Tópico das Casas

Nem um nem outro foram iluminados na gestão deste tema, mas de longe o maior impacto no preço da habitação, reside no facto de termos recebido 1 milhão de imigrantes desde o covid.
Isto tem um nome: António Costa.

António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e um sem n.º de avençados/comentadeiros a tentar tapar o sol com a peneira.

Estou a rever agora o meu CH, apresentaram-me a seguinte proposta:

Tx fixa 2 anos: 2,25%
Prazo: 30 anos
Seguro vida OUT sem agravamento das condições
Suporte total custos transferência

Estou a ponderar seriamente.

Conseguiste esta condição relativamente fácil ou deu luta? Através de IC ou pessoalmente?

verdade

está completamente virado para o foco de quem vende e não de quem compra

por exemplo tenho visto muita propaganda no facebook de imobiliárias, só os ouço a falarem para os vendedores

não vejo uma única a dirigir-se ao comprador e dizer algo como :

- venha ter connosco que ajudamos a encontrar a sua casa

nada !!

Porque o maior desafio das imobiliarias no presente é angariar casas para vender. Não chegam para as encomendas.

Nem um nem outro foram iluminados na gestão deste tema, mas de longe o maior impacto no preço da habitação, reside no facto de termos recebido 1 milhão de imigrantes desde o covid.

1,6 milhões.

Ainda hoje certos iluminados acreditam que não teve impacto na habitação, no SNS, no ensino e nos transportes.

isto não é verdade, o Montenegro destruiu completamente as minhas hipóteses de comprar casa e olha que ganho bem acima da média

infelizmente só sou rico para pagar impostos

Eu por acaso era daqueles que achava que o impacto que haviamos tido (em termos globais, economia, habitação, desemprego, etc) no nosso país entre 2008/2015, teria sido de tal maneira forte que não voltaria a ocorrer até porque (acreditava eu), os governos centrais teriam aprendido a lição e jamais correriam riscos sobre este tema. Mas 10 anos depois de termos saído daqueles anos horriveis, parece-me que não aprendemos a lição.
Parece que foi ontem e alguns já não se lembram, mas desapareceram bancos do mercado (falidos) e outros não desapareceram porque porque.
Num momento parecia um sector cheio de pujança com lucros de milhões, noutro momento, alguém que nos acuda porque não temos dinheiro.

eu era pequeno nessa altura, não me lembro, sei que houve um tempo em que tinha pouco para comer...

mas não acho que volte a acontecer, precisarias de muito desemprego e taxas altas, e eles vão sempre imprimir dinheiro, aliás, não percebo porque não o fizeram em 2008

Porque o maior desafio das imobiliarias no presente é angariar casas para vender. Não chegam para as encomendas.

não julgo bem isto, olha a propaganda que fazem

tirei com o telemovel, desculpa o corte, mas termina assim :

"vamos tornar esse valor realidade" ???

um chamariz para os vendedores especularem os preços

"venham, venham nós ajudamos a especular"

claro que é de todo o interessa das imobiliárias, são 5% de comissão

image.png

Eu por acaso era daqueles que achava que o impacto que haviamos tido (em termos globais, economia, habitação, desemprego, etc) no nosso país entre 2008/2015, teria sido de tal maneira forte que não voltaria a ocorrer até porque (acreditava eu), os governos centrais teriam aprendido a lição e jamais correriam riscos sobre este tema. Mas 10 anos depois de termos saído daqueles anos horriveis, parece-me que não aprendemos a lição.
Parece que foi ontem e alguns já não se lembram, mas desapareceram bancos do mercado (falidos) e outros não desapareceram porque porque.
Num momento parecia um sector cheio de pujança com lucros de milhões, noutro momento, alguém que nos acuda porque não temos dinheiro.

Também houve uma altura em que pensei que a lição tinha sido aprendida não só pelos políticos como pelo povo.

Bem vistas as coisas, ninguém aprendeu nada.

Basta ver que os níveis de poupança das famílias só melhoraram um pouco ali na altura da pandemia por razões óbvias.

Claro que o custo de vida está alto, mas enquanto as mentalidades forem para chapa ganha chapa gasta, nada feito. Os créditos ao consumo andam malucos. Cada um sabe as escolhas que faz, depois lida com elas.

As pessoas até aprendem. Mas desaprendem com o passar dos anos.
Seja na area economica (logo a seguir a uma crise está tudo apertadinho, passado 20 anos é curtir a vida), seja o exemplo da guerra na Europa (nos anos 60 ninguem queria uma guerra porque sabia o que isso significava, hoje em dia ninguem sabe o que realmente é uma guerra e fome)

Há dias soube de um T2 em inicio de construção aqui na zona e o preço chamou-me à atenção: 276.000€.
Pedi informação e planta. Tinham-me dito que tinham que a área eram 75 m2. Quando vejo a planta, somo as áreas e dá 63,26m2.
A casa não tem corredor! as portas dos dois quartos têm acesso directo à sala, sendo que a sala é total open space = sala+ espécie de cozinha+ espécie de lavandaria, tudo junto!
Ou seja, eu tenho uns anexos com 62m2 aqui em casa, nem sabia que tinha um T2 [:D] [:D] [:D]
Isto tudo pela módica quantia de 276.000€.

