Estou curioso visto estar com ideias de trocar a totalidade da iluminação de minha casa por leds [

]
Cumprs [

]
eu não troco tudo o que tenho em casa por leds exactamente por isto. dependendo do sítio, tenho leds, é uma questão no fundo de conforto visual.
__
Portanto, um pouco de trivia de iluminação natural e artificial para a malta perceber a ideia.
o olho humano(como tudo) está habituado a determinadas condições. estas condições foram determinadas pela, obviamente, luz solar
neste gráfico(resposta de frequência), vejamos apenas a zona do visível
portanto a área a vermelho dentro da zona do visível é no fundo aquilo que chega aos nossos olhos e a ideia no fundo é que TODOS os comprimentos de onda são emitidos de forma mais ou menos uniforme (excepção aos azulados, já que estes são bastante filtrados na atmosfera e por isso é que "vemos" o céu azul).
isto é aquilo a que os nossos olhos estão habituados
Vejamos então o que acontece com os vários tipos de lâmpadas comuns
Neste gráfico podemos ver a resposta de frequências comparativa entre luz solar, lâmpada de incândescência, e de halogénio(tipo GU-10)
(note-se a lâmpada de calor que é do tipo daquelas que se vê nos restaurantes por cima da comida para a manter quente, normalmente com luz vermelha, vamos ignorar esta já que não acrescenta nada à explicação)
se virmos a zona entre os (aproximadamente) 400 e os 700 nm (visível) podemos ver que apesar da intensidade ser inferior, temos uma resposta uniforme e relativamente semelhante à da luz solar.
Isto é o porquê das lâmpadas de incandescência serem as mais confortáveis para zonas de descanso em casa (quartos e sala), sendo o mais aconselhado por exemplo para ler. Para além disso, também permite que o olho consiga "ver" todas as cores de forma correcta. (as melhores são mesmo umas que dizem na discrição D65 ou semelhante, referentes daylight)
Agora vamos ver os gráficos de resposta típicos nas lâmpadas de fluorescência. Neste caso para uma lâmpada comum de cozinha.
nada uniforme, como se vê. é comum quando estamos expostos muito tempo a este tipo de luz que se comece a ter dor de cabeça ou mesmo cansaço visual(reacção equivalente a umas horas à frente de um PC). exactamente por não ter toda a componente espectral e o olho precisa de um esforço extra para compensar. MAS são usadas porque efectivamente iluminam com mais intensidade e em certa medida contribuem para manter o cérebro mais alerta (daí serem muito comuns nas cozinhas).
dos LEDS, não estou a encontrar imagem mas é de algum modo semelhante à de fluorescência tendo picos ao longo do espectro ficando os intervalos "entre-cores" quase por preencher. é melhor que as fluorescentes, mas ainda assim, uns furos a baixo das incandescentes.
Daí em minha casa tenho basicamente LED no corredor e casa de banho(amarelo de 3000k), cozinha é fluorescente(aprox 5000k) e o resto da casa são incandescentes de 25W.
Peço desculpa pelo OT [

]