Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Que azar...mas esses gajos da IPO são mesmo assim...[8]

O ano passado fui lá de manhã e moro a 3/4 minutos de carro do centro...como fui dos primeiros nem sequer tive tempo de deixar aquecer o carro...Bem o gajo a acelerar a fundo com o carro frio!! Levou-o para lá das 4 mil rpm ( red line ás 5250)![:0]:( FDP!

Este ano quando lá fui já fui de tarde pelo que vinha com o carro quente, mas claro aceleraram bem....só o fumo que o carrito largou, até fiquei pior que estragado...o meu pior medo também o turbo.

isso é normal..

podia chumbar logo o carro.

qdo levei o corsa 1.5td de uma tia minha, foi a mesma coisa na amadora..

como ela so anda a c@gar tremoços na cidade, mal o tipo tocou no acelerador começa a sair fuligem q parecia o fim do mundo...

se quisesse chumbava,o logo,pelas emissoes.. mas saiu com o carro, encostou.o a uma parede, deu umas aceleradelas para limpar o escape.. e passou como se nada fosse...

ja no rover.. aquilo para passar é um fim do mundo.. so consegue passar a rasca qdo o cat esta bem quentinho.. entao ja é normal de cada vez q la vou o carro estar uns segundinhos a cortar..

desde q nao seja todos os dias, o carro esteja quente e a manutença esteja bem feita, nao vejo qual é o problema de acelerarar um carro em vazio ate ao redline..

agora.. se o tipo esmagou o acelerador com o carro a frio... pode eventualmente em 0.0001% dos casos estragar algo..

É o que dá deixar o carro nas mãos deles de boa fé!!, o meu ainda nao foi a inspeção mas quando for ver se deixo o gajo fazer isso, vai ter cá uma sorte que vá esmifrar o carro dele...

se ele se punha a acelerar eu perguntava-lhe logo se queria ir pedir ao chefe dinheiro pra pagar o carro. aliás, começava logo a perguntar o que é que ele queria ao acelerar assim!!!

À partida o turbo cedeu pelo tipo de condução da sra. Não estou a desculpar o inspector, mas de facto, um turbo não deve ceder nessas situações.

O que aconteceu (quase certo) tem uma explicação.

A fuligem do turbo foi-se acumulando na zona das alhetas da geometria... o que faz com que esta prenda... e tanto pode prender aberta (quase não faz pressão) como pode prender fechada (faz pressão até partir, ou pelo menos ao ponto de derreter as os retentores de óleo do turbo).

Se não partiu... já não está longe de partir. Pelo que o xicos perto disse, a carrinha anda, mas pouco, poderá ser da geometria presa em posição aberta.

Já uma vez tive q gritar c uma inspectora. Era a 3ª vez q punha o carro a fazer o teste da suspensão. Peguntei-lhe se tava a tentar danificar os sinoblocos ou se queria q o carro se separasse da suspensão.

Claro que a inspecção pode ter contribuido para algo, mas ser a unica causa parece-me que o gajo tinha que esmifrar seriamente para lá do racional.

Mas ainda no outro dia um user que foi à auto-europa indicou que mal os carros saiem da linha de produção são esmifrados ao máximo sem dó nem piedade (até pq n sao deles lol).

Entenda-se que a 1º vez que sao metidos a funcionar n têm se quer tempo de aquecer e fazem a pista de testes a abrir.

Será que foi a unica causa ou uma coincidência de algo que estava a dias de acontecer?

RR
RR

Não, não sou inspector :D.......... Não foi o inspector que "matou" o turbo da carrinha, já devia estar com os dias contados. Não é pelo facto de se fazer uma "condução calma" que se garante a longevidade do turbo, a condução pode ser calma mas mesmo assim à coisas que não se devem fazer a um turbo. Será que a pessoa que conduz a carrinha diariamente tem o cuidado de deixar o motor atingir a temperatura de funcionamento normal antes de começar a "puxar", será que tem o cuidado de, após uma viagem mais longa, esperar que o turbo perca velocidade antes de desligar o motor? E as revisões são realizadas atempadamente, o óleo utilizado obedece às caracteristicas de um motor desses? Eu tenho uma Punto TD com 341 000kms, de vez em quando puxo bem por ela e o turbo ainda é original, nunca foi mexido, pois é podem acreditar, se não quiserem não acreditem. O que é certo é que eu sou o maior utilizador dela e detesto que a minha mão pegue nela. Sou geralmente eu que faço a revisão da Punto e quando mudo todos os filtros dou-lhe umas valentes assapadelas até ao limite, com o motor quente claro, mas não é isto que vai rebentar o motor ou o turbo :);).

A razão pela qual eu digo que o turbo foi a vida é porque, para alem de notar uma notoria falta de potencia, não oiço o turbo. É como se fosse um motor normal atmosferico.

Agora, claro que poderá ser outra coisa, até uma abraçadeira que se tenha soltado e nesse caso exista uma grande fuga e o turbo não funcione.
Conheço um caso de um astra GTC que aconteceu o mesmo, uma abraçadeira que se soltou e perdeu a potencia entrando em modo de segurança, mas sem fumo. (acho que até já falaram dele aqui, até puseram um link, n tenho a certeza)

São apenas possibilidades que coloco, pois como disse, não tive mesmo tempo de ver sequer o motor, porque estava de passagem apenas.

Vai para a seat, de qualquer das formas iria.

Mas o que me irrita mais é o gajo ter tirado a carrinha para o exterior e ter-se posto a acelarar feito doido para "tirar a fuligem", acho que foi o que ele disse.

É verdade que carrinha não anda muito, e provavelmente necessitava de ser esticada, mas não é assim que se fazem as coisas. Mas sim em andamento depois de estar quente.

citação:Originalmente colocada por Henriques J.

Geralmente sou eu que passo os meus carros nas IPO, mas é caricato essas histórias de acelerar a fundo a mim pedem-me sempre para elevar o regime até às 3.000 r.p.m. o que não faz de forma alguma estoirar um motor.

pois a mim tb é esse o procedimento, ninguem fica ali a acelerar á bruta. isso deve ter sido inspecção depois do almoço

citação:Originalmente colocada por dysplay21

citação:Originalmente colocada por Henriques J.

Geralmente sou eu que passo os meus carros nas IPO, mas é caricato essas histórias de acelerar a fundo a mim pedem-me sempre para elevar o regime até às 3.000 r.p.m. o que não faz de forma alguma estoirar um motor.

pois a mim tb é esse o procedimento, ninguem fica ali a acelerar á bruta. isso deve ter sido inspecção depois do almoço

O teste dos gases é diferente nos gasolinas e gasóleos. Nos gasóleos eles têm de acelerar até ao "corte", nos gasolina é durante um bocado nas 3000rpm.

Das 4 vezes que fui com carros à inspecção, 2 vezes com o meu antigo Fiesta e 2 com o 106 da maria, o inspector nunca entrou dentro do carro na parte das medições dos gases,só pediu para manter a rotação fixa nas 2000rpm, salvo erro.

Ambos os carros são a gasolina.

Abraço Nuno[8D].

Voltar
Superior