Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Boas...

pois é pessoal, o meu ibiza não passou na inspeçção...

Mas o tipo foi exagerado...

Ele chumbou com 4 cenas:

1ª - Fugas nas juntas secudárias (ou coisa parecida). Já no ano anterior tinha essa fuga... eu disse-lhe que foi arranjado, mas que este ano poderia já ter outras... Ele não ligou e meteu reincidente :( ou seja, tipo2... e ele só avisou no final, já sem o carro estar lá no local... e nem chamou para ir ver... eu sei lá se ele aquilo tinha realmente fuga;

2ª - Inexistência da capa do pedal do travão...que se ele me tivesse dito, eu tinha-a posto em menos de um minuto :(;

3ª - Diferença superior a 30% na travagem, de uma roda para a outra, do mesmo eixo... Esta sim, a que realmente ele testou várias vezes e me disse para ver e confirmar... e realmente é uma deficiencia justa de ser apontada... esta também de tipo 2;

4ª - O 3º stop não acende na totalidade :( ou seja, aquilo tem para ali uns 10 leds e APENAS 1 (que está mesmo ao meio) é que está fundido, aquilo está assim há anos e nunca disseram nada na inspecção... acho esta anotação muito injusta...

Agora tenho que arranjar a 3ª anotação... alguém sabe se dá para arranjar co facilidade?

1º- devias ter ido com o carro a revisao antes de ir para a inspecçao
2º- entao tas a espera que te chamam para ires por o carro para eles te inspescionarem e desactas a tirar capas dos pedais[:D]
3º- os farois tambem ja devias ter arranjado mas isso sao coisas que acontecem mesmo no caminho para a inspecçao
4º- o travao deve estar desafinado, vai a uma oficina e eles arranjam-to

Última edição:
1º- devias ter ido com o carro a revisao antes de ir para a inspecçao
2º- entao tas a espera que te chamam para ires por o carro para eles te inspescionarem e desactas a tirar capas dos pedais[:D]
3º- os farois tambem ja devias ter arranjado mas isso sao coisas que acontecem mesmo no caminho para a inspecçao
4º- o travao deve estar desafinado, vai a uma oficina e eles arranjam-to

eu já tinha tirado antes aquela capa do pedal, mas não a tinha voltado a meter... o mal foi eu não ter tido 1 minuto que fosse...

os faróis tinha-os visto e até meti uma lampada de nevoeiro que tava fundida... agora faltar um led e eles apontarem é mesmo abuso... não é por aquele led que se vai ver melhor...

Em relação ao ir com o carro à revisão, isso eu nunca faço... porque prefiro gastar agora mais 10€ na reinspeção do que gastar 50€ ou mais a ir à revisão... e agora já sei o que tenho que arranjar...por vezes na revisão eles aproveita-se e arranjam tudo e mais alguma coisa...

os faróis tinha-os visto e até meti uma lampada de nevoeiro que tava fundida... agora faltar um led e eles apontarem é mesmo abuso... não é por aquele led que se vai ver melhor...
se o carro tem 5 leds, têm de funcionar os 5. se tiver 1, tem de funcionar. se tiver 20. têm de funcionar os 20. dá para perceber? não é questão de abuso, se o equipamento está lá, TEM de funcionar.

Isso é o pão nosso de cada dia. Fui com o meu carro à inspecção duas vezes o ano passado.

A primeira vez uma das implicâncias foi com o amarelo da chapa de matrícula que estava gasto. Sabem o que fiz? Cheguei a casa, tinha ali umas matrículas, velhas a descolar um pouco, mas como tinha o amarelo bom, pus e quando foi reavaliado, passou nisso!apr:) Podem estar as letras a descolar, mas desde que o amarelo não esteja gasto do sol passa!

O cúmulo é que das duas vezes que lá foi nunca usaram o esguincho para ver se aquilo mandava água e se o limpa pára-brisas funcionava![:D][8b] Mas o amarelo da matrícula é que era importante!!lolada

Isso é o pão nosso de cada dia. Fui com o meu carro à inspecção duas vezes o ano passado.

A primeira vez uma das implicâncias foi com o amarelo da chapa de matrícula que estava gasto. Sabem o que fiz? Cheguei a casa, tinha ali umas matrículas, velhas a descolar um pouco, mas como tinha o amarelo bom, pus e quando foi reavaliado, passou nisso!apr:) Podem estar as letras a descolar, mas desde que o amarelo não esteja gasto do sol passa!

O cúmulo é que das duas vezes que lá foi nunca usaram o esguincho para ver se aquilo mandava água e se o limpa pára-brisas funcionava![:D][8b] Mas o amarelo da matrícula é que era importante!!lolada

agora que falas nisso, é verdade, o gajo não experimentou as escovas nem o esgincho...

se o carro tem 5 leds, têm de funcionar os 5. se tiver 1, tem de funcionar. se tiver 20. têm de funcionar os 20. dá para perceber? não é questão de abuso, se o equipamento está lá, TEM de funcionar.

e o que tu pensas em relação a isso?
concordas?
é que para a próxima, tiro o 3º stop...

concordo que eles têm que fazer o trabalho deles, mas há coisas que não influenciam em nada... e eles abusam muito e exageram...

