Tópico das fraudes, burlas e afins

Não é bem fraude, mas são técnicas de vendas no mínimo pouco éticas.

Hoje passei por isto na Rádio Popular de Torres Novas.

"Desloquei-me à loja Rádio Popular Torres Novas com a intenção de adquirir um forno encastrável Whirlpool AKZ9S 8271 IX, anunciado por 529,99€, com campanha de desconto equivalente ao valor do IVA. Até esse momento, tudo decorreu normalmente.
No entanto, durante o atendimento, o colaborador começou a insistir de forma persistente na venda de um serviço adicional que eu não tinha solicitado nem demonstrado interesse em adquirir: a Mega Garantia Subscrição Garanvip da Domestic & General. Apesar de ter recusado várias vezes, foram repetidos os mesmos argumentos de forma insistente, numa clara tentativa de forçar a adesão ao serviço.
Considero que este tipo de abordagem se enquadra em técnicas de venda agressivas, que não dignificam uma empresa com tantos anos de presença no mercado como a Rádio Popular. O cliente deve sentir-se aconselhado, não pressionado.
Deixo o alerta a outros consumidores para que estejam atentos a este tipo de situação. Após esta experiência negativa, dificilmente voltarei a ser cliente desta loja."

Isto foi o que deixei na avaliação do Google com pequenas diferenças.

"Desloquei-me à loja Rádio Popular Torres Novas com a intenção de adquirir um forno encastrável Whirlpool AKZ9S 8271 IX, anunciado por 529,99€, com campanha de desconto equivalente ao valor do IVA. Até esse momento, tudo decorreu normalmente.
No entanto, durante o atendimento, o colaborador começou a insistir de forma persistente na venda de um serviço adicional que eu não tinha solicitado nem demonstrado interesse em adquirir: a Mega Garantia Subscrição Garanvip da Domestic & General. Apesar de ter recusado várias vezes, foram repetidos os mesmos argumentos de forma insistente, numa clara tentativa de forçar a adesão ao serviço.
Considero que este tipo de abordagem se enquadra em técnicas de venda agressivas, que não dignificam uma empresa com tantos anos de presença no mercado como a Rádio Popular. O cliente deve sentir-se aconselhado, não pressionado.
Deixo o alerta a outros consumidores para que estejam atentos a este tipo de situação. Após esta experiência negativa, dificilmente voltarei a ser cliente desta loja."

Há duas coisas riscadas cá em casa:

Samsung e Radio Popular.

São empresas que negam-se a cumprir as leis do consumidor, em caso de defeito dos seus produtos.

É tudo muito giro ir lá comprar e deixar o dinheiro e se não houverem problemas, mas a partir do momento em que é preciso activar a garantia de alguma coisa, começa o filme de terror...

Para mim podem desaparecer do mercado que não fazem cá falta nenhuma.

Por falar nessas lojas, comprei no dia 11 uma máquina de lavar louça na Worten com instalação e remoção da máquina antiga. No site diziam entrega em 1 ou 2 dias. Após formalizar a compra e pagar mandam um email a dizer que entregam dia 25. Passado um dia liga-me uma tipa qualquer a dizer que entragam no dia 27 e que tenho que ter a máquina antiga desmontada e o local limpo. Disse à fulana que paguei para fazerem isso e ela lá foi ver e concordou.

Se soubesse que demoravam esse tempo a entregar tinha provavelmente procurado noutra loja. Estou 2 semanas sem máquina e com o pagamento do lado deles. Por mim Worten ficou riscado enquanto me lembrar deste episódio, nem que tenha que pagar mais caro. Aquilo é tudo uma vigarice para apanharem o dinheiro do lado deles e depois o cliente que se lixe.

Por acaso aconteceu-me o mesmo no sábado com a Worten, comprei uma TV com stock numa loja local aqui perto, promo supostamente exclusiva online ou app. Após pagar recebo notificação que só dia 18 estaria disponível.

Liguei para a loja a confirmar stock e tinham 4, assim sendo fui lá para a levantar. Chego lá e dizem que não dá, plataformas diferentes, faturação diferente. Então liguei para o online para cancelar a encomenda e adquirir presencialmente pois afinal também tinham a promoção disponível.

Acabei por comprar outra tv 55% mais cara e já me arrependi de certa forma ( S95F) mas é mais bug de software com o hdmi que outra coisa.

Mas voltando ao ponto, faz algum sentido um cliente comprar um produto, pedir levantamento em loja, a loja ter stock e não o fazerem pois essa minha encomenda vem de um armazém de Matosinhos e ir buscar à loja ou entregarem em casa o processo é o mesmo, mas no site tem PRONTO PARA LEVANTAMENTO em 15min?

Santa paciência

Muito provavelmente um colaborador direto desta loja decidiu ofender-me no Reddit.

