhe custava a fazer a manobra, e eles fizeram

deixou de fazer esquina ( angulo reto ) e arredondaram....o que lhe dava mais margem para entrar na garagem

Não...
Pior a emenda que o soneto...
Para estar ali aquela pessegada, de certeza absoluta que é um pilar estrutural.

Um projeto mal feito, portanto.

As vezes é um acumular de situações.
Os regulamentos de estruturas, aguas e esgotos, térmica, ventilações, incêndios, avac, etc etc estão cada vez mais restritivos e ocupam cada vez mais espaço. Sendo que isso reflete-se quase sempre no R/C e nas caves. Curiosamente o regulamento de garagens e afins é não existente, por isso a acessibilidade e qualidade fica para o fim, e isso depois reflete-se.
O que acontece até muitas vezes é que as Câmaras limita-se a exigir imensos lugares de estacionamento, e os lotes são pequenos e de díficil acesso. O que obriga a pisos e mais pisos, e rampas inclinadas e estranhas.

É sempre muito ingrato desenhar garagens...um acumular de muitas situações, desde o programa que é preciso colocar, os acessos, o número de lugares, a métrica do projeto (e correspondente área), qualidade do projeto de arquitetura e dos projetos de especialidades, cumprimento de índices de impermeabilização, etc

O m2 custa muito caro, muitas vezes os promotores também não ajudam (idem para os potenciais clientes). E o dinheiro e lucro acaba por influenciar muito na qualidade do projeto e da obra.
Há câmaras que já têm o dimensionamento dos lugares mais regulamentados e atualizados, mas de um modo geral a maioria não tem.

Ter de cumprir número de lugares por cada tipologia, ou índices de impermeabilização também pode ser um problema, geralmente criado pelas próprias câmaras quando desenvolvem os regulamentos (não dá para ir a tudo caso a caso...mas há por aí muita aberração feita em cima do joelho ou até copiado de outros municípios que não têm nada a ver...).

Depois ainda temos outra agravante, uma família hoje em dia tem mais carros em casa do que quartos, e acabam por ter de ficar na rua. O problema é que a maioria das ruas não aguentam tantos carros no nosso modelo de urbanismo.
A zona onde vivo está cada vez mais caótica.

Para o teu cunhado, directamente, foram simpáticos...

De resto é uma aberração, se isso estava ai assim é para estar assim, esse tipo de corte afectou o aço de cereza, e os recobrimentos ficaram completamente manhosos.
Por norma as estruturas têm muitas margens precisamente para espertos desses... Mas depois quando acontece uma desgraça...

É sempre muito ingrato desenhar garagens...um acumular de muitas situações, desde o programa que é preciso colocar, os acessos, o número de lugares, a métrica do projeto (e correspondente área), qualidade do projeto de arquitetura e dos projetos de especialidades, cumprimento de índices de impermeabilização, etc

O m2 custa muito caro, muitas vezes os promotores também não ajudam (idem para os potenciais clientes). E o dinheiro e lucro acaba por influenciar muito na qualidade do projeto e da obra.
Há câmaras que já têm o dimensionamento dos lugares mais regulamentados e atualizados, mas de um modo geral a maioria não tem.

Ter de cumprir número de lugares por cada tipologia, ou índices de impermeabilização também pode ser um problema, geralmente criado pelas próprias câmaras quando desenvolvem os regulamentos (não dá para ir a tudo caso a caso...mas há por aí muita aberração feita em cima do joelho ou até copiado de outros municípios que não têm nada a ver...).

Depois ainda temos outra agravante, uma família hoje em dia tem mais carros em casa do que quartos, e acabam por ter de ficar na rua. O problema é que a maioria das ruas não aguentam tantos carros no nosso modelo de urbanismo.
A zona onde vivo está cada vez mais caótica.

Os idiotas políticos parecem ter o entendimento que o povão vai largar os carros, quando acontece precisamente o contrário. Raramente se fazem mais parques públicos de estacionamento. A cada nova obra ou se diminuem os lugares ou se anuncia com grande entusiasmo que se conseguirão manter os que estavam.

Politica desfasada da realidade.

Os idiotas políticos parecem ter o entendimento que o povão vai largar os carros, quando acontece precisamente o contrário. Raramente se fazem mais parques públicos de estacionamento. A cada nova obra ou se diminuem os lugares ou se anuncia com grande entusiasmo que se conseguirão manter os que estavam.

Politica desfasada da realidade.

É sempre um tema um pouco difícil.
Percebo o teu ponto de vista, mas também não podemos entupir tudo para as pessoas poderem usar o seu carro. E contra mim falo, que me desloco de veículo particular.

Talvez com as novas gerações que já não ligam tanto ao automóvel e muitos nem querem tirar a carta, a coisa se recomponha um pouco. O problema é que geralmente isso só funciona nos grandes centros urbanos onde há transportes públicos +/- eficientes.