Já é o segundo tópico sobre um Ibiza falhar a inspecção... e em pouco tempo! :confused:

[dio]

Qual é a mensagem subliminar?

Todos os dias chumbam dezenas de carros das mais variadas marcas. E de certeza que chumbaram mais de 2 ibizas, como chumbaram mais de 2 Corsas, Unos, Polos, 33, etc..

Edit: Este ainda por cima tem 400000kms!

Última edição:

Aquilo são lâmpadas pequeninas, não devem ser leds. Mas lá está, se tem TEM QUE FUNCIONAR. O resto é letra.

O pedal do travão também foi bem visto porque pode escorregar, não acho nada excesso de zelo.

O pessoal tem que se habituar que os carros têm que estar a 100% e o resto é letra!

Aquilo são lâmpadas pequeninas, não devem ser leds. Mas lá está, se tem TEM QUE FUNCIONAR. O resto é letra.

O pedal do travão também foi bem visto porque pode escorregar, não acho nada excesso de zelo.

O pessoal tem que se habituar que os carros têm que estar a 100% e o resto é letra!

Pois, no meu são 5 lampadas pequenas, que se substituem muito facilmente (stop de origem). E o material é "o mesmo".

concordo que eles têm que fazer o trabalho deles, mas há coisas que não influenciam em nada... e eles abusam muito e exageram...

Não vejo em quê...

Tens uma lâmpada fundida, tens que trocar, aquilo foi homologado e aprovado com 5 lâmpadas e não com 4 ou três (se fosse a ti trocava logo as 5);

Tens fugas de óleo tens que arranjar;

Está a travar mal, tens que arranjar;

Não tens borracha no pedal para não escorregar, tens que colocar.

Onde é que está o abuso?

Não vejo em quê...

Tens uma lâmpada fundida, tens que trocar, aquilo foi homologado e aprovado com 5 lâmpadas e não com 4 ou três (se fosse a ti trocava logo as 5);

Tens fugas de óleo tens que arranjar;

Está a travar mal, tens que arranjar;

Não tens borracha no pedal para não escorregar, tens que colocar.

Onde é que está o abuso?
Nem mais.

As pessoas por vezes criticam os IPO's, mas de facto há regras e são para cumprir.

Pois, eu tb já tive um problema com o 3º stop, e aquilo são mesmo LED's (Clio II) e ainda por cima estão encerrados dentro de uma caixa onda a tampa é _colada_! Ou seja, não deu para abrir e reparar. Lá foram 8cts mais iva na porcaria de uma luz... Bem que preferia q fossem lampadazinhas substituíveis!

Só não percebo o porquê de tirar a capa dos pedais? Para ficar mais bonito? Só o perigo de o pé fugir em situações mais delicadas, deixa para lá o "bonito"...

Concordo! Os IPO's estão aí é para trabalhar e garantir a segurança de pessoas e carros, e não é só a segurança das pessoas que conduzem os próprios carros, é de todos! Imagina que os travões se passam e que o carro ao travar guina para um dos lados e espetas-te contra outro carro de frente ou atropelas alguém?!?

Ainda por cima, agora os IPOs estão sob grande pressão desde aquela palhaçada da DECO que revelou que nenhum funcionava como deve ser ao "preparar" carros com "avarias" mínimas (p. ex. uma escova com a lâmina cortada) e depois vir para todos os meios de comunicação social fazer um escabeche dos diabos porque tinha apanhado os IPO's "em flagrante".

Por mim podem continuar a trabalhar assim que até agradeço. Se o meu carro tem alguma avaria e eu não sei, até agradeço que eles me a identifiquem para mandar arranjar antes que se agrave!

Quanto aos problemas em questão...
Cobertura tirada do pedal do travão, é mesmo de morte... Até devia haver uma multa para isso. Se com a cobertura e pé molhada aquilo às vezes escorrega, então sem ela... Esta é mesmo borrada da grossa, pois coloca em perigo todos os que circulam na estrada ao haver uma travagem falhada por escorregar o pé.
Quanto às outras, são deficiências normais que podem acontecer a qualquer um, mas que se fazem parte da legislação como deficiências, devem ser apontadas.
Quase de certeza que se o único problema do carro fosse só o led fundido que tinha passado, agora com tanta coisa junta...

eu bem sei que eles estão cá é para garantir segurança...

eu só achei mal foi a pessoa não me ter dito antes de apontar, e pedir para eu ver e confirmar as falhas...

em relação ao pedal, ta arranjado. O motor será limpo e verificado de onde vem a fuga.

Só preciso de alguma ideia para arranjar o 3º stop e se alguém souber de algum local onde verifiquem os travões...

Voltar
Superior