Isso se fosse no centro de Lisboa estaria baratissimo.

Há dias soube de um T2 em inicio de construção aqui na zona e o preço chamou-me à atenção: 276.000€.
Pedi informação e planta. Tinham-me dito que tinham que a área eram 75 m2. Quando vejo a planta, somo as áreas e dá 63,26m2.
A casa não tem corredor! as portas dos dois quartos têm acesso directo à sala, sendo que a sala é total open space = sala+ espécie de cozinha+ espécie de lavandaria, tudo junto!
Ou seja, eu tenho uns anexos com 62m2 aqui em casa, nem sabia que tinha um T2 [:D] [:D] [:D]
Isto tudo pela módica quantia de 276.000€.

Os 75m2 é a área bruta que é a área real da casa e o que conta para a Câmara e para os impostos e caderneta, etc etc.

E os 63,26m2 é a área útil que tu somaste dos espaços, o resto são as paredes que também são tuas. [;)]

Normalissimo.

eu era pequeno nessa altura, não me lembro, sei que houve um tempo em que tinha pouco para comer...

mas não acho que volte a acontecer, precisarias de muito desemprego e taxas altas, e eles vão sempre imprimir dinheiro, aliás, não percebo porque não o fizeram em 2008

Tens que começar a ler sobre economia. Vais perceber que o "imprimir dinheiro" não existe como solução.
Que por acaso foi isso que se fez na crise, onde o inginheiro imprimiu milhares de milhões por via da divida pública, terminando em junho de 2011 com a mão esticada a pedir esmola.

Os 75m2 é a área bruta que é a área real da casa e o que conta para a Câmara e para os impostos e caderneta, etc etc.

E os 63,26m2 é a área útil que tu somaste dos espaços, o resto são as paredes que também são tuas. [;)]

Normalissimo.

Ok Silver, esta era uma das dúvidas que eu tinha. Se nas áreas apresentadas contabilizam-se as paredes ou apenas a área interior. Dúvida desfeita. É por isso que ainda cá ando. Gosto de aprender [:cool:]

Isso se fosse no centro de Lisboa estaria baratissimo.

Sim claro.
E aqui neste caso é em Esmoriz, a menos de 2 kms da praia que podemos considerar um valor normal de mercado.
Só que é a tal coisa, quando comparo o valor pedido com o produto, acho o desfasamento brutal. Mas pode ser um defeito de análise meu.

porque o Montenegro e não o Costa ? ou ambos !

porque eu estava para comprar uma "mansão" em julho/agosto de 2024 com "desconto" de 80k e agora compras um apartamento com 100m2

isto foi mesmo quando as medidas foram anunciadas, eu nem acreditei que fosse verdade, estava a gaja na altura a dizer-me que eles me iam devolver a entrada, e eu não é possível que vão fazer isso, e não é que fizeram mesmo lmao

além disso o FOMO que criou...

Tens que começar a ler sobre economia. Vais perceber que o "imprimir dinheiro" não existe como solução.
Que por acaso foi isso que se fez na crise, onde o inginheiro imprimiu milhares de milhões por via da divida pública, terminando em junho de 2011 com a mão esticada a pedir esmola.

claro que existe, empurras o problema, algum dia há de estourar mas entretanto já perdi anos de vida

porque eu estava para comprar uma "mansão" em julho/agosto de 2024 com "desconto" de 80k e agora compras um apartamento com 100m2

isto foi mesmo quando as medidas foram anunciadas, eu nem acreditei que fosse verdade, estava a gaja na altura a dizer-me que eles me iam devolver a entrada, e eu não é possível que vão fazer isso, e não é que fizeram mesmo lmao

além disso o FOMO que criou...

Portanto perdeste um negócio e a culpa é de "alguém".

Em qualquer negócio acontece perdê-lo porque alguém dá x mais ou até por razões estúpidas. Dono acha que agora vale mais ou não quer vender.

Se queriam desistir do negócio e já tinha sido assinado e normalmente é o dobro do sinal.

Se foi o "sinal" à imobiliária ainda não estava assinado.

Portanto perdeste um negócio e a culpa é de "alguém".

Em qualquer negócio acontece perdê-lo porque alguém dá x mais ou até por razões estúpidas. Dono acha que agora vale mais ou não quer vender.

Se queriam desistir do negócio e já tinha sido assinado e normalmente é o dobro do sinal.

Se foi o "sinal" à imobiliária ainda não estava assinado.

não perdi negócio nenhum wtf, eu é que desisti do negócio, e neste qualquer um é taxa de esforço de 50%, empréstimo a 100%

o que quis dizer foi que os preços estavam a descer mas pelos vistos a mensagem não chegou

perdeste o negócio lmao

Back