Tópico das Casas

Existem 214 bilionários a nível mundial que fizeram a sua fortuna no setor imobiliário, segundo a lista dos maiores bilionários do real estate. Estes magnates (que incluem incorporadores, construtores e proprietários de grandes complexos) possuem, em conjunto, um património líquido que ronda os 980 mil milhões de dólares.

O que ele está a dizer é que Billionaire ( mil milhões) é diferente do bilião em português ( 1 milhão de milhões) (escala longa)

essa casa eu não estava a mirar, eu tenho o cpcv, a casa era 360k que negociei para 280k

para um gajo pobre 280k é muito dinheiro, pensei mais um bocado, e acabei por deixar ir o negócio, mas era a melhor oportunidade no mercado e não tinhas competição nessa altura, entretanto entra os 100% e o mercado acabou

joguei pelo seguro e tramei-me, os casa custam agora 500-800k LOL, os apartamentos 300k, mas estou habituado a comentários destes, gajos que nunca trabalharam tudo dado, conheço uns quantos
Bom, não gosto de falar sobre a minha vida aqui mas entendo-te perfeitamente quando e em que sentido falas da "competição injusta". A mim também tinha-me dado jeito que os bancos emprestassem muito menos dinheiro do que emprestam. De certeza que teria conseguido um preço muito melhor pela casa que comprei, pois tinha significativamente mais dinheiro de entrada do que a maioria dos compradores, pelo menos no segmento em que comprei. Mas é assim, são eles que decidem, cabe-nos a nós aceitar ou não. Se não aceitamos, realmente a hipótese de mudar de país é válida. Mas também te digo, no meio desta subida vertiginosa do preço das casas houve 2 anos em que existiram condições melhores para negociar e conseguir um preço aceitável que foi em 2020 e 2023. Com toda a certeza, que deverão existir mais anos assim, quem sabe já em 2027.

mercado competitivo ... todos querem ganhar bastante lucro ! antes, agora e daqui a uns anos !

o imobiliário é um dos poucos negócios legais que se ganha sempre dinheiro ! e nalguns caso ... muito dinheiro !
No meu caso foi um pouco contra-producente porque vendi caro mas também comprei caro a HPP final. Só se a vendesse agora...já pensei nisso...

E digo mais, esta conclusão de que as casas valorizam 2x, 3x, 5x, 10x em 10 anos é baseada apenas na realidade atual em Portugal, porque numa situação normal, está muito longe de ser garantida, e o mais certo é ficar muito longe disso

Há paises em que pessoas que compraram casa perderam muito dinheiro, e nãoé preciso ir muito longe. Ver o caso da Itália, onde os imóveis valorizaram praticamente zero em 10 anos, e em certas zonas desvalorizaram. Mete a inflação em cima, e vê quanto é que as pessoas perderam....

"talvez" não tanto como em PT

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	64.0 KB ID:	14720218image.png

https://www.idealista.pt/news/imobi...-da-habitacao-sempre-a-subir-no-sul-da-europa

Last edited:
Alguém sabe o custo de construção nova por m2 em Lisboa ?

Em zonas boas e portanto com acabamentos médios/altos

Pensando em prédios.

Bom, não gosto de falar sobre a minha vida aqui mas entendo-te perfeitamente quando e em que sentido falas da "competição injusta". A mim também tinha-me dado jeito que os bancos emprestassem muito menos dinheiro do que emprestam. De certeza que teria conseguido um preço muito melhor pela casa que comprei, pois tinha significativamente mais dinheiro de entrada do que a maioria dos compradores, pelo menos no segmento em que comprei. Mas é assim, são eles que decidem, cabe-nos a nós aceitar ou não. Se não aceitamos, realmente a hipótese de mudar de país é válida. Mas também te digo, no meio desta subida vertiginosa do preço das casas houve 2 anos em que existiram condições melhores para negociar e conseguir um preço aceitável que foi em 2020 e 2023. Com toda a certeza, que deverão existir mais anos assim, quem sabe já em 2027.

só comecei a olhar para o mercado no fim de 2021, aqui ainda se arranjavam 2 ou 3 negócios, à volta dos 100k-140k a precisar de obras mas aconselharam-me a não comprar...

2023 já não havia nada, tudo caro, esta foi a melhor que encontrei e por ser de um banco, esteve à venda imenso tempo, eventualmente propus menos 80k e aceitaram

e eu ganho bem acima da média mas tmb desconto bem acima da média, não recebo nada, ainda ontem tive de ir ao privado com o meu filho, 90 paus logo mais os medicamentos

e vejo gajos, no reddit, a quem lhes pagam a renda, grande porta 65, a ir de grandes férias e sempre a comprar merdas caras

do outro lado, conheço gente a ser "despejada", dividirem casas em 5 e 6 e dobrarem as rendas, ainda levam com imposto a 10% [:D]

eu estou mesmo a atingir o limite

existe sempre risco ... nem que seja de morte.. ou de Okupas que não pagam renda .. ou etc
mas, diria que por algum motivo os grandes magnatas tem todos investimetos em imobilario ! por alguma razão deve ser !

um casa que custa 250K e ao fim de 10 anos vale 500K ! e se for alugada durante esse tempo .. ainda mais !

Acho que não conheço ninguém que tenha comprado 1 casa há 10, 20 ou 30 anos, e que agora o seu valor nao seja 2x 3x 4x 10x mais !

(o bold é da minha autoria)
Mas atenção que não podemos olhar assim. Nesses 10 anos quanto se pagou de IMI? Quanto se pagou de juros ao banco caso tenha usado CH?
Se tivesse alocado esse dinheiro num fundo, teria passados 10 anos quanto dinheiro?