Na minha opinião o problema no nosso caso português é bastante difícil de resolver.
Primeiro, não temos uma rede de transportes públicos extensa e eficiente, nem temos dinheiro para a fazer.
Segundo, temos um clima, topografia um pouco acidentada e um modelo de urbanismo um pouco complicado para o uso e abuso do automóvel. É um bocado difícil conseguir espaços para estacionar tanto carro, seja nas zonas urbanas, seja em plataformas intermodais.
E por fim, estamos a entrar numa época onde as grandes transformação urbanas como se faziam séculos atrás, ou a construção de grandes megalomanias, podem ser um problema. Pelo menos na Europa, a questão da pegada ecológica que essas grandes transformações/demolições implicam, juntamente com a nossa falta de dinheiro, pode dar origem a fazer-se muito pouco e continuar-mos a viver o aperto com o que temos.

Alguém sabe como funcionam os pedidos de avaliação do VPT em casas novas?

É primeira casa e o VPT está muito ligeiramente acima do limite máximo da isenção de IMI.

Alias, penso até que haja ali um erro nos cálculos das áreas, face à discrepância que tenho face ao meu vizinho do lado com uma casa igual.

Já pedi isenção de IMI, que veio obviamente indeferida. Portanto queria pedir a reavaliação do VPT, para fazer novo pedido de isenção posteriormente, caso o valor baixe.

Mas li que só podem ser pedidas reavaliações do valor patrimonial a cada 3 anos (?).

A casa é deste ano.

Alguém sabe como funcionam os pedidos de avaliação do VPT em casas novas?

É primeira casa e o VPT está muito ligeiramente acima do limite máximo da isenção de IMI.

Alias, penso até que haja ali um erro nos cálculos das áreas, face à discrepância que tenho face ao meu vizinho do lado com uma casa igual.

Já pedi isenção de IMI, que veio obviamente indeferida. Portanto queria pedir a reavaliação do VPT, para fazer novo pedido de isenção posteriormente, caso o valor baixe.

Mas li que só podem ser pedidas reavaliações do valor patrimonial a cada 3 anos (?).

A casa é deste ano.

Sim, só a cada 3 anos.

Agora em relação à area, a casa do vizinho é exatamente igual?
As areas dependentes, como o espaço de estacionamneto, a arrecadação, etc, também são iguais?

A dele teve direito a isenção de IMI durante 3 anos?

Alguem conhece e/ou tem opiniao propria ou de gente proxima acerca da empresa MF Casas de Madeira?

Portanto eles tratam do transporte, montagem, equipamento de luz agua etc, e levam tb o projecto para aprovaçao atraves do arquitecto.

Provavelmente vou optar por eles agora so me falta a questao de comprar terreno e depois ver a questao do " alisamento " do mesmo.

O que é que a regulamentação diz acerca de inclinação e dimensões de rampas de acesso a garagens?

Admito que possa ser falta de jeito , mas é expectável que com o aumento das dimensões dos automóveis, existam curvas com ângulos totalmente retos que terminam num troço com apenas 3,15m de largura?

Isto claro, com um relevo à homem.

Ainda não coloquei lá o meu simples segmento C (embora com frente comprida) porque não estou preparado para passar a 2cm de uma aresta viva do meu lado esquerdo ou de lamber a parede do fundo com a frente direita como alguns dos meus vizinhos já fizeram.

Na foto não parece, mas é inclinado.

Não entendo a regulamentação destas garagens. Um gajo se precisa de sair com alguma urgência deixa meia lateral do carro na parede…

O acesso no meu prédio ao piso -2 (felizmente a minha é no -1) é bem pior que essa (os carros ficam em 3 rodas, dada a inclinação). E o pessoal já se habituou e faz aquilo na boa. É uma questão de habito.

Estas garagens são inaceitáveis. Só se compreende que haja quem aceite ser engrupido desta maneira por causa da escassez de habitação que anda por aí. Noutros tempos já tive um amigo a cancelar uma compra quase fechada porque tentou meter o carro na garagem e este passava na primeira esquina, mas já não passava na segunda. Mas isso eram outros tempos em que mesmo ao lado havia mais 2 ou 3 blocos por onde escolher. Ainda rimos com a situação porque nos renderings em 3d que estavam no catálogo do construtor aparecia dentro da garagem um Mini Clubman, que era precisamente o carro que ele tinha.

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...-das-casas-dispara-18-7-no-primeiro-trimestre

"A aceleração no preço das casas em Portugal continua imparável e no primeiro trimestre deste ano assistiu-se a uma subida de 18,7% face aos primeiros três meses de 2024, com o valor mediano do metro quadrado a atingir os 1.951 euros, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apesar do forte aumento no preço, o número de transações cresceu 24,9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, ascendendo a 40.163 transações."

Back