Tópico das Lâmpadas

Quais? Link?

OSRAM NIGHT BREAKER PLUS H1 FOGLIGHT BULBS Vivaro 01- | eBay

Fica em cerca de 18euros já com portes [;)]

E como é que les medem os K's ???? Não teem maquina para tal....eles quando dá uma luz azulada aprendem e mandam para o IPO para ver se as lâmpadas estão ou não homologadas .. E2 E3 E4 .. etc... Eu tenho um conhecido que trabalha nas brigadas e disse-me as instruções que eles receberam na maneira de atuar em caso de dúvida ... o que é fundamental é que a luz seja branca ou amarela ... azulada não passa !!! apr:)
Não medem, mas sabe-se pela cor da luz:

luz azul - 8000k
luz ligeiramente azul - 6000k
luz branca - 4300k

Abaixo disto já dá luz amarela, portanto se andares com umas lampadas xenon de no maximo 4300k, nunca vais ter luz azul [;)]

OSRAM NIGHT BREAKER PLUS H1 FOGLIGHT BULBS Vivaro 01- | eBay

Fica em cerca de 18euros já com portes [;)]

Não medem, mas sabe-se pela cor da luz:

luz azul - 8000k
luz ligeiramente azul - 6000k
luz branca - 4300k

Abaixo disto já dá luz amarela, portanto se andares com umas lampadas xenon de no maximo 4300k, nunca vais ter luz azul [;)]

Isso não é bem assim ... eu tenho umas Xenon no meu 530D de 6.000º Kelvin da Philips (Day Ligth) e dão uma luz bem branquinha nada de ligeiramente azul e tenho umas de 8.000 ºKelvin da NARVA, que uso só no bom tempo, Primavera/Verão e nada de Azul, são bem branquinhas ... a luz emitida pelo farol não depende só da lâmpada, tem também a ver com a construção da ótica, porque que os Kit's de xenon ilegais montados em óticas de lampadas STD (halogénio) dão todas uma cor azulada e a luz parace que "não consegue sair de lá de dentro" e vê-se um farol cheio de luz, mas cá para foro sai toda distrocida a encandear o pessoal que cruza por esses "foras de lei"? A luz só começa a azular a partir dos 10.000 ºKelvin ...Kelvin_Color_Temperature.jpg

Sim tambem tem a haver com a marca da lampada, já tive com umas 6000k que davam luz roxa :sh)

O meu Mz323 tem ópticas de projector (de origem) nunca encandeei ninguém (nunca ninguém se queixou) a projecção de luz tem a mesma distância das lâmpadas de halogéneo, apenas tem mais luz no mesmo espaço.

Quanto à imagem que deixaste, é tudo uma questão de definição de cores, pra mim aquele 6000k já é azul [:p] Só que ligeiramente azulado [;)]

Sim tambem tem a haver com a marca da lampada, já tive com umas 6000k que davam luz roxa :sh)

O meu Mz323 tem ópticas de projector (de origem) nunca encandeei ninguém (nunca ninguém se queixou) a projecção de luz tem a mesma distância das lâmpadas de halogéneo, apenas tem mais luz no mesmo espaço.

Quanto à imagem que deixaste, é tudo uma questão de definição de cores, pra mim aquele 6000k já é azul [:p] Só que ligeiramente azulado [;)]

Os Kit's de Xenon, teem se ser muito bem feitos para que o ponto de descarga das ampolas de Xenon fique exatamente no foco do farol (mesma distancia focal) com que ficam as de halogéneo ... eu ainda não vi nenhum KIt desses, todos teem um diferença para mais, do tamanho da lampada de halógeneo ... mas acredito piamente no que me está a dizer, e se o tem montado e ele "deita a luz" para fora direitinho sem distorções .. está de parabéns, porque o que eu tenho visto, são autênticas aberrações esféricas, uma ofensa ao farol !!!! Tenho a certeza que sabe do que estou a falar.

todos teem um diferença para mais, do tamanho da lampada de halógeneo ...
Ao invés disso não poderá ser uma questão de regulação? O meu carro tem regulação eléctrica de altura de farois, coloquei aquilo no minimo e ficava a iluminar um espaço mesmo curto, notava era diferença na claridade, com o xenon dá muito mais. Penso que essas diferenças se devam tambem ao tipo de óptica, uma farol com projector (chamada olho de boi) não expande tanto a luz como uma óptica "normal", isto é a conclusão que tiro dos carros que se cruzam comigo com xenon, noto que os que têm projector não encandeiam (mas pode ser impressão minha).

