Tópico das Casas

Já dizia o saudoso Medina Carreira que as donas de casa governariam melhor

então o Banco de Portugal permitia taxas de esforço de 50% e vem agora agora restringir para os 45% ????

uau, isto é que é ser rigoroso contra o endividamento, já é só 45% apr:)apr:)

Banco de Portugal aperta regras para quem pede crédito à habitação ou ao consumo

Se calhar uma dona de casa responsável nunca teria uma taxa de esforço superior a 33%....

50% é ridiculo.

Cada vez mais um país preso por arames.

só comecei a olhar para o mercado no fim de 2021, aqui ainda se arranjavam 2 ou 3 negócios, à volta dos 100k-140k a precisar de obras mas aconselharam-me a não comprar...

2023 já não havia nada, tudo caro, esta foi a melhor que encontrei e por ser de um banco, esteve à venda imenso tempo, eventualmente propus menos 80k e aceitaram

e eu ganho bem acima da média mas tmb desconto bem acima da média, não recebo nada, ainda ontem tive de ir ao privado com o meu filho, 90 paus logo mais os medicamentos

e vejo gajos, no reddit, a quem lhes pagam a renda, grande porta 65, a ir de grandes férias e sempre a comprar *****s caras

do outro lado, conheço gente a ser "despejada", dividirem casas em 5 e 6 e dobrarem as rendas, ainda levam com imposto a 10% [:D]

eu estou mesmo a atingir o limite

Boas,

Tem calma. Vais ver que um dia aparece um negócio agradável. Quanto menos esperas...é não desistir. Vai vendo casas e fazendo propostas mesmo que muito abaixo do preço.​

então o Banco de Portugal permitia taxas de esforço de 50% e vem agora agora restringir para os 45% ????

Banco de Portugal aperta regras para quem pede crédito à habitação ou ao consumo

Há 10 anos havia pessoal a fazer creditos pessoais para ir buscar dinheiro para dar entradas de casas, e ficavam com dois creditos e taxas de esforço desse genero com salarios baixos... e foi a melhor decisão financeira que fizeram na vida.

Há 10 anos havia pessoal a fazer creditos pessoais para ir buscar dinheiro para dar entradas de casas, e ficavam com dois creditos e taxas de esforço desse genero com salarios baixos... e foi a melhor decisão financeira que fizeram na vida.

Para aqueles que conseguiram, mesmo sem o saber , foi bom.

Pena os que ficaram pelo caminho , com insolvências

Retirado do Reddit:

Venho relatar um caso que tomei conhecimento hoje e nunca pensei que fosse aprovado.

Casal com duas filhas, mulher não trabalha nem nunca trabalhou, homem trabalha como soldador com 46 anos de idade, salário 2000€ mês mas muito dependente de horas extra, ele trabalha todos os dias 12 horas por dia mais sábados.

Ele tem contrato de trabalhador temporário apesar de estar nessa empresa vai fazer 5 anos.

Tem empréstimo automovel 300€ mês durante mais 5 anos, e conseguiu fazer CH mais crédito pessoal para a entrada e despesas do imóvel, 820€ do CH mais 350€ do crédito pessoal a 120 meses.

Não me levem a mal fico contente por ter comprado o imóvel mas também fico preocupado com a facilidade com que se aceitam empréstimos, e não é um caso único conheço outros parecidos com créditos pessoais

Imaginem esta situação: um imóvel de dois pisos que tem um T2 em cada piso, mas tem apenas um artigo predial. Pretendem arrendar ambos mas existe apenas um contador de água e outro de electricidade para o edifico todo.
Qual a melhor forma para se fazer a dividão real dos consumos?
É possivel colocar contadores parciais?

só comecei a olhar para o mercado no fim de 2021, aqui ainda se arranjavam 2 ou 3 negócios, à volta dos 100k-140k a precisar de obras mas aconselharam-me a não comprar...

2023 já não havia nada, tudo caro, esta foi a melhor que encontrei e por ser de um banco, esteve à venda imenso tempo, eventualmente propus menos 80k e aceitaram

e eu ganho bem acima da média mas tmb desconto bem acima da média, não recebo nada, ainda ontem tive de ir ao privado com o meu filho, 90 paus logo mais os medicamentos

e vejo gajos, no reddit, a quem lhes pagam a renda, grande porta 65, a ir de grandes férias e sempre a comprar *****s caras

do outro lado, conheço gente a ser "despejada", dividirem casas em 5 e 6 e dobrarem as rendas, ainda levam com imposto a 10% [:D]

eu estou mesmo a atingir o limite

A vida não é fácil para a maioria das pessoas, mas acho que estás a dar demasiada importância aos que se aproveitam das benesses tipo porta 65 para com isso comprar bens materiais ou férias.

Porque hás-de tu " stressar " ? se calhar eles daqui a uns anos é que stressam quando perceberem que desperdiçaram oportunidades de poupar e depois estão quinados porque aconteceu isto ou aquilo.

E stressem ou não é lá com eles, no sentido que, foca-te mas é na tua situação e como diz o ELVT, mis dia menos dia acaba por surgir qq coisa pa ti.
O mais importante é nao ser demasiado esquisito numa fase inicial.

A vida não é fácil para a maioria das pessoas, mas acho que estás a dar demasiada importância aos que se aproveitam das benesses tipo porta 65 para com isso comprar bens materiais ou férias.

Porque hás-de tu " stressar " ? se calhar eles daqui a uns anos é que stressam quando perceberem que desperdiçaram oportunidades de poupar e depois estão quinados porque aconteceu isto ou aquilo.

