Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Atendendo à descrição do problema, acho mais provavel q tenha avariado o medidor de massa de ar. Embora neste caso não haja relação causa-efeito com a ida ao IPO. Os medidores BOSCH q equipam muitos Tdi's de gerações anteriores deram problemas por volta dos 75000 km em média. Não sei se é o caso... Quanto à questão da aceleração: os técnicos do IPO guiam-se por protocolos legais, que pressupõe medição de gases de combustão nos motores a gasolina acima das 2500 rpm e nos carros a gasóleo até perto da linha vermelha. Embora considere que os técnicos têm responsabilidade de informar as pessoas de q os motores devem estar quentes (é uma regra geral q parece sensata porque permite estandardizar os resultados obtidos), na verdade, em última análise, cabe ao proprietário zelar pelos seus interesses e manter o motor ligado alguns minutos antes da inspecção. Obviamente, com a confusão q mts vezes se verifica nos IPO's, nenhum técnico vai estar à espera q o óleo atinja a temperatura!;)

Eu de '98 a 2004 ia todos os anos com o 33 à IPO, de tal forma que já
conhecia o pessoal. Nunca fiz marcação, ia para lá antes das 8 da manhã
e assim via uma série de carros a passar lá.
Nesta IPO em particular (na Pampilheira, em Cascais), acho que só posso
falar bem do serviço, apesar de haver uma borrada ou outra de vez em
quando. Com o 33 era eu que passava com o carro pela linha toda, tirando
a 1ª vez que o levei lá. A parte das gázadas, tanto em diesel como em
otto, vi a ser feita sempre da mesma forma: até às 3.000rpm e manter.

Ontem levei o 206 à sua primeira IPO, no mesmo sítio onde costumo ir.
Desta vez passaram eles com o carro, e nada a apontar. Tendo em conta
que está rebaixado, ele até teve cuidado ao metê-lo nos rolos.
Viu-me as jantes e pneus de alto a baixo (tenho umas OZ Chrono de 16",
bastante diferentes das de origem, mas as medidas dos pneus já vinham
homologadas no livrete), e disse-me que era melhor arranjar a jante
da frente do lado direito (que tem uma mossa devido a um buraco onde
aterrei aqui há uns meses :().
Deu as tais gázadas (3 ou 4 vezes), sempre às 3.000rpm. Deu a 1ª,
ficou assim um bocado, depois começou a ver as luzes do painel, deu
outra, depois verificou as escovas e os esguichos, depois mais uma
gázada... e lá se contentou. Note-se que não saía praticamente fumo
nenhum (a única vantagem no FAP, que estou a pensar em mandar às
urtigas porque me sobe os consumos).

O que eu não curto mesmo nada na IPO é a porcaria do teste das folgas,
que parece que me vai arrancar as rodas para o lado.
Aquilo de certeza que destrói os sinoblocos todos, e até me dói passar
o carro por ali...

Mas o mais caricato nesse dia foi a carrinha Volvo 440GL (ou lá o que
era) dum velhote estrangeiro que ia à minha frente: fumarada, cheio
de marcas de primário na chapa, pára-choques descaído, stops fundidos,
suspensão arreada... e passou!
Isso é que não entendo...

citação:Originalmente colocada por pedronline

Atendendo à descrição do problema, acho mais provavel q tenha avariado o medidor de massa de ar. Embora neste caso não haja relação causa-efeito com a ida ao IPO. Os medidores BOSCH q equipam muitos Tdi's de gerações anteriores deram problemas por volta dos 75000 km em média. Não sei se é o caso... Quanto à questão da aceleração: os técnicos do IPO guiam-se por protocolos legais, que pressupõe medição de gases de combustão nos motores a gasolina acima das 2500 rpm e nos carros a gasóleo até perto da linha vermelha. Embora considere que os técnicos têm responsabilidade de informar as pessoas de q os motores devem estar quentes (é uma regra geral q parece sensata porque permite estandardizar os resultados obtidos), na verdade, em última análise, cabe ao proprietário zelar pelos seus interesses e manter o motor ligado alguns minutos antes da inspecção. Obviamente, com a confusão q mts vezes se verifica nos IPO's, nenhum técnico vai estar à espera q o óleo atinja a temperatura!;)

E quando avaria a maf faz aquela fumarola toda?
Não é suposto apenas perder a potencia?
Sinceramente não sei que sintomas se dão aquando da avaria da maf, pois nunca me aconteceu. Mas fazer de repente uma fumarora enorme e depois passar. Actualmente, pelo pouco que andei, não faz fumo.

Em relação aquilo que o tecnico fez, o que me irrita mais é ele ter tirado a carrinha para o exterior ter-se posto a acelarar a toa, com desculpa de a estar "a limpar".

