Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

julgo que se o carro já estiver as alterações homolgadas lá acho que cá não haverá prob.
porque há cruzamento de dados da marca lá com a de cá se não houver ó filho ficas com a possibilidade de ficares como se fosses o representante da marca cá e caso alguem queira trazer um carro igual ao teu só com a tua autorização e que ele pode o homolgar cá.

e é o que eu estou a pensar fazer em ir buscar um s14a á alemanha já com umas alteraçoes homolgadas lá.

mas terminator, sabes se temos que fazer inspecção tipo B?
E esse cruzmento de dados é nao me parece que vá resultar, é que os dados de fabricante de qualqer carro podem ser conhecidos, basta comparar com a Inspecção tipo B pra verem logo que ha uma grande discrepância.

De qualquer maneira aconselho-te a fazer uma homologação individual na DGV. Certifica-te que todas as alterações da viatura se encontram reflectidas no livrete (ou documento similar) do país de origem. Se assim for, a DGV não pode recusar a sua homologação. Caso o DUA não mencione essas modificações deverás fazer um exposição à DGV de que o veículo trazia tal equipamento do país de origem.

Eventualmente terás mesmo que ir ao centro IPO de categoria B quanto mais não seja para que seja efectuada a medição do valor de CO2 para pagamento do IA.

Serafas, ainda bem que levantas essa questão.
Os importados tb começam a apanhar pelo CO2?
Qualquer das maneiras pra medir o co2 nao é preciso fazer Tipo B.

citação:Originalmente colocada por serafas

Sim, já estão a apanhar pelo CO2 tb, desde que sejam "eligíveis".

Não é? De certeza?

Sim, então quando vais á IPO (normalissima), não há um procedimento onde eles metem uma "sonda retal" no escape? é pra medir o CO2.

Eu por acaso tinha ideia que, se está aprovado na SVA e tem documentação para circular então não precisa de nenhuma inspecção tipo B. De qualquer forma não me consideres fonte fidedigna. Era só uma ideia.

Quem deve saber dessas coisas são os gajos dos Locosts e etc.

citação:Originalmente colocada por jackboot

Sim, já estão a apanhar pelo CO2 tb, desde que sejam "eligíveis".

Não é? De certeza?

Sim, então quando vais á IPO (normalissima), não há um procedimento onde eles metem uma "sonda retal" no escape? é pra medir o CO2.

Ah, está bem. :) É o que dá não levar carros à IPO!

De qualquer maneira, penso que a medição de CO2 para efeitos de liquidação de IA é mesmo feita no IPO B. Vou googlar...

Não encontrei. Se não te importares, amanhã digo-te isso com 100% de certeza.

Ah, está bem. :) É o que dá não levar carros à IPO!

De qualquer maneira, penso que a medição de CO2 para efeitos de liquidação de IA é mesmo feita no IPO B. Vou googlar...

Não encontrei. Se não te importares, amanhã digo-te isso com 100% de certeza.

Claro que não me importo, so tenho que te agradeçer pela disponibilidade.

1 abraço.

Viva, qualquer carro importado pela legislação, isto apartir de Janeiro de 2005, tem que realizar IPO tipo B, e só alguns IPO é que estão autorizados a efectuar esta visturia. Digo isto por experiência própria. O preço deste IPO tipo B ronda os 65,00€.
Cumprimentos.

Jackboot,

estive na tua situação em julho, quando estive mesmo quase a importar um Lotus (obviamente muuuito modificado).

Fui à DGV, e o que me disseram lá foi que se todas as mudanças vierem reflectidas nos documentos (DVLA (DGV inglesa), mas podem ser também documentos de representantes oficiais da marca a dizer que a peça X serve no carro Y) não há qualquer tipo de problema.

O carro tem que estar road legal no UK, e deves também, trazer o certificado MOT (A IPO deles), de preferência faz uma nova antes de trazeres o carro.

Mas vai à DGV e tira todas as tuas dúvidas.

Já agora... que carro é?

Boas!

É como te disse, de acordo com a circular ITVB n.º 3/2006 da DGV de 22.Jun.06, as medições de CO2 para liquidação de IA de veículos importados ou transformados (de mercadorias para passageiros), passam a ser efectuadas num centro de categoria B, caso os fabricantes não disponibilizem essa informação (por o carro ser muito antigo, por exemplo).

Um abraço.

Voltar
Superior