E stressem ou não é lá com eles, no sentido que, foca-te mas é na tua situação e como diz o ELVT, mis dia menos dia acaba por surgir qq coisa pa ti.

Bem, o estado leva uma porção significativa do meu salario, e depois vejo pessoas com salarios mais baixos com beneces para arrendar casa.

Na pratica, com salarios significativamente mais baixos, conseguem rendas não só mais baixas, mas com uma taxa de esforço inferior mesmo com salarios mais baixos.

Perdem o meu voto, mas com o que me roubam dá para comprarem alguns votos.

Bem, o estado leva uma porção significativa do meu salario, e depois vejo pessoas com salarios mais baixos com beneces para arrendar casa.

Na pratica, com salarios significativamente mais baixos, conseguem rendas não só mais baixas, mas com uma taxa de esforço inferior mesmo com salarios mais baixos.

opa, aqui onde estava a tentar comprar terreno pagam-te os projetos se ganhares menos de 2k, dependendo do preço de projeto e licenças literalmente tenho de trabalhar ainda um anito ou dois para recuperar a diferença, lmao é crazy

a sério que me está a meter uma confusão um gajo andar-se a matar, não vai de férias, não compra nada, deixa mais de metade do ordenado para pagar pensões dos velhos e estes gajos todos a aproveitar​

desde que eu não pague mais de 50% de impostos eu não quero saber, eles que façam o que quiserem, quando pago mais de 50% impostos e está tudo caro, e estes gajos ainda beneficiam, opa já não dá

neste momento podia descer 40% que ficava ao preço de ha 1 ano e meio atras, é praticamente impossivel

Inteiramente de acordo, mas que podemos fazer além de não votar nos mesmos?

Os apoios para mim era simples, era completamente aleatório, por sorteio, independentemente dos rendimentos.

Esta treta dos coitadinhos terem sempre direitos e tortos faz com que quem se lixe seja sempre o mesmo.

desde que eu não pague mais de 50% de impostos eu não quero saber, eles que façam o que quiserem, quando pago mais de 50% impostos e está tudo caro, e estes gajos ainda beneficiam, opa já não dá

neste momento podia descer 40% que ficava ao preço de ha 1 ano e meio atras, é praticamente impossivel

Mesmo que eles poupassem em vez de esbanjar, teriam sempre oportunidade de poupar que por vezes quem ganha mais, não tem.

É o que é, temos um país assente nos subsidios, apoios, a puxar para baixos ordenados, e quem ganha um bocado mais que sustente estas parvoíces.

opa, aqui onde estava a tentar comprar terreno pagam-te os projetos se ganhares menos de 2k, dependendo do preço de projeto e licenças literalmente tenho de trabalhar ainda um anito ou dois para recuperar a diferença, lmao é crazy

a sério que me está a meter uma confusão um gajo andar-se a matar, não vai de férias, não compra nada, deixa mais de metade do ordenado para pagar pensões dos velhos e estes gajos todos a aproveitar​

a função dos jovens e dos imigrantes é pagar as reformas dos velhos.

olhas para a pirâmide etária e vês porque é que este país se tornou um feudalismo gerontocratico.

a função dos jovens e dos imigrantes é pagar as reformas dos velhos.

olhas para a pirâmide etária e vês porque é que este país se tornou um feudalismo gerontocratico.

Eu especifico que a função dos imigrantes é pagar as reformas chorudas e com poucos anos de descontos da generalidadade da FP.

Não pode haver uma descida brusca de um dia para o outro senão aniquilas o mercado e entras numa situação pior do que a desejada (pior a emenda que o soneto).
E se formos ver, é já uma descida considerável. 10% de descida não é pouco.
O importante é daqui a 2 anos apertar mais um pouco, e depois outro pouco, etc etc....

Até porque, sejamos francos, isso da taxa de esforço, no modo actual como é calculada, é uma bela farsa:
(Valores hipoteticos)
Uma pessoa com CH de 300k a 30 anos. Prestação anual de 10 mil.
Uma pessoa com CH de 12k a 1 ano. Prestação anual de 12 mil.
O sistema diz que a primeira é mais "saudável" financeiramente que a segunda....
:sh):sh):sh)

Uma pessoa com CH de 300k a 30 anos. Prestação anual de 10 mil.
Uma pessoa com CH de 12k a 1 ano. Prestação anual de 12 mil.
O sistema diz que a primeira é mais "saudável" financeiramente que a segunda....
:sh):sh):sh)

Isso acaba por não ser grande questão porque quem faz credito a um ano também poderia fazer a 30 e amortizar num ano.

Assim já passaria no limite da taxa de esforço e poderia amortizar à mesma num ano.

Tenho reparado que nos sites do costume, os anúncios estão cada vez mais cerrgados de botox.
No meu entender isto é publicidade enganosa e devia ser proíbido.
Quem fosse apanhado devia incorrer em multas pesadas.
Uma coisa é no final do anúncio colocarem uma ou outra sugestão de restauro/ampliação/etc, outra coisa é colocarem as imagens carregadas de AI (nalguns casos todas).

Tenho reparado que nos sites do costume, os anúncios estão cada vez mais cerrgados de botox.
No meu entender isto é publicidade enganosa e devia ser proíbido.
Quem fosse apanhado devia incorrer em multas pesadas.
Uma coisa é no final do anúncio colocarem uma ou outra sugestão de restauro/ampliação/etc, outra coisa é colocarem as imagens carregadas de AI (nalguns casos todas).

Sim é uma praga... E muitas a IA não entende bem as medidas e faz com que pareça tudo muito maior.

Back