O que uma AI responde:

Cenários rápidos

1) Retorno mais conservador (12%/ano)

250 000⋅(1.12)10≈775 000

2) Retorno mais agressivo (15%/ano)

250 000⋅(1.15)10≈1 013 000

Edit: Fundo Index SP500

Pa quem é gordo ou tenha a saúde quinada mais vale fazer o seguro fora do banco...eles levantam com cada 31...quem me comprou a casa teve de fazer 1 pilha de exames extra porque lá o acharam visualmente gordo, não faço ideia se lhe cobraram mais pelo seguro.
E pelo que tenho lido não é caso unico.

Eu diria mesmo que isso deveria ser daquelas coisas que TODOS deveriam fazer, um seguro de vida pessoal.
Assim fariam os exames apenas 1 vez na vida (quando fizessem o seguro) e depois poderiam transferir de banco à vontade sem problemas de ver o seguro a ser rejeitado....

Eu diria mesmo que isso deveria ser daquelas coisas que TODOS deveriam fazer, um seguro de vida pessoal.
Assim fariam os exames apenas 1 vez na vida (quando fizessem o seguro) e depois poderiam transferir de banco à vontade sem problemas de ver o seguro a ser rejeitado....

Pois, teoricamente seria assinar mais 1 papel apenas.
Na prática, pode quinar completamente o processo de aprovação ( parte final ) e pa quem está nos arames de CPCV ou assim ainda pode transpirar.

Se fosse mais alguma vez pedir CH sem duvida que antes disso tudo faria seguro de vida.

(o bold é da minha autoria)
Mas atenção que não podemos olhar assim. Nesses 10 anos quanto se pagou de IMI? Quanto se pagou de juros ao banco caso tenha usado CH?
Se tivesse alocado esse dinheiro num fundo, teria passados 10 anos quanto dinheiro?

O que uma AI responde:

Cenários rápidos

250 000⋅(1.12)10≈775 000

Edit: Fundo Index SP500

Se não tivesse dinheiro e fosse preciso pedir ao banco e pagar juros, tambem não poderia ter investido os 250k no SP500 pois não tinha esse dinheiro
renda de 1.000€/mês x 10 anos = 120.000€ + 100% valorizaçao = 620.000€

mas vamos ver.... investiu no SP500 no inicio do seculo, ou agora nos anos mais recentes ?
há uns anos compensava na casa .. nos ultimos anos compensa no Sp500

sp500.jpg

​​​

É um negócio com riscos que em determinadas alturas PODE mesmo provocar graves perdas, fal|encias, etc.

Se achas que isto é mentira então a discussão vale zero.

O que uma AI responde:

Cenários rápidos

250 000⋅(1.12)10≈775 000

Desculpa o rant mas agora usa-se AI para fazer contas em vez duma simples calculadora?

Até se pode usar o Google para fazer contas, se for mais fácil:

image.png

Desculpa o rant mas agora usa-se AI para fazer contas em vez duma simples calculadora?

Até se pode usar o Google para fazer contas, se for mais fácil:

Do ponto de vista do utilizador, é bem mais fácil usar AI...

A calculadora é muito boa para quem sabe a fórmula, e acredito que seja uma minoria [:cool:]

Do ponto de vista do utilizador, é bem mais fácil usar AI...

A calculadora é muito boa para quem sabe a fórmula, e acredito que seja uma minoria [:cool:]

Uma vantagem da calculadora é que quiseres fazer varias variações dos calculos e só alterar um simples valor em vez de ter de fazer varias prompts.

Quanto ao calculo, percebo, mas é uma mera questão de habito para se tornar super intuitivo, basta saber calcular percentagens, por exemplo:

Um investimento inicial de 100 000 € a render 10%.

10% de 100 000 € é 100 000×0.10 = 10 000

Logo, no final do ano tem-se os 100 000 € mais os 10 000 € de juros, ou seja:

100 000 + 100 000×0.10= 110 000

Uma forma mais simples de escrever isto:

100 000×1.10 = 110 000

Portanto esta formula simples permite saber com quanto se fica ao fim de 1 ano com um retorno de 10%. Ou seja, é só multiplicar por 1,10.

Para mais anos, é multiplicar varias vezes, por exemplo, 2 anos:

100 000×1.10×1.10 = 121 000

Uma forma mais simples de escrever isto:

100 000×(1.10)² = 121 000

Daí no caso dos 250 000 com retorno de 12% a 10 anos, é multiplicar 10 vezes por 1.12, ou seja, multiplicar por 1.12^10

Last edited:
Para quem sabe usar a AI ela faz isso tudo que é mencionado, mas numa fracção de segundo.
Aliás há ainda muita gente que não tem bem noção do que é IA e da forma como funciona e do que pode aprender também, sim, é "ensinável ".
Agora como é óbvio tem que se dar os dados todos e o contexto.

"muita" gente nem sabe fazer qual o valor do desconto no IVA naquelas campanhas das grandes superfícies !
mas foi só um pequeno à parte !

"muita" gente nem sabe fazer qual o valor do desconto no IVA naquelas campanhas das grandes superfícies !
mas foi só um pequeno à parte !

Verdade, a linguagem é matreira.

"Desconto igual ao IVA", o pessoal pensa que é desconto de 23%, mas é desconto do valor do IVA.

Ou seja, se algo custa 100 € sem IVA, com IVA de 23% são 123 € e o desconto são 23 €, ou seja, 23/123 = 18,7% de desconto, não 23%.

O calculo para o preço com desconto não é PREÇO×(1-0.23), mas sim PREÇO/(1+0.23), diferença "subtil".

Last edited:
Back