Tópico das Lâmpadas

Acho que já expliquei neste mesmo tópico, a razão dessa luz que fica após se desligar a lâmpada.

Resumidamente isso é fruto de uma corrente que é utilizada para validar a integridade do circuito, mais em concreto, tem a função de validar a lâmpada.

Essa corrente "de validação", com uma lâmpada de filamento, atinge o valor máximo possível. Com um LED, na prática a corrente será ainda inferior, e prova disso é o facto de o LED ainda ficar aceso, o que mostra que existe ainda uma diferença de potencial entre os pinos do LED. Em principio superior a 0.7 volt até, pelo facto de ser um diodo.
Esta tensão que ainda fica com essa lâmpada, pode originar um código em memória no modulo que a controla.

A corrente aqui é muito baixa, e apenas está presente enquanto o módulo que controla essa lâmpada está "acordado".
Basicamente se em condições normais (lâmpada de filamento) isso não causa o descarregar da bateria, com um LED muito menos.

Já agora,pode parecer parva a pergunta, mas nos LED com canbus a poupança de energia é assim tão evidente? Por outras palavras, a energia poupada na luz LED não é "anulada" pelo gasto efectuado na resistência?
Não sei se me fiz entender bem...

Claro que existirá maior poupança pela suposta maior longevidade da lâmpada, certo?
Mas em termos de consumo energético?

Em termos de consumo energético, resumidamente a vantagem do LED fica anulada com a resistência.
O objetivo da resistência é mesmo esse, simular a mesma resistência elétrica que um lampada de filamento, o que implica a mesmo fluxo de corrente elétrica.
Pode sempre haver alguma diferença (para cima ou para baixo), mas deverá ser marginal.

Em termos de consumo energético, resumidamente a vantagem do LED fica anulada com a resistência.
O objetivo da resistência é mesmo esse, simular a mesma resistência elétrica que um lampada de filamento, o que implica a mesmo fluxo de corrente elétrica.
Pode sempre haver alguma diferença (para cima ou para baixo), mas deverá ser marginal.

Obrigado.

Acho que já expliquei neste mesmo tópico, a razão dessa luz que fica após se desligar a lâmpada.

Resumidamente isso é fruto de uma corrente que é utilizada para validar a integridade do circuito, mais em concreto, tem a função de validar a lâmpada.

Essa corrente "de validação", com uma lâmpada de filamento, atinge o valor máximo possível. Com um LED, na prática a corrente será ainda inferior, e prova disso é o facto de o LED ainda ficar aceso, o que mostra que existe ainda uma diferença de potencial entre os pinos do LED. Em principio superior a 0.7 volt até, pelo facto de ser um diodo.
Esta tensão que ainda fica com essa lâmpada, pode originar um código em memória no modulo que a controla.

A corrente aqui é muito baixa, e apenas está presente enquanto o módulo que controla essa lâmpada está "acordado".
Basicamente se em condições normais (lâmpada de filamento) isso não causa o descarregar da bateria, com um LED muito menos.

Certo, eu lembro-me disso, daí eu ter dito que não sei quanto tempo o carro demora a cortar essa "corrente".

A lâmpada está colocada no plafonier interior no tecto. Não tem avisador de lâmpada fundida.

Em relação à tua última frase, se percebi bem, a lâmpada de filamento também deveria acender, certo?
É que isso não acontece.

Certo, eu lembro-me disso, daí eu ter dito que não sei quanto tempo o carro demora a cortar essa "corrente".

A lâmpada está colocada no plafonier interior no tecto. Não tem avisador de lâmpada fundida.

Em relação à tua última frase, se percebi bem, a lâmpada de filamento também deveria acender, certo?
É que isso não acontece.

A resistência do filamento faz com que não acenda.

É que isso não acontece.

Não. Mesmo não acendendo a lâmpada de filamento, a corrente está a passar por ela, a questão é que esta corrente é muito baixa para fazer acender uma lâmpada de filamento.
Por outro lado, um LED acende com uma corrente muito baixa, como essa.

Pode não ter avisador para "o condutor", mas com uma ferramenta de comunicação deverá ser possível aceder à memoria do modulo e um código referente a esse circuito deve lá estar presente (em principio).
Eventualmente o LED pode ser o suficiente neste caso para não ativar um código (depende da implementação), mas normalmente um LED não chega.

A resistência do filamento faz com que não acenda.

Não tinha pensado nisso.

Não. Mesmo não acendendo a lâmpada de filamento, a corrente está a passar por ela, a questão é que esta corrente é muito baixa para fazer acender uma lâmpada de filamento.
Por outro lado, um LED acende com uma corrente muito baixa, como essa.

Pode não ter avisador para "o condutor", mas com uma ferramenta de comunicação deverá ser possível aceder à memoria do modulo e um código referente a esse circuito deve lá estar presente (em principio).
Eventualmente o LED pode ser o suficiente neste caso para não ativar um código (depende da implementação), mas normalmente um LED não chega.

Ok, ok. Percebido.

Obrigado.

Basicamente o que me estão a dizer é que mesmo que o led fique "aceso", nunca me irá descarregar a bateria pois o módulo passado um tempo desliga completamente, certo?
Para o led não ficar aceso, ou troco por outro led ou arranjo uma resistência, certo?

Não tinha pensado nisso.

Ok, ok. Percebido.

Obrigado.

Basicamente o que me estão a dizer é que mesmo que o led fique "aceso", nunca me irá descarregar a bateria pois o módulo passado um tempo desliga completamente, certo?
Para o led não ficar aceso, ou troco por outro led ou arranjo uma resistência, certo?

Certo.

...

Mais do que isso.

Esse LED aceso, consome menos do que a lampada de filamento apagada, com a corrente de enviesamento a passar por ela.

Não te vai descarregar a bateria, pois esse sistema foi desenvolvido com isso contabilizado, a bateria aguentava semanas (ou mais) com isso ligado.
Para além disso, o modulo desliga-se, e a essa corrente, após poucos minutos.

Se não queres essa luz, terás que procurar uma lâmpada com resistência incluída, ou então meter uma resistência em paralelo dimensionada para esse circuito.

EDIT: Também podes fazer uma alteração no módulo, mas não será o mais aconselhável.

Pessoal, tenho aqui uma motorizada que têm um farol traseiro "artesanal" :)

Acontece que a lâmpada de stops era igual à de presença uma T10 (sem casquilho) 12v 5W, o que além de perigoso era absurdo...

Já arranjei uma T10 12v 10W que cabe lá (são ligeiramente maiores) para por no stop de forma a haver divergência de intensidade, a T20 12v 16W que usa o mesmo casquilho é muito grande e não cabe, nem passa no buraco.

Mesmo assim não está ao meu agrado, alguém conhece uma lâmpada T10 que de mais power algo entre os 15W a 21W de força de luz (os LED com menos fazem igual) que seja do tamanho da original T10 5W ou 10W.

Convinha ser uma lâmpada que possa apanhar agua, não sei se os LED aguentam, uma vez o farol não veda a 100% e entra agua.

Comprei um led com resistência.
Nem acende, mesmo virando 180º [:D]
E o plafonier da frente, depois fica com uma luz bastante fraca :confused:

Com receio de estragar qualquer coisa não mexi mais.

Ou o led tem um problema (tenho de testar noutro sitio), ou vou mudar para o led que fica com uns pontinhos acesos ou fico quieto e deixo-me de invenções [8b]

Ia mesmo agora à inspeção e reparei que tenho assim o xénon, alguém sabe onde posso resolver isto em Lisboa?

70365971481793e469c0093c8520e8e2.jpg

Voltar
Superior