SilverArrow
Moderador
atenção que disse os valores de cabeça. Não estão 100% certos. Mas andam nessa casa.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
IPO e seguro não precisam...
Quanto ao selo a legislação vai mudar, mas para os carros novos. Ou seja carros comprados a partir de 1 de Julho de 2007 vão pagar o novo IUC, imposto único de circulação. Esse imposto incide sobre a posse e não sobre se o carro circula ou não. O objectivo, e bem, é fomentar que quem tiver carros que não circulem os entregue para abate.
Com o novo IUC continuas a poder ter um carro em propriedade privada e sem pagar IUC no entanto deixa de ser um carro em termos de documentos/matrícula e etc.
Parece-me justo.
Já...
100€ por ano até 1.500cc
250€ por ano até 2.500cc
375€ por ano acima de 2.500
Penso que andam nesta casa de valores. Mais umas coisas por causo do Co2 e outras tretas.
Sei que um diesel acima dos 2.500cc pode pgara de 350 a 550€ por ano.
O ano passado na IPO, o meu automóvel levou uma anotação por ter os médios e máximos mal regulados (muito altos).
Este ano, antes de ir à IPO tive o cuidado de ir a uma oficina para os regular, para não acontecer o mesmo. Fiquei admirado quando me disseram que até estavam eram baixos demais e estiveram a dar um toquezito para alinhar à altura certa.
Fui ontem à IPO e qual o meu espanto quando no fim tornam a implicar com luzes altas entre outras coisas que sinceramente foi só mesmo para chatear.. Tive azar, fui no dia que os senhores de gravata lá estavam.. Para apresentar "trabalho", toca de chumbar todos que lá estavam. Mal sai de lá, fui tentar resolver as pequenas coisas com que implicaram. Quando chegaram à parte das luzes (isto numa outra oficina diferente da primeira), tornaram a dizer que até estavam era no limite inferior.. Ficou na mesma.. O melhor? Acabei de chegar da reinspecção e anotações: zero! Perguntei se as luzes estavam bem reguladas e a rapariga que me inspecionou o carro disse que sim, que estavam perto do limite superior mas dentro do limite. Quando referi que tinha exactamente a mesma regulação que ontem, que nem sequer mexi nas luzes, ficou um pouco atrapalhada. Lá "despachei" a situação para ver se ela não ficava atrapalhada e fui-me embora..
Então mas afinal em que ficamos? Duas oficinas dizem-me que estão no limite minimo, uma vez na IPO leva anotação por estarem acima do limite e outra vez não leva anotação pois está no limite legal (embora quase no máximo)?
O meu ultimo IPO deixou-me muito surpreendido em relação ao alinhamento dos faróis, isto porque o técnico ao verificar que o meu carro tinha os faróis desalinhados, ele próprio os tentou alinhar e como não conseguio chamou-me para eu o fazer apr![]()
Lá está, existem coisas mínimas que podem ser reparadas na altura e, na minha opinião, as inspecções não devem ser uma fonte de rendimento mas sim um local onde deviamos poder confiar para nos indicarem problemas que passam despercebidos para melhorar a nossa segurança e prolongar a vida útil do automóvel []
O IPO é uma desgraça para o carro, para já aquele tempo todo ao ralenti, depois a acelerar até às 3000rpm sem sair do sitio, e ainda mais aqueles testes à suspensão e travões...
Agora, também se não testamos o material não sabemos se ele está bom, e como é só uma vez por ano o desgaste é desprezavel...
1 - Devias ter lavado bem o motor antes de lá ires.
2 - Excesso de zelo, mas colocas em 5 segundos a capa.
3 - Depende. É à frente ou atrás? Se for atrás (o mais normal) podes ter um bombito a perder oleo e a não trabalhar correctamente, ou uma simples desafinação. Podes ainda ter o repartidor avariado.
4 - É mesmo de leds ou de 5 lampadas? Se é de 5 lampadas, tiras a tampa interior e mudas. Se é de leds, tiras esse e metes um stop do continente para desenrascar.