Outra coisa que noto, é que as Osram Nigut Break Plus no projector (médios) sai luz amarelada, nos máximo (farol normal) dá luz branca :confused: Por isso a minha teoria de o tipo de o tipo de farol fazer diferença...

EDIT: Uma coisa que achei estranho é o meu carro levar H1 tanto em médios como em máximos com a mesma potência, e a mesma lampada em máximos ilumina mais...

Last edited:
Ao invés disso não poderá ser uma questão de regulação? O meu carro tem regulação eléctrica de altura de farois, coloquei aquilo no minimo e ficava a iluminar um espaço mesmo curto, notava era diferença na claridade, com o xenon dá muito mais. Penso que essas diferenças se devam tambem ao tipo de óptica, uma farol com projector (chamada olho de boi) não expande tanto a luz como uma óptica "normal", isto é a conclusão que tiro dos carros que se cruzam comigo com xenon, noto que os que têm projector não encandeiam (mas pode ser impressão minha).

Outra coisa que noto, é que as Osram Nigut Break Plus no projector (médios) sai luz amarelada, nos máximo (farol normal) dá luz branca :confused: Por isso a minha teoria de o tipo de o tipo de farol fazer diferença...

EDIT: Uma coisa que achei estranho é o meu carro levar H1 tanto em médios como em máximos com a mesma potência, e a mesma lampada em máximos ilumina mais...

Claro uma lâmpada de Xenon "normal" tem um fluxo luminoso de 3200 lumens .. o dobro das normais de halogéneo ... o chamado "olho de boi" lente de focagem ... faz uma separação nítida entre a parte que ilumina e não ilumina, faz uma linha bem definida da projecçaõ da luz ... num farol de xenon de origem, caso do BMW 530d, a regulação de altura e nivelamento é automática, mesmo nos balanços do carro, teem dois sensores nos eixos que dão constantemente a informação ao motor electrico do farol, fazendo assim o seu nivelamento, daí os olho de boi, não encandearem ...

Claro uma lâmpada de Xenon "normal" tem um fluxo luminoso de 3200 lumens .. o dobro das normais de halogéneo ... o chamado "olho de boi" lente de focagem ... faz uma separação nítida entre a parte que ilumina e não ilumina, faz uma linha bem definida da projecçaõ da luz ...
Isso nota-se no meu.

num farol de xenon de origem, caso do BMW 530d, a regulação de altura e nivelamento é automática, mesmo nos balanços do carro, teem dois sensores nos eixos que dão constantemente a informação ao motor electrico do farol, fazendo assim o seu nivelamento, daí os olho de boi, não encandearem ...
Já por isso mesmo comprei um kit de auto-nivelamento universal, mas ainda não está instalado [;)] Mesmo assim sei que não encandeio ninguem, ainda ontem ia atrás de um colega meu e ele referiu isso, notava pelo espelho que a luz do meu carro era mais forte, mas nada de encandeamento, portanto tenho aquilo no ponto.

Agora uma dúvida para os entendidos:

O farol do meu carro é este:
13092011237.jpg

Porque é que a mesma lampada H1 dá mais luz nos máximos que no projector e a cor da luz é diferente?

Last edited:
Agora uma dúvida para os entendidos:

O farol do meu carro é este:
13092011237.jpg

Porque é que a mesma lampada H1 dá mais luz nos máximos que no projector e a cor da luz é diferente?

Basicamente, porque o lâmpada dos máximos está "livre", para emitir toda a sua luz, tendo apenhas atrás o "espelho" para distribuír.

No médio, quer seja nesse caso (olho de boi) ou em outros que tem a "cápsula" a cobrir a lâmpada, faz com que a lâmpada não emita de forma "livre" a luz.

Basicamente, porque o lâmpada dos máximos está "livre", para emitir toda a sua luz, tendo apenhas atrás o "espelho" para distribuír.

No médio, quer seja nesse caso (olho de boi) ou em outros que tem a "cápsula" a cobrir a lâmpada, faz com que a lâmpada não emita de forma "livre" a luz.
Hummm ok, percebido, não tinha pensado nisso [:p] thanks [;)]

E a questão da cor da luz? As Osram Night Break Plus nos máximos são brancas mesmo e no olho de boi amareladas :confused:

Hoje fundiu-se uma das minhas Philips BlueVisionUltra H7. Ao fim de 15k km com 60% destes feitos com as luzes ligadas...Duraram bastante pouco na minha opinião...