O fumo é azulado e tem um cheiro intenso a óleo = turbo partido ou a partir a curto prazo (também pode ser o motor com segmentos gripados, mas geralmente é o turbo).
O fumo é negro, falta de pressão do turbo que não compensa o débito de combustivel poderá ser a MAF.

o inspector levou o carro a rua sem a dona dentro do carro?

desculpa lá, mas a dona parece que estava mesmo a pedir....

a actuaçao do inspector não é nada desajustada da realidade das nossas IPO's! sem qqr sentido de responsabilidade, totalmente "ao calhas", isençao é pros outros....

citação:
O teste dos gases é diferente nos gasolinas e gasóleos. Nos gasóleos eles têm de acelerar até ao "corte", nos gasolina é durante um bocado nas 3000rpm.
exacto!
quando testaram a Espace, o gajo acelerou a fundo e....eu tirei-o do carro À força pra ele n partir aquilo td.
acelerando aos poucos tb xegas ao corte e estragas bem menos. o procedimento que eles deveriam seguir não diz NADA sobre acelerar a fundo, levar o carro para "tirar carvao", ou qqr outra coisa.

citação:Originalmente colocada por Thor26

O fumo é azulado e tem um cheiro intenso a óleo = turbo partido ou a partir a curto prazo (também pode ser o motor com segmentos gripados, mas geralmente é o turbo).
O fumo é negro, falta de pressão do turbo que não compensa o débito de combustivel poderá ser a MAF.

Mas então no caso da avaria da maf seria fumarola constante.
Apenas deitou muito fumo na altura, porque ela até passou a inspecção nesse mesmo ipo, porque deixou de deitar.

Eu continuo a achar que é do turbo.

Deixou de fazer fumo? Mas o fumo era azulado? Se for o turbo partido também continuará a fazer muito fumo e a cheirar a óleo e a carrinha perde muito rendimento, se o turbo ainda não tiver partido mas estiver a ficar mau fará um bocado de fumo à medida que vai enchendo e a carrinha vai ficando cada vez mais lenta na subida de rotação.

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Originalmente colocada por dysplay21

citação:Originalmente colocada por Henriques J.

Geralmente sou eu que passo os meus carros nas IPO, mas é caricato essas histórias de acelerar a fundo a mim pedem-me sempre para elevar o regime até às 3.000 r.p.m. o que não faz de forma alguma estoirar um motor.

pois a mim tb é esse o procedimento, ninguem fica ali a acelerar á bruta. isso deve ter sido inspecção depois do almoço

O teste dos gases é diferente nos gasolinas e gasóleos. Nos gasóleos eles têm de acelerar até ao "corte", nos gasolina é durante um bocado nas 3000rpm.

Não vejo muita logica nisso os motores mais rotativos são menos acelarados e os menos mais, não que dizer que estejas enganado mas não compreendo o porquê, toda a gente sabe que motres a diesel não é para andar em regimes altos...

no civic é até caricato...por ser anterior a 1992, tem os valores de gases permitidos mais elevados, mas o carro já tem catalisador, então o gajo pede-me para eu acelerar até às 3000, dps 4000 rpm, e eu começo sempre nas 5000 rpm...:D:D, quando ele vem feito xico esperto ver as rotações volta para trás mudo e com cara de csao...dps é que se lembra:"então mas este carro já tem catalisador??"

[}:)][}:)][}:)]

otário...

quer dizer que se for um centro "normal" chumba?

ok, ou perco um bocado de tempor e #8364; na renault para me ligarem o carro á maquina ou perco um bocado de tempo e paciencia a tirar a luz do quadrante :D

acho que vou para a segunda hipotese.

obrigado na mesma ;)

citação:Originalmente colocada por R4E

ok, ou perco um bocado de tempor e #8364; na renault para me ligarem o carro á maquina ou perco um bocado de tempo e paciencia a tirar a luz do quadrante :D

obrigado na mesma ;)

Tens oficinas sem ser da marca, que te podem ligar o carro à m´quina para te desligar isso.

Tens por exemplo as oficinas BOSCH CAR SERVICE.

Abraços

citação:Originalmente colocada por nto

citação:Originalmente colocada por R4E

obrigado na mesma ;)

Tens oficinas sem ser da marca, que te podem ligar o carro à m´quina para te desligar isso.

Tens por exemplo as oficinas BOSCH CAR SERVICE.

Abraços
Ois

obrigado pela informação;)

aqui na minha zona, Abrantes, só tenho mesmo a Renault... como tenho lá gente conhecia pode ser que num bocadinho me liguem lá o carro sem ninguem saber:D

cumps

ipo horario

ipo horario

acaba este mês o prazo de insp. do meu pug,alguem sabe se amanha está aberto e que horario praticam,ainda tenho que pôr minimos á frente e um stop atrás![8D]

Voltar
Superior