IMG-20260216-060027.jpg

IMG-20260216-060257.jpg

Last edited:

Aconteceu-me parecido há uns dias, após comprar um portátil. Começaram com a tática "agressiva" deles. Tive de ser agressivo de volta, e dizer-lhes que se voltassem a insistir ia comprar noutro lado. A conversa ficou por ali.

Percebo que as ordens para tentarem impingir aquilo deve vir de cima, e que estão apenas a cumprir ordens, mas não tenho culpa disso.

Fazes bem
Cancela a compra e pede q devolução dos €€
Quanto ao demais esquece, não vale a pena, vai por mim.

Há um ditado neerlandês que me disseram já há algum tempo, provavelmente até terá alguma incorreção.

"Hoe meer je in de stront roert, hoe erger het stinkt."

O que se pode traduzir, qualquer coisa como quanto mais se mexe num assunto, pior ele fica.

Não, sinceramente não tenho grande prazer em mexer nesse assunto, quanto muito participar às partes interessadas.

Aconteceu-me parecido há uns dias, após comprar um portátil. Começaram com a tática "agressiva" deles. Tive de ser agressivo de volta, e dizer-lhes que se voltassem a insistir ia comprar noutro lado. A conversa ficou por ali.

Percebo que as ordens para tentarem impingir aquilo deve vir de cima, e que estão apenas a cumprir ordens, mas não tenho culpa disso.
Eles eram jovens e nem estiveram em "formação" há pouco tempo pelo que entendi.

Isto para mim foi-lhes instruído.

Mas... Há um enquadramento legal nisto que é uma transposição europeia de "práticas comerciais desleais".

Eles eram jovens e nem estiveram em "formação" há pouco tempo pelo que entendi.

Isto para mim foi-lhes instruído.

Mas... Há um enquadramento legal nisto que é uma transposição europeia de "práticas comerciais desleais".

Há uma lavagem cerebral, e uma pressão enorme para venderem essas porcarias. A minha mulher durante o covid esteve a trabalhar num call-center de apoio ao cliente para a Engie, em frança (Tipo a nossa EDP). Supostamente seria atender chamadas, do pessoal com problemas na rede eletrica e encaminhar para os serviços correspondentes. Pois bem, tinha objetivos de tentar impingir serviços extra, não só com comissões, mas ameaças de penalizações caso não atingisse esses objetivos. Esteve lá uns meses, e depois basou. Penso que pelo menos na radio popular deve ser algo do género.

Há uma lavagem cerebral, e uma pressão enorme para venderem essas porcarias. A minha mulher durante o covid esteve a trabalhar num call-center de apoio ao cliente para a Engie, em frança (Tipo a nossa EDP). Supostamente seria atender chamadas, do pessoal com problemas na rede eletrica e encaminhar para os serviços correspondentes. Pois bem, tinha objetivos de tentar impingir serviços extra, não só com comissões, mas ameaças de penalizações caso não atingisse esses objetivos. Esteve lá uns meses, e depois basou. Penso que pelo menos na radio popular deve ser algo do género.
Sim, também acredito que talvez suceda o mesmo. Alguma pressão das chefias com penalizações à mistura.

Penso que os seguros são onde os vendedores obtêm uma comissão mais alta sobre a venda, daí a pressão.

Andei há pouco tempo à procura de uma máquina de lavar roupa e fui a duas Worten aqui em Aveiro. Pelo que percebi, as lojas têm pouco ou nenhum stock (acho que só tinham da Kunft, que penso ser uma marca deles), pois sai tudo do armazém central. E só vendem as unidades de exposição se não houver stock em mais nenhuma loja. É estúpido, mas é assim que funciona.

Dei um salto à Darty e tinham várias máquinas em stock. Acabei por trazer uma Samsung. Ficar tanto tempo sem máquina de lavar roupa é que não era opção.

Há um ditado neerlandês que me disseram já há algum tempo, provavelmente até terá alguma incorreção.

"Hoe meer je in de stront roert, hoe erger het stinkt."

O que se pode traduzir, qualquer coisa como quanto mais se mexe num assunto, pior ele fica.

Não, sinceramente não tenho grande prazer em mexer nesse assunto, quanto muito participar às partes interessadas.

A tradução para portugues deve ser algo do género:

"Quanto mais se mexe na merd, mais borrado se fica."[:D]

Fazes bem
Cancela a compra e pede q devolução dos €€
Quanto ao demais esquece, não vale a pena, vai por mim.

Já agora ao ler por aqui, lembrei-me de uma situação que tive há uns 4/5 meses atrás na Radio Popular em Ovar.
Tinha adquirido um smartphone barato para um funcionário. O telemóvel ouvia-se com bastante ruído. Fui à loja e disseram que iam devolver para garantia, mas caso não tivesse reparação, não podiam fazer troca pois não faziam trocas de telemóveis.
O telemóvel veio igual da garantia, mas como foram 90€ não quis estar a chatear-me.
Esta questão de não trocarem telemóveis é legal?

Back