Tópico das Casas

Desculpem lá, mas estamos a falar de Lisboa e Portugal.
Nunca, mas nunca na vida, pagaria 1M+ para estar paredes meias com um bairro social. É a banalização completa do dinheiro.
Por 1M compro um apartamento na Expo com uma vizinhança muito, mas mesmo muito mais recomendável!

Um T4 novo na expo por 1 milhão? Não há...

Olha este que fois dos últimos empreendimentos a ser feitos na Expo:
Apartamento t2 à venda na Rua dos Argonautas, Expo Sul, Parque das Nações — idealista

T2 a 1.850.000 € [:)]

Mas essa zona da expo sempre foi cara ne?

Um colega meu alugou agora um apartamento, T1, res do chao com cozinha equipada, ali numa ruela de algés centro, tem galochas incluidas e um semi rigido tambem para o inverno.

Deve andar a rondar os 1000 euros.

Segundo ele, apenas mais uns 100 euros que na linha de sintra, ora alges é velho, apertado, mas nao deixo de achar aquilo um " suburbio " muito mais respirável que qualquer sao joao da talha, queluz, amadora, almada centro etc etc.
N sei bem porquê , mas.....acho mais agradavel, ou, vá, menos desagradavel.

Em termos de transportes tem ali tudo e serviços tb.

Um post carregado de pressupostos errados, (para quem apontou a mesma falha a terceiros, not bad, not bad...) desfasados no tempo e na história das crises habitacionais que já tivemos nos ultimos 50 anos, e omisso relativamente às reais causas e aos segmentos que mais sofrem com a falta de oferta.

Crédito sempre foi o problema dos portugueses, ou por demasia ou por escassez, casas entregues aos bancos porque as familias não conseguiam pagar, carros entregues ou resgatados pelas empresas de leasing nos anos 90 e 2000 eram aos montes. Trazer para a discussão deste tema desigualdades sociais e distribuição da riqueza, é esquecer a variável para colocarr tudo na constante ideológica. Nada mal para quem se diz académico e da área das ciencias económicas

Façam casas, construam prédios, façam bairros de habitação social como se fez no final dos anos 70 quando Portugal recebeu cerca de um milhão e meio de retornados entre 74 e 78, aumentem a oferta de habitação acessivel e os preços irão cair.

Nos ultimos 6 a 8 anos recebemos o mesmo fluxo de pessoas, a diferença é que nos anos 70/80 na altura muitos retornados foram acomodados pelas familias ou em segundas casas da familia, algo que obviamente não aconteceu com estrangeiros. Junte-se a isto o esvaziamento do stock de casas que existiam anualmente (já escrevi sobre este stock por diversas vezes) na ultima decada, adicionaram-se cerca de 100 mil casas (dados de 2021) contra as 800 mil que se construiram na decada anterior. O saldo é negativo em 700 mil casas, repito 700 mil (!)

Não será num ano, nem em dois ou até três, mas no curto médio/prazo, os preços ajustar-se-ão à oferta. O mercado ajusta-se sempre.

PS. O problema da habitação não é so em PT, certo, mas em PT agrava-se porque a opção viver a 80 ou 100km dos grande centros urbanos e empregadores não é possivel, como o é em muitas capitais por esse mundo fora, porque não há uma rede de transportes funcional. Obviamente quem quer viver no centro de Madrid, NY, Londres, Paris ou Lisboa sabe o que o espera, mas esses não são o problema.

Ler isto, sério, sem politica bacoca, e depois 5 post abaixo ler um panfleto politico demagogo, é ver arder a choldra.

Um T4 novo na expo por 1 milhão? Não há...

