Tópico das Lâmpadas

Não existem alternativas às lâmpadas de Halogéneo passiveis de instalar num veiculo que as traga de origem, que sejam legais e com mais capacidade de iluminação?

Não percebo como é que a iluminação que é uma coisa tão importante num veiculo não tenha evoluído mais nos últimos tempos. O HID melhorou substancialmente alguma coisa mas mesmo assim, continuam-se a usar lâmpadas de halogéneo na maior parte dos carros e adaptar nos que não o traziam de origem, é para esquecer no que toca à legalidade.

As lâmpadas de Halogéneo embora também tenham tido alguma evolução, a tecnologia está completamente ultrapassada e não tem grande margem para melhorias. Entre estas xpto de última geração e as convencionais ou de alguns anos atrás, notam-se melhorias mas nada do outro mundo.

Não existem alternativas às lâmpadas de Halogéneo passiveis de instalar num veiculo que as traga de origem, que sejam legais e com mais capacidade de iluminação?

Não percebo como é que a iluminação que é uma coisa tão importante num veiculo não tenha evoluído mais nos últimos tempos. O HID melhorou substancialmente alguma coisa mas mesmo assim, continuam-se a usar lâmpadas de halogéneo na maior parte dos carros e adaptar nos que não o traziam de origem, é para esquecer no que toca à legalidade.

As lâmpadas de Halogéneo embora também tenham tido alguma evolução, a tecnologia está completamente ultrapassada e não tem grande margem para melhorias. Entre estas xpto de última geração e as convencionais ou de alguns anos atrás, notam-se melhorias mas nada do outro mundo.
Nem todos valorizam isso e daí ser opcional. Para além de subir o preço dos veículos, o custo de manutenção é superior. Balastro..lâmpada..

Por exemplo, quem compra Dacia não quer isso.

A iluminação automóvel até está a evoluir bem, mas como é uma tecnologia cara só os carros topo de gama é que trazem essas novidades. Por exemplo iluminação laser ou led.

Nem todos valorizam isso e daí ser opcional. Para além de subir o preço dos veículos, o custo de manutenção é superior. Balastro..lâmpada..

Por exemplo, quem compra Dacia não quer isso.

Também os sistemas de ABS, Airbags e por aí fora.. e no entanto hoje em dia até são obrigatórios. A meu ver a boa iluminação é um elemento fundamental de segurança. Se se massificasse por exemplo o HID, presumo que o valor do carro não iria aumentar muito.

Pelo menos que não exigissem tanta coisa para conseguir legalizar o HID. O que no fundo exigem, torna praticamente impossível a conversão. Bastaria exigirem por exemplo umas ópticas apropriadas, acho que era o suficiente. Eu já tive HID numas ópticas de vidro martelado e com o devido cuidado de ajustar as mesmas, de escolher bem as lâmpadas (5000K e com aquela chapinha em cima), nunca ninguém me fazia sinais de luzes, mas acabei por o tirar para não andar ilegal.

Última edição:
Vejamos a distância de iluminação dos carros aqui há uns anos e os actuais. Usam a mesma lâmpada mas melhoraram os faróis.

O futuro (já presente em muito carro), na iluminação automóvel é LED e laser, vai sendo disponibilizado por marca em opção ou de série conforme o segmento, continua a ser um pequeno luxo mas acessível.

No halogeno há ainda potencial para upgrade em lâmpada H7 e/ou H4 com inclusão de metal raro na produção, o resultado é o disparar do preço final da lâmpada dita premium.

À uns anos andei a ler sobre umas lâmpadas xpto mas na altura haviam em poucos formatos e não havia em H4 que era o que precisava na altura. Actualmente tenho outro carro com H1 e H7 e queria tornar a ler sobre essas lâmpadas para ver se havia nesse formato e se compensava, mas não me consigo lembrar do nome..

Alguém tem uma ideia do que poderá ser? Se bem me lembro não era nada de HID nem géneros.

Edit: Já descobri: HIR.. Infelizmente parece que continua a não existir nos formatos mais comuns e é tecnologia em vias de extinção. Sinceramente não percebo porquê.

Última edição:
Tenho ideia de ser produto especifico da GE e que foi descontinuado em lâmpada automóvel pela escassez de suporte (H1/H4/H7), e não foi coisa desenvolvida pela concorrência directa de marca.

Acho que a Philips actualmente ainda produz as HIR2 mas pelo que dizem "não é bem o que era". Pelo menos na altura, as lâmpadas acho que deixavam as convencionais a milhas e aproximavam-se muito dos HID. Provavelmente houveram interesses em nunca aprofundar muito essa tecnologia para os formatos convencionais, iria roubar muito mercado :sh)

Acho que a Philips actualmente ainda produz as HIR2 mas pelo que dizem "não é bem o que era". Pelo menos na altura, as lâmpadas acho que deixavam as convencionais a milhas e aproximavam-se muito dos HID. Provavelmente houveram interesses em nunca aprofundar muito essa tecnologia para os formatos convencionais, iria roubar muito mercado :sh)

HID: 3200Lumens@4000K
Hir2: 1875Lumens
Philips Xtreme Vision: +/- 1500Lumens@3700K

Bem, eu tenho as antigas osram NB plus em h7 na minha astra já fez 2 anos. Para quem dizia que aquilo durava 6 meses.....

Comprei 2 leds na mesma altura da vallux para a matricula, até hoje andam lá. Para quem diz que dura 2 meses......

Ainda tenho 2 leds no chines que comprei na mesma altura e que andavam nos mínimos, mas como os leds devem de ser na casa dos 6000k ficava muito mais branco no farol que as nb plus. E uma vez que a numa operação stop o policio baixou a cabeça, enfiou-a no faról, não em disse nada mas acenou a cabeça e riu-se-"mensagem recebida". Tirei-os fora e estava à espera (como toda a gente diz [:D]) que se fundisse uma lâmpada, para então comprar outro conjunto e então nessa altura tratava de mandar vir os mínimos na mesma cor.

Um amigo meu comprou um megane, e dizia que não via nada com aquilo. Como ele não queria gastar muito, mandei-o comprar o pack de osram Unlimites + osram cool blue w5w. Ficou um farol bonito, gastou pouc€ e diz que a diferença de visão não tem nada a ver.[;)]

Ah, se eu fundir uma nb plus, vem umas unlimites.
Depois se ainda estiverem a 20€/2 led 4000k, o mais certo é vir 2 cool blue w5w.

Eu pus 2 Osram W5W Warm White nos mínimos do Outlander, mas por acaso pensava que com tanto DRL por aí, as lâmpadas de LED já seriam legais. Bem, ainda faltam 4 anos para a inspecção, espero que a polícia não implique com isso. [:D]
Na matricula safas-te pois, quando eles olharem para os leds tu.......já lá vais.[:D]
Agora nos mínimos....se o sr. tiver almoçado mal......[:D]

Eu pus 2 Osram W5W Warm White nos mínimos do Outlander, mas por acaso pensava que com tanto DRL por aí, as lâmpadas de LED já seriam legais. Bem, ainda faltam 4 anos para a inspecção, espero que a polícia não implique com isso. [:D]

Sendo 4000K não "choca" [;)] . Já uso estes led há uns anos, e sem problemas.

Voltar
Superior