Para o seu lugar encomendei umas Osram Nightbreaker Plus. Acham que vou notar melhorias?

Hoje fundiu-se uma das minhas Philips BlueVisionUltra H7. Ao fim de 15k km com 60% destes feitos com as luzes ligadas...Duraram bastante pouco na minha opinião...

Para o seu lugar encomendei umas Osram Nightbreaker Plus. Acham que vou notar melhorias?
Nunca usei essa Philips, mas a nivel de duração pelo que se lê, a diferença não será muita...

Hummm ok, percebido, não tinha pensado nisso [:p] thanks [;)]

E a questão da cor da luz? As Osram Night Break Plus nos máximos são brancas mesmo e no olho de boi amareladas :confused:

Isso deverá estar relacionado com a própria lâmpada, com a forma como as ópticas tratam a luz de médios e máximos, e ainda com a diferença de farol (projector vs reflector). Se notares as Nightbreaker tem uma tira azulada, é essa a zona que o faról de máximos deve usar.

No meu carro tenho as Nightbreaker H4 (duplo filamento) e também noto que os máximos tem um ligeiro tom azul.

Vais notar melhorias sem dúvida. As Blue Vision são lâmpadas de estilo, que apenas oferecem + 30% de luz. As Nightbreaker são lâmpadas de performance que dão praticamente o dobro (+90%).

Perdes o 'efeito xenon' das Blue Vision, mas ganhas em intensidade e qualidade de luz.

Isso deverá estar relacionado com a própria lâmpada, com a forma como as ópticas tratam a luz de médios e máximos, e ainda com a diferença de farol (projector vs reflector). Se notares as Nightbreaker tem uma tira azulada, é essa a zona que o faról de máximos deve usar.

No meu carro tenho as Nightbreaker H4 (duplo filamento) e também noto que os máximos tem um ligeiro tom azul.

Vais notar melhorias sem dúvida. As Blue Vision são lâmpadas de estilo, que apenas oferecem + 30% de luz. As Nightbreaker são lâmpadas de performance que dão praticamente o dobro (+90%).

Perdes o 'efeito xenon' das Blue Vision, mas ganhas em intensidade e qualidade de luz.

Estou interessado em comprar umas Nighbreaker Plus H4 (dizem que as plus duram mais tempo e as "sem ser plus", foram descontinuadas), como se comportam à chuva? Consegue ter visibilidade?

Actualmente tenho umas Philips Vision Plus e quando está a chover é para esquecer. Antes tive umas Philips Blue Vision, ainda eram piores à chuva que a Vision. Quero algo que me de visibilidade quer esteja a chover, nevoeiro,... mas não tenho €€, nem vontade de investir em Xenon. Serão estas Osram uma boa opção?

Já me falaram das Bosch Silver, alguém já usou?

As Osram Nightbreaker (Plus) são as melhores lâmpadas tendo em conta iluminação / preço. Melhor (aparentemente, ainda não experimentei) só as Philips X-Treme Vision, que vieram substituir as X-Treme Power. Isto claro, falando de modelos legais.

Em termos de luz com o piso molhado qualquer lâmpada irá iluminar menos. No entanto, melhorias irás notar visto que as Philips Vision Plus são da gama +50%, enquanto as Nightbreaker são de 90%. Utilizar este tipo de lâmpada é sempre vantajoso, ainda mais se as ópticas do carro estiverem em boas condições. A luz será sempre mais intensa e a sua dispersão melhor.

As Bosch Plus 90 são da mesma gama destas, no entanto mais difíceis de arranjar, mais caras, e já foram reportados problemas.

De referir que as Osram Nightbreaker Plus arranjam-se por aproximadamente 16€.

Alinhar/focar os faróis sempre que se trocam lâmpadas? Nunca ouvi falar tal coisa.

Já troquei lâmpadas em vários carros sem alterar nada. O local onde a lâmpada encaixa não mexe a óptica.

No meu carro alinhar verticalmente é fácil, só rodar um botão.

No outro dia vi no Mediamarkt que vendiam as lâmpadas Osram Nightbreaker Plus.

Vou aproveitar a promoção deles amanhã e comprar um par sem pagar IVA. [;)]

Back