Olha este que fois dos últimos empreendimentos a ser feitos na Expo:
Apartamento t2 à venda na Rua dos Argonautas, Expo Sul, Parque das Nações — idealista

T2 a 1.850.000 € [:)]

Esse é especial.... é topfloor com piscina.
Mas sim os T2 no Orpheu foram lançados pelos 500 a 600k euros.... assim como o Martinhal. Esse Kroos acho que já andavam nos 650k (também tem já 4 e 2 anos em cima relativamente aos outros)

Na Charneca da Caparica existem uns terrenos onde nasceram aldeias de contentores com umas 20 pessoas a viver em cada um. Estão longe da vista, pelo que a burocracia não assiste.

o problema destes T2 e T3 é a localização , o design ou o preço ?

https://www.idealista.pt/imovel/34396831/

https://www.idealista.pt/imovel/33890375/

https://www.idealista.pt/imovel/34385824/

em 2025 podemos considerar que estas casas na periferia de Lisboa "estão caras" ?

O primeiro é num dos prédio do Aurya.

É um T2, mas tem 65m2 está a 278.000€ ou seja 4.275€ o m2. O que é um exagero para o que é.
Depois nem sei como fazem, mas um T2 nem sequer pode ter 65m2... Tem de ter no mínimo 72m2... (estão a escudar-se em área úteis que parecem estar medidas ao cm para dar... Algo não bate certo). Nem a casa de banho está legal...
E esse empreendimento foi feito a baixo custo, já vi umas imagens e é mesmo do mais barato que se faz, nem tem estores eléctricos, é tudo manual com fita.
É um R/C e nada de varandas.

O primeiro é num dos prédio do Aurya.

É um T2, mas tem 65m2 está a 278.000€ ou seja 4.275€ o m2. O que é um exagero para o que é.
Depois nem sei como fazem, mas um T2 nem sequer pode ter 65m2... Tem de ter no mínimo 72m2... (estão a escudar-se em área úteis que parecem estar medidas ao cm para dar... Algo não bate certo). Nem a casa de banho está legal...
E esse empreendimento foi feito a baixo custo, já vi umas imagens e é mesmo do mais barato que se faz, nem tem estores eléctricos, é tudo manual com fita.
É um R/C e nada de varandas.

É daquelas coisas que dispensava bem cá em casa.

Eu sou ''velho do Restelo'', dispenso a electrónica em grande parte das coisas, quanto menos melhor.

Por aqui, já avariou o motor do estore maior, o de acesso á varanda, que é o de maior esforço.

Eu entendo, em algumas coisas também prefiro pouca tecnologia.

Mas nos estores é a melhor solução térmica que há, sendo elétrico o estore fica "do lado de fora" e completamente isolado para dentro.
Se for manual, o estore tem de ficar do lado de dentro e com ligação "aberta" para passar a fita. Quem tem estores manuais sabe bem como até as cortinas abanam em dias de vento.

Estores manuais nunca mais.[:D]

Já há bastantes anos que tenho, e em diversas casas ,e nunca tive avarias.

Estores elétrios é como vidros eléctricos nos automóveis em vez de manivelas, e como tantas, tantas outras coisas do mundo moderno. Não são realmente necessários, mas se existem, são fiáveis e até têm um custo comportável, porque não?

A localização deste não é propriamente má. Quase em frente às escolas de 2º e 3⁰ ciclo de Rio de Mouro, ao lado do acesso da Rinchoa do IC19, entre 5 a 10 minutos a pé da estação de comboio e autocarro à porta para o shopping até às 24 horas. Tem também colégios com pré-primária e algum comércio e serviços de bairro.

Ainda está em fase de construção.

GxNA5U5WcAEYXwf

image.png

Vou ter tudo interligado com a Shelly [:D]

O pior que pode acontecer, é aquela mrd deixar-me apeado num apagão

Se falhar continuas a poder usar as mãos e os braços![:D]
Foge de soluções proprietárias. Certifica-te que os equipamentos são compatíveis com o Matter. Matter é o standard apoiado pela Apple, Google, Philips, Samsung, Ikea, etc, etc. Penso que a maioria dos equipamentos da Shelly já são compatíveis, mas verifica bem isso.
Eu tenha a casa toda automatizadas com soluções homekit/matter e com Zigbee (via HUB compatível com Homekit) e portanto controlo tudo através do iphone. Mas é um projeto DYI que fui desenvolvendo ao longo do tempo.

Back